O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

nana. 20/07/2022

Pertubado porém não da medo...
Se você gosta de gênero de terror de sentir medo, pode passar esse livro. Ele é extremamente pertubado (lembrando que a menina possuída tem apenas 12 anos), grotesco e nojento. Muitos capítulos são extremamente lentos além de a linha do detetive ser muito chata. Pensei que seria apenas sobre Regan e padre Karras mas tem muitos outros personagens que tem seus conflitos próprios, bem além da história do livro, não entendi o porquê delas terem que existir... enfim, não dá medo, te faz refletir (durante o arco do padre Karras) mas é lento, beeem lento, muuuuuito lento. Recomendo? Só pra quem gosta de uma pertubação mesmo.

Jeh New 19/07/2022

Clássico, atemporal e imbatível!
Sem dúvidas o melhor livro do gênero! O Exorcista é um marco na história da literatura e do cinema.
Aqui temos Willian P B em seu melhor momento, entregando um Clássico tão satisfatório que até hoje e acredito que para sempre será respeitado como o N°1 entre os melhores! Muitos conheceram o Exorcista através do filme (o melhor filme de terror da história do cinema obviamente) que já é bom, porém quando você se depara com livro é necessário muitos momentos de descanso, reflexões e coragem, pois aqui temos momentos cruéis e sem pudores contra Regan, nos mostrando o quando o diabo pode ser realmente a essência do mal. Tudo neste livro funciona, os personagens são icônicos, até Pazuzu "vilão" é memorável, jamais você esquece o nome dele. Leitura gostosa, atual em qualquer tempo, impressionante demais a cada página. Aqui o equilíbrio entre a fé e a ciência é de um tom tão magnífico que em vários momentos você fica dividido em qual lado é mais plausível: Mente ou crença?. Aqui não existe um momento sequer desnecessário e quando você acha que não pode piorar...Tudo se desaba mais ainda.
Meu predileto.
.emii ;) 19/07/2022minha estante
Concordo completamente!!!! Também é um dos meus prediletos do gênero.

Jeh New 19/07/2022minha estante
Percebe se que ele não envelhece. Sempre parece um livro da atualidade. Fantástico né S2

Bruna.CaldeirAo 13/07/2022

História bem desenvolvida. Ao meu ponte de vista não é o tipo de leitura maçante.
Para quem gosta desse tipo de história, vai te prender até o final.

Le 10/07/2022

O exorcista
Nos poucos casos que o filme é tão bom quanto o livro, O exorcista se supera em ambos. Não sei qual gosto mais, já que o filme é bem fiel a obra. A escrita é deliciosa um livro que só não terminei antes por falta de tempo. Recomendo a todos os fãs do gênero.

Abigail 28/06/2022

Brilhante. Em alguns momentos, na verdade em muitos é agonizante e pela descrição das cenas o estômago revira.

Eric Luiz 27/06/2022

Digno de estar no rol dos clássicos!
Trata-se de uma obra que, já nas primeiras páginas, conseguiu me prender na leitura.

Por ser um clássico, você já inicia a leitura com a expectativa alta. Mas, posso afirmar com convicção, que este livro superará qualquer expectativa. A forma como o autor liga os pontos da trama, sem se perder na história, e a qualidade da escrita impressionam. Há tempos um livro não me prendia assim.

Ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de um livro de terror. Ele também tem seu aspecto investigativo, que faz com que o leitor não queira abandonar a trama antes do seu desfecho.

Vale 5 estrelas com certeza! Leiam sem medo!
Pan 27/06/2022minha estante
Tá na minha estante a uns bons anos, mas ainda não bateu a coragem de ler

Cris 27/06/2022minha estante
Eu li há muito tempo e me lembro de não ter sentido medo. Lendo sua resenha, deu vontade de reler essa obra.

Pedro 01/06/2022

Impactado até agora!
Um excelente filme só poderia ter vindo de um excelente livro. PQP, estou mexido pela leitura desse livro espetacular até agora. E as diferenças entre livro e filme (algumas bem substanciais, inclusive!) de forma alguma te fazem ter raiva, mas te fazem ver a obra sob uma outra perspectiva, ainda mais rica e provocativa. O conflito entre fé e ciência é bem mais explorado no livro do que no filme, e é disso que estou falando, hehehe. Esse é um daqueles livros que te fazem ter a famosa "ressaca literária," pois você realmente fica se perguntando se um dia lerá um livro de terror tão bom quanto esse. Enfim, recomendo a leitura sem nenhuma ressalva, só se jogue no universo da trama, se tiver coragem...

Flavio.Muniz 28/05/2022

O desespero de uma mãe que não sabe como tratar o que se passa com sua filha e depois de consultar médicos e psiquiatras, decide buscar ajuda com um padre que conhecera e que apresentará para ela um exorcista.

Alguns livros realmente conquistaram seu status de "clássico" e "O Exorcista" é inegavelmente um deles. Fiquei deslumbrado com este romance de terror e não só pelo seu tema e conteúdo mas também - e sobretudo - pelo estilo de Williams P. Blatty. Honestamente, eu não esperava ler um romance tão bem escrito e fiquei encantado. O autor desenvolve habilmente a personalidade de cada personagem sem nunca cair na caricatura - apesar de não ser muito fã da insistência do Kinderman, o investigador, com suas citações ao cinema.

Aqueles que como eu assistiram primeiro ao filme não ficarão desapontados. A escrita de William P. Blatty é muito sugestiva.

A história é forte, violenta e crua, então não é um livro para colocar nas mãos de todos ou que vai agradar a todos os "perfis" de leitores, mas eu pessoalmente apreciei a perfeita contenção do autor com toda a suspensão do horror e joga mais em uma dimensão psicológica e a atmosfera pavorosa que vai se adensando conforme a entidade que possui Regan se torna mais presente na história.

A entrevista ao demônio é um dos trechos mais sombrios que já li. Você se sente realmente lendo (ou mesmo ouvindo) algo que, em algum momento, parece muito verdadeiro.

Bibs 24/05/2022

Talvez o melhor livro de terror?
É um livro fantástico do começo ao fim. Aqui o terror é algo muito mais psicológico do que místico e espiritual, a construção de debates sobre fé x ciência é incrível e o fato do protagonista ser o padre é muito mais instigante, abre muito mais discussão para mais assuntos.

O filme é muito mais um terror gore por ser um terror gore, aqui não, no livro o gore é um elemento fundamental na construção do clima do livro, obviamente por isso ele se torna muito mais pesado e perturbador que o filme.

Enfim, uma obra prima.

Paah 23/05/2022

Um livro que me surpreendeu muito, uma história envolvente e agoniante ... A pobre menina passando por toda essa situação é muita loucura. Amei demais demais, um dos meus favoritos da vida!

Douglas.Duavy 19/05/2022

Clássico
Pra quem conhece o filme e pra quem não conhece vale a pena ler o livro e se deparar nessa história de terror e possessão. O personagem Karras é um dos personagens mais tristes já criados, da dó da sua relação com a mãe e o que ele enfrentaria ao participar desse exorcismo. O filme foi MT bem adaptado diga se de passagem.

estantedogabs 18/05/2022

É muito raro um livro de terror me prender. Sempre acho difícil me perder na história, mas esse aqui foi a primeira exceção quando li anos atrás. A construção de todo o caso e a intensidade que vai tomando são feitos com mestria.

vivz_zi 12/05/2022

"Não precisamos de Satanás para fazer nossas guerras"
Um clássico de terror, não sei se estou dando essa nota porque foi meu primeiro contato válido com o gênero, mas eu realmente gostei.

Me senti muito tocada pela questão religião, fé & psicologia, e achei a escrita rica nesses detalhes, ainda mais considerando a época em que foi escrito.

Demorei para "engatar" na leitura, mas depois de certo ponto, obviamente a leitura fica mais envolvente e prende mais.

O Karras é um personagem muito interessante, ainda mais o desenvolvimento psicológico dele que é revelado ao longo da leitura. Os diálogos dele com o Pazuzu são bem tensos. A escrita rica em detalhes é um ponto alto da leitura.

Jag Luz 24/04/2022

Muito envolvente
Li o livro baseado no filme pois:
Foi um filme pioneiro que inspirou todo um gênero do cinema baseado em possessões de espíritos.

O principal destaque do filme sem dúvidas são os efeitos especiais, que mesmo vistos atualmente causam certo impacto, dá pra imaginar qual foi a reação do público naquela época. A repercussão foi tanta que o filme foi censurado em vários países devido aos chiliques da igreja, várias cenas tiveram que ser cortadas e só recentemente liberaram uma versão mais completa e sem cortes
O livro é bem mais detalhado do que o filme.
Já assisti e li o livro diversas vezes.