O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Carolina Hahn 18/09/2015

[...]ele sentia a ansiedade de uma tarefa não cumprida
Escolhi esse livro por um motivo mas me encantei por outro totalmente diferente. É o que digo para todos que me perguntam sobre ele e o porque de ser um dos meus favoritos, é incrivelmente emocionante! Em toda a história o que realmente me comove é relacionado ao Padre Karras, suas dúvidas, seus medos e essa incapacidade de deixar de ajudar as pessoas. Acho um livro lindo. E não estou esquecendo por completo a existência de um demônio, mas para mim não é realmente o foco. Como disse o Padre Merrin," o alvo do demônio não é o possuído, somos nós, que observamos." São as consequências, é o que faz com as pessoas ao redor.
Um livro tocante, maravilhosamente bem inscrito e desafiador!

Rahrt 21/09/2015

Fascinante!
Fiquei encantada com a história!
Mesmo lendo várias resenhas onde as pessoas diziam ser aterrorizante, não consegui enxergar a história por esse ponto de vista. Algumas partes são sim perturbadoras, mas fazem com que o desenrolar se torne ainda mais instigante.
Ao mesmo tempo, reflexivo e ousado. Favoritei. :D

Felipe.Oliveira 17/08/2016

O terror ambiguo, mas real.
Temos nesse livro o verdadeiro embate, mas não do bem contra o mal e sim do explicável contra o inexplicável, a menina Regan é possuída por uma entidade demoníaca, o que leva sua mãe, uma atriz, Chris Mcneil a achar que a menina tem problemas de ordem neurológica ou até psicológica, no entanto a falta de explicação lógica dos médicos leva a mãe preocupada a buscar o padre e psiquiatra Damian Karras que como recurso final recolha provas para que seja realizado um exorcismo onde essa criança seria livrada pela sugestão ou fé da entidade.

Nena 18/08/2016

História livremente inspirada no caso de possessão do garoto R., em 1949 e em outros casos de possessão e exorcismo.
Regan, uma garota de 11 anos q está passando por um processo de transição familiar, onde seu pai ausente e omisso e sua mãe famosa atriz de cinema, estão se divorciando. Regan passa os dias, dentre outras atividades, brincando com uma tábua Ouija onde conversa com seu "amigo imaginário" Capitão Howdy. Aos poucos a vida da menina muda e seu corpo é invadido por um demônio q manifesta-se de três formas diferentes. O padre e médico psiquiatra Demien Karras é chamado para avaliar a garota, e depois de diversas negações, finalmente se convence da necessidade do exorcismo, sendo chamado para isso o padre Merrin. tem seu corpo invadido pelo demônio, onde manifesta-se de três formas. O filme gira somente em torno da possessão e exorcismo da menina, enquanto o livro vai bem mais a fundo, mostrando possíveis sinais de patologias psicológicas e toda vida dos padres exorcistas. História bem construída com diálogos envolventes. Clássico indispensável para amantes do suspense/terror. O exemplar q disponho é a quinta edição, de 1972, um ano antes de ser lançado o filme. Umas das poucas relíquias literários q não abdico por uma nova edição.

Ana 19/08/2016

O Exorcista
Por volta dos meus 11 anos, minha vizinha, com quase a mesma idade que a minha, me chamou para ver um filme de terror na casa dela. A irmã mais velha dela tinha alugado uma fita (sim, fita VHS… sou das antigas!) e tinha deixado a gente ver com ela. A noite. Só nos três dentro de casa.

Não lembro muito das cenas do filme. Só as mais marcantes, como a clássica da cabeça girando 360º ou o vômito verde. A única coisa que me lembro foi que eu nunca tive tanto medo na vida de ir pra casa. Foram os 35 degraus mais longos de minha vida! (Ela morava no terceiro andar e eu no quarto).

Queria ver o filme novamente esses dias, mas pensei… vou aproveitar esse meu “esquecimento” sobre o filme e vou ler o livro primeiro.

O livro começa nos apresentando de forma muito rápida, o padre Merrin, que é chave fundamental para o exorcismo de Regan. Essa apresentação é tão rápida que te deixa meio perdida, pois Padre Merrin demora um pouco pra voltar em cena.

“Seus olhos ainda estavam fixos em algo sobre a mesa, e o homem de cáqui balançou a cabeça. O árabe o analisava, vagamente confuso. O que estava no ar? Havia algo no ar. Ele ficou de pé e se aproximou; então, sentiu um leve formigar na nuca quando seu amigo finalmente se mexeu para pegar um amuleto de pedra verde e mantê-lo nas mãos, pensativo. Era uma cabeça do demônio Pazuzu, personificação do vento sudoeste. Seu poder era a doença e os males. A cabeça estava furada. O dono do amuleto o usava como escudo.”
Neste meio tempo conhecemos a vida da Estrela de Cinema Chris MacNail e sua filha Regan. Vemos o dia a dia da atriz com suas gravações, seu cotidiano em casa e seu relacionamento carinhoso com sua filha. Regan é uma criança doce, esperta e vivaz, como toda criança deve ser. Em seguida, conhecemos Padre Karras, que passa por sérios momentos de ceticismo com sua fé e a recente perda de sua mãe.

Os destinos dos dois se cruzam quando após constantes brincadeiras de Regan com o tabuleiro Ouija, seu comportamento passa a modificar-se drasticamente. E quando nem os médicos sabem mais o que fazer, a então descrente Chris pede ajuda ao atual descrente Padre Karras.

“Na manhã seguinte, quando Chris abriu os olhos, encontrou Regan na cama com ela, meio desperta.
– Bem, mas o que… Regan, o que você está fazendo aqui? – perguntou Chris, rindo.
– Mãe, minha cama estava sacudindo.
– Ah, sua maluquinha! – disse Chris, beijando a filha e ajeitando as cobertas. – Durma. Ainda está cedo.
O que parecia uma manhã era o começo de uma noite sem fim.”
Eu achei esse livro um terror mais psicológico do que qualquer outra coisa. O Demônio em si se torna plano de fundo perante a todos os dilemas existenciais de Chris e Padre Karras.

Chris, que não acredita em Deus, passa a ter provas concretas da possessão de um Demônio que suga a vitalidade de sua filha dia após dia, dando um “choque de realidade” sobre o “lado oculto” do universo, enquanto Padre Karras sofre dia após dia por simplesmente duvidar da presença de um Deus a quem ele um dia amou, lhe foi tão crível e fiel.

“– Este… é… Meu Corpo – disse ele com intensidade, num sussurro.
Não, é pão! Não passa de um pão!
Ele não ousava amar de novo e perder. Aquela perda era grande demais; a dor, forte demais. A causa de seu ceticismo e de suas dúvidas, de suas tentativas de eliminar as causas naturais no caso de possessão de Regan, era a ardente intensidade de seu desejo de ser capaz de acreditar. Ele abaixou a cabeça e levou a hóstia consagrada à boca, onde, em pouco tempo, ele grudaria na secura de sua garganta. E de sua fé.”
Vi resenhas por aí de gente que alega ter presenciado coisas estranhas acontecendo a seu redor enquanto lia o livro, que morreram de medo ou que nunca mais querem ler algo parecido. Eu particularmente não presenciei ou senti algo. Como disse anteriormente, o Demônio em si torna-se secundário diante tantas dúvidas, escuridão da alma e desesperança por ausência de fé.

Posso dizer que ao final do livro, eu me senti triste. Meio soturna por assim dizer. O livro conseguiu me arrastar pra dentro dessa desesperança e falta de fé vividos pelos personagens. Posso estar parecendo bem estranha agora (não que eu já não seja naturalmente….), mas por mais que eu tenha me sentido assim, eu posso afirmar, com total certeza de que eu adorei o livro. Se a história me faz viver a vida do personagem, me faz sentir as mesmas coisas que ele, é porque ele atendeu a expectativa do autor de te trazer pro mundo dele assim como a expectativa do leitor de ir para o mundo proposto pelo autor. O exorcista fez isso comigo. E por esse motivo, eu posso afirmar que este é um dos meus livros preferidos!

Estava procurando um Gif com a Regan na versão do filme, porque, vocês irão reparar com o decorrer de nossa jornada resenhística que eu A-DO-RO Gif’s. Tentei achar uma com a cabeça virando, vomitando ou descendo as escadas de cabeça pra baixo… enquanto faço isso, ouço uma playlist do Slipknot e, durante uma música bem pauleira, eu acho esse Gif…

Exorcista-34859

Então, deixo vocês com a Regan curtindo Psychosocial do Slipknot e com uma ótima indicação de livro de Terror!

Bons sonhos galera!!

site: https://literakaos.wordpress.com/2016/07/26/resenha1o-exorcista-de-william-p-blatty/

sigridee 31/08/2016

Um clássico
Para quem é ou não fã acho que vale muito a pena a leitura.
Eu sou fã do filme e do livro, o livro, claro, apresenta vários detalhes extra,
o que trás uma percepção nova da história.

Eliane.Dantas 07/09/2016

O Exorcista
Bem mais assustador e intrigante que o próprio filme, mostra detalhes e conversas, afinal existe uma menina e sua historia de vida alem da pocessão.

Our Brave New Blog 09/09/2016

RESENHA O EXORCISTA - OUR BRAVE NEW BLOG
Isso aí, meus queridos e queridas, mais um clássico do terror com criança esquisita nesse blog. Todo mundo aqui já ouviu falar sobre O Exorcista, certo? Eu não vou mentir, fui saber do livro há pouco tempo, vi essa capa fofíssima, fiquei encantada (sim) e decidi comprar, porque se a adaptação é considerada "o maior filme de terror do século XX", o livro não poderia ser uma bosta, e eu estava certa. A leitura não rendeu muitas anotações, ausência de grandes altos e baixos, eu diria, então a resenha será mais curta que o normal.

A sinopse deixa claro que a história a ser contada é a de Chris, mãe da menininha encapetada, o que me fez temer um livro parecido com Menina Má, cheio de vários nadas, mas, apesar de Chris ser o foco, alguns capítulos são completamente centrados na vida do padre Damien Karras, que também tem papel importante na narrativa, achei bacana, já que a obra carrega o nome de O EXORCISTA.

Chris é ateia e Damien é um padre com a fé abalada, então já é de se imaginar o conflito acontecendo na cabecinha deles diante da situação. Um dilema para nossos personagens: como combater algo em que não se acredita ou não se quer acreditar muito? Complicado.

Eu não sou de sentir medo com o gênero terror/suspense, nem sei quantas vezes isso aconteceu na vida, se é que aconteceu, então não posso dizer que o livro me deixou amedrontada, mas uma coisa é verdade, certas cenas me deram agonia, aquela sensação de querer que acabe logo e eu considero isso algo bom. Acho que seria uma leitura um pouquinho complicada para pessoas sensíveis a esse assunto, então fica o alerta.

Não sei se vocês sabem, mas demônios, pelo menos em livros, não são educadinhos, então o comportamento de Regan possuída é completamente bizarro. Algumas coisas eu lia e ficava meio: eita... então tá bem... ok... seguindo. Meio esquisito pessoal, não é bonito não, be ready.

Há vários ganchos no final dos capítulos, ganchos bons que me deixaram bem curiosa para saber o que me aguardaria depois, geralmente feitos com apenas uma linha carregada de suspense e que me fizeram pensar: isso aí vai dar ruim com certeza, com certeza, olha lá, deu né.

CONTINUE NO BLOG: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/o-exorcista-por-william-peter-blatty

site: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/o-exorcista-por-william-peter-blatty

Aletheia (@almaletrada) 13/09/2016

Acabei de ler esse livro e estou impressionada! Nunca vi tamanha semelhança entre livro e filme nos meus 30 anos de leitora! Eu ia lendo e parecia que eu estava vendo o filme novamente. Assustadoramente idêntico.

Clarice 22/09/2016

Uma linda história de horror. De fé, de amor e de muita coragem. Uma mãe, um padre e um demônio. Ela, completamente cética, ele, cansado de acreditar no que não consegue ver. E o demônio? Bem ali, no andar de cima da casa, usando o corpo de uma adorável garotinha  para profanar a todos, praticar horrores e escancarar os podres de quem ousar enfrentá-lo. Não acreditar não é mais opção.

Absolutamente ninguém quer acreditar que algo ruim existe. Ninguém precisa de uma força maior nos odiando por atitudes erradas que tomamos na vida. Odiamos sermos julgados. Precisamos de Deus, Ele não julga, nos perdoa, nos ama sem motivo, damos mancadas, fazemos mal aos outros, e Ele continua ao nosso lado. É mais fácil acreditar nisso.

A escrita do livro é perfeita, você ficará loucamente envolvido nessa eterna disputa entre o bem e o mal.

Mari 12/10/2016

Um livro assustador. É daqueles que você começa ler e não consegue parar. Li em uma noite (péssima ideia). Com certeza ficará na minha mente.

Claudio.Nigro 25/10/2016

Pois o Horror tem Beleza
Grande livro. Belamente escrito, livre do peso arrastado do filme; emocionante do sal quente ao ferro frio. Diálogos primorosos e a construção de um dos personagens, o detetive Kinderman, é um modelo a ser absorvido e espelhado. Um livro sobre fé e sobre porque o mal leva a crença no demônio, mas nenhum bem parece bastar para gerar uma genuína fé em Deus.
Amplos usos da técnica do iceberg comentada e usada por Hemingway e Salinger.

Isa 07/11/2016

Bom, tem uns tempos que venho sentindo curiosidade em ler alguns livros de terror como O Exorcista. Embora eu não seja uma grande entusiasta desses filmes (sou uma grande medrosa, pra falar a verdade), já ouvi em alguns canais da internet coisas muitos interessantes sobre esse livro que me deixaram com vontade de tentar (por que não?). Li numa versão em pdf pelo kindle (pois ñ me senti tão impelida a ponto de gastar meu dinheiro na compra do livro). Pelo que ouvi dizer tb, essa versão brasileira não faz jus à versão original em inglês. Mas li mesmo assim.
E o veredicto: o livro é bom. Mas não é tão maravilhoso assim. De fato, tem umas cenas bem assustadoras q me custaram duas noites mal dormidas. Mas é um livro q tem algo de interessante.
A garota apresenta todo tipo de comportamento bizarro mas as pessoas à sua volta acreditam q se trata de algum distúrbio psiquiátrico. Acontece q em nenhum momento eu considerei o fato dela não estar possuída. Pô ela faz coisas assustadoras no livro.
Mas aqui e acolá o livro vai plantando umas dúvidas, e em alguns momentinhos eu levei em consideração essa hipótese do transtorno psiquiátrico..
Impressionante a figura do padre Karras, um homem extremamente corajoso e que tem toda uma história de sofrimento que o atormenta. Na verdade, ele é o personagem mais interessante da história rsrs
Já a garota, nós vemos tudo aquilo q já estamos acostumados e q já virou meio q parte da cultura: cabeças rodando, vômito verde, etc. Esses momentos são assustadores na leitura. Mas enfim, levando em consideração q sou uma grande medrosa.
O livro é interessante, sem dúvida. Mas não considerei uma grande experiência de leitura.