O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Michelle França 15/03/2017

Simplesmente perfeito
Já era fã do filme O Exorcista agora depois de ler o livro simplesmente amei ! Perfeito medo em doses homeopáticas. Clássico do terror que recomendo, excelente trama, personagens muito bem construídos destaque para o Padre Karras e para o peculiar detetive kkkkk .

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Esse é um clássico do terror, publicado em 1971, com mais de 13 milhões de cópias vendidas e que inspirou um filme bastante polêmico também. Agora, por que tanto alarde? Porque dá medo! E muito! Durante as gravações do famoso filme, fatos sobrenaturais e mortes reais no set de filmagem deram o tom do enredo, e o livro, diferente do filme, pega ainda mais na parte religiosa, focando na fé e no espiritismo.. ambos tendo como base demônios possuindo corpos e padres tentando resolver o problema. Dizem que foi baseado em um caso real de exorcismo de um menino de 13 anos que durou seis semanas, em Maryland - EUA. Por se voltar bastante a parte religiosa da coisa e levar o suspense ao extremo, não tem como não se arrepiar. Não recomendo aos cardíacos e aos que moram sozinhos.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Hugo.Lamano 05/04/2017

Livro legal
O livro tem uma história interessante, mas acaba tornando-se cansativo em certos momentos.

Maiara Lima 30/04/2017

"No ato de esquecer, eles tentavam se lembrar"
Que livro!
‘O exorcista’, do escritor e roteirista americano William Peter Blatty, é versão romantizada do livro ‘Exorcismo’, do também americano Thomas B. Allen. O livro de Blatty foi baseado e adaptado do caso real de possessão ocorrido em 1949 nos Estados Unidos.

Em ‘O exorcista’ acompanhamos a história de Chris MacNeil, uma famosa atriz de cinema, e sua filha Regan, uma garota de 11 anos que sofre com a separação e abandono dos pais. Sozinha, Regan preenche seus dias, entre outras atividades, brincando com um tabuleiro Ouija, conversando com Capitão Howdy, seu “amigo imaginário”. Aos poucos Chris vê a tranquilidade, normalidade e sossego do lar desaparecerem, bem como a perca gradativa da ternura e ingenuidade da filha. Ao perceber barulhos estranhos no sótão, móveis e objetos fora do lugar, queda da temperatura em cômodos da casa e alterações no comportamento e personalidade de Regan, Chris procura ajuda psiquiátrica e por fim ajuda espiritual para a filha. Paralelo a isso, conhecemos Damien Karras, um jovem padre e médico psiquiatra enfrentando uma crise existencial e de fé, que sente-se culpado e impotente perante a degradação da saúde física e mental de sua mãe. Karras, após várias avaliações, é convencido da necessidade de um exorcismo, para o qual é designado o padre Lankester Merrin.

O livro é dividido em quatro partes: ‘Começo’, ‘A beira, ‘Abismo’ e ‘Que meu apelo chegue a ti’, onde presenciamos a jornada de Regan e sua mãe em busca de respostas em diversos centros médicos. Há também outras subtramas: mortes misteriosas, missas negras e investigações criminais complementam a história, que é muito bem construída e desenvolvida, com diálogos envolventes e uma escrita que flui tranquilamente. É um livro que trata o valor do amor, do poder da culpa e a força da fé. O final e a maneira como o demônio é vencido são incríveis. Para quem gosta do gênero é um livro indispensável.

Muito aclamado, o livro foi adaptado para o cinema, sendo o primeiro filme de terror indicado ao Oscar de melhor filme em 1973. Foi indicado em 10 categorias, levando o prêmio de melhor roteiro adaptado e melhor som. O filme também ganhou quatro Globos de Ouro nas categorias de melhor filme - drama, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz coadjuvante (Linda Blair).

TheBadSeed 08/05/2017

Clássico
Gostei muito, adorei o modo como a estória é contada, nunca se torna entediante, sempre te prende pelo suspense, e em relação a mim, pelo amor por essa estória clássica e fascinante! ♥♥♥

desiree.barbosa.5 22/05/2017

Muitos leitores acusaram que durante e após a leitura acabaram ficando abalados com a história.
A história relata a vida e carreira de Chris McNeil e sua filha Regan. Após Regan passar a brincar com o famoso tabuleiro ouija e criar uma grande amizade com um dito capitão Howdy, ela passa a ter sensações perturbadoras e vivenciar fenômenos paranormais.
Chris começa a achar extremamente estranho o comportamento de Regan, desta forma se inicia o drama, pois Chris não poderá mais fazer vista grossa ao mal que se apossou de sua casa.
Regan deixa de ser uma menina inocente e passa a ter um comportamento agressivo e blasfemo, passando a frequentar entidades hospitalares para saber que tipo de doença a abate. Em meio a trama principal permeiam novos personagem, uma morte misteriosa e a busca pelo fim do terror que tomou conta dessa família.

Paulo.Alves 18/07/2017

Estava um pouco relutante em ler tal livro. Grande parte dos leitores afirmaram serem uma literatura um tanto quanto pesada, porém, felizmente, a leitura foi uma grata surpresa. Além da textura muito bem descrita pelo autor, há um diálogo um tanto quanto filosófico em relação à nossa condição humana e a utopia da santidade. Cada personagem possui uma singularidade absurda, o autor chega a máxima descritiva de levar o leitor a se compadecer das personas da obra. Sem dúvida um dos melhores livros que li nos últimos anos.

Marcos Martins 20/07/2017

Ja é um dos meus preferidos
Com certeza um dos mais maravilhosos livros que ja li na vida!
O Exorcista é muito bem escrito (pelo menos na tradução), muito bem amarrado, uma história em que aos poucos tudo se encaixa e se completa. Não é um livro de terror, apesar de ser chocante e agoniante em certas partes.
Mas é um romance tão bem orquestrado, e escrito de uma maneira tão chamativa, que é impossível não parar de ler. Da vontade de devorar de uma vez só!
Eu to maravilhado por este livro, eu quero colocar no coração!

Biah Beccari 03/08/2017

Poucos leitores sairão ilesos.
Inspirado no caso real de um adolescente, William Peter Blatty publicou essa perturbadora história. Mãe e filha, uma casa sombria e colonial em Georgetown Washington DC. Uma mãe solteira e atriz que acaba de sair de um divórcio complicado. Sua filha de 11anos, muito solitária, estuda em casa, tem seu porão com seus equipamentos de arte e brinquedos e um tabuleiro Ouija. Para sua mãe não passava de uma brincadeira sua filha brincar com o tabuleiro e ter um "amigo imaginário", Regan começar a adoecer e ninguém sabe o que ela tem. Psicológico? Doença? Possessão? Ela precisa da ajuda dos cientistas ou de um padre? Morte, medo e vômito. Eu gostei bastante do livro, só achei bem chatinha e cansativa a parte do detetive doido por companhia para o cinema. Ansiosa para ler legião!

Wenn - Ddlynghtshd 04/08/2017

"No ato de esquecer, eles tentavam se lembrar."
Outra história que todo mundo já conhece. Se não, deveria.

WPB é magistral com o dominio da narrativa. Ele consegue jogar pistas ao redor da trama, e resolvê-las sem problemas, usando o passar do tempo como fonte principal dos esclarecimentos.

A trama foca mais na dúvida se Regan está ou não possuída do que o filme.(Apesar de ser claro o intuito do filme). E mesmo assim apenas podemos acreditar.

Percebi durante a obra um aspecto de narrativa que está se tornando bem comum. A luta real entre o bem e o mal, sendo o possuído apenas um intercessor involuntário entre padre e demônio. Em que a busca dos padres é levar a fé como simbolo de amor, e a busca do demônio por acabar com toda a fé, toda a possibilidade de felicidade.

A leitura é bem fluida, não tem nada muito técnico, nem de dificil compreensão, o que a torna também mais rápida.

Li esperando um final diferente do filme. Achei que faltou motivação no filme. Mas agora entendo o que se passou. Com as explicações necessarias se tornou até compreensivel, apesar de ainda não adorar esse final.

O exorcista de fato é uma obra intrigante. É sobre um tema que você fica curioso e quer buscar mais, mas no entanto, sabe bem que não deve ir fundo demais. Mas bem, quem pode dizer onde é fundo demais?

Malane @androidtriste 06/08/2017

Que todo o mal possa virar bem
Todo o terror do livro caiu por terra quando PAZUZU apareceu, impressionante.
É um livro apreensivo demais, mas a hora que você achar que vai sentir mais medo do que já sentia, não acontece.

A história embala justamente quando Regan anda de costas, se masturba com o crucifixo e tudo mais, se transforma num drama excelente, bem escrito, com personagens iconicos (exceto o detetive).

Favoritei sim.

Leticia 20/08/2017

Medonho. Começou a ficar horrível (no bom sentido) quando percebi que as frases ditas por Reagan estavam ao contrário.