O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas - O Exorcista

Vivi 08/02/2019

Há anos eu queria ler o exorcista e nunca comprava.Já assisti por duas vezes e enfim li. Me arrependo por ter demorado tanto.
Aqui não temos só um livro de terror ( claro que uma parte ou outra dá um certo arrepio).Mas se colocarmos essa questão de lado o principal seria aqui as questões tanto religiosas quanto psíquica. Por anos atrás quantas pessoas não foram parar em clínicas psiquiátricas por questões de obsessões. Hoje claro ainda pode ocorrer mas é um mundo mais diferente. Era muito mais inaceitável essa questão. Era mais fácil a parte científica jogando a culpa em dupla personalidade, esquizofrenia e por ai vai. Quantas torturas ocorreram nessas clínicas por vezes desnecessárias e quantos não morreram por isso. Aqui podemos conhecer tudo que aconteceu com Regs mas podemos compreender tantos fatos psiquicos quanto sobrenatural. Acompanhamos também a grande questão da fé. E foi incrível a forma trabalhada tanto da mãe que não acreditava em religião quanto do padre que por vários motivos tb tinham perdido sua crença.A dor de uma mãe ver um filho sofrer tanta e mesmo tendo perdido a fé ela não desistiu.
Foi uma leitura realmente incrível e de grande aprendizagem. Acredite se não ficarmos presos na questão terror/ demônios muitas coisas podem ser de grande proveito a essa obra.

Luany 14/06/2023

Talvez eu só goste mesmo de filmes de terror, não livros. Ou talvez eu vim com expectativas altas demais e acabei me decepcionando, inevitavelmente.
Eu achei o livro bem parado na maior parte do tempo. As interações com o demônio são, em sua maioria, engraçadas ao invés de assustadoras. Aconteceram algumas coisas que eu até achei assustadoras (até teve uma hora que eu parei a leitura para intercalar com outro gênero), mas não foi TUDO isso que prometeram, não. Esperava ficar com medo de dormir à noite, me assustar com a minha própria sombra, ficar pensando por horas e horas no que aconteceu (como já vi tantos falando por aí desse livro), mas não foi isso que aconteceu. Enfim.
Vou tentar outros livros de terror, porque de repente só não rolou com esse.

Leticia.Zloccowick 06/04/2019

Leitura ok...
Nem um pouco assustador. Interessante pela abordagem científica do caso. Porém achei que a história não é tão bem costurada.. mas vale a leitura.

Giseleonina 26/06/2023

Não é um livro de terror, mas sim de saúde mental e política
Diferente do filme, o livro O Exorcista não se limita em cenas aterrorizantes (não se limita, isso não quer dizer que não tenha, por isso mesmo eu só lia o livro durante o dia, rs). Há um outro lado, que toma conta da maior parte da narrativa que é a preocupação do padre, que também é psiquiatra, em definir o diagnóstico de Regan. O autor brinca entre o sobrenatural e a ciência e, na minha percepção, a questão era de saúde mental.
Isso se reforça devido alguns trechos selecionados pelo autor antes do início das três partes que são dividido o livro.
O primeiro trecho que destaco é uma descrição de uma tortura praticada no campo de concentração nazista, porém, o trecho cita que os comunistas faziam isso, ou seja, há uma clara confusão de que nazistas e comunistas seriam a mesma coisa. Isso também se deve ao contexto que o livro foi lançado: anos 70 - Guerra Fria e o fantasma/paranóia do comunismo.
Outro trecho é sobre um vietnamita representado de forma totalmente cruel e sem empatia - EUA havia acabado de perder a Guerra do Vietnã e os vietnamitas do norte (socialistas) venceram.
O que esses trechos querem dizer somado a minha percepção de que não houve nenhuma possessão? Que o autor acredita que o demônio são os outros, o demônio é o comunista (na visão do estadunidense), o demônio é o Burke (pq ele é o único atingido diretamente?) Ou como dizia Renato Russo, o inferno são os outros.

Lucas Carty | @panteaodehistorias 28/05/2019

O filme é bem fiél ao livro e devemos apreciar ambos como a maior obra de terror já criada!
O filme é extremamente fiel ao livro. Ao ler o livro percebemos todas as cenas descritas da mesma maneira que o filme nos mostra. Mas isso, não inferioriza nenhuma das duas linguagens. Ambos, livro e filme são a maior obra de terror que temos no mundo do entretenimento. Não há como negar.
Sou muito fã do filme, mas só agora fui ler o livro. E que leitura maravilhosa!
A descrição das situaçoes contidas nessa história, nos causa a mesma angústia e medo do que as que sentimos na obra cinematográfica. A diferença é que, como de costume, a obra literária nos traz uma imersão muito maior na história, enquanto a do cinema, nos impressiona com seus efeitos visuais.
Essa leitura me serviu para acrescentar uma vivência ainda maior nessa obra que eu já amava tanto. Mas também, me valeu momentos de uma leitura aterrorizante.
Podem até achar que não, mas esse livro nos traz grandes reflexões sobre o que é o mal no mundo.
Parabéns à genialidade de William Peter Blatty que criou essa que sempre será a maior obra de terror já criada.

Igor.Lima 04/06/2019

Uma grande obra de terror
Responsável pelo mais importante filme de terror de todos os tempos, "O Exorcista" é uma grande obra do gênero terror. Mas engana-se que a obra se sustenta apenas no terror. A obra trata de tantos temas psicológicos que as vezes nos esquecemos que se trata de um romance de terror. É bem escrito e extremamente tenso!

Raphael 29/06/2020

Resenha O Exorcista (livro)
Durante muitos anos não tinha ideia de que o filme, mesmo sendo um dos favoritos da minha vida, havia sido baseado em um livro, de mesmo nome, lançado em 1971 por William Peter Blatty. A história é exatamente a mesma, e concentra-se na vida de Chris MacNeil, uma famosa atriz de Hollywood que está vivendo temporariamente em Washington DC com sua filha Regan, de 12 anos, para a gravação de um filme. A vida das duas vai muito bem até que Regan inicia uma mudança brusca de comportamento que escala até o ponto de considerar que a garota esteja possuída por um demônio.

Diferentemente do filme que possui uma ideia mais direta, o livro não assume logo de início que Regan esteja possuída por um espírito maligno, e inclusive, a questão do que realmente está ocorrendo pode ter mais de uma interpretação. É interessante que durante a investigação médica e ao longo de todo o desenrolar da trama, são apresentadas quais são as possíveis interpretações do ponto de vista da medicina e da psicologia que expliquem uma possessão demoníaca.

No meu ponto de vista, fica um pouco difícil analisar o livro sem compará-lo ao filme, devido ao seu enorme impacto que é relevante até hoje. Obviamente são obras distintas, mas que a meu ver se complementam em muitos aspectos. Enquanto o filme foca no horror, no sobrenatural e no exorcismo em si, o centro do livro são seus personagens, e principalmente o padre Damien Karras. O livro é dele e sobre ele. O autor nos leva a sentir toda a carga de sofrimento que Damien carrega consigo, seja em relação aos seus próprios conflitos internos, sua falta de fé e o peso da responsabilidade e do dever que toma para si de ajudar a salvar uma garota que sofre de um mal que muitas vezes vai além de sua compreensão. Damien é um personagem intenso, atraente e é maravilhoso poder conhecer um pouco mais de suas nuances através do livro, algo que no filme não é possível por motivos de tempo. Outros personagens também merecem destaque, como o casal de idosos que trabalham na casa de Chris, Karl e Willie, que no livro possuem um destaque muito maior, e é claro, o tenente Kinderman, que assim como no filme, é o alívio cômico para uma história tensa e proporciona momentos mais leves com suas divagações sobre a vida.

A pergunta que muitos devem fazer ao cogitar ler O Exorcista é: será que assusta tanto quanto o filme? Minha resposta é que definitivamente sim, assusta, ou melhor, perturba, e muito. O livro segue durante todo o desenvolvimento a atmosfera tensa e pesada que causa um certo incômodo e a sensação de que há alguma presença estranha pairando ao redor. Há algumas passagens que não estão presentes no filme e que causam arrepios, demandando pausas para a retomada de fôlego. Muitos dos que assistiram ao filme antes da leitura já possuem várias referências gráficas para algumas passagens, e inclusive todas as partes mais perturbadoras, violentas e chocantes vistas no filme estão presentes no livro, no entanto, com um nível de descrição muito maior. Referências gráficas reais, somadas a escrita detalhista de William Peter Blatty e a imaginação de cada leitor deve produzir resultados interessantes para quem gosta de sentir medo. Por mais que o enredo de O Exorcista seja amplamente conhecido por aqueles que já assistiram ao filme, ou por aqueles que não simpatizam com filmes de terror e nunca conferiram nada da história, a leitura do livro sem dúvidas é uma experiência única e que vale muito a pena.

Duda Hemmer 18/07/2020

Opinião
Por este ser o meu primeiro contato com um livro de terror eu não sabia muito bem o que esperar, decidi lê-lo bem por ouvir sobre uma cena extremamente perturbadora e encontrei muitas mais durante o decorrer da narrativa.
Em todos os momentos ele me deixou curiosa e com aquela sensação tensa que te faz olhar por cima ao redor, em alguns momentos aí da me peguei com a boca aberta de tão perplexa.
Recomendo MUITO para os que gostam de terror. Eu não acho que este livro dê a sensação de medo, acredito que a proposta dele seja o desconforto então se alguém não quer conhecer a história por receio disto, acho que você devia dar uma chance (mas que fique avisado que ele não é um livro leve)

Aufs 21/07/2020

Sem spoiler
Para os fãs do gênero do terror, é uma excelente recomendação. O livro é viciante, fluído e muito dinâmico. Muito bem escrito, com cenas marcantes e memoráveis. Um verdadeiro clássico.

Rafasaje 22/07/2020

Clássico
Livro muito bom para quem curte pensamentos religiosos com uma mistura de ciência.
Pelos comentário achei que haveria mais terror, achei muito leve o livro, nenhuma cena me causou medo, único defeito.
Um clássico de referência mesmo, durante o enredo vemos muitas semelhanças com os filmes de hoje em dia.

rglacerdaBR 24/07/2020

segura na cadeira kkkkkkkk
Clássico do terror, é um livro com uma pegada fria, monótona, que causa angústia, sou fã do filme e o livro muito melhor, passa a sensação de perturbação

Josimar 31/07/2020

Confesso que muito receio tive antes de iniciar este livro, porém ao iniciá-lo durante o dia pude perceber que conseguiria ler tranquilamente até mesmo de madrugada.
Difícil saber se o sangue frio ajuda nessas horas, mas apesar de fatos horripilantes durante o enredo, a trama não é tão amedrontadora quanto parece.
Claro, tudo isso não é uma crítica negativa, apenas um incentivo para aqueles que querem, todavia nunca leram por medo.

Furiatti 03/08/2020

Cara e coroa / demônios e doenças.
A filha de uma atriz que começa a apresentar estranhos sintomas após usar um tabuleiro ouija com seu amigo imaginário.
Um padre/médico cansado por carregar preocupações que não são suas e que enfrenta problemas com sua fé.
Empregados que são um casal onde um deles esconde um segredo.
Uma mãe extremamente abalada pelas situações que vem acontecendo se vê necessitada a rever suas crenças.
Um detetive de idade que com seu bom humor e gentileza(rs) tenta resolver um crime.
Tudo isso você vai encontrar em O Exorcista, recomendo fazer deste livro uma leitura noturna.
"Se todo o mal do mundo faz a senhora pensar que pode existir um Diabo, como explica todo o bem do mundo?"