Bem-vindos à Rua Maravilha

Bem-vindos à Rua Maravilha Gabriel Mar

Resenhas - Bem-vindos à Rua Maravilha

Brubs 07/04/2021

Um livro totalmente inovador diferente de tudo que já....e o melhor é nacional.

Miry 24/04/2021

Terminou tudo bem
Que história lindaaaaa! Amei conhecer o Igor e todos os personagens da Rua Maravilha. Apesar de ter ficado cansada em vários momentos e ter achado o Igor insuportável em vários outros, eu achei a história muito boa. Algumas partes podiam ser cortadas e ter dado mais ênfase ao romance com Gael, senti falta de ver isso. Não dava pra torcer pelo casal porque o Gael era uma sombra praticamente. Mas foi uma experiência muito boa.

Juno 26/04/2021

É um livro bem legal, mas achei meio enjoativo, chegou uma hora que eu não aguentava mais os dramas do Igor. Mesmo assim foi legal de ler

Letícia 13/05/2021

A escrita do Gabriel é excelente, fiquei até surpresa de ser sua primeira história. Infelizmente, eu senti dificuldade de me conectar aos personagens, sendo que isso aconteceu depois da metade da leitura. Talvez foi o momento que li e reconheço o amor que alguns leitores sentem por essa história

Andy 01/06/2021

Maravilha! Esse é o lugar para proteger sua família!
?Esse mundo vai ver maravilha. Vocês vão criar maravilha."

Vou começar dizendo que não esperava que esse livro fosse o que foi. Imaginava que seria um romance entre dois rapazes em um contexto de um musical, uma história linda, com momentos perfeitos que iriam fazer você desejar viver o que os protagonistas viveram.

Mas o livro não é a respeito disso. Teve sim um pouco de cada do que imaginei primeiramente, mas momentos perfeitos? No ponto de vista do protagonista pelo menos nem tanto.

Igor passou parte da sua vida sonhando ser alguém que achava que nunca conseguiria ser, e ele carrega pessimismo e insegurança por toda a história, mesmo quando ele chega a viver o seu maior sonho - tem algo mais humano que isso?

Ele se via sozinho e de certa forma incompreendido, era super talentoso, mas não se sentia capaz e suficiente. Mas ao viver o que sempre sonhou, ganhou, além de experiências que carregaria pro resto da vida, pessoas. Pessoas que entraram na vida dele para ajudá-lo a acreditar em tudo aquilo que ele não acreditava em si mesmo. E a jornada do amor próprio é simplesmente mágica.

Bem-vindos à Rua Maravilha é uma história inspiradora e humana, fala sobre sonhos, amizades, afeto, escolhas, amor próprio e muito mais.

Como um extra extremamente favorável, temos um livro lotado de representatividade que parte do personagem principal e vai para os coadjuvantes, que são maravilhosos, inclusive (um beijo para você, Jackie! Também para Tim, Laura e tantos outros!).

Não é perfeito, há falhas e há fatores, como o romance principal, que eu gostaria que tivessem sido mais desenvolvidos, porém pra mim funcionou mais como um extra, entendi que o foco não era isso.

Se trata de uma história que te faz acreditar que o tempo não é nada quando se tem um sonho, que você é capaz mesmo quando acredita que não é.

Por ser narrada pelo próprio personagem também considero uma história intimista, pois esse contato direto com os pensamentos do protagonista traz essa ideia de que se você se sente como ele, você não está só.

"E por nada desse mundo você vai ficar no escuro, por meu nome eu te juro, nós vamos mudar o mundo!?

letAcia203 07/06/2021

A escrita desse livro é maravilhosa, o jeito em que é narrado é apaixonante!!!

A história é interessante, te prende e as filosofias/ensinamentos de yoda me ganham fácil kkk

Foi muito fácil para mim me identificar com o poço de insegura e auto sabotagem que o Igor é (kkkk), mas ele também consegue ser muito chato, principalmente quando fica direto chorando as pitangas!!

As reviravoltas e a conclusão da história foram incríveis, terminei de ler me sentindo leve e feliz por ter lido!
Ah e chorei também, chorei bastante..

mandz 09/06/2021

é uma maravilha mesmo
a maneira como a saúde mental é representada na história de Igor (o protagonista) é incrível. Gabriel Mar consegue transmitir aos leitores a insegurança que, muitas vezes, pode ser confundida como egoísmo, mas é só as restrições que a ansiedade e o sentimento de autoinsuficiencia podem causar. é uma jornada que mostra a trajetória de reconstrução mental do personagem sem terminar com uma solução, porque questões mentais são muito mais complexas para serem expressas e resolvidas completamente em um livro só.

muito bem escrito e inspirador.

manu 15/08/2021

tai uma coisa que eu não esperava, sofrer tanto nessa leitura, não no sentido bom (?) pq o que imaginei ser uma leitura leve e divertida se tornou arrastada e sem sentido em algumas partes. talvez se tivesse lido em outro momento da minha vida ou se soubesse que não era um livro divertido sobre um cara que escreve um musical, já que essa premissa me fez imaginar que a história teria um rumo totalmente diferente. no início do livro eu ate me identifiquei um pouco com igor, com toda questão da insegurança, mas chega um momento do livro que essa insegurança se torna insuportável ja que ele não busca ajuda de nenhuma maneira e nesse momento eu nem me importava mais com ele pq se tornou chato e maçante. (tim e jackie tudinho, as 3 estrelas são por vcs pq ia ser 2,5)

keki0 26/08/2021

Eu tentei, meu povo
Eu só quis continuar porque gostava muito da escrita, e também por pura curiosidade pra saber o que ia dar no fim daquele rolê todo. Eu amei Jackie, ele é incrível. André é um bosta. Igor (o protagonista) é mimadinho e reclama demais. Não vou dizer que é uma história sem pé nem cabeça porque eu não sei se devo chamar assim, só que às vezes acontece umas coisas que não acrescentam nada, e isso me incomodava demais porque era pura perca de tempo ler aquilo. Aconteceu muita coisa e eu só li 15% do livro... Gente, vocês tem noção? Minha cabeça tava doidinha. Eu juro que tentei ler até o fim. Eu me forcei a ler, mas sei lá, acabou ficando tão cansativo e parecia que nunca ia acabar, por isso larguei de uma vez. Tem que ter muita paciência mesmo, e eu não tenho, não.

softyalvarez 29/08/2021

Gostei bastante do livro e dos personagens, gosto muito de musicais então foi um ponto positivo. Gostei muito de acompanhar o desenvolvimento dos personagens, tanto como grupo e individualmente.

Douglas | @estacaoimaginaria 28/09/2021

Vale a pena a leitura
A escrita de Gabriel Mar é uma maravilha por si só (desculpem-me o trocadilho). Eu não vejo outra forma de descrever. É uma escrita natural, divertida, que conversa com o leitor. Uma linguagem desprendida e da qual estamos acostumados no dia a dia, bastante coloquial até. E é inclusiva, também, até por trazer a temática LGBTQIA+, presente no livro e no próprio musical. Poucas vezes me deparei com escritas tão leves, sinceras e gostosas como essa, fazendo tudo fluir.

Gabriel consegue construir muito bem sua narrativa, sem “enrolar” demais, mas também descrevendo detalhes dessa jornada de Igor. Os diálogos, com certeza, são o ponto forte da escrita do autor. Ele tenta fugir dos clichês, ao mesmo tempo que usa muito bem alguns. Por exemplo, o longo diálogo de Igor com Siena, em um determinado capítulo, é um dos que representam bem esse contraste, na minha visão.

O autor também usa algumas frases de efeitos, como eu considero, de forma inteligente. De um jeito que não torna a história “piegas” ou sentimental demais, mas que deixam o leitor animado para continuar se aventurando nessa leitura. E eu considero uma verdadeira aventura, mesmo sem nada muito aventureiro na trama em si – tirando os ensaios do musical (haha).

Obviamente, a história criada por Gabriel Mar é plural, com muitas tramas, sendo que tudo gira em torno do musical. Contudo, essa também é a história de Igor. É interessante ver como esse personagem, que narra o livro para os leitores, se transforma ao longo da narrativa. Eu vejo que o autor conseguiu construir essa jornada dele de forma brilhante, se assemelhando à história de muitos jovens que vivem numa certa “crise existencial” como ele.

Porque, gente, Igor é um cara que vive numa guerra com si mesmo. Isso fica claro no decorrer do livro, e vai se intensificando conforme o musical avança e os problemas começam a surgir. Penso, até, que muitas vezes Igor se sabota, ou a mente dele o faz isso deliberadamente. É um pouco difícil entendê-lo, ainda que suas frustrações representem algum momento/anseio de nossas vidas.

E assim, tudo o que ele vivencia e sofre é compreensível. Como disse, muitos desses dramas se espelham nas vidas de muitas pessoas que precisam lidar com o fato de ainda não terem se encontrado na vida. Mas, a verdade é que é fácil se identificar com Igor. Ele é engraçado (mesmo que não perceba), realista, direto. Há coisas escondidas, que ele não revela, mas que dizem muito sobre seu caráter.

Além disso, é uma história com muitos momentos engraçados e não é difícil nos sentirmos ali envolvidos nos ensaios tanto quanto eles, sentindo as emoções de todos os atores, as de Igor, principalmente, como narrador. E enquanto ele descreve tudo o que acontece envolvendo a peça, ele também se revela, mesmo que seja para dizer que não é uma pessoa que revela muito. Mas conseguimos conhecer um pouco desse Igor.

Sem dúvida, outro destaque desse livro são os personagens paralelos, ligados a Igor, claro. Em primeiro lugar, a amizade de Igor com Jackie e Tim. Existe uma conexão muito gostosa entre esses três, mais diretamente com Igor e Jackie. É uma amizade que rende momentos filosóficos e divertidos. Também, é Jackie quem traz uma voz de razão para Igor, principalmente quando ele está colapsando.

Não sei se nessa história há espaço para um antagonista. Acho que esse papel flui no decorrer do livro, às vezes sendo o próprio Igor – um antagonista para si mesmo. Mas eu acho que André Mariani poderia se encaixar. Ele começa como uma promessa de levar a Rua Maravilha para o “mundo”. Mas os artifícios que ele usa para tal são bastante questionáveis. De qualquer maneira, ele ajuda na construção de Igor, bem ou mal…

Mais um destaque é a mãe de Igor. A relação dos dois é um misto de sentimentos. Em certos momentos, você se diverte, em outros, chora. Então é uma relação engraçada, mas cheia de profundidade e representatividade. Acho que nesses momentos com a mãe dele, e em outros no decorrer do livro, Gabriel Mar consegue tratar a diversidade de uma maneira que se aproxima à nossa realidade. E isso é ótimo.

É interessante como Gabriel Mar nos insere nesse contexto que é o mundo do teatro e dos musicais. Ele nos mostra os bastidores, os problemas que envolvem essa profissão, mas também os momentos que valem a pena. É um nicho que pouco conheço, e de certa forma o autor dá voz para essas pessoas. Por isso é uma história tão sensacional quanto representativa.

Além disso, o autor escreve a história de uma forma em que torcemos para que esse musical dê certo, para que um possível romance dê certo – e essa trama só deixa a história ainda mais divertida e instigante. Enfim, a gente torce por Igor, mesmo que ele não torça por si mesmo. Torce para que ele supere seus medos e suas angústias e para que ele se encontre também.

Eu imagino que ele pode ser confundido com um personagem chato, e às vezes até mimado. E certamente há “problemas” na história que poderiam ser melhor trabalhados. Mas acho que tudo isso faz parte da construção de Igor e é o que aproxima da nossa realidade. Não é uma história totalmente fantasiosa. É algo que está próximo de nós, o musical se tornando nossas próprias profissões, nossos sonhos, todos batalhando para fazer algo dar certo.

Enfim, eu adorei “Bem-vindos à Rua Maravilha”. Toda a história mexe com diversos sentimentos de nós mesmos, mas o final é como um “quentinho no coração”, sabem? Por isso, fica aqui minha indicação. Espero que outros leitores possam se divertir, se emocionar e se aventurar com essa história.

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-bem-vindos-a-rua-maravilha-gabriel-mar/

pontes 05/03/2022

a escrita>>>
primeiro, eu absolutamente amei o jeito com que a história é escrita, as vezes que o igor fala com a gente como se fôssemos amigos e ele estivesse nos contando a história me ganharam!

dito isso, eu tive um pouco de dificuldade para me apegar as coisas que aconteciam, talvez por ter algumas coisas que eram ditas e não descritas, eu não sei

Maddu 16/07/2022

Porta de entrada
Foi uma leitura agradável e apreensiva na mesma proporção, foi meu primeiro contato com livros nacionais que realmente me prenderam na primeira leitura e me fez ficar ansiosa por mais, acabando o livro em pouco tempo(também tinha dificuldade para ler em telas), e foi uma leitura incrível, super recomendo.

Carolina do Norte 22/07/2022

Não tem muito o que se dizer de rua maravilha, é um livro muito legal claro mas não é como se acontecessem coisas muito interessantes. Dei 4 estrelas porque é uma leitura leve e fácil de entender e eu gosto bastante desses livros que não te colocam numa ressaca literária, mas te tiram dela. O livro perdeu uma estrela comigo porque por mais que eu entenda a personalidade do protagonista, depois de um tempo ela se torna irritante pra mim. Mas eu recomendo super, quem se indentifica com o protagonista deve se apaixonar pelo livro.

Maria 12/01/2023

favoritei
escrita fluida e gostosa, enredo INCRÍVEL com acontecimentos incríveis, construção de personagens impecável!!
Não favoritar esse livro seria um erro de vdd.
Terminei de ler arrepiada e apaixonada
É incrível acompanhar a evolução e o crescimento do personagem, muito bom ver ele superando os medos dele e finalmente acreditando em si mesmo
sério, recomendo dms
representatividade lgbt não focada no romance porém com casais fofissimos!!!