Uma Mensagem Não Lida

Uma Mensagem Não Lida Larissa Siriani

Resenhas - Uma Mensagem Não Lida

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Libera 26/04/2020

essa semana eu li o conto "Uma Mensagem não Lida", livro que foi escolhido para o @piqueniqueliterario.

Sinopse: Um ano após perder o namorado em um acidente de trânsito, Mônica não está no clima para as festas de Natal. Enquanto tenta se recuperar do trauma, escreve mensagens para o número do ex-namorado como uma forma de terapia, sabendo que não serão visualizadas, e muito menos respondidas. Mas quando uma pessoa desconhecida recupera o número e passa a se corresponder com ela, Mônica será forçada a sair da toca que fez para si mesma, encarando seus medos, suas dores e tudo que a espera do outro lado do luto.

Adorei o conto, a autora conseguiu em um breve espaço narrar todo sofrimento do luto de Mônica, o carinho de seus amigos e de sua mãe.

As conversas entre elas foi o que mais gostei, me identifiquei(nesses dias só tenho falado com meu filho pelo whats).

O livro é todo narrado em formato de mensagens, e assim podemos acompanhar os dias de Mônica inclusive por memsagens do grupo do trabalho.

O final ficou em aberto, com uma questão que cabe a cada um interpretar do seu jeito.

"Ana Paula" 23/04/2020

Mais um livro que debatemos no Piquenique Literário. Ao contrário dos demais, em algum momento da minha vida eu leria esse, pois adoro os contos da autora. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros dela; em compensação, este é o segundo conto que leio e que amo!

"Acho que o maior problema é que a gente nunca tá preparado para lidar com a morte.
muito menos com as pessoas que sofrem com ela."

Como a sinopse diz, logo no começo do livro ficamos sabendo da morte de Cauê. Mônica então, continua a mandar mensagens para o número dele mesmo sabendo que ele nunca mais vai visualizar.
E não é que depois de um ano alguém responde? A princípio, Mônica não sabe o que faz, mas depois, acaba conversando com a pessoa. A partir daí, Mônica começa a se abrir para essa pessoa; encara seus medos e suas dores. Faz uma amizade improvável que vai ajudá-la a seguir com sua vida.

O livro todo é em mensagens. Além de Mônica e do(a) desconhecido(a), vamos conhecer outros personagens igualmente marcantes (Chico, te entendo total, eu tbm teria comido o bolo! srsrsrs). Renata é uma dessas personagens. Ela e sua companheira, Dani, me lembraram demais minha irmã e a sua namorada, elas são personagens que nunca mais vou esquecer.

"Sei lá, a meu ver a gente não perde as pessoas porque elas não são nossas, neh?
A gente tem a sorte de passar um tempo com elas, e quando esse tempo acaba, cada um segue o seu caminho, mas os sentimentos continuam."

A escrita da autora é gostosa e como um todo, ela conseguiu trazer para o livro um assunto difícil, mas com leveza e, em certos momentos, até engraçado.
Mesmo sendo um conto, me senti satisfeita assim que terminei a leitura. Chorei muito, pois perder alguém é muito difícil e só quem já passou por isso consegue entender.
Sem mais, só posso indicar a leitura. Tenho certeza que vcs tbm vão gostar e se sentir acolhido com esse livro lindo e sensível!

site: http://www.livrosdeelite.com.br/2020/04/resenha-uma-mensagem-nao-lida-larissa.html

Larih 23/04/2020

O livro é todo escrito como se fossem mensagens de texto, o que deixa a leitura muito fluida. Mostra muito como o relacionamento com amigos e até pessoas "desconhecidas" te ajuda em momentos difíceis. Recomendo muito.

isadoracristini 22/04/2020

muito emotivo
com tanta emoção e lição, é impossível não se apegar a história de Mônica. eu recomendaria esse livro pra aqueles que querem ler algo curto mas com significado.

Ju Harue 18/04/2020

Nem tudo termina com a morte
Um conto com uma história que poderia ser triste e pesada mas que se torna especial e linda com a escrita da Larissa.
Narrada em primeira pessoa em um cenário bem conhecido nosso, a troca de mensagens virtuais, nos leva a conhecer a história de Mônica e Cauê. Sem spoilers, posso dizer que enfrentar o luto, cujo a narrativa é sobre, é diferente para cada pessoa, mas nos faz refletir sobre os sentimentos, a história vivida e a possibilidade do presente, do real diante da falta da pessoa querida, amada.
Ansiosa ela saber o que vem a seguir na história de Mônica ?

Amanda.Fernandes 18/04/2020

Curto, porém fofinho! A dor de perder alguém dessa forma, depois de tanto tempo, deve ser algo terrível! Li em menos de uma hora, acho que deveria ser mais que um conto, a autora poderia ter dado mais detalhes, mas é um bom conto!

Andriane 17/04/2020

A leitura flui bem por ser simples e fácil, mas o enredo é bem previsível.

Sarita Helena 14/04/2020

Livro muito emocionante. O texto é em formato de conversar por mensagem, achei isso legal, mas a formação em alguns momentos atrapalhou saber quem estava falando.

Gabriela 11/04/2020

O formato do livro foi bastante interessante, pois simula mensagens de aplicativo. Tem um toque leve, apesar da temática e um desenrolar bastante curioso.

Kah 01/04/2020

Emocionante e profundo
Vc chora do começo ao fim e depois não sabe se ama a autora ou se a odeia por te fazer sofrer. É isso.

Valéria Martins 27/03/2020

Simplesmente tudooooo
"Sei lá, a meu ver a gente não perde as pessoas porque elas não são nossas, né?"

Que conto mais maravilhoso, natal é uma das épocas que eu mais amo, e esse conto tem tudo dele, muito lindo e emocionante, em muitas parte fiquei realmente sentida, e achei um máximo a história ser toda em mensagens, muito elaborado, Mônica e Cauê vcs são tudo para mimmm, amei muito.

Jamily 21/03/2020

Lição
Esse conto é meio triste, porque logo nas primeiras partes um personagem morre. Mas ele mostra como que cada pessoa supera o luto de forma diferente. Ele transmite a mensagem de que cada um tem seu tempo, e que se o seu for mais devagar, tá tudo bem. Existem inúmeras formas de superar um luto, e se as pessoas te julgarem pela forma que você supera o seu, tá tudo bem também, elas não entendem o que você tá sentindo. E não importa o que as pessoas digam ou façam, você CONSEGUE sim superar, mas no seu tempo, sabe? Não devemos tentar dar passos maiores que nossas pernas, porque podemos tropeçar e cair, mas se andarmos devagar conforme conseguimos, vai passar.
Esse livro mexeu comigo, e tocou em assuntos que eu estava precisando ler. Faz 2 anos e meio que minha avó morreu, e eu realmente precisava ler esse tipo de livro.
É incrível!!!

Cy | @apenasleitores 28/02/2020

O livro é sobre Mônica e Cauê. Um casal de namorados, o livro é todo em mensagem de texto e já nas primeiras páginas a gente descobre que o Cauê morreu.
Sem conseguir superar Mônica resolve continuar mandando msg para o antigo número dele na esperança de assim conseguir "conversando" com ele encontrar algum conforto.
Até que um dia a msg é lida.
O livro é rápido, mas me fez chorar mto. Nos mostra a importância de demonstrar o nosso sentimento a quem amamos.
É um livro curtinho mas que tem um impacto mto grande. Com uma reflexão gigante.

Karla.Cassol 27/02/2020

Maravilhoso
Surpreendente, triste e lindo.
Um livro todo em mensagens trocadas pelo Whatsapp. Em menos de 10% da leitura eu já estava chorando. Fala sobre perda e as diversas maneiras de encará-la. Sobre como cada um tem seu tempo e seu jeito, não importando as opiniões alheias.
Todo mundo deveria ler.

Editora Independente
123 páginas
2019
4/5

Olá amigos literários! Hoje trago a resenha desse belo conto pra vcs!
Temos aqui a história de Monica, que perdeu Cauê, seu namorado, num acidente, às vésperas do Natal.
Sua vida muda com essa perda, afinal foram 6 anos de um relacionamento feliz.
Para superar esse trauma, Monica manda mensagens e desabafos no WhatsApp de Cauã, mesmo sabendo que ele nunca as lerá! Afinal de contas , ele tá morto.
Acontece que o número de Cauã , após um período, foi disponibilizado pra outra pessoa e Mônica é forçado a encarar os fatos de sua perda e tocar a sua vida em frente, enfrentando seus medos e suas dores.

Meus amigos! Não sei se vcs sabem mas eu não sou uma pessoa dada à contos! Não gosto do estilo! Acho tudo breve demais! Maaaaaaassss como eu vivo pra pagar a minha língua, confesso que cai de amores por essa história!
O formato da narrativa me agradou! Aqui vc vai encontrar somente conversar de WhatsApp. Isso mesmo! Parece que temos celular de Mônica em nossas mãos e vamos vasculhando todos os papos num espaço de um ano de sua vida( desde a morte de Cauã até a ligação com a pessoa que adquiriu seu número) e vou falar pra vcs: foi uma experiência incrível.
Podemos acompanhar as fases do luto de Mônica e sua superação, tudo isso com a ajuda de seus amigos/ familiares e também do (a) digníssimo (a) estranho do WhatsApp. E foi lindo! A superação do luto é tangível e em vários pontos emociona!
Os diálogos digitais tem passagens muito tocantes e as lágrimas vieram algumas vezes... mas não só lágrimas... o riso também corre solto em algumas passagens desse conto!
A leitura foi rápida mas foi linda demais!
Recomendo!
Beijos e até a próxima!