Darkdawn: As Cinzas da República

Darkdawn: As Cinzas da República Jay Kristoff

Resenhas - Darkdawn - As Cinzas da República

Renato275 06/08/2023minha estante
Não foi só você que ficou pasma com a cena final, fiquei simplesmente sem reação quando estava lendo, pra mim foi a cena mais intensa e profunda de todo o livro. Mesmo que não se encaixe na história que viria depois, foi algo incrível

Emily.Laura 19/08/2020minha estante
Meu Deus, simm, suas perguntas são as mesmas q estão na minha cabeça (tirando a parte do Jonnen, pq ele tinha q ficar para dar a facada final q mata o Scaeva), e outra pergunta q tenho (essa pode ser meio besta), mas pq o autor usa o termo "nós de sal" para se referir ao cabelo das pessoas??? não entendi a lógica kkkk

Gabrielle.Conto 04/12/2022

Ok, antes de falar qualquer coisa quero dizer que, apesar das piadas e dos comentários em momentos de raiva quando eu dizia que odiava o Jay Kristoff e nunca mais leria nada dele, Crônicas da Quasinoite é uma obra simplesmente espetacular. Absolutamente todos os personagens são incrivelmente bem desenvolvidos e, claro, ainda mais se tratando de Mia Corvere, que é uma personagem com incontáveis camadas e muito interessante de acompanhar, seus medos, traumas, amores, seu ódio, seu gênio INSUPORTÁVEL, tudo nela se torna interessante de ler e conhecer. O universo também é algo que muitos escritores deveriam ter como inspiração, já que é algo muito bem construído, rico e cheio de detalhes, além da mitologia que é maravilhosa.
Não poderia deixar de citar o Sr Simpático, o melhor personagem da obra, que acompanhou Mia do início ao fim, me fazendo ter crises de riso (algumas em praça pública) e ter diversas reflexões com frases muito profundas que ele dizia DO NADA (Sr Simpático você é incrível).
Crônicas da Quasinoite foi uma Trilogia que me fez viver uma montanha russa de emoções. Ri, xinguei, chorei, gritei, xinguei mais um pouco, surtei, xinguei e xinguei de novo.
Como pontos negativos, coloco as notas de rodapé, que acabam sendo desgastante de se ler, já que muitas vezes ocupam até mais da metade da página e coloco os finais do primeiro e do último livro, que achei que tiverem conclusões muito simples e rápidas para um conflito muito grande, estão longe de serem ruins, só acho que poderiam ter mais páginas e algumas dificuldades mais antes de chegar a conclusão final. Enfim, recomendo demais pra quem curte fantasia sombria, repleta de morte, sangue, traição e muitas cenas adultas.
E por último, mas não menos importante: EU ODEIO O JAY KRISTOFF
Eduardo 04/12/2022minha estante
boa resenha

Jade 15/10/2020

Final digno e reconfortante
Devo dizer que isso não é uma resenha decente, apenas estou aqui para afirmar que: sim! Estou muito feliz com o final da trilogia, inclusive com o destino da Mia, já que a escolha ela tornou tudo no último capítulo mais emocionante e trouxe coenencia pra trama.

Confesso que seria um tombo ENORME se o desfecho fosse menos grandioso do que foi.

O começo foi muito arrastando, cheguei nos 50% só por leitura dinâmica, porém quando cheguei lá não larguei mais e terminei com uma sensação de vazio e alegria. Acabou, a história da nossa assassina foi contada. Temos forte participação dos personagens secundários, aqueles que eu já amava e alguns novos tão cativantes quanto. Sendo extremamente importantes, a maioria me fez rir, sofrer e ter vontade de continuar a história.
A única coisa que me decepcionou foi a cena que deveria ter sido o auge do livro foi rápida demais, foram várias páginas pra no final ser só aquilo, achei meio seco pois era a cena que eu mais esperava.
Gostei muito dos agradecimentos do Jay, dá pra ver que ele realmente ama o universo que criou e tem um carinho imenso pela Mia, assim como todos nós, por isso ele nos entendeu tão bem ao escrever o final.
Os três livros são uma obra para não esquecer jamais
Jade 15/10/2020minha estante
Spoiler!

Fun fact: em uma entrevista o Jay Kristoff disse que escreveu 3 finais para o livro e escolheu o menos depressivo.
Quem leu tire suas próprias conclusões

Leka 11/08/2021

Conclusão óbvia
Apesar de imaginar o final de tudo que aconteceu, eu amei o desfecho da história. Não podia ser diferente, tudo encaminhava para esse fim?

Indico a todos essa série! Que história meus amigos? que grande história?
Mateus 11/08/2021minha estante
Simplesmente Perfect ???

Geovany 18/12/2020

Decepcionante
Tem uma história muito pessoal com a saga Nevernight, foi graças a ela que eu entrei nessa vida de leitor, e se hoje tenho centenas de livros na estante é graças a ele. Ao final dessa saga senti que a protagonista tinha deixado de lado tudo que foi trabalhado nos livros anteriores, personagens que seria melhor se não estivesse na história ( O que é decepcionante já que era meu personagem favorito, e foi estragado ) um drama romântico de triangulo amoroso que só me fez voltar a odiar quem eu tinha aprendido a gostar, e fez odiar que eu gostava. A mitologia que gira em torno da história foi feita corridamente, já que o autor não trabalhou com isso nos livros anteriores plots previsíveis, e vários momentos de Deus-ex máquina. Infelizemnte um final decepcionante para uma saga que tinha tanto apreço.
Camila.FArias 18/12/2020minha estante
Entendo em parte oq vc falou,pq nem cheguei a ler este livro. Eu larguei no segundo e foi muita decepção pq eu amei o primeiro livro e ja não entendi umas mudanças de personalidade de mia no segundo. E o resgate de personagem foi horrível. Uma pena.

clara2851 30/05/2020

Incrível, foi um ótimo desfecho para a série. Só quero deixar registrado meu sentimentos pelo autor: um desgraçadinho. São tantas aventuras, tantos momentos tristes, felizes, emocionantes, e são sempre 0% clichês, esse foi o livro mais imprevisível que eu ja li, geralmente eu consigo fazer uma dedução dos eventos que vão ocorrer, mas foi impossível com ele. Amo o jeito que os personagens são desenvolvidos, e amo especialmente a nossa Mia, que é simplesmente ela mesma, ela reconhece que é uma babaca, mas ao mesmo tempo é badass (pela falta da palavra em português) de um jeito genial e que te faz querer gritar. Enfim, leia esses livros, passe muita raiva e depois faça terapia kkkkkk
clara2851 30/05/2020minha estante
agora estou sem rumo ?

Isis 28/02/2021

Jay Kristoff fez tudo
Não pensei que fosse me apegar tanto, mas eu realmente amei, a história, a escrita, até as notas de rodapé, que eram o maior alívio cômico dos livros, um ótimo desfecho (apesar de sofrer querendo saber o que rolou com o Jonnen, depois de tudo). A Mia é uma personagem muito palpável, mesmo me irritando em vários momentos, eu consegui entender cada decisão, erros e acertos que ela cometeu, eu a amo. Tric foi um anjinho injustiçado, por isso me sinto meio mal em dizer que sempre fui Team Ash KAKKK e fiquei felicíssima com o final, Ashlinn é toda errada e mesmo assim conquistou meu coração, minha fav???. É isso, acho que esse é o meu favorito da trilogia, o que terminei mais rápido.
Parsekian 28/02/2021minha estante
aaaaaa eu tbm amo tanto ??

Vhaz 26/06/2022

Finalmente a conclusão!
Antes de falar desse livro, eu devorei os dois primeiros! Li freneticamente quando dava e adorei... Porém nesse terceiro eu achei um pouco maçante. Acho que meu erro foi ler o três na sequência e querendo saber do final, acabei pegando alguns spoilers na wiki da trilogia.

Confesso que pulei todas as partes de hot que tinham no livro... Então ignorei a última cena que o autor escreveu para os fãs.

A conclusão não é como eu esperava, mas mesmo assim eu gostei.

Recomendo a trilogia para todos! Muito boa mesmo!

"Quando tudo é sangue, sangue é tudo"

---SPOILERS---

Viaja comigo
Queria ver uma continuação com o jonnen na igreja vermelha... Usando os poderes de sangue e sombra.
iMahxy 28/06/2022minha estante
Essa sequência seria toop

Tay 07/06/2021

Perfeito
Esse eu vou panfletar messsmo, o mundo precisa ler a história do pequeno corvo!

Trilogia maravilhosa do começo ao fim. Escrita incrível, ácida, intrigante, envolvente, sincera, sem medir esforços nem vidas para desenvolver todo o enredo maravilhoso e chegar no final fortíssimo.

"Não crescemos graças às histórias que lemos, mas graças aquelas que dividimos. (...)

(...) Viver no coração daqueles que deixamos é nunca morrer. E arder na lembrança dos amigos é nunca se despedir. Entao, permita me dizer isto.
Boa noite, nobre amigo. Boa noite.
Nunca trema.
Nunca tema.
É nunca, jamais, esqueça."
Nicolle.Corintho 08/06/2021minha estante
A pequeno Corvo, saudades! Ainda me sinto órfã

Bru 30/07/2021

Eu não tenho nem o que falar. O final não permite nenhuma palavra que vá fazer jus ao que aconteceu. Trilogia perfeita do início ao fim. Jay kristoff tá de parabéns
Pimentel7 30/07/2021minha estante
eu morri com o final desse livro ?

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 03/05/2020

Caralho
Que trilogia épica, com certeza se tornou um dos meus livros favoritos da vida.
****Pequeno spoiler que na verdade não aconteceu ***Eu queria muito que a cena deletada do trisal fosse verdade, que cena meus amigos que cena.
Geovana.Batista 21/04/2021minha estante
Mana que cena é essa???? Aonde tu viu???

Nalia 01/05/2024

Sem igual.
Boa noite, nobre amigo. Boa noite.
Nunca trema.
Nunca tema.
E nunca, jamais, esqueça."
O que falar da experiência que foi esse livro? Acho que nunca vou encontrar algo igual, com essa sensação de que eu estou me despedindo de um amigo, que me acompanhou por semanas me contando a história de uma garota fenomenal. Um livro que me cumprimentou, contou-me suas aventuras e agora se despediu-se. Sinto que estou deixando esse mundo fictício sabendo de cada detalhe, conhecendo cada criatura, e as notas de rodapé fizeram essa mágica, nunca tinha lido algo igual e sinto que nunca lerei algo tão incrível...

Cami 18/05/2020

Caraca, acho que esse foi um dos melhores finais de saga que eu já li na minha vida. Envolvente, faz todo sentido com a história e o autor não deixou nenhuma pergunta em aberto. A Mia manteve sua personalidade, nunca vi personagens tão fiéis ao que foi criado no começo da história. O final não foi fantasiado, não foi subestimado. Incrível, muito bom mesmo, estou animada para ler outros livros do autor!

Ellen 17/05/2020

Sensacional
Nunca trema. Nunca tema. E nunca, jamais, se esqueça.

Guerra, amor, mortes, humor, familia, que final!