Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Mari 23/10/2020

Protagonismo Negro
Vale a pena a leitura de Território Lovecraft. O livro tem protagonistas negros onde mostra o racismo no cotidiano do negro norteamericano. Além do perigo na aventura ao longo da história, os personagens sempre esbarram em personagens racistas que se mostram mais perigosos.
O livro é dividido por contos envolvendo um mesmo universo de personagens. Por ser em contos, o ritmo da leitura fica um pouco lento, mas vale a pena ler até o final.

gabrielrjf 31/01/2020

Território Lovecraft
Assim como todos os livros do Intrinsecos, comecei a leitura com muitas expectativas.

Até a página 143 é ruim, na minha opinião. Não é uma forma de escrita e história com a qual me adaptei facilmente. O autor deixa de explicar muitas coisas e em especial no primeiro conto, me incomodou muito o buraco que ficou devido à uma situação.

Contudo continuei lendo e o livro ficou morno no conto ?o livro de Abdullah? e a partir daí os contos melhoraram muito.

Acho que também não me simpatizei nem um pouco com o Aticus e por isso a dificuldade do primeiro conto (ele é grande e tem como personagem principal o mesmo).

Gostei muito das personagens Hypolita, Ruby e Horace.

Todo o racismo presente no livro me tocou muito e me incomodou saber que existiu/existe esse tipo de situação no mundo.

Uma dica é ler a revista antes do livro pois me ajudou muito a entender bastante coisa (eu não sabia a respeito do Jim Crow por exemplo.. e muito menos que existiu um livro, retratado na obra como o guia do negro precavido, para pessoas vítimas do segregacionismo)

Enfim... curti. Mas não foi fácil atravessar a primeira parte. Vale a pena. Pretendo reler algum dia

julia 24/10/2020

Resenha: Território Lovecraft
Já adianto que eu amei esse livro porque eu vi o seriado primeiro e também amei ele de paixão. Foi tão legal me voltar para o livro depois de assistir a adaptação e ver todas as mudanças do e liberdades que tomaram com o texto. Se você curtiu o seriado, pfvr leia Território Lovecraft!

Eu adoreeei a narrativa e a vibe de que cada capítulo era um conto diferente. O foco movia de personagem para personagem e a maneira como esse recurso foi usado para desenvolver os personagens foi maravilhosa. O Montrose desse livro se tornou o meu favorito e, por mais triste que foi, eu amei o capítulo focado nele.

Alguns pontos do enredo foram bem??? estranhos??? mas funcionaram no contexto do livro. E eu acho que gostei deles mais por ter assistido o seriado antes também. E não vou dar spoilers, mas dois pontos que foram super relevantes no seriado não existiam aqui no livro e eu super adorei essas diferenças. E o final do livro também é melhor, falei :P

Thaisa 17/08/2020

Quando Atticus recebe uma enigmática carta de seu pai que logo depois desaparece misteriosamente, o jovem, acompanhado de seu tio e de uma amiga de infância, parte em uma viagem pelos Estados Unidos afim de reecontrar seu pai.
Mas o cenário dessa história é a América dos anos 50, quando a segregação racial estava em seu auge. E os protagonistas são negros, encontrando obstáculos nos racistas, que cometem atos cruéis contra qualquer um que não se encaixe em seus padrões. E é por isso que esse livro, apesar de possuir um certo humor, também consegue revoltar e enojar o leitor ao escancarar a realidade através da ficção.
Essa narrativa é apenas o primeiro conto de outros 7, cada um focado em um dos personagens apresentados logo no início do livro. Assim, todos os contos estão interligados, girando sempre em torno do sobrenatural assustador e do preconceito terrível.
Como o título sugere, "Território Lovecraft" destaca o amor pela literatura de horror e de ficção científica, principalmente H. P. Lovecraft: apesar de não encontrarmos tantas referências lovecraftianas e seus seres mitológicos, vemos todo o racismo de suas obras, provando que, mesmo em obras sobre o horror inominável, o maior terror é detestar outro ser humano por conta da sua cor de pele.
Outra grande discussão que este livro traz é o fato do autor, Matt Ruff, ser um homem branco escrevendo sobre a vivência negra - o que pode afastar muitos leitores que apontam que este não é o lugar de fala do autor, enquanto faz com que outros defendam a idéia de ele estar ajudando a comunidade negra da sua maneira, trazendo ainda mais atenção para assuntos pertinentes.
Por fim, apesar de alguns contos serem melhores que outros e alguns personagens serem mais interessantes que outros, Ruff consegue trazer muitas reflexões importantes (não apenas sobre raça, mas também gênero e classe) fazendo com que até o maior fã de Lovecraft, das revistas pulp e do terror e da ficção científica, repense sobre como os autores e os gêneros literários influenciaram, ainda mais, a nossa sociedade a ser tão segregada e preconceituosa.

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros

Gordo Leitor 20/08/2020

A premissa da obra é impactar o leitor. A rusga do racismo e da intolerância é o verdadeiro monstro delineado durante os episódios macabros vividos pelas personagens.
Percebe-se também que o intuito do autor não foi criar um imaginário fantástico preso à criatura lovecraftiana, todavia perscrutar outras variáveis, uma vez que o fantástico mesclado ao sobrenatural permitiu emergir uma história extremamente chocante.
Embora em certas partes da obra, a leitura tenha se tornado pedante, o final é surpreendente e espero que a adaptação pela HBO engrandeça ainda mais a riqueza desse universo tão misterioso e repleto de magia.

Bruna 16/02/2020

Território Lovecraft
É um livro de terror fantasioso que trata sobre a segregação racial dos anos 1950 nos EUA. Não é um livro que te prende do início ao fim, mas é uma leitura bem interessante. É narrada através de contos que envolve familiares e amigos do personagem principal, Atticus Turner. O interessante desse livro é poder ler sobre o racismo puro, em sua essência o que causa certa revolta em saber que muitas pessoas passaram por isso. Lembrando que essa realidade, do preconceito e racismo ainda existe, no entanto acredito que não seja na mesma intensidade que existia na época.

Leo 24/01/2021

Apesar de ter um ritmo um pouco lento, a história consegue prender o leitor através da abordagem da temática racial.

Libio 07/05/2020

Território Lovecrosft é uma viagem, uma aventura. "Um vulto branco é mais assustador se for um fantasma ou um membro da Ku Klux Klan?"

Gabs 20/02/2020

Território Lovecraft
Confesso que este não é o meu gênero favorito de livro, mas os contos são muitos legais, o livro é bem construído e os acontecimentos são surreais kkk

Chris108 23/11/2022

Incrível
Mesmo pra quem assistiu a série recomendo muito a leitura. Porque é como pensar "e se isso fosse diferente?" São os mesmos personagens e aventuras, mas as histórias tem finais diferentes e igualmente incríveis. Amei muito ver mais desses personagens.

Leléu Ltd. 30/03/2020

Saia da sua zona de conforto
Este foi um livro que eu jamais entraria em uma livraria para comprâ-lo, mas sua leitura me foi proporcionada por um clube de livros.

Porém, foi com uma grata surpresa que descobri que este estilo literário também me agrada, o que me fez, inclusive, despertar interesse pela obra fantástica de HP Lovecraft.

O pano de fundo histórico da trama nos apresenta um mundo tão próximo cronologicamente, ao mesmo tempo tão impensável que nos imprime um grande choque de realidade e nos deixa incrédulos na enorme perversidade do ser humano.

As várias histórias se juntam de uma maneira tão interessante que o desfecho me lembrou um grande quebra-cabeças finalmente montado. Recomendo a leitura, menos para os leitores difíceis de agradar ou que se a peguem em excesso à realidade.

Phaedra0 20/10/2022

Território Lovecraft
Uma impactante coletânea de contos que conseguem te entreter e te conscientizar ao mesmo tempo.

O livro explica muito sobre o racismo na época, e ajuda a mostrar como as coisas sempre foram difíceis para as pessoas.

Os contos são bem divertidos e se completam.

Nina 14/08/2021

Uma aventura frenética e instigante.
Após assistir a produção da HBO baseada nesse livro fiquei muito animada. Se esse caso fosse igual ao que acontece com a maioria das adaptações, do livro ser melhor que a série/filme, eu ficaria muito feliz. Porém quando parei para pesquisar mais sobre a obra vi que o autor era um homem branco, fiquei com um pé atrás.
Território Lovecraft é uma aventura que possui 90% dos personagens negros, e com isso tem foco na comunidade negra e claro, em tudo o que envolve no pacote. Apesar de conseguir representar bem a odisséia de ser uma pessoa negra nos Estados Unidos extremamente racista da década de 50.
Achei alguns dos personagens bem caricatos, mas relevei por serem escritos por uma pessoa que não tem vivência nos assuntos tratados.
Os pontos altos desse livro para mim são as citações literárias e o ritmo frenético da trama. O autor consegue passar muito bem o sentimento dos personagens de uma forma tão intensa que em certos momentos me peguei sentindo a aflição que os personagens estavam sentindo. Em alguns momentos me senti assistindo um filme de aventura, as descrições são bem feitas de forma que dá para imaginar tudo direitinho.
Um ponto baixo foi que não consegui me apegar ao protagonista.
Vale a pena? Sim! A narrativa é incrível e a trama é muito bem construída. É um livro que trás uma experiência muito legal, mas o final deixou um gostinho de quero mais.
lio 14/08/2021minha estante
uu amei a resenha! me deixou mais animada para ler o livro e ver a série. ah, você recomendaria a série também?

Nina 14/08/2021minha estante
Nossa, sim! A série é perfeita. Apesar do livro ser muito bom, eu sinceramente amei mais a série do que o livro, viu. Super recomendo, vc não vai se arrepender.

lio 14/08/2021minha estante
aaa já vou começar a assistir!

Mandark 16/09/2022

Boa proposta.
Achei a ideia interessante. Começa com uma boa execução, mas tem uma pegada não muito linear. A qualidade dos capítulos/contos varia um pouco e apesar de manter a unidade da história, peca em alguns momentos ao trabalhar alguns personagens e suas tramas de maneira meio superficial. A forma como as questões raciais são tratadas é interessante, mas sinto que faltou algo. Mas o saldo final é positivo, sem dúvidas!

Max 19/07/2020

Fraco
O livro é uma verdadeira salada de acontecimentos,bagunçado. Historias jogadas de qualquer maneira sem qualquer explicação prévia,personagens pouco carismáticos e uma leitura bastante cansativa. Uma pena pois o enredo daria uma grande obra,que venha a série da HBO. Talvez funcione melhor como série do que foi como livro.