Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Joana 02/01/2023

Leitura mais fluida
Três são os grandes contos dos Dias Antigos da Terra-Média: Beren e Lúthien, Os filhos de Húrin e A queda de Gondolin.

Os três foram editados em livros próprios por Christopher Tolkien, e, dos três, Os filhos de Húrin é o que tem a leitura mais fluida!

Isso acontece porque é o único em que foi possível contar a história do início ao fim, numa narrativa única organizada a partir dos escritos de J. R. R. Tolkien.

Os outros dois funcionam como um estudo da evolução da lenda, com muitos retornos ao mesmo ponto da narrativa para apresentar diferentes versões, vindas de diferentes períodos e escritos, e, apesar de ser super interessante observar essas alterações, o processo é menos gostoso do que a leitura de uma narrativa linear.

Nesta edição eu senti falta, apenas, dos versos que Tolkien criou contando essa história ? foram mais de dois mil até o ponto onde ele parou. Nesse caso, eu voltaria com gosto na história, após a conclusão da narrativa em prosa! Em Beren e Lúthien, os versos d'A Balada de Leithian foram um dos pontos altos pra mim!

No mais, o conto é maravilhoso e o trabalho de Christopher Tolkien, impecável, considerando que John R. R. Tolkien deixou um volume massivo de manuscritos sobre o mesmo conto ? sem, no entanto, dar-lhe a forma cabal.

CABRELLI 31/12/2022

Pra mim, o melhor livro até agora da saga, uma história triste, de grandes perdas, mas uma história cativante, já contada no Silmarillion, e aprofundada nesse livro.

Tiago 27/12/2022

Um conto muito triste...
Um dos três grandes contos da Terra Média, é muito sombrio e muito trágico. Húrin desafiou Morgoth e seus filho carregaram a sina da maldição do primeiro Senhor do Escuro, e aqui o pai dos dragões, Glaurung, tem o papel de executor. A história mistura o doce e o amargo, mostra para nós que muitas vezes o que nós entendemos e obtemos como vitória, pode carregar consigo um grande sentimento de perda e mágoa e só teremos a opção de levar isso conosco pra sempre...

Bruno 11/12/2022

Uma das maiores obras de Fantasia da história
Essa é sem dúvidas uma das maiores obras de Fantasia e Aventura da história e com certeza a obra mais obscura de toda a Mitologia de Tolkien. Personagens cativantes e complexos, aventuras de tirar o fôlego e tramas arrebatadoras.

Rony 08/12/2022

Um pouco além de uma tragédia
“Os filhos de Hurin” na verdade é a história sobre a tragédia de Turín (um dos filhos).

E é isso que o livro é: uma tragédia da Terra Média.

Não classifico essa obra num conjunto de outras tragédias clássicas como Romeu e Julieta, Édipo rei, Medeia ou qualquer outra moderna, visto que apesar de ser, Os filhos de Hurin não se propõe a isso.

A proposta do livro é expandir o universo da Terra Média, como um dos três grandes contos, e dentro dessa proposta Christopher Tolkien consegue agrupar os retalhos de seu pai com maestria.

Apesar de arrastado e com os característicos excessos de nomes, lugares (e mudanças dos mesmos nomes e lugares) é uma obra coesa e gostosa de se ler – Principalmente para quem curte um “universo expandido”.

site: https://www.instagram.com/diplominhos/

caiohlp 27/11/2022

A marca da tragédia
O impacto dessa obra para o mundo e terra média é tremendo, não há meio termo para a inegável força narrativa que Tolkien traz em sua escrita, com uma genialidade incomparável, o pai da fantasia moderna introduz, nesse maravilhoso universo, uma tragédia de proporções clássicas, sem medo das longas descrições, ele alcança um drama tocante e grandioso pelo cuidado e perícia aplicados. Por isso, ler essa história é imergir no que há de mais belo na ficção mundial e também Tolkiana, que é o uso incessante da imaginação para transformar rabiscos em preciosidades, em registros atemporais, mais brilhantes que qualquer Silmaril, mais poderosos que qualquer anel, porque, afinal, a mágica da Literatura não está engastada nos livros, ou em qualquer Nauglamir, mas sempre em cada leitor.

Kaleb.Muniz 19/11/2022

Fantasia
Uma história cheia de eventos trágicos e comoventes. Os filhos de Húrin narrava história dele mesmo a princípio e depois a de seus filhos e mostra como sua arrogância trouxe consequências sérias para sua família.

Caio Timbó 13/11/2022

Trágico e grandioso
Apesar de não ser um romance como o Hobbit ou a trilogia do anel, a história é muito boa e vemos a genialidade do autor e grandiosidade do mundo idealizado por ele.

Beatriz 08/11/2022

Só desgraça
Páginas e páginas de desgraças acontecendo. A única parte que atrapalhou um pouco a leitura foi o fato de não lembrar muito bem o que tava acontecendo na terra média.
Gabriel 16/12/2022minha estante
??????? essa foi a melhor explicação desse livro

Nobre 07/11/2022

Épico!!!!
A história de filhos de Hurin é uma mistura de tragédia grega com drama e cenas épicas. Portanto, eu recomendo muito a leitura desse livro.

Max 31/10/2022

Dei uma pausa de senhor dos anéis pois estava achando entediante e resolvi ler um livro mais curto do Tolkien para ver se voltava a ter vontade de continuar a leitura. Porém percebi que realmente o tipo de escrita dele não me interessa nenhum pouco, e eu gosto de autores prolixos só que o a dele consegue não me instigar em praticamente nada.
E o nome do livro nem deveria ser esse já que só acompanhamos majoritáriamente UM filho.

Eu achei a história boa, só que com muitos percalços... A única coisa que eu queria desde que comecei a ler era terminar logo. Aconteceu o mesmo com o Asimov, são dois autores que não consigo gostar ainda, talvez daqui alguns anos eu mude de idéia.