Os Filhos de Húrin

Os Filhos de Húrin J. R. R. Tolkien

Resenhas - Os Filhos De Húrin

Augusto Stürmer Caye 23/10/2022

A Sina dos Homens
Morgoth amaldiçoou a família de Hurin, condenando-o a assistir o fim de seus filhos e a tristeza envolvendo Turin Turambar. Acredito que é um dos contos mais tristes da história de Tolkien.

Luan.Brito 19/10/2022

Conto maravilhoso
Outra história completa e perfeita, cada nova leitura fico mais admirado com o mundo criado por Tolkien, todos os personagens e todas as histórias maravilhosas que ele traz.

Iagne 15/10/2022

Os Filhos de Húrin (J. R. R. Tolkien).
Continuando a leitura do Legendarium de Tolkien, dessa vez com o livro 'Os Filhos de Húrin', uma das três grandes histórias da Primeira Era.
É notável a profundidade que o livro aborda a história, preenchendo lacunas importantes, organizando e encaixando a história como um todo, um ótimo trabalho de Christopher Tolkien com os manuscritos do Pai.
A história em si já é conhecida e relatada em 'O Silmarillion ', entretanto vale a muito a pena a leitura desse livro, devido ao grande número de informações relatadas em 'O Silmarillion', aqui é possível encontrar uma historia focada, melhor desenvolvida e de fácil entendimento, fazendo com que inclusive ela funcione como um romance a parte, sem ter a preocupação de entender o grandioso universo de Tolkien.

mariana 13/10/2022

Os Filhos de Húrin
Um livro um pouco complicado de ler porque tem muitas personagens, mas o foco sempre é apenas o principal e isso te faz não se perder com o passar das páginas.

Eu me apaixonei pela escrita. Amo muito o jeito formal e as palavras "difíceis" KKKKK. Recomendo!

fatimaria 13/10/2022

eu realmente, quando terminei o senhor dos anéis e o hobbit, achei que não tinha como ficar melhor. mas ficou. tolkien você me PAGA

essa história é maravilhosa, você já sabendo todas as desgraças que acontecem mesmo assim se engaja e sofre com tudo, nunca achei que acompanhar Túrin Turambar o maior merdeiro da terra média me deixaria tão apegada (mais apegada ainda) nesse mundo

enfim leiam porque esse livro é um daqueles que DÓI, e nunca valeu tanto a pena

Helayne.Bessa 11/10/2022

Como muitos disseram, uma história triste
Passando por uma ressaca literária das grandes, não foi um livro fácil.
E apesar das resenhas que li falarem sobre a tristeza dele, achei que não seria tanta.
Antes dele só tinha lido a saga do O Senhor dos Anéis e continuo gostando da escrita do Tolkien.

iwillianreis 08/10/2022

A maior das perversidades de Morgoth Bauglir.
Certamente a história mais triste criada por Tolkien. Até porque o conto é nitidamente uma tragédia. Essa é minha primeira leitura nesse gênero narrativo.
Do ponto de vista de leitor e envolvente na trama, confesso que não foi uma experiência fácil; pois o protagonista e todos que o cercam tem um enorme carisma, e a gente acaba 'torcendo' por eles; e você percebe que as coisas poderiam ter sido diferentes pro personagem central. Mas o destino fala mais alto nesse conto, e a maldição de Morgoth se concretiza.
Vale muito a pena ler esse livro, é simplesmente perfeito! Você vai sofrer muito, claro. Hahaha Mas é uma história que te prende, que cativa.
Recomendo muito ler primeiramente a versão resumida que está lá no Silmarillion, para depois então ler Os Filhos de Húrin em si; até porquê, os próprios títulos dos capítulos aqui nesse livro te entregam muitos spoilers.
E esse é um livro para quem é fã do Tolkien e já está adaptado na Terra-Média. Claro, quem não leu nada de Tolkien pode até se aventurar por aqui, mas não será uma leitura simples, por não ter um background do universo; não acho que seria uma leitura tão prazerosa como é para quem já está situado nas histórias de Arda.
Leiam Os Filhos de Húrin, e chorem. Esse aqui é só para os fortes!

Felipe 08/10/2022

A Primeira Era da Terra-Média é bastante marcada por três grandes grandes contos: Beren e Lúthien, Os filhos de Húrin e a Queda de Gondolin. Eles juntos constroem de forma bastante contundente a mitologia dos tempos antigos.
Pessoalmente tenho nesse segundo conto a minha história favorita, apesar de a mais triste. É a mais envolvente, pois entrega bastante complexidade, entrega uma luta interna do protagonista.
Com certeza uma ótima leitura, bastante fluída que eu recomendo de mais.

Lorena.Arantes 06/10/2022

É uma leitura difícil e complicada, mas recomendo para quem deseja adentrar totalmente nesse mundo da Terra-Media.

Fabrício 29/09/2022

Boa leitura
Sempre me perco em livros que possuem muitos personagens, e quando um livro os tem, e esses personagens ainda possuem várias alcunhas, dai me confundo ainda mais. Mas apesar desta minha falha, é uma ótima estória.

"Aonde você vai Sam?" 29/09/2022

Esperava Édipo, mas era Jó
Os cristãos são mesmo uns masoquistas com essa mania de sofrimento gratuito.

Esperava algo mais edipiano, mais heróico, mais épico, com aquele q de quebra-cabeça sendo montado, mas o Tolkien, católico como era, achou melhor recorrer a bíblia e deixar suas personagens à mercê de um mal inelutável, como na aposta que deus fez com o diabo pra f*der a vida do desgraçado do Jó a troco de nada.

A diferença aqui é tão somente que o diabo em questão, Morgoth, nem precisou barganhar com a divindade, ausente desde o começo; Beleriand é seu domínio, sua vontade é soberana e, se quiser perseguir um desgraçado qualquer em particular e com mais afinco, é só escolher qual.

Não há heroísmo aqui (e olha que as personagens lutam a história toda até contra um dragão!), heroísmo pressupõe a chance, ainda que mínima, de vitória; e não a "vitória" de Jó, que de pouco ou nada deve lhe ter valido (a menos que ele fosse tão canalha quanto seu deus), mas a vitória de Édipo que, uma vez estando estoicamente ciente da sua condição de peão, nega-se a fazer mais um movimento que seja; não aceita a "promoção" que Jó recebeu como paga por seu sofrimento desnecessário, apenas coloca um ponto final e amaldiçoa o que tem que ser amaldiçoado, maldiz o que é maldito!

Faby 29/09/2022

Tolkien é uma mitologia
O que dizer desse conto de Tolkien? Maravilhoso e sombrio. Túrin Turambar filho de Húrin é o típico azarado que só traz problema por onde passa (rsrsrs).

Já havia lido por alto a história de Túrin e Niënor no Silmarillion mas, esse livro aprofunda na trajetória de Turambar, sua vida, família, desgostos, vitórias e derrotas.

Considero um dos contos mais sombrios de Tolkien.

Tolkien é uma nova mitologia.

João Victor 29/09/2022

Achei a história deles parecida com a da Ju! ?
Esse foi o primeiro "conto" de Tolkien sobre a história da Terra-Média, além de Silmarillion, que li e não achei tão difícil como pensei que acharia. Diferentemente de Silmarillion, achei a escrita muito tranquila e a história bem clara de entender. Para os fãs de Tolkien vale muito a pena a leitura.

Alejandro.Jonathas 26/09/2022

Melhor e extendido
Os filhos de Hurin é um dos 3 principais contos presentes em O Silmarillion (seguido por A Queda de Gondolin e Beren e Luthien) O conto mostra a história de Húrin, desde sua mocidade. De como chegou a cidade de Gondolin e como conseguiu sair. Mostra sua amizade com Huor e de suas batalhas com Melkor.

A história muda de figura quando Hurin é capturado por Melkor e obrigado a assistir a queda de sua família e ver todo mal de Melkor sobre a Terra Média.

Agora a história é contada sobre o ponto de vista de Turin. Sua infância foi conturbada, sua adolescência impetuosa e sua mocidade desenfreada. Ele teve muitos nomes e grandes feitos, passou por períodos de honra e desonra. Tudo isso ocorre segundo a maldição que lhe foi imposto quando criança. Turin tentava fugir, mudou seu nome ao pensar que sua maldição era ligada a seu nome, mas a maldade de Melkor o alcançou e fez com que ele sua irmã Niniel morressem tragicamente. (Sua história é comprida, não vou contar tudo aqui)

Hurin é obrigado a assistir tudo e no final encontra as lápides de seus filhos e chora amargamente.

Essa história já é contada em O Silmarillion, mas aqui ela é PERFEITA! possui uma abrangência enorme e possui sempre uma lição em cada queda de Turin. É incrível como Tolkien conseguiu mesclar tudo isso de acordo com a guerra que até então não tinha acabado.

Kamila.Rodrigues 24/09/2022

O grande Conto
Tolkien é genial! Eu sei que a história em si é trágica, mas me fez refletir muito como uma pessoa se enlaça na maldade de Morgoth. Apesar da maldição lançada sobre os filhos de Húrin, várias vezes eles tinham nas mãos o poder de escolher. O que ficou muito claro foi que o orgulho e a soberba os levaram à realização do "destino" trágico. E como isso é aplicável na vida real!