O cemitério

O cemitério Stephen King

Resenhas - O Cemitério

drago 21/11/2021

O Cemitério

gatilhos no livro: morte (assunto recorrente no livro), sangue, violência e pensamentos suicidas

Um livro muito interessante e que tomou rumos inesperados.

O Cemitério conta a história de uma família que se muda para uma casa na beira da estrada por conta do emprego de Louis Creed, o pai, em uma faculdade na região. Durante os primeiros dias na nova moradia, a família conhece um cemitério de bichos na região atrás de sua casa, onde crianças do lugar enterram seus animais há gerações. Porém, aquelas terras escondem muitos outros segredos que podem levar as pessoas para um caminho perigoso.

Esse livro definitivamente não foi o que eu esperava, o que não foi ruim, pois eu me surpreendi positivamente com a história. É uma narrativa que fala muito sobre a morte, então acho que você deve ter isso em mente quando for ler. O livro conta com a perda e o luto grande parte do tempo.

Os personagens foram muito bem construídos e eu consegui de fato entender suas ações no contexto da história. Foi muito interessante acompanhar os pensamentos de Louis Creed em toda a situação macabra e perigosa em que ele foi se metendo.

Acho que um livro de terror bom é o que te faz sentir apreensão, nervoso e receio dos acontecimentos que estão ocorrendo ou que vão vir a ocorrer e esse livro me propôs exatamente isso. Muitas vezes tive que me segurar para não pular umas páginas para ver que rumo as coisas iam levar.

É um livro bem profundo e pesado e acho que o Stephen King trabalhou muito bem sobre a proposta do livro. Muitas coisas aconteceram na narrativa e muitas delas foram inesperadas, o que só aumentou minha fome de leitura.

Reviravoltas, pesadelos que são mais reais do que deveriam, um cemitério sinistro escondido pela floresta, criaturas místicas e assustadoras, desejos perigosos e irresistíveis, personagens bem construídos, uma ótima escrita, sentimentos despertados juntamente com o dos personagens, tudo isso você encontra nesse livro e devo dizer que foi uma ótima escolha de leitura para outubro (tentei ler alguns de terror no mês do halloween ksksk).

Enfim, achei um ótimo livro e indico pra quem gosta de livros de terror ou pra quem já é fã do Stephen King e ainda não leu essa obra. Só acho importante deixar claro que, principalmente na parte do luto, o livro tem uma vibe meio pesada.

Neto Murracho 24/12/2022

Até que a morte os separe ?
Da onde King tira tanta criatividade ?

Nas primeiras páginas desse livro você já consegue se ver no cenário da história, logo já atravessa a rua e começa a tomar umas cervejas com o Jud...
É um livro de leitura rápida e sem enrolação, te da umas chacoalhadas e por isso você quer ver até ontem vai dar tudo isso.

Andre.Vieira 20/05/2022

Oh bela e amada morte
Que livraço! Ficou no meu top 3 do King que eu já li até agora.
Esse livro é um pouco carregado, mas só um pouco mesmo, pois ele exala morte quase que em todo o livro. Durante a leitura, uma noite e até cheguei a sonhar que roubava órgão de cadáveres ????
Esse livro aqui me deu um pouco de nó antes de ler né, pois nessa belíssima capa tem a imagem de um gato no cemitério e até meio assustador, pois onde você vai o olhar dele te acompanha. Ainda vou mandar fazer uma camisa com essa imagem, muito fod@! Sobre o livro em si, King foi mais que perfeito nas criações dos personagens, os dramas dele(a)s, Louis Crandall mesmo se perdendo em seus pensamentos. Um ótimo terror psicológico. Então para quem não leu não caia no mesmo erro que eu caí em achar que teria muitas cenas assustadoras, achava que o gato iria aterrorizar hahahahaha nada disso, fui trollado pela capa. Porém tem uma psicologia perfeita nesse livro. Eu terminei de ler eu já quero ler de novo. Aqui só tem um probleminha. O final poderia ser diferente mais elaborado, ter uma explicação. Ou será que King fez assim para depois da uma continuação e nunca continuou? ???
Também King dá umas enroladinhas básicas como numa passagem mesmo em que tem um passo a passo de como ser um coveiro ??????? pqp! Quem está ligando pra isso. Entretanto além do clima de morte nesse livro rola uns alívios cômicos bem sútil. Então galera eu recomendo para todo mundo.
LIVRAÇO!!!
Ah, só uma coisa que não tem muita importância. Aquela adaptação que merda foi aquela? Kkkkkkk quando eu assisti o filme sem lê já achei mais ou menos e agora que li, acho que foi um desastre, mas tudo bem. O importante sempre é o livro.
Peace and love ?? ??
Minha nota? 9,8

VerAnica.Cardoso 30/01/2022

Gostei do livro nos faz ver a morte sobre muitos aspectos e como ela pode nos marcar de formas diferentes. O ponto alto do livro com certeza é o desfecho, não consegui parar de ler até concluir.

Vini 10/06/2021

O verdadeiro terror é a dor da perda.
Este não é, definitivamente, um livro todo terror. É um ponto importante para se destacar apesar de existirem sim partes medonhas e puxadas para o lado do sobrenatural.
Neste livro, assim como em muitos outros, King explora muito mais do que apenas um tema, muito mais do que um aspecto da realidade humana através da vida de uma típica família americana ( mãe, pai, uma filhinha e um filhinho) que se mudam para uma nova casa querendo começar uma nova etapa da vida.
A história se desenrola e o leitor é confrontado com diversas reflexões sobre a vida e a morte. O real e o sobrenatural.
Este é, na verdade, um livro sobre como o ser humano encara a morte e como lida com a dor da perda. Não senti medo lendo esse livro mas sim muita tristeza e pena. O destino que King deu para essa família é de partir o coração.
Kleyson.Soares 15/06/2021minha estante
Ansioso pra ler esse

Nadia 18/09/2023

Maravilhoso!
Morri de medo durante toda a leitura. É surreal a narrativa envolvente desse livro, que o tempo todo me causou aflição e muitos calafrios. Mais uma obra do Mestre do Horror que me surpreendeu. Amei demais!

Beatriz1501 29/03/2024

O livro tem 430 páginas, 200 páginas inicias para absolutamente nada, até pro gato morrer demora uma vida.. depois 130 páginas para ele descobrir sobre o ?simiterio? e seu poder de trazer algo de volta à vida. Pra nas 100 últimas realmente ter uma ?história de terror? e ainda sim termina da forma mais horrível, deixando um monte de pontos de interrogação, vários pontos sem respostas, enfim.. leitura tediosa e quando melhora, o livro acaba e você se pergunta pq perdi meu tempo ?
Leitorconvicto 29/03/2024minha estante
O rei! Tenho que ler novas o Brás dele

maltchik/ 29/03/2024minha estante
Encontrei alguém que n gostou desse livro mais q eu kkkk é muito blá-blá-blá sobre morte, e pouco terror

leiturasdatita 29/03/2024minha estante
Pelo visto o filme parece ser mais legal (o dos anos 80, não o recente).

Diogo 29/03/2024minha estante
Eu gostei do livro. Mas tem momentos que se estendem demais mesmo. A primeira vez que ele vai até o cemitério é muito enrolado e o momento que ele decide enterrar o Gage tb. Descrição em excesso. Mas no final o saldo foi positivo.

Ismael95 26/04/2024minha estante
Concordo com você , não achei nada de terror neste livro e ele enrola muuuuuito mds , quase desisti e só no final que fica legal

Ana Ceci 30/12/2023

O mais assustador do King!
Sempre fiquei meio receosa com o fato de esse livro envolver animais, pois sou muito sensível a esse tema e é sempre um gatilho para mim, mas a construção da trama é magnífica e fui surpreendida positivamente!

A história gira em torno de uma família que resolve se mudar para uma pacata cidade do Maine, já que Louis Creed, médico, arrumou um emprego na universidade local. Tudo parecia ir muito bem, mas o contato com os vizinhos mais próximos e o fato de uma grande rodovia atravessar bem a frente da casa mudam tudo!

Não vou dar mais detalhes (inclusive sugiro não ler a sinopse antes!), mas a questão é que o casal, seus dois filhos e o gatinho da família, Church, terão suas vidas transformadas após um estranho acontecimento e seus desdobramentos mais bizarros ainda!

A história é impactante, com ótimas descrições e que me deixou com a sensação de que o cenário, de tão bem trabalhado, faz com que cidade, rodovia, floresta etc sejam personagens importantes da trama. King consegue unir o suspense com o terror sobrenatural de forma natural que devorei as páginas!

Quando as pessoas dizem que esse é um dos livros mais “pesados” do King, podem acreditar! A carga emocional gerada pelos acontecimentos e a intensidade com que eles ocorrem se tornam muito profundas!

Recomendo demais esse livro e, apesar de não ser o meu favorito até o momento, me deixou chocada e querendo ler tudo desse autor maravilhoso!

>>> Vejam mais resenhas no Instagram de @Territoriodoslivros!

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/
Suzana Linhares 30/12/2023minha estante
Esse é um dos meus preferidos do King. É como você falou: dos personagens a ambientação, tudo contribui para o clímax do livro

Ana Ceci 05/01/2024minha estante
Sim! A escrita impecável do King me envolveu muito durante a leitura, imaginando cada cena!

Sousa 21/04/2022minha estante
Os livros dele são ótimos.

Nycolas.Quintiliano 22/04/2022minha estante
Eita bbs?

ShirleyStortLeite 08/06/2022

Medo?
É sinistro?
É!
Mais ficou longe de me dar medo RS
Mas adorei a história.
Muito bem construída e cheia de mistério.
Como sempre, King dá umas enroladas e o final não me agradou muito.
Dizem que o final do filme é diferente, vou ver pra tirar as conclusões de qual final gosto mais.
Por enquanto meu problema com King são os finais dele, ele descreve tudo com maestria, mas no final...
Quer sentir uns arrepios diferentes? Leia esse livro! Principalmente se vc tiver um gato, vc começa a observar coisas estranhas acontecendo com ele...
Boa leitura!
Pedro 08/06/2022minha estante
Sério que você não teve medo, Shirley? Nem na parte da Zelda e do cemitério mic-mac?
Então você é mais corajosa do que eu...kkkkkkkk
Olha, eu tenho que concordar que muitos finais do King são uma porcaria, mas eu gostei demais do final desse livro.

Felippe Araujo 08/06/2022minha estante
Porcaria já está pegando pesado Pedro rs

Pedro 08/06/2022minha estante
Felippe, meu camarada, eu sou fã do King, mas é um fato que ele peca demais em alguns finais. It - A Coisa e A Dança da Morte são livros excelentes, mas com péssimos finais. Eu senti vontade de jogar esses livros fora, de tanta raiva que eu senti dos finais.
Mas também reconheço que ele já escreveu ótimos finais, como em O Cemitério, Joyland, Dr Sono, Revival e etc.

Felippe Araujo 11/06/2022minha estante
It eu ainda não li. Mas dança da morte eu gostei bastante!
Eu curto muito a jornada também. Não é porque o final não saiu da forma que as vezes a gente gostaria que tivesse sido, que faça eu gostar menos do livro.

Pedro 18/06/2022minha estante
"É bom ter um final da jornada para onde caminhar; mas é a viagem que importa, no final."
Ursula K. Le Guin

Você está certo, Felippe. ?

ShirleyStortLeite 18/06/2022minha estante
Linda frase, copiado

Felippe Araujo 18/06/2022minha estante
Temos várias gostos literários em comum! Salvei alguns dos livros da sua biblioteca como desejados.

Pedro 18/06/2022minha estante
Se foi comigo que você falou, beleza. ?

Lucas Bacelar 30/08/2023

É o king
Esse com certeza é um dos livros do King que não ajuda em NADA a fama dele de "cagar" nos finais dos livros haha. É um ótimo livro, só esse final que foi totalmente anticlímax mas tudo certo, a gente passa um pano pro mestre

Sofia.Cerbasi 28/09/2023

Livro mais assustador que eu já li
Eu não sei se sou muito sensível, mas esse livro realmente me deixou com medo. Tive que parar de ler em algumas partes pra dar uma respirada. Eu nunca pensei que fosse ter medo de um gato (e eu amo as minhas).
A história é muito envolvente, apesar dos personagens serem chatinhos às vezes, e a situação toda é desesperadora.
Enfim, acho que agora estou oficialmente viciada em Stephen King.
Fernando 28/09/2023minha estante
Que engraçado eu tava com a expectativa lá em cima com esse livro por que eu adoro o king mais ele eu achei de boa e bem enrolado.

Fernando 29/09/2023minha estante
Fico muito feliz que tenha gostado meu preferido e o iluminado ?.

Marcelo 29/09/2023minha estante
Kkkkk leio é nunca.

Sofia.Cerbasi 29/09/2023minha estante
KKKKKKKKKKK é muito bom, viu

Fernando 29/09/2023minha estante
Ele não funcionou comigo por ser muito dramático.

Renata 29/09/2023minha estante
Leia os contos Escuridão total sem estrelas do King... aí vc vai ver o q é medo kkkkkkk

Fernando 29/09/2023minha estante
Esse me falaram que é bem pesado.

Renata 29/09/2023minha estante
É um dos mais pesados do King mesmo.... daqueles q quando vc acaba de ler ainda fica pensando por dias... horrorizada kkkkkkk

Sofia.Cerbasi 29/09/2023minha estante
Fiquei muito curiosa agora, Renata. Já vou colocar na minha listinha kkkkkkkk

Tenho 4 livros do king 1 o iluminado 2 o cemitério 3 a zona morta 4 ouside

André Cerqueira 30/09/2023minha estante
Evidentemente, só depois de ler esse livro, no começo da adolescência, a música "Pet Sematary" do Ramones fez sentido pra mim.

Renata 30/09/2023minha estante
Se leu outsider vc tem q ler a trilogia Mr Mercedes....vem antes.... pq senao vc nao entende o q a Holly representa.... ELA É DEMAIS....

Fernando 30/09/2023minha estante
Eu não li ele ainda que leu foi minha mãe e ela ódiou e ele nem é meu e da minha irmã mais velha que minha nunca devolveu ??

Fernando 30/09/2023minha estante
E tá tudo bem ela falou que não que de volta ????

Renata 30/09/2023minha estante
Aaahhhhh..kkkkkk... entao leia a trilogia Mr Mercedes antes....

Renata 30/09/2023minha estante
Não acredito q sua mãe odiou outsider... é um dos livros mais incríveis do King

Fernando 30/09/2023minha estante
Ela não entendeu nada do livro mais ela adora o king ela falou que o primeiro e preferido dela e o cemitério.

Renata 30/09/2023minha estante
Hahahahahahahahahaha... fala pra ela q tem alguns booktubers q ja discutiram sobre outsider... fica facil pra ela assistir... qualquer coisa se ela quiser discutir o livro pode me procurar tb ... eu sou uma fã enlouquecida do King... leio tudo q sai dele

Fernando 30/09/2023minha estante
Eu um tinha vou fazer uma estante só de livro dele graças a esse velhinho simpático e que eu gosto de literatura.

Um dia kkkkk

Gabriel1994 23/10/2023

HEY HO LET'S GO
Mais um livro do mestre Stephen King concluído.

Louis Creed é um médico que se muda com a família para Bangor com uma proposta nova de emprego. A casa onde ele mora tem uma estrada muito perigosa em frente. Mas Bangor tem perigos que vão dá estrada até a trilha que leva para o Cemitério de Bichos atrás da casa do Dr. Creed e sua família, e além do Cemitério de Bichos, onde por gerações as pessoas enterram seus mascotes, esconde um mistério sobrenatural. Jud é seu vizinho do outro lado da estrada, um velho anfitrião da cidade e do bairro que mora com a esposa, e que vai deixar Louis a par de todas as histórias daquela região. As histórias que ele precisava e as que não precisava saber, histórias que o levarão do medo até a desgraça, do terror até o caos!

Me arrependo de ter adiado essa leitura. É um livro de Terror com cenas bem gore, mas no conjunto geral da obra, acho que não foi tão aterrorizante como achei que seria. Isso não tira o brilhantismo, na real torna o livro muito mais querido na avaliação final, pois as nuances de drama, terror, horror e suspense que o King deu ao longo da história, tornaram a narrativa fluida, convidativa e muito interessante! Eu gostei pra caramba desse livro!

Acompanhar a jornada de Creed e como a ideia de família perfeita é desconstruída nessa história, foi cruel. As tentativas de fuga de Louis para tentar consertar as coisas e fazer com que voltassem a ser como eram antes, me quebrou. E foi justamente nas cenas de horror. O que em vez de gerar medo, me gerou tristeza. Tive uma pena de Louis e da maneira como a ideia da morte embaralhou e definhou ele (que tinha uma visão tão equilibrada sobre).

Foi uma excelente leitura, curti demais e com certeza é um dos melhores livros lidos do Mestre do Terror.

Recomendo muito!!!
Japa91 23/10/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso ?

Gabriel1994 23/10/2023minha estante
Sensacional!! ??

Rhe 22/04/2020

Esperava Mais
De uma certo modo deixou a desejar
Meu primeiro contato com o autor e tenho a dizer que esse livro ficou abaixo das minhas expectativas, sim tem ótimos personagens tem profundidade, quer dizer profundidade até demais, são excessivamente bem desenvolvidos, e é aí que se encontra o problema, o livro se torna longoo demais, muita encheção de linguiça, muito arrastado. Tudo bem que todo esse "cu doce" enriquece os personagens mas é desnecessário. O livro ficaria maravilhoso se fosse um pouco mais resumido.

Barbi.Lopes 20/09/2021

A morte é como o sol, difícil de encarar
Em O Cemitério somos conduzidos a nos deparar com a morte, e as maneiras como podemos lidar a mesma. A raiva, a negação, e a barganha estão presentes, mas não a aceitação. Não alcançar a última fase do luto se tornou a força motriz para atos impensados.