O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O Curioso Caso de Benjamin Button

Gabi Otavio 29/12/2023

Livro menor que o filme
Eu conhecia um pouco da historia mas nunca sentei para ver o filme ou ler o livro e senti essa vontade por ser um livro bem conhecido.
O filme é enorme então eu esperava que o livro fosse bem extenso mas na verdade é super curto... até demais.
O livro achei que faltou mais contextualização e desenvolvimento pois senti que foi só uma criança que do nada nasceu mais velha e todos julgavam então foi meio que escondida e depois foi ficando mais bonito e novo e ninguém atendia nada e fim.
Me deu impressão que só jogaram a historia de qualquer jeito e já era
Bellesbooks 07/01/2024minha estante
O filme é muito bom, não sei como conseguiram fazer uma obra dramática baseado nessa coisa sem sal que é o livro

Alvin.Hercules 29/12/2023

Um conto original, divertido e com uma pitada de melancolia.
O Curioso Caso de Benjamin Button é uma história fantástica, original e muito criativa! Conto do renomado escritor F. Scott Fitzgerald.

Benjamin Button é um indivíduo que nasce com aproximadamente 70 anos, e curiosamente rejuvenesce com o passar do tempo, contrariando a ordem natural da vida.
O livro apresenta diversos elementos dos Estados Unidos no fim do século XIX e início do século XX, guerras, bailes, a imersão na era do Jazz, o estilo de vida americano e etc. É presenciado pelo narrador o constante conflito entre as gerações, independentemente da época.
Apesar da sua condição e dos preconceitos sofridos, Button busca aproveitar sua vida intensamente. Conhece garotas, vai à faculdade, é enviado à guerra e explora o mundo.

Fitzgerald é sensacional e consegue nos prender, mesmo nos simples detalhes. A leitura é curta e bem fluída.

RaquelC_Torres 24/12/2023

O tempo é a eternidade em movimento
A passagem do tempo é algo que assusta e fascina simultaneamente. Em "O Curioso Caso de Benjamin Button", ocorre uma inversão da ordem natural da vida, desafiando as convenções temporais, com Benjamin Button nascendo idoso e rejuvenescendo ao longo de sua existência. Durante a narrativa, o autor aborda a natureza efêmera da vida e as experiências humanas, questionando as crenças convencionais sobre a juventude ser uma bênção. Foi uma leitura morna, sem grandes emoções, mas recomendo.

David_als25 23/12/2023

Se envelhecer é um privilégio, rejuvenescer é um castigo
Acompanhar a vida de Benjamin Button foi muito divertido no início, para um livro de 1922, é uma narrativa que te pega de surpresa e traz certa estranheza, acompanhar uma pessoa que nasce idosa.

É muito comum a gente se sentir velho demais para a nossa idade, mas Benjamim literalmente era um homem de uns 70 anos no berço de recém-nascido, além do fato de que ele nasceu com a mente e condição física d euma pessoa com tal idade.

Mas o que se torna interessante é que com o passar dos anos ele se torna mais jovem enquanto envelhece (Indo contra a ordem natural) e vamos vendo o quanto seus interesses mudam.

Vemos ele se tornar alguém importante e depois um desprezado, ele se apaixonando e deixando de amar, ele sendo respeitado e depois ser alguém sem relevância alguma.

O fato é que Benjamim nos traz a ideia de que a idade lhe acrescentava maturidade, conforme ele fica mais jovem ele passava a dar menos valor a tudo que conquistou. Temos na nossa mente que envelhecer é algo ruim, mas acho que esse livro só mostra o quanto nossos interesses mudam quando vamos envelhecendo e como damos valor àquilo que deve ser evidenciado, porque sabemos o valor do tempo gasto para que ser conquistado, sendo essas coisas: Família, amor, amizade, estudos e trabalho.

Meiry11 22/12/2023

Gostei
A estória é boa, a escrita é boa? mas o roteiro não entrega tão bem quanto o do filme que é infinitamente melhor.

Gosto desse autor e traz algumas reflexões nas entrelinhas.

Tania_Lamara 22/12/2023

A história interessante
Benjamin Button teve a vida que muitos de nós gostaríamos de viver. Começando velho e terminando bebê. No auge de sua velhice/juventude suas idades se encontram perfeitamente em sintonia. Adoro essa história!

Natasha 17/12/2023

Leitura leve
Livro bem escrito, leve e de leitura fácil, recomendo. Histórias que prendem o leitor e discorrem sobre o comportamento humano

bia | @biatalendo 15/12/2023

É...
Então tár. Edição ótima, mesmo lendo por e-book.
Acho que eu não sou uma grande fã do Fitzgerald, sinceramente. Não me encanto pelas obras, não gosto da escrita, não me envolvo com as ideias dele. Que pena.

bru241 13/12/2023

Conto curtinho, mas com tanta profundidade! ?O curioso caso de Benjamin Button? foi um livro supreendentemente bom. Essa inversão da ordem natural humana que é nascer novo e morrer velho, me fez pensar em como o ser humano deseja viver essa filosofia ?forever young?.

Mais do que isso, o adolescente cresce sabendo de tudo e o velho morre sabendo de nada. O jovem se apega a tudo que conhece e se sente maduro o suficiente pra enfrentar o mundo. O velho perde suas memórias afetivas, no final, muitas vezes não tem nada com o que se apegar, morre sozinho e sem noção alguma de sua própria existência.

Que leitura mais reflexiva! A obra me fez pensar na brevidade da vida, na imortalidade que buscamos e na forma arrebatadora e dúbia que é viver.

Gi 12/12/2023

Um conto encantador
Acredito que este será o menor livro lido este ano.
Desde o filme que assisti umas 20 vezes (rsrs), baseado nesta história, sempre tive curiosidade de ler. E na verdade não imagina tão diferente.
Gostei do livro, mas o filme tem o meu coração. Ou será que o Brad Pitt que tem??
Vale muito a pena ler.
Recomendo.

ca ;) 11/12/2023

Que história maravilhosa!! Fico pensando em como o autor pensou numa história tão mirabolante e diferente de tudo que eu já tinha visto antes! Amei!

Bruxinha.leitora 10/12/2023

Bom.
Posso dizer que li em menos de 1h30, a história é rápida, os acontecimentos não possuem detalhes profundos, é uma leitura fácil

carlineeeee 09/12/2023

Que maluquiceeeee kkkk muito estranho imaginar ele nascendo velho e, conforme os anos vão passando, ele ficando novo

Tammi.Mello 03/12/2023

A dinâmica do Tempo
Essa narrativa é contrária ao nascermos velhos e morremos novos. Gera vários questionamentos sobre como o tempo pode ser valioso, na sua plenitude.
Aproveitar o agora e observar como o tempo vai passando pouco a pouco ao longo da história nos prende desde o início.
Um livro curto, com o relato da vida de Beijamin Button, do seu nascimento (aos 60 anos de idade) a sua morte (bebê).

Confesso que mesmo assistindo primeiro o filme, foi bem interessante ler a história nessa edição belíssima da Antofagica.
Enfim, vale a pena a leitura. Porém a adaptação (filme) é muito mais rica em detalhes e dá um dinamismo melhor a história.
??????
Land Souza 03/12/2023minha estante
Sou apaixonada por esse livro ?

blue.uchiha 03/12/2023

Um bebê de sete décadas e um metro e setenta e três...
"Não havia equívoco algum... ele estava contemplando um homem de sete décadas... um bebê de sete décadas..."

Sempre fui curiosa para ler "O curioso caso de Benjamin Button", até porque, o filme é um dos meus favoritos... Apesar de ambos terem o mesmo título, a história é bem divergente, diria que a única coisa que tem em comum é o fato de Benjamin nascer idoso e ir rejuvenescendo...

Li por curiosidade, mas ainda senti que o filme é mil vezes melhor, o plot pelo menos...