M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Jaque 30/03/2020

Mediano
Esperava mais da história por ser da Agatha Christie, mas a dupla Tommy e Tuppence não convence. Melhor optar por algo com Hercule Poirot.

caagusm 01/04/2023

Meu primeiro da Agathinha
No início eu achei a leitura meio arrastada e confusa, fiquei meio perdida e só fui me achar perto do meio do livro. Ali no meio o livro começou a ficar extremamente interessante e viciante, achei sensacional.

Eu desconfiei de todo mundo e no final um baita plot twist! Eu não sabia que gostava de mistério até ler isso aqui.

10/10

Ana Ceci 05/05/2020

Espionagem, romance, crime...tudo muito bem bolado!
Esse ano já tenho um romance incrível da Rainha do Crime, Agatha Christie, lido na estante!
A história de “M ou N” me surpreendeu do começo ao fim! O cenário é a Europa durante a Segunda Guerra Mundial. O país é a Inglaterra. Os personagens são Tommy e Tuppence Beresford. Pronto! Tudo perfeito para um bom romance! Continuando...o casal detetive encontra-se com dificuldade para arrumar um trabalho durante os tempos difíceis, mas Tommy recebe, inesperadamente, uma proposta: a de trabalhar infiltrado em uma pousada para descobrir dois espiões nazistas, um homem e uma mulher, conhecidos pelos codinomes “M” e “N”.
A partir daí, muitas descobertas e surpresas se desenrolam! O que foi feito de Tuppence? Será que ela deixaria o marido ir sozinho? E o que eles aprontariam desde então?
Eu sou suspeita para falar porque adoro o casal Beresford. Esse é o terceiro livro em que eles aparecem (os dois primeiros são “O inimigo secreto” e “Sócios o crime”) e a dinâmica de suas vidas é frenética! Mesmo que estejam envelhecendo, eles enfrentam o perigo, correm riscos juntos e ainda guardam um tempinho para o romantismo! Ai ai, e isso tudo ainda em tempos de espionagem!
Bom, da metade do livro para frente mais ações sinistras acontecem e, como temos vários personagens na pensão investigada, cada hóspede é um potencial suspeito, e Agatha faz a gente desconfiar de todos! Esse é um livro curto, com menos de 200 páginas e muito dinâmico, então se preparem para ficar curiosos do começo ao fim! Sobre o final, foi bem explicado e criativo!
Lembrem-se que ninguém é o que parece ser e...afinal, quem é “M ou N” e quais são suas intenções?
Esse mistério é mais do que recomendado! .

>>>Vejam mais no Instagram do @Territoriodoslivros

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/

Boo_ 03/01/2023

Pura espionagem.
Nossa! Agatha Christie consegue nos enganar direitinho quando se trata da trama em si, e não dos personagens, algumas coisas podem ficar óbvias em alguns momentos do livro, mas o desfecho final é sempre surpreendente, e alguns personagens acabam se revelando serem mais do que a gente imaginava.

Não é a atoa que ela foi investigada pela inteligência britânica por causa da publicação desse livro, acredito que para a época ela elaborou muitos detalhes que remetem a espionagem original.

Obs: Amo anagramas usados em nomes de personagens.. ??

@julendoporai 19/10/2020

Mais um da Agatha Christie para a conta!
Esse livro já estava em minha estante em casa e resolvi pegar para ler. Como todo livro da Agatha Christie, eu devorei em 3 dias. O contexto da 2a Guerra Mundial me interessou bastante! Recomendo!

Geo 05/11/2021

a definição de plot twist
Primeiro livro de Agatha que li e entendi o porquê da fama, ela é perfeita em todos os detalhes.
Não sei se já tava claro pra todo mundo e eu que sou lenta, mas adorei como tudo se encaixou e como tudo que acontecia tinha um porquê.

Só não dou 5 estrelas pq o contexto de guerra da história diminuiu um pouco o meu interesse, mas tenho certeza que outro livro dela com outro tema vai ser ??????????

anatms 10/04/2023

M ou N?
Ainda tô processando esse final, mas o livro é muito bom!!
amei esse casal de detetives, eles são personagens muito bons :)

Mary 31/12/2020

M ou N?
O título misterioso foi o motivo pelo qual eu comprei este livro. M ou N? Tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial.
A dupla infalível Tommy e Tuppence são nossos, por assim dizer, detetives, pois Hercule Poirot está ausente/não faz parte desta história.
Este foi a primeira vez que minhas suspeitas à respeito do culpado estavam corretas, mas, mesmo assim, fui surpreendida pelo final.
É um bom livro, ele inicia com pouca dinâmica, mas, a partir da metade, ele melhora bastante.

madu 07/01/2021

M ou N?
De longe é o melhor livro da Agatha que li até hoje! Este livro chamou muito minha atenção pelo fato de se passar no período da Segunda Guerra Mundial, e por não estarem investigando um homicídio. Como me acostumei com a dupla de detetives Poirot e Hastings, achei que não iria gostar muito do casal Beresford, mas estava completamente enganada. Estou completamente apaixonada pelo casal, e principalmente pela Tuppence. Aprendi com as obras da Agatha que se você trocar muito suas suspeitas, vai acabar duvidando da pessoa errada, então segui minha intuição desde o princípio e acertei quem era M. Amei o livro com todas as minhas forças, Agatha Christie sempre me surpreendendo cada vez mais ??

AlexMattos 15/01/2021

Lobo em pele de cordeiro...
Personagem principal não é a Miss Marple ou Poirot, o que destaca não ser um assassinato a ser investigado mas sim a boa e velha história de espião à procura de espiões inimigos infiltrados. A ambientação da Segunda Guerra é interessante, mas, para mim, longe daquela desenvoltura de enredo como acontece nas histórias da senhorinha Marple e do bigodudo Poirot.
Não sei, me pareceu meio raso demais...

Gilda 23/06/2023

Tommy e Tuppence Beresford de volta nessa aventura.
Primeiro livro que leio com Tommy e Tuppence Beresford nos livros da Agatha, porém essa é a terceira das histórias de Tommy e Tuppence, ambientada em 1940 e publicada pela primeira vez em 1941.
A história se desenrola em um momento crucial da guerra, quando a Inglaterra está se preparando para um ataque nazista.
Tommy é chamado para uma missão especial pelo Serviço Secreto Britânico, sendo informado que nem sua esposa deveria saber sobre a missão.
Só que Tuppence não deixa isso barato e da um jeito de se infiltrar nessa missão.
Eles assumem uma nova identidade e se infiltram em uma pacata pousada à beira-mar, conhecida como Sans Souci. Lá, embarcam em uma investigação perigosa, onde cada pessoa pode ser um suspeito em potencial.

Agatha mais uma vez cria uma atmosfera de desconfiança e incerteza, fazendo com que qualquer pessoa pareça suspeita. Os personagens secundários são bem trabalhados, cada um com suas peculiaridades e segredos, contribuindo para o clima de mistério.
Além da trama envolvente, o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial é muito bom, ela apresenta o medo e a tensão da época, bem como a coragem e a determinação das pessoas envolvidas no esforço de guerra.

É um livro fácil de ler e não muito exigente, um mistério bom e sólido escrito com um estilo muito divertido.
E ainda temos um brinde no final, onde Agatha garante que nenhuma pedra seja deixada de lado para o leitor
Recomendado.

Di ð 26/06/2023

Adoro o casal investigador , todos os detalhes incluindo a dificuldade em conseguir serviço apartir de certa idade, o patriotismo , a guerra isso faz a história se tornar muito interessante . E eu amei a parte que a Tuppence fala com o sr Faraday ( quem leu a trilogia o ceifador vai me entender).
Eu não consegui achar as pessoas que responderam precisavam, segui mais ou menos a linha dela de investigação mas fui feita de trouxa mais uma vez.

LucasV 16/12/2021

Tommy e Tuppence contém comigo pra tudo!
Agatha é conhecida por ser a Rainha do Crime, mas eu não esperava que além de dotes para histórias diferenciadas, histórias envolvendo espionagem também estivessem nesse quesito. E que novamente ela se prova muito bem no que faz.

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, M ou N é protagonizado pelo casal de detetives Tommy ou Tuppence que são chamados para ação pelo Serviço Secreto Inglês para investigar um possível espião nazista escondido em uma cidade pacata.

Assim como Poirot e Marple, o casal também já participou de algumas histórias da autora e confesso que achei bem legal a dinâmica entre os dois. Outra questão é a vibe espião, coisa que nunca fui próximo e achei bem interessante. Espero poder ler mais outras coisas com esses dois!

Novamente mais um ótimo livro de Agatha Christie.

Maria Gabriela 02/10/2021

Envolvente e surpreendente
"M ou N?" é uma das obras de investigação policial e suspense criminal mais bem elaboradas pela grandiosa e célebre Agatha Christie. Assim como em "Convite para um homicídio" e diversas obras dela, não consegui largar o livro em momento algum, completamente angustiada em saber quem era o vil espião e quais eram suas intenções ao desenterrar tantos pontos de um passado sombrio.

Somos apresentados ao casal de espiões Tommy e Tuppence Beresford, que se veem em meio às conspirações da Segunda Guerra Mundial e são enviados ao hotel San Souci, para descobrir as identidades de dois espiões infiltrados. O casal se encontra em sua meia-idade, com os filhos já tomando rumo na vida e vendo-se completamente sozinhos agora que não estão mais na ativa. Para quem está mais acostumado com os casos pitorescos e os minuciosos quebra-cabeças que a autora emprega em suas obras, aviso que o ritmo aqui é um pouco diferente: o casal Beresford trabalha quase igualmente nos mesmos parâmetros de Hercule Poirot e Miss Marple, ambos famosos detetives dos contos de Agatha, mas apresenta muitos pontos interessantes que me cativaram.

Por serem um casal de espiões, é óbvio que eles terão cartas na manga e disfarces preparados. E eles têm, como têm! Às vezes em que um se camuflava na multidão para não ser detectado me deixava angustiada, com o pensamento de "eles irão desvendar esse mistério agora! Não há como ninguém descobrir suas identidades". A pegada da obra é mais de espionagem, com mais ação e menos complexidade no desfecho da trama. É bem diferenciada e admito que me interessei bastante quando li, sendo que eu própria não sou muito fã de obras literárias e cinematográficas que abordam o mundo dos espiões.

Como é um livro curto, comparado aos demais livros publicados por Agatha, confesso que não consegui degustar das pistas por serem apresentadas de forma rápida e repentina, como se os personagens falassem do tempo, entretanto, tive momentos de prazer e surpresa quando ambos apontavam o óbvio e eu ficava "certo, estava na cara e mesmo assim eu não vi". A história caminha rapidamente para o seu desfecho, sem demais enrolações ou shows de revelação como Poirot e Marple amam fazer. É curtinho e simples, mas que maravilha quem gostaria de ler mais sobre espiões.
LeitorMorto 02/10/2021minha estante
Meu essa resenha tá UMA DELÍCIA, já pensou em fazer um tiktok só pra falar suas resenhas?

Maria Gabriela 02/10/2021minha estante
AAAAAA obrigado