M ou N? Agatha Christie

Resenhas - M ou N?

Greice21 20/02/2023

Tommy e Tuppence
Após sua última aventura, os ex- agentes Tommy e Tuppence vivem uma vida pacata, ao mesmo tempo que a guerra está em curso, o casal se vê ocioso em seu atual momento. Enquanto Tommy está à procura de um trabalho que seja, Tuppence se odeia por passar o seu preciso tempo tricotando. No entanto uma visita de um velho conhecido, mudará radicalmente a vida do casal. Sem conhecimento da esposa, Tommy é escalado para partir em uma investigação. O alvo, ou melhor os alvos, são meramente conhecidos por M ou N. O que sabe- de além disso, é que são espiões, enviados de Hitler para troca de informações e suposto complô em uma arma química responsável pelo extermínio de várias vidas inocentes. Tommy estabelece residência em uma pensão, e de lá partirá suas investigações, onde os residentes serão seus principais suspeitos.

?Em paralelo ao último e primeiro livro de Agatha Christie que li em que a dupla Tommy e Tuppence atuam como detetives , este tem muitos resquícios parecidos, como a sede pôr aventura , a perspicácia da dupla, até mesmo a notória facilidade que Tommy se torna alvo fácil a cair nas armadilhas do inimigo. Como sempre Tuppence faz valer de sua inteligência, e torna-se peça fundamental no desfecho do caso. Dotada de muitas artimanhas consideráveis, Tuppence atua como cérebro da dupla, fazendo jus a poderosíssima astúcia e poder femininos.

BJ Gaby 27/02/2023

Tommy & Tuppence
Esse foi o primeiro livro que li do casal agente, e gostei bastante. Como em todo início de livro da Agatha, fiquei meio perdida nos personagens, mas foi fluindo a leitura. Gostei muito das reviravoltas (e como tem), e principalmente gostei muuuuito da tuppence, o trabalho dela e o desempenho dela para ir atrás da missão.

Lirieudo 28/11/2021

O bom filho a casa torna
Como é bom voltar a ler Agatha Christie com um livro foda. Essa narrativa é eletrizante e em muitas partes parecia um pouco a narrativa de Harlan Coben. Um surto que eu recomendo. Agatha Christie é a Rainha do Crime sim. Perfeito. E eu sendo feito de trouxa, é claro.

Christian 01/02/2012

Suspense e humor britânico.
Este é meu livro preferido entre os escritos pela autora Agatha Christie. Agora como autor, posso afirmar que foi a grande influência para meu primeiro trabalho (Crimes Bárbaros). Adorei a mistura perfeita de suspense, romance e muito humor. Lembro que a primeira vez que li cheguei a chorar de tanto rir.
Tommy e Tupence Beresford sao os únicos personagens da Agatha que envelhecem ao longo dos livros que aparecem. Neste livro ele é um aposentado investigador da Scotland Yard que é convocado para um trabalho onde terá que desmascarar nazistas infiltrados no território britânico. E ela é uma jovem senhora que nao se conforma em ficar de fora da acao. A partir daí, muita confusao acontece naquela praia do litoral britânico infiltrada de agentes nazistas. Divertidíssimo e recomendado!!!
Obs: Agatha tinha um carinho especial por esses personagens menos conhecidos da sua obra, e quem quiser comecar a ler suas aventuras deve comecar com o primeiro em que aparecem (um jovem soldado na primeira guerra e a enfermeira da unidade) chamado INIMIGO SECRETO.

lais 04/03/2022

Livro e muito bom gostei muito do casal eles tem bastante química e são muito fofos, amo os livro da Agatha Christie.

Maria Gabriela 02/10/2021

Envolvente e surpreendente
"M ou N?" é uma das obras de investigação policial e suspense criminal mais bem elaboradas pela grandiosa e célebre Agatha Christie. Assim como em "Convite para um homicídio" e diversas obras dela, não consegui largar o livro em momento algum, completamente angustiada em saber quem era o vil espião e quais eram suas intenções ao desenterrar tantos pontos de um passado sombrio.

Somos apresentados ao casal de espiões Tommy e Tuppence Beresford, que se veem em meio às conspirações da Segunda Guerra Mundial e são enviados ao hotel San Souci, para descobrir as identidades de dois espiões infiltrados. O casal se encontra em sua meia-idade, com os filhos já tomando rumo na vida e vendo-se completamente sozinhos agora que não estão mais na ativa. Para quem está mais acostumado com os casos pitorescos e os minuciosos quebra-cabeças que a autora emprega em suas obras, aviso que o ritmo aqui é um pouco diferente: o casal Beresford trabalha quase igualmente nos mesmos parâmetros de Hercule Poirot e Miss Marple, ambos famosos detetives dos contos de Agatha, mas apresenta muitos pontos interessantes que me cativaram.

Por serem um casal de espiões, é óbvio que eles terão cartas na manga e disfarces preparados. E eles têm, como têm! Às vezes em que um se camuflava na multidão para não ser detectado me deixava angustiada, com o pensamento de "eles irão desvendar esse mistério agora! Não há como ninguém descobrir suas identidades". A pegada da obra é mais de espionagem, com mais ação e menos complexidade no desfecho da trama. É bem diferenciada e admito que me interessei bastante quando li, sendo que eu própria não sou muito fã de obras literárias e cinematográficas que abordam o mundo dos espiões.

Como é um livro curto, comparado aos demais livros publicados por Agatha, confesso que não consegui degustar das pistas por serem apresentadas de forma rápida e repentina, como se os personagens falassem do tempo, entretanto, tive momentos de prazer e surpresa quando ambos apontavam o óbvio e eu ficava "certo, estava na cara e mesmo assim eu não vi". A história caminha rapidamente para o seu desfecho, sem demais enrolações ou shows de revelação como Poirot e Marple amam fazer. É curtinho e simples, mas que maravilha quem gostaria de ler mais sobre espiões.
LeitorMorto 02/10/2021minha estante
Meu essa resenha tá UMA DELÍCIA, já pensou em fazer um tiktok só pra falar suas resenhas?

Maria Gabriela 02/10/2021minha estante
AAAAAA obrigado

Amanda 20/03/2022

M ou N?
Gostei muito de conhecer o casal Beresford, achei que eles têm uma ótima dinâmica. O plot do livro não foi tão surpreendente, mas gostei do final. Achei bem legal a importância do contexto histórico no enredo, foi um bom livro pra passar o tempo.

Isabellecavalcanti 08/10/2021

Eu sou suspeita para falar, pois amo Ágatha Christie, mas apesar de ter acertado um dos culpados, o desenrolar da história foi surpreendente! Recomendo!!!!!
A história se passa durante a segunda guerra mundial e um casal de idosos um tanto peculiar são escalados para descobrir um grupo de espiões alemãs que estão na Inglaterra.

Vitorin 28/09/2021

Esperava mais
Gostei muito desse livro e do enredo sobre a segunda guerra e os contextos da época, mas eu senti TANTA falta do poirot e da miss marple, apesar de ter gostado dos personagens sinto que c eles teria sido melhor.

Boo_ 03/01/2023

Pura espionagem.
Nossa! Agatha Christie consegue nos enganar direitinho quando se trata da trama em si, e não dos personagens, algumas coisas podem ficar óbvias em alguns momentos do livro, mas o desfecho final é sempre surpreendente, e alguns personagens acabam se revelando serem mais do que a gente imaginava.

Não é a atoa que ela foi investigada pela inteligência britânica por causa da publicação desse livro, acredito que para a época ela elaborou muitos detalhes que remetem a espionagem original.

Obs: Amo anagramas usados em nomes de personagens.. ??

Mary 31/12/2020

M ou N?
O título misterioso foi o motivo pelo qual eu comprei este livro. M ou N? Tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial.
A dupla infalível Tommy e Tuppence são nossos, por assim dizer, detetives, pois Hercule Poirot está ausente/não faz parte desta história.
Este foi a primeira vez que minhas suspeitas à respeito do culpado estavam corretas, mas, mesmo assim, fui surpreendida pelo final.
É um bom livro, ele inicia com pouca dinâmica, mas, a partir da metade, ele melhora bastante.

madu 07/01/2021

M ou N?
De longe é o melhor livro da Agatha que li até hoje! Este livro chamou muito minha atenção pelo fato de se passar no período da Segunda Guerra Mundial, e por não estarem investigando um homicídio. Como me acostumei com a dupla de detetives Poirot e Hastings, achei que não iria gostar muito do casal Beresford, mas estava completamente enganada. Estou completamente apaixonada pelo casal, e principalmente pela Tuppence. Aprendi com as obras da Agatha que se você trocar muito suas suspeitas, vai acabar duvidando da pessoa errada, então segui minha intuição desde o princípio e acertei quem era M. Amei o livro com todas as minhas forças, Agatha Christie sempre me surpreendendo cada vez mais ??

AlexMattos 15/01/2021

Lobo em pele de cordeiro...
Personagem principal não é a Miss Marple ou Poirot, o que destaca não ser um assassinato a ser investigado mas sim a boa e velha história de espião à procura de espiões inimigos infiltrados. A ambientação da Segunda Guerra é interessante, mas, para mim, longe daquela desenvoltura de enredo como acontece nas histórias da senhorinha Marple e do bigodudo Poirot.
Não sei, me pareceu meio raso demais...

caagusm 01/04/2023

Meu primeiro da Agathinha
No início eu achei a leitura meio arrastada e confusa, fiquei meio perdida e só fui me achar perto do meio do livro. Ali no meio o livro começou a ficar extremamente interessante e viciante, achei sensacional.

Eu desconfiei de todo mundo e no final um baita plot twist! Eu não sabia que gostava de mistério até ler isso aqui.

10/10