O Segredo da livraria de Paris

O Segredo da livraria de Paris Lily Graham

Resenhas - O Segredo da Livraria de Paris

aoki.vane 02/12/2023

Era para esse livro ser bem maior.

A autora propõe uma trama incrível, quase nunca falada ou escrita, sobre as crianças nascidas da guerra.

Mas o desenvolvimento dos personagens ficou raso. Eu gostaria de ter lido muito mais sobre todos eles, me lembrou que essa facilmente seria uma história bem desenvolvida pela Rosemunde Pilcher. (Leiam os Catadores de Conchas).

Mas é uma escrita boa, apesar de um pouco repetitiva e vale a leitura.

Gaitista 01/12/2023

Livro necessário
Esse livro foi o meu primeiro audiobook e eu simplesmente amei.
É uma história necessária que nos faz refletir sobre a crueldade humana, os cápitulos são curtos e alternam entre passado e presente.
A leitura é leve, mas, ao mesmo tempo potente.
Adorei a abordagem do livro e preparem os lenços.

Thaís 01/12/2023

Comecei o livro sem muita expectativa, mas me surpreendeu, eu amei a história, mostra um outro lado da segunda Guerra, e realmente as pessoas não param pra pensar, e as crianças que foram criadas nessa guerra? como fica a mentalidade, o psicológico delas? a história se passada em dois tempos então da pra entender o ponto de todo mundo, eu li esse livro muito rápido, eu adorei ele muito bom.

NAY 29/11/2023

Um quarto com chaleira
E quem era criança de nazista, quem era alemão e era contra a guerra ? Já parou para pensar que existia inocentes em todos os lados? Já parou para pensar que crianças foram rotuladas como se fosse um produto bom ou estragado ! E lembrou que tudo isso aconteceu de vdd ! Sempre me dói o coração e como falei em um comentário durante a leitura dói mais ainda o fato que estamos vendo uma atualidade tão semelhante, guerras e mais guerras, crianças e mais crianças e outros inocentes morrendo ! Mas vamos a história do livro o livro conta a história de Valerie uma garotinha que nasceu na França na época da guerra e com 3 anos foi mandada para Londres, ela nunca soube pq sua família não lutou por ela ou pq a abandonou, sempre sentiu um vazio de saber quem ela realmente era e por isso quando aos 19 anos descobre que tem um avô ainda vivo ela decide que é a hora de buscar respostas, sai da Inglaterra e volta para França aceitando um trabalho de livreira e para não revelar quem é se apresenta ao seu avô como Isabelle !
Vendo a partir daí a busca dela por respostas e o livro te leva ao passado contando cada detalhe do que lhe aconteceu!
Ao decorrer da histórias vezes várias menções literárias e críticas também visto que toda a história se passa em.uma livraria !
Chris Liz 29/11/2023minha estante
Tô ouvindo este livro e tô gostando.

- cris ! 21/11/2023

Emocionante e de assunto relevante
"O que muitos homens não percebem depois de travarem todas as guerras é que, no fim, não existem verdadeiros vencedores; existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra"

Neste livro, Valeria cavoca em busca de seu passado em uma livraria velha de Paris. Ela quer saber sobre sua própria história, e que acontecimentos do passado a trouxeram para esta vida.

Não vou negar: me prendi a esse livro toda hora que pude, porque fiquei simplesmente viciada.

É uma narrativa ligeirinha e fácil de entender, e a história se afunila, mais e mais intrigante, até que você não larga mais o livro.

Queria poder abordar o assunto do livro, mas isso seria spoiler. Basta dizer que é relevante mesmo nos dias atuais, onde as cicatrizes da Segunda Guerra ainda deixam sintomas sociais e políticos por todo o globo.

Aline221 18/11/2023

O segredo da livraria de Paris

Um livros curtinho e rápido de ler, que trás consigo muitos aprendizados. A autora faz muitas mudanças de tempo, mas não fica confuso, e nos mostra como a guerra continuou impactando vidas depois de muito tempo.

Senti falta de um pouco de profundidade nos personagens e na história, mas pode ser porque o livro é curto. No geral, muito bom.

Luiza.Machado 11/11/2023

Ponto de vista é tudo
Mesmo vindo de uma família judaica, nunca tinha parado para pensar sobre a perspectiva dos filhos da guerra. Gostei muito da história, principalmente pela luz que joga sobre um assunto tão importante.

Maria.Thereza 08/11/2023

Nao sei nem explicar o quanto esse livro me consumiu ? eu realmente li muito rápido e nao conseguia parar de ler pra descobrir todo o deslinde da historia! Eu achei tao comovente ? e trouxe um lado da segunda guerra que eu nao conhecia tao bem! A narrativa eh linda , e emocionante! Apesar dos horrores da guerra ainda ha amizade , família e amor ? amei amei amei esse livro

Julialavalle 05/11/2023

Leitura gostosa
É uma leitura perfeita para uma tarde fria com um cafezinho ou chocolate quente! Como gostaria que tivesse continuação da história de Valerie. Adorei cada detalhe.

Aline 04/11/2023

Descobertas
O Segredo da Livraria de Paris é um livro que fala sobre amor, medo e coragem. Mostrando lembranças e dores, que é preciso enfrentar seu passado para descobrir sobre quem você é, confiar em si mesma e acreditar no amor. Conheceremos Valerie, com 21 anos, que descobre ter um avô Vincent Dupont. Ele é a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos, já que ela foi separada deles quando tinha apenas 3 anos e levada para Londres, para longe da Guerra. O que fazer para conseguir descobrir a verdade, sem revelar sua verdadeira identidade? Ela se candidata, com um nome falso, a vaga de emprego na livraria do seu avô. Aos poucos ela vai o conhecendo melhor e tentando descobrir sobre seu passado, mesmo que no começo, de maneira discreta. A autora descreve os acontecimentos, intercalando os capítulos entre o presente, com Valerie visitando seu avô em busca da verdade, e capítulos do passado, onde conhecemos a perspectiva de Meirele, a mãe da Valerie, fazendo você se conectar com a história de uma forma incrível. Apesar de chegar em uma parte da história já imaginar o porque Valerie foi para Londres, eu gostei do livro.

Carol 02/11/2023

Uma história que fala de amor, família, medo, preocupações e coragem! A autora conseguiu transmitir leveza um assunto tão delicado que é a guerra! Me emocionei muito ??

Sa 02/11/2023

Esse livro me surpreendeu muito, quanto mais eu lia mais ansiosa eu ficava para saber o que aconteceu. Ele é bem fácil de ler e é bem rápido, recomendo muito!

Camila.Oliveira 30/10/2023

Emocionante
Uma leitura emocionante, fluida e rápida.
Gostei do livro alternar passado, presente e futuro. E o modo como descobrimos todo o desenrolar da trama.
Apesar de ser sobre a segunda guerra mundial, achei vários trechos muito atuais.
Uma ótima leitura, recomendo.

Carla.Parreira 27/10/2023

GRAHAM, Lily. O Segredo da Livraria de Paris. São Paulo: Gutenberg, 2020.

Vou resumir relatando em primeira pessoa:
Meu nome é Valerie Dupont. Eu cresci em Londres com a minha tia Amélie após a morte da minha mãe. Fui levada de Paris aos 3 anos por causa da Segunda Guerra Mundial. Sabendo muito pouco do meu passado, aos 20 anos, finalmente começei a buscar os segredos acerca da minha origem. Quando descobri que tinha um avô vivo em Paris, que comandava uma livraria chamada Gribouiller, me candidatei ao emprego de livreira no local, mas com o nome falso de Isabelle Henry. Meu avô Vicent Dupont a primeira vista me pareceu um velho ranzinza, que não tinha ninguém na vida, além da vizinha, Madame Joubert. Disposta a descobrir os segredos por trás do meu passado e o que levou meu avô a abrir mão da minha guarda, embarquei no passado da minha mãe, Mireille, e descobri como ela engravidou de mim durante a guerra. O que muitos homens não perceberam depois de travar essas guerras é que, no fim, não existem vencedores de verdade, não mesmo: existem apenas vítimas, e elas continuam aparecendo muito tempo depois da guerra. Para alguns, a verdade é um fardo, algo que nunca pode ser restaurado depois de solto ? uma caixa de pandora ?, mas para mim foi o oposto. Foi uma ancora no passado que me deu a sensação de pertencimento. A convivência com meu avô foi bem interessante, pois ele sempre foi reticente quanto às relações humanas. Seu apego inexplicável comigo lhe causou uma espécie de desconforto. Ele acabou criando um laço de afeto comigo sem saber que eu era a sua neta, o que foi lindo de se ver. Mas eu também tinha outros dramas além da busca de saber da minha história de origem: eu era apaixonada desde a infância pelo meu vizinho Freddy, que nunca se interessou por mim. Mas com a minha mudança para Paris, as coisas mudaram. Eu poderia pensar que, de repente, passei a acreditar em contos de fadas e segundas chances. Durante a Segunda Guerra Mundial o racionamento de alimentos afetou muito as famílias. Aqueles que ajudaram os nazistas de alguma forma tiveram retaliação tanto durante quanto após a guerra. Essa retaliação aconteceu principalmente com as mulheres que tiveram relações com os nazistas e, não obstante, atingiu os filhos que saíram dessas relações, o que mostra que as consequências da guerra foram além das mortes e destruições. Eu mesma fui uma das consequências desse período sombrio. Nessa busca pelo passado, conheci a perspectiva daqueles que não conseguiram deixar suas casas e, assim, viram as cidades serem sitiadas e controladas por forças inimigas. Muitos tiveram que conviver diariamente com inimigos dentro de casa. Fiquei imaginando como essas pessoas foram forçadas a viver com uma tensão e ameaça comstante e crescente, enfrentando a falta de segurança em todo e qualquer lugar. A ocupação nazista foi especialmente cruel para as mulheres francesas, que sofriam todo tipo de assédio diariamente. Mas a força dessas mulheres que lutaram e não se entregaram foi algo essencial dentro da resistência francesa. As pessoas se revelam na guerra. Descobri que minha mãe era uma mulher forte, que lutou pelas suas concepções, que ajudou sempre os seus familiares e que sofreu por situações impostas pela vida e por seu coração. Sobretudo, aprendi que os julgamentos nem sempre são justos e que devemos sempre enxergar os vários lados de uma mesma questão.

Eliane373 27/10/2023

Uma obra prima ?
Comecei a leitura sem muita expectativa e para minha grata surpresa, foi um livro maravilhoso. Uma escrita fluída, mas ao mesmo tempo densa devido ao assunto envolvido. Simplesmente, amei.