Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Rekellen 24/11/2020

Livro maravilhoso. Cheio de ensinamentos. Leitura obrigatória.

Juliana 20/11/2020

Amor, caridade,fraternidade, e amor a Deus acima de tudo.
Uma existência é um ato.
Um corpo-uma veste.
Um século-um dia.
Um serviço-uma experiência.
Um triunfo-uma aquisição.
Uma morte-Um sopro renovador.
Quantas existências, quantos corpos, quantos séculos, quantos serviços, quantos triunfos, quantas mortes precisamos?

Deco 14/10/2020

Impressões da Vida Após a Morte.
O primeiro contato que tive com "Nosso Lar" foi pelo filme que estreou no Brasil. Confesso que causou-me grande estranheza a semelhança daquele mundo espiritual com o nosso globo terrestre. Contudo, realizando a leitura desta obra escrita, precedida pelo estudo do "Livros do Espíritos", codificado por Allan Kardeck, compreendi melhor o processo de desmaterialização dos mundos, mesmo no plano espiritual, cujos moradoras, ainda imperfeitos, conservam periespíritos mais grosseiros.

Leitura leve, agradável e edificante com várias considerações morais. Mesmo para quem não é espírita, cabe os exemplos de amor e fraternidade ali expostos.

Aresandio 09/10/2020

Expande a mente de quem segue a conduta espírita é acima de tudo em bom livro.

Luciana 07/10/2020

O primeiro da coleção
Há alguns anos, assisti ao filme. E agora por curiosidade, resolvi ler. Leitura um pouco difícil, com palavras antigas. Mas mesmo assim, recomendo a leitura. O livro é o primeiro de uma coleção chamada "A vida no mundo espiritual".

Bia Morais 05/10/2020

Nosso Lar - opinião
Fiquei encantada com a grandeza dos detalhes e das lições do livro! André nos traz seu relato sobre a vida espiritual e seu desenvolvimento moral na colônia Nosso Lar. Cada personagem nos traz um ensinamento e os sentimentos e curiosidades do André vão de encontro aos nossos em diversos momentos. Recomendo a leitura

Milena 02/10/2020

Minhas impressões:
Há alguns anos eu vi o filme inspirado no livro e por muito tempo quis lê-lo mas por algum motivo eu tinha receio, cheguei até a fazer uma tentativa mas parei no começo por que na época me pareceu uma linguagem difícil, mas realmente existe um tempo certo para tudo e agora ao pegar o livro não consegui deixá-lo para depois.
Achei a escrita interessante e fluída, me emocionei com muitas passagens e descrições, e mesmo estando familiarizada com muitos conceitos espíritas sei que o livro acrescentou lições valiosas. É um livro que no momento certo eu recomendaria para todos. No momento certo.
Mas tem dois poréns que sinto de pontuar. Me deu uma dor no coração uma passagem em que uma senhora (já no outro plano) fala que empregos administrativos não são para mulheres. Doeu mas tive que contextualizar que o livro foi psicografado nos anos 30 e para além disso somos todos filhos do nosso tempo, encarnados ou não. O outro porém é algo que não ressoa comigo no Espiritismo em geral e não especificamente desse livro, embora aqui também se use muito desse conceito que é a exaltação da dor e do sofrimento. Eu entendo a função da dor e do sofrer no processo evolutivo do ser mas ao meu ver soa exagerado, como se só se crescesse sofrendo e realmente não acredito nisso.
Fora isso, considero uma leitura rica de conhecimentos sobre os processos da vida-morte-vida.

Quotes:
"Quando o servidor está pronto, o serviço aparece."
"A surpresa, a perplexidade e a dúvida são de todos os aprendizes que ainda não passaram pela lição."
"Seria extremamente infantil a crença de que o simples 'baixar do pano' resolvesse transcendentes questões do Infinito. Uma existência é um ato. Um corpo uma veste. Um século, um dia. Um serviço, uma experiência. Um triunfo, uma aquisição. Uma morte, um sopro renovador."
"[...] urgia reconhecer que a Humanidade não se constitui de gerações transitórias, e sim de Espíritos eternos, a caminho de gloriosa destinação."

Tamires.Pioker 26/09/2020

Fantástico
Fantaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaastico demais.
Minha primeira leitura de Chico !

Nathane6 07/09/2020

Amor, caridade e fraternidade.
O livro detalha a vida espiritual segundo o relato do espírito André Luiz.
A cada capítulo, o autor esclarece sobre diversos assuntos como perda de entes queridos, segundas núpcias, alimentação, amor ao trabalho, influência dos pensamentos, vida após a morte e outros temas que são importantes para nossa evolução .
Foi meu primeiro contato com os livros do André e gostei muito. O filme também é muito bom.

Shirley.Moral 05/09/2020

Maravilhoso!! Termino com os olhos rasos d'água, e o coração cheio de esperança!

flwrskyun 28/08/2020

Gostei muito do livro mesmo não sendo lá o meu estilo favorito de leitura, traz muitos ensinamentos sobre a doutrina espirita de uma forma calma e fácil de absorver.

Jacque_Carvalho 21/08/2020

Primeiros passo de André Luiz no mundo espiritual.
Primeiro livro da série "a vida no mundo espiritual" ou também conhecida como série "André Luiz", com psicografia do grande Chico Xavier, o livro narra desde os momentos em que André se encontra nas zonas inferiores do umbral após seu desencarne até seu regate e acolhida na colônia espiritual de Nosso Lar. O livro aborda a vida além da vida desse médico outrora famoso no Brasil e que agora se defronta com verdades quem nunca imaginou existirem, percebendo que o que cultivamos em nossa vida corporal se reflete no porvir, afinal como dizia o supremo mestre "a cada um segundo suas obras".
Livro maravilhoso e leitura indispensável, se sua intenção é refletir e melhorar como ser humano.

Ju 18/08/2020

Não gostei muito
Nosso Lar e? a primeira obra da se?rie de livros do espi?rito Andre? Luiz psicografada por Chico Xavier. Nela, ele conta como funciona a colo?nia espiritual Nosso Lar, nos mostra o processo de recuperac?a?o de um espi?rito apo?s o desencarne e, ao final, traz uma linda lic?a?o sobre o amor fraternal.

Camila 17/08/2020

Gostei, mas não recomendaria
Nosso Lar é um livro que eu certamente não recomendaria sem algumas ressalvas.
É interessante a descrição da colônia e da trajetória de André Luis no pós-morte, e acho que é um livro que poderia ser estudado em um centro espírita, mas não acho que seja uma boa escolha para um leitor desatento.
E o que me leva a dizer isso é algo muito simples; ainda que André tenha aprendido e crescido muito em suas experiências no plano espirital, ele escreve do lugar do homem branco heterossexual do século XIX e XX, Percebam, André esteve encarnado no final dos anos 1800, e o livro foi ditado na década de 1940. E dessa forma, o texto que o autor nos deixa nesse livro é fortemente marcado pelos valores patriarcais e sexistas da época. Acaba sendo uma obra datada.
O livro traz ensinamentos bonitos, alguns capítulos são realmente inspiradores. Mas como mulher, como espírita e sobretudo como feminista, não poderia deixar de manifestar minha opinião a respeito.

Tainá Dash 29/07/2020

Aprendendo junto com André Luiz
Acompanhar toda a trajetória do primeiro ano de André Luiz no Nosso Lar e ver tamanhas mudanças é de um aprendizado sem igual.
Qualquer estudioso do espiritismo ou de religiões espiritualistas num geral, sente-se acalentado ao ter a oportunidade de compreender tanto.
Não fosse a linguagem pouco acessível - a qual me deixou com dificuldades, sendo que sou uma mulher com superior completo, então imagino como é complexo para pessoas como a minha mãe conseguir ler -, eu consideraria o livro perfeito.
Como dizia Emmanuel a Chico: disciplina, disciplina, disciplina.