Nosso Lar

Nosso Lar Chico Xavier

Resenhas - Nosso Lar

Priscila 24/07/2020

Perfeito
O que dizer do livro "Nosso Lar"? Não tenho nem ideia. Tentarei resumir com esse trecho do livro "Como é grande a Providência Divina! ? dizia, a monologar intimamente. Com que sabedoria dispõe o Senhor todos os trabalhos e situações da vida! Com que amor atende a toda a Criação!".
Algumas palavras que não conhecia (nada que uma busca no Google não resolva), mas que depois de um tempo fui me acostumando e a leitura fluiu. Fui lendo aos poucos para poder refletir um pouco.
É perfeita a criação e "manutenção" do mundo!
Admiro aqueles que aqui, na terra, conseguem agir com amor, resiliência, fraternidade e todos os demais ensinamentos.

Fernanda 02/09/2022

livro espírita BOMMMMMMM demais, esse livro é maravilhoso pra quem quer entender o espiritismo e quer aprender como funciona a vida apos a vida

Jonas151 09/07/2023

Um livro didático para os espíritas.
Nosso lar é uma das várias colônias espirituais que existe no mundo espiritual. A narrativa do Espírito André Luiz traz inúmeras observações e descobertas sobre a vida no mundo espiritual,onde relata vários espíritos desencarnados em várias situações de vida. Uns mais evoluídos que outros, porém com o mesmo destino: De se tornar melhores. O nosso Lar é o primeiro livro da coletânea da "Vida no mundo espiritual ".

tinhooo 14/10/2021

terceira vez que leio esse livro e acredito que ganhei muito mais com essa leitura, do que a anterior. até porque dessa vez eu li com o intuito de responder um questionário, então a leitura foi muito mais diferente d que a anterior. pra quem gosta do assunto, super recomendo! ah, nosso lar é uma sociedade socialista!!!

Patrícia 10/04/2020

Reflexivo...
Leitura espírita leve e gratificante. Primeiro livro da coleção André Luiz, psicografado por Chico Xavier. Um grande aprendizado sobre o início da vida no mundo espiritual e a relação com as nossas escolhas na Terra. Muito bonito e excelente para quem está iniciando sua trajetória na doutrina espírita.

Maisa18 06/09/2022

Ótima leitura
Tô meio sem palavras, me fez refletir sobre muita coisa. Recomendo mt pra quem quer entender mais sobre a visão espírita de mundo e é preciso reler várias vezes as mesmas frases pq é td mt difícil de absorver. Achei um aprendizado e espero continuar me lembrando dele

Ana 12/09/2021

Nosso lar
É um livro espírita. Eu nunca tive contato com essa doutrina. Foi recomendado por uma amiga para eu aprender a base dessa religião.
Conta a passagem de André, um homem que morreu, foi para o umbral ( uma camada que fica entre a terra e o "nosso lar"e depois foi para o "nosso lar", que é uma colônia. Não é o céu.).
Lá ele teve que compreender o funcionamento da colônia( trabalho de mandar energias tanto para os recém chegados do umbral quanto para as pessoas aqui no plano físico).
Essa passagem dele foi na época da segunda guerra.

Para esclarecimentos: no umbral a pessoa fica o tempo que precisar para "consertar" e entender o que errou aqui na Terra . Depois a pessoa é mandada para a colônia.
Na colônia, a pessoa chega com os "ferimentos " do espírito, é levado para um hospital de lá, curado e depois pode começar a trabahar na energização dos outros.
Mais ou menos isso. Tem alguns detalhes que não ficou claro como por exemplo, o trabalho aqui na Terra, as visitas, a reencarnação. Mas acredito que estudando mais, clareire as ideias ?

Camila 17/08/2020

Gostei, mas não recomendaria
Nosso Lar é um livro que eu certamente não recomendaria sem algumas ressalvas.
É interessante a descrição da colônia e da trajetória de André Luis no pós-morte, e acho que é um livro que poderia ser estudado em um centro espírita, mas não acho que seja uma boa escolha para um leitor desatento.
E o que me leva a dizer isso é algo muito simples; ainda que André tenha aprendido e crescido muito em suas experiências no plano espirital, ele escreve do lugar do homem branco heterossexual do século XIX e XX, Percebam, André esteve encarnado no final dos anos 1800, e o livro foi ditado na década de 1940. E dessa forma, o texto que o autor nos deixa nesse livro é fortemente marcado pelos valores patriarcais e sexistas da época. Acaba sendo uma obra datada.
O livro traz ensinamentos bonitos, alguns capítulos são realmente inspiradores. Mas como mulher, como espírita e sobretudo como feminista, não poderia deixar de manifestar minha opinião a respeito.

Julio.Jose 12/11/2022

A cada releitura novos aprendizados
Relendo essa magnífica obra do Espírito André Luiz e sua jornada de evolução espiritual.

Recomendo a todos espiritualistas e também aos materialistas, pois as lições são verdadeiramente humanas.

Fernando 17/04/2020

Sem palavras!
Este é o 1° livro de uma série maravilhosa.

No que diz respeito a história, ele não conta muito, mostra uma pessoa desencarnando e se adequando a nova realidade(trabalho, amigos, etc...). Porém isso não traz prejuízo a obra, pois a riqueza está nas observações e nas extensas descrições feitas pela personagem principal.

Vivi.Montarde 18/07/2018

Ensinamentos para a vida
André Luiz nos narra como foi sua experiência no mundo espiritual após seu desencarne, suas impressões sobre o Umbral e sobre a colônia espiritual Nosso Lar, para a qual posteriormente foi levado. Quando publicado na década de 1940, o livro foi considerado fundamental no estudo do mundo espiritual. Neste mundo invisível somos colocados face a face com nossa própria consciência, por isso devemos aproveitar dignamente nossa experiência terrestre. E é assim que André Luiz descobre que seu modo de conviver na Terra, muitas vezes exasperado e sombrio, com ausência de autodomínio e o trato ofensivo com os semelhantes, era um manancial de forças negativas para ele mesmo.

André Luiz nos mostra que não basta saber e conhecer, é preciso consagrar nossa vida ao bem, que ninguém atende ao dever apenas com a palavra, uma vez que o próprio Senhor da Vida não estacionou no verbo, ele continuou o trabalho na ação.

Todo homem é semente da divindade, se bem fizermos a nossa parte, podemos permanecer em paz, porque o Senhor fará o resto. (pág. 251)

Precisamos confiar na Proteção divina e em nós mesmos. É preciso trabalhar muito mais no bem dos outros que na satisfação de si mesmo. O grande perigo, ainda e sempre, é a demora nas tentações complexas do egoísmo. (pág. 272-273)

Jéssica 11/05/2021

Quanto aprendizado
Há muito tempo queria ler esse livro, nem vi o filme para ter o prazer de uma leitura sem influência.
Não achei um livro fácil, também pudera, a história se passa em 1939 então a linguagem é outra.
Porém é uma leitura muito esclarecedora.
Mostra o quanto servir edifica o espírito, o quanto estamos sempre em evolução e constante aprendizado.
Agora quero ver logo o filme :)

Marcelo 23/09/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Esta é a quarta vez que leio este livro. Desta vez resolvi reler pois queria fazer um estudo comparativo com outros livros que tratam sobre o tema, e que de alguma forma me geraram alguns questionamentos.

Nosso Lar é um dos livros mais importantes do Espiritismo. Na época de seu surgimento (1944) houve muitos questionamentos sobre seu conteúdo e sua veracidade doutrinária, uma vez que os que eram contra dentro do movimento espírita diziam que estas revelações não constavam nas obras de Kardec. Mas com o tempo ele foi aceito e André Luiz ganhou o devido reconhecimento e relevância dentro do movimento. Hoje é considerado um dos espíritos com a obra mais relevante para a doutrina. Nosso Lar é considerado o melhor livro espírita do século XX, segundo pesquisa realizada pela Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura em 1999.

Neste livro (que compõe uma série de 13 volumes) o espirito André Luiz descreve sua passagem ao mundo espiritual, sua vivencia no umbral onde é denominado de suicida e sua chegada na cidade espiritual Nosso Lar, colônia espiritual supostamente fundada em meados do século XVI, por portugueses distintos, desencarnados no Brasil, localizada "sobre uma extensa região do Estado do Rio de Janeiro (entre as cidades do Rio de Janeiro, Campos / Itaperuna).

Descreve o dia a dia da vivência nesta colônia espiritual, os trabalhos, os departamentos, as atividades, o lazer, as formas de vivência, trabalho, etc... Um livro fundamental para quem tem interesse no tema.
@carletogabriel 25/09/2021minha estante
Show ???

Nathalia Almeida 18/06/2018

Visão
"[...] Mas urgia reconhecer que a humanidade não se constitui de gerações transitórias ,e sim de Espíritos eternos, a caminho de gloriosa destinação. Verifica que alguma coisa permanece acima de toda a cogitação meramente intelectual. Esse algo é a fé, manifestação divina ao homem [...] "