Morte e vida severina

"[... E se somos Severinos
iguais em tudo na vida.
morremos de morte igual
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida) ...]"

Camzsantos13 09/07/2023

Uma boa escrita, e uma otima coletânea para quem ama poesia...

Dei 2 estrelas por ser uma boa leitura, porem acaba não sendo o meu tipo de leitura.

Vale a pena conferir quem ama poesia!

Eli 07/07/2023

Lindo e cru ao mesmo tempo.
Os poemas são muito focados na vida do povo pernambucano. Contém muitas referências culturais e geográficas, que pra quem vive nesse estado maravilhoso, que é o meu caso, foram muito legais de ver.
O autor retrata o sofrimento do povo nordestino de forma crua e direta. É o retrato do retirante sertanejo, lutando pela sobrevivência em versos encantadores.

pedroedro 07/07/2023

Poucas coisas vão me derrubar tanto quanto essas estrofes finais. Violento e lindo!

tabatatucat 05/07/2023

Simplesmente maravilhoso e intenso. Você chega a sentir uma dor imensa no coração a cada linha desse poema, e dói mais ainda saber que existem ainda muitos severinos neste Brasil.

marina516 03/07/2023

Livro bem clássico, ou seja, odiei. Só li para a escola mesmo e por sinal fui mal, então só perdi meu tempo com esse aqui ?

Jóia 02/07/2023

Livro Severino
O livro foi muito bom de ler e rápido, a história é escrita de uma forma muito interessante e me fez apreciar mais a literatura brasileira

Tawliz 28/06/2023

Recomendo
Assim como em Vidas Secas, essa obra também pode ser definida apenas como "tristeza". Não há outra palavra melhor pra definir meu sentimento diante da minha incapacidade de ajudar os personagens.
A maneira como o autor trouxe inúmeras críticas (mesmo não querendo atingir esse campo intelectual) foi tão fluída e "ingênua" que o seu impacto foi ainda maior do que as obras com tal propósito.
A forma como ele mostrou que a morte esteve e sempre estará presente na vida de tantos Severinos foi tão melancólica quanto bonita. A morte sempre vai perseguir Severino. Severino sofre no nordeste, no norte, centro-oeste, sudeste e sul. Severino vai sofrer em todos os lugares, assim como tantos Severinos por aí. E vai ter o mesmo fim de todo Severino.

Rafael.Badiz 18/06/2023

A triste realidade dos Severinos em Morte e vida Severina
O poema dramatico "Morte e vida severina", também conhecida como "Auto de Natal pernambucano". Foi escrito por João Cabral de Melo Neto e mesmo possuindo uma leitura difícil, é um ótimo livro, por fazer uma crítica social à vida severina.
A obra conta a história de Severino que sai da serra da costela, limites com Paraiba (sua casa) até Recife em busca de melhores condições de vida. Ele utiliza o Rio Capibatibe como rota, porém no caminho, só encontra tristeza e a mesma vida severina de onde começou a migração: fome, as mãos maiores que o corpo por conta do trabalho pesado, sede e principalmente a morte. Na metade do poema Severino consegue chegar até Recife, porém, tem uma surpresa ao escutar dois coveiros conversando.
Em geral "Morte e vida severina" é uma obra que mexe com suas emoções e entendemos e percebemos a difícil vida que os severinos têm, por isso recomendo esse livro para todos.

melz0ca 16/06/2023

Clássico bom (raridade)
Li ele por causa de vestibular e fui surpreendida (positivamente).

Confesso, ele é meio dificinho de ler, mas com o tempo você vai se acostumando. Porém, ele é lindo. O auto de Natal foi meu favorito, mas os outros poemas também são muito bons.

Quando eu terminei de ler, eu fiquei meio confusa e não tinha gostado muito, mas vi um video de análise e sério, mudou completamente minha visão sobre o livro. São detalhes minuciosos que, quando eu entendi, minha mente explodiu. É muito genial.

Recomendo e muito esse clássico da literatura brasileira!

Maria 16/06/2023

Um livro de poemas e alguns bem confusos.
O poema que leva o nome do livro é o melhor e o mais fácil de entender.
Não sou a,maior fã de poemas.
Não é de todo ruim.
Ps: eu tenho um caderno de leitura e sempre faço um desenho que represente algo do livro, esse eu não consegui pensar em nada.

Mesquita 12/06/2023

Um dos poemas mais bonitos e comoventes que já li. Polido, sem excessos. O texto é o que precisa ser e tenho a impressão que não há uma só linha descartável nesse texto. Todas são importantes e comunicam.

Sobre essa edição: é minha preferida. Adoro como ela me faz sentir em uma exposição comemorativa a essa obra.

Juliana.Guedes 11/06/2023

O melhor poema do mundo!!!
Não consigo explicar o quão impecável é esse poema.
Eu que sempre tive dificuldades em ler/gostar de poemas, tive uma alegre surpresa ao ler Morte e Vida Severina.
Para os sofrem da mesma mesma dificuldade, segue uma animação que tenho certeza que vocês vão gostar: