Estação Atocha

Estação Atocha Ben Lerner

Resenhas - Estação Atocha

Letícia Motta 04/08/2020

ESTAÇÃO ATOCHA
A obra nos conta a história de Adam, jovem poeta americano se aventurando em Madri com uma bolsa de estudos de alguns meses, em resumo é um jovem adulto que tem uma personalidade narcisista, insegura e extremamente egoísta, e a última coisa que ele faz é ser ou estudar para ser um poeta. Vive às custas dos pais, das mulheres que se envolve e da sua bolsa de estudos, a maioria desse dinheiro vai para festas ou haxixe, o cara é um mala de primeira e totalmente perdido na vida, isso fica claro logo nas primeiras páginas.

A história narrada em primeira pessoa mostra a rotina de Adam e sua incessante busca pela autenticidade, pela busca do eu ao mesmo tempo em que tenta ser uma pessoa marcante para as pessoas, alguém de sucesso e inesquecível por onde passa - o que o torna mais chatinho ainda, honestamente...

O design gráfico que a TAG fez foi incrível e deu bastante vida ao livro, mas as emoções pararam por aí, achei a leitura um tanto arrastada, tive dificuldade de entender aonde o autor queria chegar porque o personagem principal faz a gente ter tanto ranço que fica difícil acompanhar a narrativa página por página e não ver o personagem se desenvolver, mas apesar de tudo isso o desfecho da história fica com aquele gostinho de ‘’quero uma continuação’’, existem vários personagens interessantes no livro e importantes na trajetória do Adam que ajudam a desenvolver a história. Pela primeira vez não gostei muito do livro que a TAG escolheu, não consegui achar a leitura prazerosa.

natygs 04/08/2020

Não dá pra dizer que gostei, nem que não gostei. Achei, na verdade, bem sem sal. Mas ao mesmo tempo fiquei curiosa sobre a questão emocional do personagem. Se eu pudesse, encaminhava ele para psicoterapia para trabalhar a Síndrome do Impostor.

Flavia.Borges 03/08/2020

Leitura razoável
Esperava mais deste livro. O enredo não é cativante, o personagem principal é chato. O melhor são as descrições dos lugares e eventos.

mclrmoura 03/08/2020

A vida de um palestrinha
A síndrome do impostor devia ser definida como todo palestrinha afunda a insegurança no fingir que sabe um pouco sobre absolutamente tudo no mundo

Muito engraçado agora toda vez que algum palestrinha vai me dar aula no twitter lembro do personagem e começo a rir

Chele 03/08/2020

Um livro de humor ácido, onde o personagem principal está ainda em busca de si mesmo e é indiferente ao ambiente estrangeiro em que vive. Duvida de si e de sua produção entorpecido por drogas e automedicação. Uma clara crítica ao entorpecimemto experimentado atualmente, onde predomina a superficialidade e o egocentrismo. Porém é rico em questionamentos e cheio de referências a literatura e arte.

Bárbara Regina 02/08/2020

Um mentiroso maior
A leitura do livro foi um pouco parecida com um grande poema: no começo você não entende muito bem o que as palavras querem dizer, mas depois consegue adentrar em seus significados e tudo faz sentido.

Adam é um mentiroso, doente, viciado. Provavelmente a falta de empatia com ele deixou a leitura mais arrastada.

O livro, no entanto, não é ruim, talvez eu só não estivesse no momento de ler ?poesia?...

Vivi 26/07/2020

A síndrome do impostor é uma desordem psicológica na qual a pessoa não consegue aceitar e admitir suas conquistas, pois acredita que todo o seu sucesso e êxito se devem à sorte ou porque alguém ajudou. Assim, a pessoa acredita que é uma fraude, e que a qualquer momento alguém irá desmascará-la. ( google)
Infelizmente isso existe por mais que digam que não define e muito bem Adam.
Como ele se sabotava! Não acredita em que fazia ou o que era. E vivia um mundo de mentiras em relação ao amor, familia a ponto dele que ele mesmo passasse a acreditar.
E era assim que ele seguia nesse mundo indiferente ou pode se dizer engessado a tudo que acontecia no mundo.
Também vamos conhecer um pouco sobre artes, relembrar o querido Tolstoi.
Algumas criticas ao governo Bush aparecem por aqui.
Tem umas partinhas um tanto quanto massantes e outras muito reflexivas ao ponto de sair total da zona de conforto. E o livro ( fisicamente falando ) é lindo!!!!!!!!!!
Não imagina que o enredo seria assim.
Sinopse: Adam Gordon é um jovem poeta americano que, graças a uma prestigiosa bolsa de estudos, muda-se para Madri, pelo período de um ano, com o objetivo oficial de completar um projeto de pesquisa. Adam é um jovem brilhante mas muito instável, narcisista e frequentemente tomado por um sentimento de alienação de si mesmo

Xico 22/07/2020

Levemente decepcionado
O livro tem um início bastante promissor ao tentar descrever como funciona os processos mentais. Até consegue fazer algumas excelentes observações a cerca da estrutura mental por trás dos pensamentos e do encadeamento de ideias. Porém, falha ao tentar explicar a epifania em torno de uma obra de arte. A parte final é completamente anticlimática, o que aumenta ainda mais a decepção com uma obra que começou tão bem.

Ana 20/07/2020

Levemente irritante
O personagem principal é levemente irritante, a história é insossa.

Vicente Moragas 14/07/2020

Surrealismo em prosa
Poucos livros tiveram a arte de serem surreais. Na fluidez do inconsciente, no retrato imagético das narrações. Certamente esse livro foi um deles

Jam 11/07/2020

Boas risadas
Esse livro foi uma boa surpresa. Comecei lendo confusa com as descrições das situações e sentimentos do Adam, personagem principal. Aí fui pegando ranço dele, mas acabei adorando odiar o Adam. Ao decorrer do livro ele vai contando sobre o que passa ao redor dele no intercâmbio pra uma bolsa na Espanha, mas o mais interessante é ver como ele se percebe nessas situações, e como viaja nas suposições; tu ficas "mano do céu, que que esse menino tá fazendo hahaha".

Jam 11/07/2020

Boas risadas

Sarah.Costalunga 09/07/2020

TAG curadoria
Para quem quer entrar em um história com uma construção narrativa super diferente, super recomendo

Maria 09/07/2020

Um desses livros que eu amo e nem vejo acabar. A história de Adam, El Poeta, estadunidense, que vai pra Madri e começa a tentar falar e se relacionar em espanhol. Ele decide que seria outra pessoa e começa a mentir sua formação identitária compulsivamente e acaba se mostrando incapaz de viver uma experiência de forma autêntica. É um observador desconectado de si mesmo! Uma prosa gostosa de ler, cheio de viés político e discussões sobre a pertença do personagem principal. Por isso e outros motivos, ele se considera uma fraude (se é, ou não, o leitor decide rs). Com momentos muito engraçados em que ele se perde nas traduções! Hora excelente de leitura pra mim!