O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - O Morro Dos Ventos Uivantes

Eduarda.Silva 09/03/2022

Aquele livro que você ama ou odeia com todas as suas forças
O livro faz parte do Romantismo de Segunda fase, que conta com uma fixação pela morte, pessimismo e romances doentios.

Um pai de família volta de viagem trazendo uma criança, o Heathcliff (a justificativa foi que a criança estava na rua pedindo esmolas).

O filho mais velho morria de ciúmes e maltratava muito essa criança.

A filha mais nova, pelo contrário, se uniu com Heathcliff e ao longo do tempo construíram uma paixão doentia.

Essa paixão gerou diversas consequências negativas, fazendo com que cada membro da família fosse levado à morte ou à ruína.
Juba 09/03/2022minha estante
Eu amo ?

Gustavo.leão.3D2Y 15/01/2021

Eu esperava romance
Eu particularmente achei q foi mais drama do que romance.
Eu achei muito bom o início que o livro teve, apresentando os personagens e sem muita enrolação.
Os personagens do livro são todos chatos e depois de uns quarenta por cento a autora começou a dar uma enrolada na história, dando voltas no mesmo ponto e repetindo as mesmas coisas.
A escrita da autora não me pegou, além da história ser meio maçante e te dar um pouco de sono, porém, ela faz um bom trabalho com relação ao enredo e dando um final que fizesse sentido na história.
rayssa 15/01/2021minha estante
a última coisa que se pode esperar dessa história é romance kkkkkk só vingança mesmo

Gustavo.leão.3D2Y 15/01/2021minha estante
Ssiimmm, eu pensei q eu tinha perdido alguma coisa mas depois q caiu a ficha kkk

a_adri 22/08/2021

Amor (?) e Obsessão
No morro dos ventos uivantes nasce uma amizade inseparável entre Catherine e Heathcliff, com o passar do tempo esse sentimento se transforma em algo a mais, assim também como em uma terrível obsessão. O livro mostra como o amor pode se transformar em angústia e sofrimento, assim também como a maldade do ser humano em sua extrema obsessão.

Anca 30/07/2021

Um livro que a maioria dos personagens são odiáveis
Um livro bem escrito, que particularmente não me cativou, talvez seja pelo fato de eu não esta acostumada com esse tipo de história ou pelo excesso de acontecimentos ruins. Eu passei metade do livro querendo esganar o heathcliff e a outra ansiosa para o livro terminar. O final eu não gostei tanto, o que mais me incomodou foi o fato do heathcliff não ter sofrido tanto quanto eu achei que ele fosse sofrer, e a falta de ponto de vista de alguns personagens, principalmente do heathcliff. Eu queria ter visto o como ele se sentia em relação a muitas coisas.
Anna 30/07/2021minha estante

beatriz 10/11/2022

angustiante e eletrizante!!
"Mas a traição e a violência são armas de dois gumes, ferem aos que as usam tanto quanto aos seus inimigos."

Leitura densa e melancólica que consegue instigar curiosidade, ao mesmo tempo em que é capaz de provocar no leitor os mais diversos sentimentos acerca dos acontecimentos relatados no livro, onde retrata de forma crua e genuína o ser humano em sua mais pura essência.

Confesso que no início a escrita é um pouco arrastada mas nada que tenha atrapalhado minha experiência com a história, eu até achei que teria dificuldade mas acabei gostando mais do que o esperado. Além da ambientação (que é uma das minhas coisas favoritas em obras clássicas), eu adorei todo o desenrolar da trama, desde a narrativa ao texto íntimo repleto de passagens cheias de profundidade e sentimento, e principalmente a construção dos personagens, onde é possível ir do ódio a empatia ao se deparar com suas mais detestáveis atitudes e falas e ainda assim conseguir compreender as razões por trás da natureza de tais comportamentos. É muito interessante desvendar e entender a personalidade complexa desses personagens em seu âmago, e se deparar com os mais sinceros pensamentos carregados de ódio, obsessão, egoísmo e vingança; e em como a carência de sentimentos benevolentes e um ambiente aprazível reflete no crescimento de qualquer ser humano.

Andre.28 07/02/2020

A Extensão de Uma Novela de Época
O Morro dos Ventos Uivantes conta a história de amor de Catherine Earnshaw e Heathcliff, a dificuldades imposta pela rudeza da vida campestres no interior da Inglaterra no final do século XVIII, e a opressão de um pai tirânico e diabólico. Narrado em 3° pessoa o livro foca na vida desses protagonistas a partir da narrativa e do ponto de vista da governanta Ellen (Nelly) Dean. Ela e o Sr. Lockwood (em menor escala) relatam a história de amor e dor que ultrapassa o tempo, marcadamente num estilo de “novela gótica”, ou seja, recheada de tristeza, melancolia e descrições e diálogos prolongados.

Esse livro é uma espécie de novela com desdobramentos através de um extenso período de tempo, que extrapola a premissa inicial e muda o foco dos personagens. Se antes tínhamos a história de amor e ódio de Catherine e Heathcliff, da metade para o final temos os filhos destes como premissa principal da narrativa. Tragédias e mortes rondam a vidas de Cathy Linton e Linton Heathcliff, filhos dos personagens principais. Envolvidos numa trama de ódio, rixas e ressentimentos, a trama chega, da metade para o final, com grandes diálogos, épicas passagens de cenas e descrições de comportamento que beiram a loucura, e a verdadeiramente um disputas morais, éticas, emocionais num “impasse de consciência”.

Particularmente eu não sabia que esse livro era uma novela de longa duração. Até mais ou menos a metade eu fiquei bem bravo com o comportamento imprudente, grosseiro, e imaturo dos personagens, muito embora tenha compreendido depois o motivo. Eu entendo que pra ler novelas a pessoa tem que estar no clima, e fui pego de surpresa pela extensão e cansaço. Da metade para o final os diálogos e passagens ficaram longuíssimos e eu aos poucos fui cansando a mente e perdendo a motivação inicial. Acredito que dividissem o livro em dois, com os enredos separados, onde os personagens tivessem seus protagonismos devidamente delimitados, essa longa novela seria menos cansativa de ser lida. Resalto, o livro é excelentemente bem escrito, mas precisa-se de paciência para não cair numa ressaca literária.
Andre.28 07/02/2020minha estante
Gente, desde já peço desculpas pelos erros de digitação. Infelizmente o Skoob ainda é um tanto analógico e não tem o botão "editar".

Martinha.Souza 04/03/2020minha estante
Uma linda história de amor, uma pena as pessoas se deixarem vencer pela vingança

Ana Letícia 15/03/2022

Meu deus é desgraça atrás de desgraça nesse livro, sentimentos ruins e angustiantes um atrás do outro, não tem UM personagem querido. Mas muito bom, de verdade, gostei muito de como a história foi evoluindo e sendo contada.

marianamanzano 26/11/2020

dividida
gostei do começo, chegou no meio canseiiiiiiiii, mas o final foi muito bom.
em geral, os personagens não foram feitos pra você gostar deles. acho que você ler tendo essa noção melhora muito a sua experiência, eu não tive e me frustrei no decorrer da história.
acho que foi a história mais melancólica que li, tô em choqueh
mari 27/11/2020minha estante
O meio pra mim tambem foi cansativo na parte que a Catherine se casa e o Heatcliff vai embora fica entediante.
No final também me choquei um pouco com as atitudes dos personagens.

marianamanzano 27/11/2020minha estante
simm, confesso que eu não imaginava esse desfecho kkkkkkk

mari 27/11/2020minha estante
Eu num te falei menina kkkkk depois da parte em que ele sequestra a menina e obriga ela a se casar eu fiquei em choque

Larissa3865 17/05/2021

......
Juro que fiz de tudo para tentar gostar desse livro, mas só achei ele chato.
Uma terapia em família teria resolvido todos os conflitos dessa galera, pena que não existia na época que o livro foi feito.
Clara 17/05/2021minha estante
amg, acho que nem terapia ia resolver KKKKKK

Rayssa ðµ 17/05/2021minha estante
Livro chato mesmo!

Mariannah 15/01/2023

Amargo
Fui extremante surpreendida por esse livro. A história é muito envolvente e mostra o que o amor e a perda são capazes de fazer com o ser humano.

Sinceramente, é uma história triste e muito amarga, parece que nenhum personagem tem o direito de ser realmente feliz. Mas eu gostei, achei sincero.
Miriamarela 15/01/2023minha estante
Esse livro me deu agonia do início ao fim

Julio.Roncato 15/01/2023minha estante
Você conseguiu o selo "Fernanda" de qualidade. Parabéns KKKKKKKK

Fernanda 15/01/2023minha estante
Esse livro é muito bom. O sofrimento e a obsessão dos personagens não tem fim. A história te envolve nessa agonia.

Dani Lopes 14/09/2020

DOENTIO
Se você está procurando uma história de amor, esse não é o livro a ser lido.
Se você está procurando uma história de obsessão, maldade e vingança, esse é o livro certo para você.

Doentio é a palavra que descreve esse livro. Todos os personagens são extremamente chatos, quer dizer INSUPORTÁVEIS. Não é uma história de amor entre Catherine e Heathcliff, e sim OBSESSÃO que ambos tem um pelo outro.
Heathcliff é desprezível a tal modo que chegou a me fazer mal ler suas atrocidades, estive várias vezes perto de abandonar a leitura.
Este livro não foi funcionou para mim, mas confesso que adorei a escrita de Emily e a forma como a história é narrada, sendo contada do ponto de vista da Nelly, uma pessoa que presenciou e viveu a história, mas não é a protagonista do livro, devido à isso vale as 3 estrelas.

Luskinha 24/05/2021

Eu em
Eu não entendi 90% do livro, escrita muito confusa, muitas vezes nem sei sobre quem estou lendo, além da história ser arrastada e chata, só terminei de ler porque odeio deixar livro jogado na estante sem ler
Suelen.Philomeno 24/05/2021minha estante
Que pena, é um livrão. Mas acontece, boa sorte na próxima leitura. ?

24/05/2021minha estante
Não gostei também. E você foi mais cotajosa que eu! rS! Eu não cheguei nem na página 100, mas concordo, a escrita é confusa e os personagens só sabem ser mesquinhos uns com os outros

paginasgravadas 24/05/2021minha estante
Kkkkkkk eu mesma

Giovanna.Pamplona 24/10/2021

Comentário: "O Morro dos Ventos Uivantes".
Uma história marcante, e um misto enorme de sensações e sentimentos. Eu realmente não consegui gostar de nenhum personagem, apesar de ter sentido empatia por eles. Li 98% com ódio, gostei de no fim ter dado um respiro, e ter sentido pelo menos um pouco de esperança.
Liedsonrm 24/10/2021minha estante
Um livro onde você quer bater em todo mundo, entendo.

Ítala Morgana Leite 04/02/2023

Amor e ódio andam juntos?
Eu devorei esse livro em 2 dias, não conseguia parar de ler. É bizarro como ele é aterrorizante e bom ao mesmo tempo. Personagens cheios de traumas, maldade, amor, sei lá. Parece que os sentimentos são líquidos.

Amei, indico muito!
The guy on the train 04/02/2023minha estante
Se tornou um dos meus livros favoritos

Sander.Garcia 04/02/2023minha estante
Meu preferido.

Leticia 01/10/2020

Esse livro não foi nada do que eu esperava, talvez seja isso o que tornou ele tão interessante p mim, eu queria devorar esse livro, mas li em uma LC.
Sabe aquele livro q do nada você se vê pensando nele e no quanto vc quer ler o próximo capítulo? Esse foi p mim.
Confesso que no começo foi difícil, pq não é muito o meu estilo de leitura, mas me cativou muito.
Rayra Mota 01/10/2020minha estante
Ele é bom mesmo? Eu já tive várias indicações mas queria saber se vale a pena rsrs

Leticia 01/10/2020minha estante
Assim, no começo é bem confuso, só q dps você vai se acostumando, pq são muitooos nomes, e meio que só acontece coisa ruim com os personagens, mas bem, tudo tem um motivo

Rayra Mota 01/10/2020minha estante
Aaah tá bem rsrs vou por na minha lista ... Obrigada pela dica ??