A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Chagazzz 20/12/2023

Fantástico
Eu adorei, aventura do começo ao fim e muito engraçado e fantástico, mais uma vez me apaixonei por Narnia.

Danielly Lima 20/12/2023

"Suponha que, de fato, só sonhamos, ou inventamos, todas essas coisas árvores, relva, sol, lua, estrelas e o próprio Aslan. Suponha. Então só posso dizer que, nesse caso, as coisas inventadas parecem muito mais importantes que as reais. Suponha que esse fosso escuro que você chama de reino seja o único mundo. Bem, a mim, parece ser um mundo bem ruim. E é engraçado quando se pensa melhor. Somos apenas bebês inventando um jogo,se tiver razão. Mas quatro bebês jogando um jogo podem fazer um mundo de brinquedo que dá de dez a zero em seu mundo real. Por isso vou ficar do lado do mundo de brinquedo. Estou do lado de Aslan mesmo que não haja nenhum Aslan para liderá-lo. Vou viver ao máximo possível como narniano, mesmo que não exista Nárnia."

@jaquepoesia 16/12/2023

C. S. Lewis sempre maravilhoso!
As Crônicas de Nárnia
▪︎ A Cadeira de Prata
• Editora Harper Collins @harpercollinsbrasil
• Ano: 2023 - 239 páginas

🍂"Chorar é muito bom, de certo modo, enquanto dura. Porém, mais cedo ou mais tarde, é preciso parar, e ainda é preciso decidir o que fazer. ¤ pág.25

Nessa Crônica conheceremos Giu Fontes, uma garota que sofre bullying no ginásio (chamado Casa Experimental) em que estuda. Para conforta-la, um de seus colegas é Eustáquio Pífio (personagem presente em As Viagens do Peregrino da Alvorada), que conta a ela sobre o lugar que o transformara.

Sabendo sobre Nárnia, Giu atende ao pedido do amigo que a incentiva a estender os braços em direção ao Leste para pedirem juntos a Aslan para estarem no lugar mágico onde os animais falam, é então que o desejo de seus corações é atendido (de certa forma), no entanto Eustáquio cai de um penhasco tentando segurar Giu, temendo sua queda.

Graças aos sopros de Aslan, ambos ficam a salvo, mas devem cumprir a missão de econtrarem um Príncipe perdido, e só então chegarão à Nárnia.
Mas para conseguir concluir a missão, Giu precisa repetir toda noite uma sequência de sinais, pois só assim se lembrará do caminho a trilhar.

🐍Setenta anos narnianos depois que Eustáquio estivera em Nárnia, transformaram o jovem Príncipe Caspian agora rei, em um senhor frágil, e o Príncipe que devem encontram é Rilian (filho de Caspian), o qual se perdeu buscando se vingar da cobra que matou sua mãe.

🦉 Acompanhados do Corujão, as duas crianças partem para encontrar Rilian, mas essa aventura oferecerá uma série de desafios, como voar agarrados em corujas, passar por um vilarejo de gigantes e conhecer o pessimista porém companheiro mexebrejo Poçaflito.

💬 Se lembrar quem você é e de onde é o seu lugar de origem é mais importante do que você pensa! Uma vez encantado pela Feiticeira, tanto Rilian quanto os gnomos de Bismo, se esquecem da sua própria história e de seu valor.
Pensamos tantas vezes termos chegado ao fim, mas talvez estejamos mais perto de Nárnia. 🧡

naike.jordan 14/12/2023

Cadê a cadeira de prata? Kkkk
Livro bom, mas como coloquei no título, falta muito da cadeira de prata, ela aparece em duas páginas, e com certeza estou exagerando e some. Eu até entendo o simbolismo que ela trás para a história, mas falta um drama por cima, sobre isso foi muito simples, muito rápido. Mas a história em si é boa, e você se apega aos personagens. Mas o plot dessa também não foi muito boa, são coisas que você já esperava. 3,5 de estrelas acho que foi generoso ainda, mas como amo o gênero aventura, ainda assim é uma boa leitura.

naike.jordan 14/12/2023

Cadê a cadeira de prata? Kkkk

Luan.Moura 12/12/2023

Tudo novo e a mesma magia
A Cadeira de Prata é, pra mim, um novo marco sobre Nárnia. Sem a presença dos queridos 4 irmãos, percebemos que Nárnia não dependia deles para proporcionar grandes aventuras de tirar o fôlego, eles que precisavam de Nárnia (assim como nós).
É impactante e profundo (literalmente) é o livro que carrega uma das frases mais bonitas e famosas de toda a saga: ?ainda que não exista Nárnia, viverei como um Narniano.? E fica ainda melhor no contexto onde ela é dita.
Cheio de novas aventuras e descobertas.
É um livro muito bom e explora as boas construções do universo criado por Lewis, e como tudo o que ele escreveu, é muito recomendado!

Após um tempo desde que visitou Nárnia, Eustaquio volta ás terras mágicas levando uma amiga que nunca estivera lá antes, como participou a maior parte das explorações em alto mar, também foi uma grande descoberta para ele descobrir os territórios de Nárnia e arredores.
Assim que chegam, percebem o caos estabelecido devido ao sumiço do príncipe e são designados por Aslam a procurarem o jovem.
Juntos a uma grande figura, Brejero, enfrentam perigos e desafios de tirar o fôlego, até que enfrentam algo que para os Narnianos era tristemente familiar, a magia má.
Descobrindo lugares e vencendo obstáculos, esses novos aventureiros desvendam como será o novo tempo estabelecido em Nárnia.

Sobre a mudança de ares, que é o que mais percebemos nessa parte da história:

As aventuras que nos cativam por um bom tempo são alegres e doces em nossa memórias, mas não devem sabotar as aventuras que o novo tem a oferecer. Cada tempo trás sua alegria e não precisamos escolher essa ou aquela, poderemos desfrutar de todas e sermos plenamente felizes!

yasneryst 11/12/2023

Aslam mestre dos magos
Acho que esse é o que tem, até agora, o final mais bonito.
C. S. Lewis explora todas as possibilidades para Nárnia, sem ofender a suspenção da descrença.
No entanto, comentando apenas de passagem, acho muito estranho que A Viagem do Peregrino da Alvorada termine com o autor contando que Caspian e a filha da estrela foram pais e avós de grandes reis sem fazer nenhuma, mesmo que pequena, menção aos acontecimentos de A Cadeira de Prata, como acontece outras vezes nas obras da saga.
Sendo algo dificílimo de ser ignorado a metalinguagem habitual da obra ficou um pouquinho prejudicada.
No mais, eu amo esse livro, sinto que a interação com Aslam e o próprio envolvimento dele num todo está no auge. Gosto do distanciamento dele, do modo como dada a missão, nós (e os personagens) só podemos imaginar se ele está conduzindo se ele já sabia de tudo, se ele só estava assistindo e torcendo..., enfim.
Muito bom.

Gabriela.Girundi 09/12/2023

Uma história ótima, mas um livro ok...
A minha opinião continua a mesma dos livros anteriores. O livro tem bons ensinamentos, como os outros. PARA MIM foi uma leitura bem chata.
O universo de Nárnia tem um potencial tão grande... Mas, infelizmente, eu acho que o autor não soube explorar isso. Poderia ter desenvolvido bem mais os personagem, explorado mais os territórios... Uma vastidão de possibilidades não usadas...
Quando iniciei a saga de Nárnia, eu estava tão ansiosa, pois todos falam tão bem e de uma forma tão apaixonante que imaginei que as histórias seriam outra coisa. Apesar de a essência ser uma ótima história, poderia sem muito melhor.

Thay 07/12/2023

Talvez meu favorito desde O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. O final é muito bom, principalmente sabendo do próximo e da importância do Aslan falar de quando eles voltarem.
Leiam As Crônicas de Nárnia!

alynevict 30/11/2023

Essa história é uma grande mistura entre aventura e fantasia, com eventos bastante significativos, principalmente para quem é do meio cristão e entendeu algumas referências a religião. É um livro bem cativante, acredito que um dos melhores até aqui

Rachel M. Mendes 28/11/2023

QUE LIVRO MARAVILHOSOOO????
A analogia bíblica é LINDA!
De verdade? É uma história bem mais madura que as outras crônicas de Nárnia e mais profunda também!
Eu amei! Personagens muito bem desenvolvidos e simplesmente emocionante!
rafamassagardi 05/12/2023minha estante
O melhor?

Rachel M. Mendes 05/12/2023minha estante
SIIIM

Natália 25/11/2023

Recomendo
Jill e Eustáquio estudam no Colégio Experimental. Jill sofre bullying e durante uma perseguição dos alunos malvados, Jill e Eustáquio encontram uma porta que dá acesso a um outro mundo. Eustáquio é primo dos irmãos Pevensie e foi apresentado ao leitor no livro anterior, A viagem do Peregrino da Alvorada. Muitos anos se passaram em Nárnia, local onde o tempo passa de maneira diferente do nosso mundo. O rei Caspian está muito velho e seu maior desejo é encontrar Rilian, seu único filho e herdeiro, que está desaparecido há anos. Convocados por Aslan para encontrarem o príncipe perdido, Jill e Eustáquio aceitam a missão e enfrentam perigos no fundo do mundo, juntamente com Brejeiro, um amigo que fazem no caminho.

Estou gostando bastante da série de livros. Falta eu ler apenas o último livro (A última batalha).