A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

LuanGabs 21/09/2023

Em mais um titulo das Crônicas de Narnia, C S Lewis apresenta mais regiões diferentes das adjacências de Narnia além de nos transportar para uma época onde o Rei Caspian X já está idoso, no fim de vida e há muito busca seu filho perdido Rillian.

A narrativa possui o mesmo padrão das outras crônicas até agora, mas com os personagens principais diferentes: Eustaquio retorna e traz consigo uma amiga, Giu.
Eustaquio nesse livro está mais palatável, da pra sentir a evolução de carisma do personagem. E Giu é uma ótima adição.

Com relação a aventura em si, aqui creio que já demonstra um pouco do cansaço da fórmula, a aventura é a mais fraca (menos grandiosa, por assim dizer) até o momento. A presença de Aslam se resume a duas cenas.

A conclusão em si é rápida e sem clímax, mas as consequências (inundação, pra nao dar muito spoiler) é a melhor parte do livro.

Não acho que tenha sido um livro ruim, pelo contrário, ler narnia sempre traz sensação de conforto, mas entre todos os 4 lidos, até agora, esse é o menos empolgante, ainda assim, bom.

Snara.Salvador 19/09/2023

O tio Lewis nunca decepciona!
Imagine que os reptilianos sequestraram um príncipe Narniano, e duas crianças foram incumbidas de resgatá-lo: esse é o resumo desse livro. ?

Em uma jornada bem angustiante por entre brejos, lamaçais, cavernas e muita escuridão no interior da crosta terrestre (a Subterra), nossos heróis Eustáquio e Giu saem em busca do príncipe Rilian, que sumiu há 10 anos, capturado por uma feiticeira que se transforma em serpente. ?

Aslan, como sempre, aparece em momentos cruciais da história e dá aos queridos instruções valiosíssimas que os empurra, mais uma vez, ao encontro da coragem e autoconhecimento.

Essa crônica não é uma das minhas favoritas, mas mereceu as 4 estrelas, pois não deixa nada a desejar em matéria de aventuras e reviravoltas intrigantes.

Thiago662 14/09/2023

Nárnia...
Sobre coragem, companheirismo...
Cada dia mais encantado com o mundo de Nárnia e as aventuras! Nesse Poçaflito é o melhor!

Tami Blythe 14/09/2023minha estante
Esse livro é lindoo

Biggie 11/09/2023

Está chegando ao fim...
Esse é um dos melhores livros da série, gostei bastante.
Em A cadeira de prata, sexto livro da série, Eustáquio volta a Nárnia sem os primos, somente com uma garota chamada Jill. Eles recebem uma missão de Aslam: achar o filho perdido de Caspian, Rillian, que desapareceu misteriosamente há 10 anos. Em sua missão são acompanhados por brejeiro, um paulama que só espera o pior das coisas, mas muito corajoso e amigo.

mxmoonie 31/08/2023

Já estou ficando com saudade
Ao contrário do que eu achei quando comecei a ler nárnia, eu estou gostando muito da experiência de ler todos os livros e conhecer mais do universo. tirando uma coisa ou outra da escrita do cs lewis que me incomoda, eu gostei bastante desse livro, queria muito que tivéssemos chegado a ver essa versão do eustáquio nos filmes e que a fofa jill pole finalmente aparecesse. enfim, curti muito a experiência e já me sinto de certa forma triste, nostálgica e ao mesmo tempo animada para o próximo.

ps: brejeiro e rilian queridos não esqueci de vocês viu, amei tanto vocês.

Juju Carter 30/08/2023

Leitura um pouco maçante?
O começo é meio chato, cansativo de se ler. Demorei um pouco mais do que o normal para terminar a leitura.
Parei de lê umas duas vezes, para lê outro livros, mas como detesto não terminar o livro, voltei a lê e começou a ficar mais interessante. Não sei se o problema era comigo ou se o livro da metade para o final fica melhor ?
Gostei dos novos personagens, apesar de serem chatos kkkkkkk. O final me decepcionou um pouco e de todos os livros de Narnia que já li esse é o que eu menos gostei, talvez por não ter nenhum Pevensie ?
P.S: estou lendo na ordem cronológica.

??,5/5

Júlya com Y 22/08/2023

A melhor crônica até agora!
Que leitura gostosa! Com certeza a melhor crônica até agora! Não teve capítulos enfadonhas, a leitura fluiu bem do início até o final.

Nesse livro quem embarca na aventura é o Eustáquio e a sua amiga da escola Jill. A menina recebe de Aslam uma missão e precisa ficar atenta aos sinais dados por ele.

Ariane 22/08/2023

As crônicas de narnia - a cadeira de prata
Sério, que livro tedioso.
Poucas partes me prenderam atenção, poucas mesmo. A única parte interessante do livro é a fala: Estou do lado de Aslam mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um narniano, mesmo que Nárnia não exista.

É interessante pela clara analogia a Cristo e a fé. E é exatamente assim que me sinto, como diz ele: se é que você tem razão, e você não tem, pois Nárnia existe.

Eduarda1062 20/08/2023

Que livro maravilhoso! Eustáquio, Jill e Brejeiro ganharam meu coração nessa aventura ?? Com certeza top 3 das crônicas.

carolina.soares 20/08/2023

Fé e esperança em Aslam, independente de qualquer coisa ou circunstâncias.
Aventuras bem gostosinhas, mas acho que mataram muito fácil a feiticeira verde.

Larissa Fontes 11/08/2023

Prometeu e entregou tudo marcante , leitura super fluida todo mundo deveria ler todos os livros e eu lerei de novo com certeza

MaiWai 10/08/2023

"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam"
Esse livro com certeza fala de fé e esperança. Temos que nos manter esperançosos mesmo que pareça difícil, mesmo que não haja luz no fim do túnel.
Encontre seu propósito e o siga!
Muitas "feiticeiras" tentarão te desviar deste caminho, tentarão pisar na sua fé e te deixar perdido, mas não se esqueça jamais do seu propósito.
Como Aslam sugeriu a Jill: "Repita antes de dormir" se for preciso.
Mantenha o foco no seu objetivo!
(Não me refiro à fé cristã, não mesmo! Cada um tem sua crença e acho que todas são válidas)

Os personagens novos apresentados são muito carismáticos.
O Brejeiro foi o meu preferido. Gostei muito de acompanhar a aventura até as terras dos gigantes e ao submundo.

anniechase_br 09/08/2023

Eustace, você tem amigos?!
Eustace, sim, o primo chato do livro anterior, é o protagonista deste livro cheio de fantasias e aventuras infinitas.

Gostei muito. Recomendo.