A Cadeira de Prata

A Cadeira de Prata C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: A Cadeira de Prata

Alfeu.Silva 25/11/2023

O livro, que foi o penúltimo da série a ser lançado nos leva mais uma vez ao mundo ondem novamente de forma que alguns que leram e não descofiaram serem estórias repletas de referências ao cristianismo e a Bíblia. Mais uma vez indicou toda a série para você, cristão, que irá entender todos ponto ligados a nossa fé. Você irá se surpreender com a formal como Lewis demostrou no livro o contro da verdade e a dúvida.

Willpacheco 21/11/2023

Tão bom quanto os anteriores
Esse livro mostra a evolução da escrita ao mesmo tempo que continua um livro leve e fácil de se ler. Que história incrível assim como as anteriores.

i4zoya 19/11/2023

Chegando ao fim...
Esse livro é um dos melhores da saga, na minha opinião! Toda a história voltada ao desaparecimento do príncipe Rilian, a volta do Eustáquio a Nárnia e a introdução da Jill, os novos lugares que são descobertos! Eu amei a história e os personagens.

aelinxf 14/11/2023

O Melhor da Saga
Definitivamente o que faltou nos últimos livros Lewis colocou aqui.

Personagens profundos, fim de arcos importantes, complexidade e um toque de melancolia.

Rayssa152 13/11/2023

A Cadeira de Prata
O mais cansativo e fraco de todos, demorei um mês para terminar. Foi muito bom ver o crescimento e mudança de Eustaquio e como Brejeito, sendo um pessimista, foi se tornando diferente durante a jornada, porém, a Jill é uma personagem enjoada e que facilmente poderia ser retirada da história e a tornaria mais fluida e leve, muito mais tranquila de ler. Os dois dos capítulos mais lindos são os finais, onde, em referência a Bíblia, Jill e Eustaquio são santificados. Uma linda descrição.

Esperei mais do livro depois de todos os anteriores terem sido tão perfeitos, então assumo que me decepcionei de certa forma.

- cris ! 07/11/2023

Meio "mé"
O livro é até bom, segue a lógica da coleção. Mas não me interessou tanto quanto os outros, e não sei dizer bem o porquê.

Gostei de referências a "O Cavalo e Seu Menino", que é um livro de que gosto muito. (Mas é da coleção de Nárnia também, você vai dizer. Responderei: e daí? Adoro aquele livro)

Não simpatizei muito com a Jill, e não sei fizer o exato motivo. Mas fiquei muito feliz com a melhora do Eustáquio desde o último livro.

Rayssa.Oliveira 04/11/2023

Completamente diferente dos livros anteriores.

Confesso que me deu uma baita ressaca literária, demorei 1 mês para ler e nem acredito nisso.

Voltando ao livro... Bem fraquinho. Realmente é o mais ruinzinho até agora.

Então, bora para o último e vamos ver o que vai dar nessa história toda.

Abner47 28/10/2023

Mais uma joia na coroa
"A Cadeira de Prata" é o quarto livro da icônica série "As Crônicas de Nárnia" escrita por C.S. Lewis. Publicado em 1953, a obra encanta leitores de todas as idades com sua narrativa repleta de aventura, fantasia e mensagens profundas.

A trama inicia-se com Eustáquio Scrubb, que leitores da série reconhecerão de "A Viagem do Peregrino da Alvorada", e sua amiga Jill Pole, duas crianças de nosso mundo que, fugindo de valentões na escola, encontram-se em Nárnia. Lá, eles recebem uma missão de Aslam, o Grande Leão, que os instrui a encontrar o príncipe Rilian, filho do rei Caspian, que desapareceu misteriosamente.

O enredo é rico em aventuras e desafios, à medida que Eustáquio e Jill embarcam em sua jornada. Eles enfrentam perigosos pântanos, gigantes hostis, encantamentos e, finalmente, a misteriosa Cadeira de Prata, que desempenha um papel crucial na trama. A narrativa de Lewis é repleta de reviravoltas e momentos de suspense que mantêm os leitores cativados.

Os personagens são outro ponto forte do livro. Eustáquio e Jill são personagens bem construídos, cada um com sua própria personalidade, medos e dilemas. Os leitores testemunham seu crescimento e desenvolvimento ao longo da história. Além disso, personagens conhecidos de Nárnia, como o leão Aslam e o rei Caspian, fazem aparições significativas, acrescentando profundidade à narrativa.

A ambientação continua a ser um dos aspectos mais encantadores da série. C.S. Lewis criou um mundo de maravilhas, povoado por criaturas mágicas e paisagens deslumbrantes. A descrição de Nárnia e das terras por onde Eustáquio e Jill viajam é rica em detalhes, permitindo aos leitores mergulhar completamente nesse universo de fantasia.

"A Cadeira de Prata" também aborda temas importantes, como a importância da fé, da coragem e da confiança em si mesmo. A história oferece reflexões sobre a jornada do herói e a superação dos próprios medos e fraquezas. O papel de Aslam como uma figura messiânica também adiciona uma dimensão espiritual à trama.

Em resumo, "A Cadeira de Prata" é mais uma joia na coroa das "Crônicas de Nárnia" de C.S. Lewis. Com sua mistura de aventura, fantasia e mensagens profundas, o livro continua a encantar leitores de todas as idades. Esta obra é uma leitura obrigatória para aqueles que desejam explorar um mundo mágico cheio de significado e moralidade, embalado em uma narrativa envolvente.

Maname0 16/10/2023

Acho incrível a leveza que ele trás algumas críticas, ao ensino, a constituição do ser, até mesmo uma ideia religiosa. Amei ?reencontrar? Caspian, sem falar na evolução de Eustáquio graças a Deus KKKKK. Brejeiro super precioso ??

Davi.Rissi 14/10/2023

Bem mais ou menos
Pra mim, o mais fraco até aqui. Início muito bom, com o Colégio Experimental sendo uma crítica ao rumo que o ensino na escola estava tomando (imagina se o Lewis visse o que ocorre hoje). Mas depois fica desprovido de propósito, acho que nessas histórias o vilão tem que ser marcante (seja na forma de uma pessoa ou ideologia).

anigonsalves 12/10/2023

Eu achei diferente esse livro, não é o livro que eu mais gostei, porém fui firme até o final.
Tudo que eu sei é que cada visita, Nárnia fica mais perto do fim.

Juliana222 12/10/2023

É um livro legalzinho mas sinto que ele não serviu pra nada comparado a saga como um todo, as mudanças que aconteceram em Nárnia poderiam ter sido faladas no próximo livro, até porque nem acompanhamos elas de perto. O início foi bem lento e não gostei tanto dos personagens, mas depois foi pegando um ritmo bom na história.

null 03/10/2023

Livro finalizado, minha opinião
Amei esse livro, fiquei euforica para terminar e saber como vai ser o próximo livro. Esse livro foi o que mais me cativou na história.

Nati 30/09/2023

Eu gostei da vibe desse livro, apesar de curto e com acontecimentos tão corridos, tem alguns detalhes que eu gostaria de poder mudar massss é inegável a genialidade do C.S Lewis e de todo um universo mágico e lindo que ele criou, rever Nárnia sempre vai soar como conforto pra mim.