The Invisible Life of Addie LaRue

The Invisible Life of Addie LaRue V.E. Schwab

Resenhas - The Invisible Life of Addie LaRue

Maya Blackbeak Galathynius 18/01/2021

Lembro de você, Addie Larue
Eu sinto como se metade do livro tivesse sido escrito pra mim e a autra metade não me deixasse afetada em nada, não sei o que eu estava esperando, se era a morte da Addie ou a redenção do Luc, porém não me desceu bem várias coisas

que tipo de deus o Luc é? a Estele fala que há 7 deuses, pq nenhum deles aparece e somente o Luc toma forma? por que a V.E deixou o livro em aberto? pq não teve explicações mais aprofundadas, conversas mais dinâmicas entre a Addie e o Luc? o Henry precisava existir mesmo? se sim, eu não senti nada sobre o casal, química nenhuma.

sério, eu me abri para esse livro e me sentir complementa tombada até os 50% daí a outra metade foi igual mas nem tanto

consideração final:

Adeline Larue eu amo que você sempre foi uma sonhadora, e sabe o que me lembra isso? a Aelin e sua corte de Terassen, a Velaris e toda corte dos sonhos. Eu amei ler sua trajetória (mesmo 90% sendo triste e horrível, pq convenhamos isso te tornou mais forte e me fez querer te proteger mesmo sem poder - vc n existe)  suas aventuras, suas perdas e suas conquistas (se vingar do Luc vai ser épico, vou imaginar e escrever sobre!) Obrigada por ter sido corajosa, livre mesmo com a maldição, lutando com unhas e dentes para ser sua única dona em um tempo onde mulheres eram vistas miseravelmente como objeto de procriação e prazer dos homens (isso melhorou?). Você é extraordinária e Addie, eu sempre vou me lembrar de você?

o Luc é um merdeiro de merda e mesmo que a Larue tente de tudo não acho que ele vá querer deixar ela ir, o próprio até disse que não quer ela e sim q ELE NECESSITA DELA.

e o Henry vai morrer de qualquer jeito, é humano.

pra tia Estele TE AMO VOCE FOI TUDO EM POUCO TEMPO.

Bea PERFEITA.

Robbie MERDEIRO DE MERDA.

Sr. Larue você criou uma filha maravilhosa!

Srt. Larue vá a merda porém sua filha é incrível.

Isabelle espero que Villon tenha sido tudo que você queria mesmo.
Bianca.Mioti 18/01/2021minha estante
Oii, por onde vc leu?

Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 17/01/2021

Todos mundo quer ser lembrado
A premissa curta e impactante é realmente só uma porta de entrada para esse universo: Addie fez um pacto com o Diabo e ela é eterna, porém, ninguém nunca lembrará que ela existe. Até que uma pessoa a reconhece.

Para quem já é leitor de Schwab sabe que essas sinopses são enigmáticas e até isso acontecer de fato dentro do livro tem muuuito chão pela frente. O pacto, por exemplo, então só será descrito em uma cena também lá na frente. E a cena dela sendo reconhecida também está em um capítulo beeem lá pra frente.

Porém, isso não tira o brilho do livro. Detalhes que incrementam a história são apresentados nesse início e que fogem completamente dessa sinopse. Esse breve resumo de pouco mais de duas linhas não é nada comparado a grandiosidade da aventura de Addie LaRue.

Além de ser um livro sobre querer viver para sempre, somos apresentados a questões como: relacionamento abusivo, amor próprio e a busca desenfreada por aceitação e pertencimento. Eu fui impactado por todas essas discussões que acabaram aparecendo e me fez amar ainda mais essa história.

Os personagens são extremamente reais:
Addie é uma personagem forte, teimosa e inteligentíssima. Ela é uma estrategista perfeita e a gente percebe isso lendo o livro. Não posso me alongar nisso, mas ao ler você entenderá.
Henry é um personagem fofo, determinado e profundo. Ele é o lado "humano" da história, que faz o leitor facilmente se conectar.

Ambos são marcantes, identificáveis e apaixonáveis. Tanto é que ambos são bissexuais, mais um belíssimo acerto da Schwab. A representatividade nessa história é um prato cheio pra quem gosta de um trabalho bem feito nesse sentido: os personagens são assim e pronto. Sem drama. Sem LGBTfobia. Sem saídas do armário. Eles são assim e acabou.

A história é narrada entre cenas do presente, em 2014, e de acontecimentos dos últimos 300 anos de vida de Addie. Essa fórmula, já presente em muitos livros da Schwab, torna a narrativa instigante e com capítulos terminando com ganchos eletrizantes do jeito que só a autora sabe fazer.

Outra marca registrada da autora é um livro cheio de frases marcantes. Eu li o e-book e ouvi o audiobook, mas anotei todas as minhas citações favoritas para deixar meu livro físico cheio de post-its. São frases que vão de clichês até falas reflexivas que vão te deixar questionando seu propósito no mundo.

Propósito de vida, por sinal, que para Addie é apreciar arte. É impressionante a forma que Schwab retratou a cultura de uma forma tão importante, delicada e cheia de referências incríveis.

A autora trabalhou neste livro ao longo de 10 anos e descreve como o livro de sua vida. Não há como negar que essa história é de fato uma Obra de Arte™️

Paula.Leite 14/01/2021

3 estrelas ?
Essa foi uma leitura muito mágica. É um romance? É uma fantasia? Acho que é uma boa mistura dos dois, mas que o romance não foi o centro de tudo.

Esse não é um livro normal para mim, está um pouco fora da minha zona de conforto e, felizmente, li isso com meu clube do livro.

Ele acompanha a vida de Addie LaRue, uma mulher que não envelhece. O que quer que você esteja esperando, não espere. Ou espere, porque é incrível como as reviravoltas afetam você. A história é incrível e extraordinária e um pouco difícil, mas a escrita é incrível. Vou dar isso para Schwab, adorei ler esse livro, o fluxo dele, a maneira como ela descreveu coisas simples, como o significado das histórias. A maneira como você quer entender esses personagens e saber como eles chegaram onde estão. Isso foi o que me cativou, o que me manteve virando as páginas.

Mas os personagens? Não muito. Cheguei à conclusão de que isso era esperado. Você não deveria se apaixonar por esses personagens, eles são quebrados e estranhos e não são o que você espera. Mas, ao mesmo tempo, cheguei à conclusão de que eles são perfeitamente quebrados. E isso não ajudou na minha conexão com eles.

O ambiente era o mesmo para mim. A forma como as cidades foram descritas, a forma como as percorreram. Tudo era escuro e um pouco nojento. Eu gostaria que houvesse um pouco de luz no meio de tudo isso. Isso me lembrou de Memórias Póstumas de Brás Cubas, você vai entender o que quero dizer se já leu antes.

Acho que esses foram os meus principais problemas com o livro, mas o que me fez continuar foram as muitas reviravoltas. Por que ela vive para sempre? Quem é essa pessoa que pode realmente se lembrar dela? Qual é o propósito dela? O que vai acontecer no final?

Eu realmente não quero estragar isso para você, então não vou dizer mais nada e não vou responder essas perguntas. Esteja pronta para um livro bem escrito e cheio de reviravoltas. Pegue esse livro e descubra por si mesma!

gabi 13/01/2021

acabei mudando a nota desse livro, eu gostei demaisss porém tiveram algumas coisas q eu fiquei muito triste pela autora não ter explorado mais, esse livro podia ter sido O livro mas não foi, eu ia fazer uma resenha mas acabei fazendo no Goodreads hehe

Bibi 13/01/2021

muito bom, mas um pouco repetitivo
fiquei muito envolvida na história de addie, mas acho que poderia ser um pouco menor, algumas partes poderiam ser retiradas para tornar o livro menos cansativo e tornar a leitura mais fluida. no mais, amei a forma que a poesia está presente no livro e achei sensacional ver como a autora construiu os relacionamentos na história. quero muito reler quando tiver uma edição brasileira pq li numa tradução meia boca ashauahahhaa mas leiam!

brenda.vicensot 12/01/2021

Um livro que me fez sentir
Então... é bem difícil falar desse livro sem dar spoiler kkkkk
Eu gostei bastante, mas foi difícil dar nota pra ele pq tem algumas partes q deixaram minha leitura mais lenta. Eu simplesmente queria pular certas partes pq tava chato kkkk
Mas apesar disso o livro me trouxe muitas emoções e me fez pensar muito sobre o tempo que a gente tem pra viver, sobre a morte e outras coisas. E chorei pacas lá pro final do livro. Doeu ler aquilo kkkkk só de pensar fico triste de novo !!!!
Me identifiquei muito com um dos personagens, o Henry. Ele foi muito bem escrito. Eu amei ele d+++ pra mim ele foi o ponto alto da história kkkkk
Sobre a addie, ela é incrível e muito forte, gostei bastante dela e eu consegui entender ela. E só queria muito q no final ela conseguisse oq mais queria.
E tem mais um personagem aí q não sei se posso dizer quem é kkkk ele ganha uma importância na história. Eu achei ele fascinante no começo mas depois a história tomou um rumo q eu não gostei tanto. Ao mesmo tempo gostei? Kkkkk difícil explicar kkkkk mas tem um ponto em q ele deixou de ser fascinante pra mim. E fiquei feliz com a decisão da addie em relação a ele.
A história basicamente é o
no nome do livro kkkk
mas eu acho q a autora poderia ter desenvolvido melhor algumas partes da vida dela, q tinham muito potencial e me deixou curiosa, mas ficou naquilo.
Mas eu entendi qual era o objetivo do livro e por isso não foi um desapontamento.
Eu gostei da escrita da autora, ela cria uma dinâmica legal q me ajudou nessas partes q achei mais monótono e facilitou a leitura.
brenda.vicensot 12/01/2021minha estante
Mais uma coisa... a minha opinião ainda está em crescimento... as vez acho q deveria dar uma nota mais baixa mas não tenho certeza. Esse livro ainda está em análise kkkk, principalmente pq eu criei altas expectativas e elas não foram cumpridas e isso acaba influenciando

Ray 12/01/2021

Essa resenha pra mim é difícil porque o livro em si foi frustrante pra mim. Durante um mês inteiro, eu ouvi coisas muito boas sobre o livro, que ele era um acontecimento, que ele era favorito de muita gente, e eu não esperava menos que isso pra mim. Talvez o que tenha estragado a minha experiência foram as expectativas, porque o livro não as supriu. A leitura é lenta (o que até aí, sem problemas), mas muitas vezes se tornou cansativa e repetitiva. A autora quando queria afirmar algo, ela afirmava várias vezes e isso levou um tempo da história que não precisava. A construção dos personagens é compreensível, acho até que eles são palpáveis, mas há momentos em que nem eles salvam. Não quer dizer que o livro seja ruim, porque não é, vide todas as pessoas que amaram, só que pra mim foi normal. Claro que trouxe reflexões e questionamentos, houve passagens em que você se põe no lugar da Addie e pensa em como você agiria nessa situação, a leitura também te prende quando você conhece o Henry, mas só. Eu esperei a reviravolta e o final triste que tanto diziam, e quando eu terminei, eu só fiquei olhando pra tela e me perguntando "era isso?". Fiquei frustrada por não ter recebido mais desse livro, mas talvez a culpa seja minha por ir com muita sede ao pote.

bitchiee 12/01/2021

As tempestades do livro
Eu não sei se eu q estava com muitas expectativas pra esse livro é acabei sendo tombada ou o livro é assim mesmo.

Eu achei a história de addie incrível, o fato de ela só queria liberdade,quando isso deveria ser de graça, e pra isso ela é obrigada a fazer um pacto com o demônio.
Toda a crítica ao longo do passar dos anos no livro é muito interessante, apesar de ter muitas partes cansativas devido a repetição de acontecimentos.

Gosto tb do quão reais são os personagens, o fato de eles querem tanto algo e quando conseguem descobrem q não é exatamente assim, todo o desenvolvimento de como a tristeza de transforma em tempestade ou como a solidão vira hábito.

O problema real pra mim foi o final, q apesar de tentar construir um plot twist acaba (pelo menos a mim) irritando o leitor, principalmente quando todos disseram q eu iria chorar.

Infelizmente o livro não alcançou as minhas expectativas mas nem por isso é um livro ruim.

Gabrieli 10/01/2021

É um livro muito bonito com uma escrita envolvente, mas se torna muito repetitivo com capítulos pequenos e o vai e volta entre passado e presente.

É uma leitura que deve ser aproveita mais quando você se identifica com a motivação dos personagens principais.

bestnarryever 10/01/2021

já to esquecendo a ?história inesquecível?
Fiquei extremamente desapontada com esse livro

Eu gosto de V.E. Schwab e eu tenho muitos livros dela na minha estante (alguns que gostei e dei mais de 3 estrelas)
E eu simplesmente não sei o que aconteceu
Fiquei entusiasmada com o fato de que ela levou 10 anos para escrever isso, que se parecia com Fausto (eu amo Fausto) e ela de alguma forma estragou tudo?

Para começar, esse livro talvez pudesse ter funcionado melhor se fosse mais curto! Eu realmente me ARRASTEI durante a leitura, quase abandonei algumas vezes e raramente abandono um livro (e não faço isso há 5 anos)
Mas eu continuei porque definitivamente existe um FOMO (Fear of Missing Out = medo de estar perdendo algo que todo mundo está amando) e literalmente todos que eu conheço que leram adoraram e o têm como um de seus favoritos

E comecei a me questionar, meus amigos leitores têm um gosto básico (porque é isso, Addie aparentemente teve uma vida incrível, mas nunca chegamos a VER isso) ou sou muito exigente?
NENHUM DOS DOIS, e está tudo bem NÃO GOSTAR DE UM LIVRO

O ritmo estava estranho para mim
Havia muitos pedaços grande de nada e apenas nada
Muitas coisas estavam apenas sendo ditas, contadas e ditas e parecia repetitivo para mim? Não sei, mas senti que eu estava andando em círculos (um encontro atrás do outro, depois sexo, melancolia e um novo lugar) e tive que me forçar a sentar e ouvir o audiobook, porque simplesmente não senti falta do mundo quando eu não estava lendo

Eu também não me senti tão conectada, não estava torcendo pelos personagens tanto quanto pensei que estaria

Já faz 10 dias que terminei e algumas partes já escaparam

Eu sei que sentiria no meu coração se fosse 5 estrelas e não veio para mim

Mesmo que o audiolivro seja TUDO, ele não salva a história
O FOMO e o hype em torno deste livro é simplesmente estranho, porque embora seja diferente quando se trata de estilo de escrita (um ponto positivo para Schwab aliás), eu já vi 90% do livro antes

Até fiquei em dúvida se existe alguma lenda/história popular sobre uma tal de Adeline em algum lugar do mundo, porque só ficava pensando naquele filme ?A Incrível História de Adaline? enquanto eu lia (não tem, eu pesquisei)

Eu simplesmente não consigo dar mais estrelas do que isso porque embora eu possa ver a arte, o trabalho e a boa escrita por trás disso, é cinematográfico no bom sentido
E foi um dos primeiros livros que meu diploma de Cinema me fez não gostar, o livro é MUITO cinematográfico estruturalmente, o que me impediu de imaginar que ele pretenda ser mostrado nas telas (considerando que vai sair um filme escrito pela própria V.E. Schwab)
Se você quer MOSTRAR isso na tela, em um filme que está por vir, por que escolhe só CONTAR as aventuras de Addie quando ela já passou por elas?

Acho que é outro bonde de hype que eu não peguei
E está tudo bem, e estou dizendo isso porque sinto que muitas pessoas não estão confessando que não gostaram tanto por causa do FOMO

E eu sinto MUITO por esta última frase, mas como este livro parece ser TÃO esquecível (em alguns meses) quando pretende ser o completo oposto?

E olha! Leiam sim, a experiência não é ruim, mas não é tudo isso não
só é cotidiana demais a ponto de entediar de tão longa

lorenamsad 08/01/2021

Senti que ler esse livro foi como ler uma poesia. Ficou claro que cada frase nesse livro foi meticulosamente planejada, cada construção pensada e repensada. A autora se preocupou em não só contar uma boa história, mas contá-la de uma maneira sensível, profunda, que transmitisse tantos sentimentos vivenciados por Addie e Henry: a melancolia, o medo, a solidão, a esperança e o encantamento. Uma premissa ótima, que me fez refletir sobre o tempo e a memória e me incentivou a apreciar mais a vida e as companhias.

Aninha | Estante de Instantes Blog 06/01/2021

Não me esqueça...
Addie Larue sempre quis viver, ir além do esperado... mas será que vale a pena viver se no meio do caminho ela perderá tudo e todos?

Que livro lindo!
Eu adoro história com viagem no tempo e com uma protagonista marcante. E Addie é uma personagem daquelas inesquecíveis. A sua gana de viver, sua paixão pelas artes, sua busca pelo amor... tudo tão inspirador.
E as lições sobre o valor da vida, dos momentos e das pessoas que amamos foram um bônus.

Eu nunca tinha lido nada da autora (pasmem), e agora quero ler tudo! Escrita envolvente, ela me fez gostar até do "vilão".

Super recomendo!

Aviso de gatilho: tentativa de estupro e alusão à tortura (ambas cenas breves e curtas, mas não custa avisar)