A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

i4zoya 19/11/2023

Adeus, Nárnia...
Não que seja um adeus definitivo! Mas depois de anos lendo essa saga, acabou...
Não sei nem o que dizer, eu amo essa coleção de livros, a história de Nárnia é maravilhosa, os personagens, as tramas. São livros simples mas com uma mensagem bonita por trás.
Amo as referências cristãs ao longo dos livros. Aslam é um personagem maravilhoso, toda vez que ele aparece da um quentinho na gente! Os irmãos Pevensie e todos os outros personagens citados ao longo da estória são guardados na memória com carinho. Eustáquio principalmente.
Fico triste pela Suzana não ter ido pra Nárnia junto com eles, e a forma como eles morreram me deixa um pouco triste. Mas o final é muito lindo!

Juliana222 12/11/2023

Infelizmente essa crônica foi um pouco lenta pra mim, gostei bastante da história mas sinto que faltou alguma coisa. Gostei do final, foi um bom encerramento pra saga.

diel 08/11/2023

Saudosa, Nárnia...
É profundo, é outro nível de história. Estou feliz, e ao mesmo tempo triste, de terminar essa belíssima saga. Minha vontade é de poder ir para Nárnia viver umas aventuras, deixar tudo para trás e ir adiante.
Thaí 08/11/2023minha estante
Quero viver como Narniano, mesmo que Nárnia não exista.

Rayssa.Oliveira 05/11/2023

CONTÉM SPOILER

Eu estou simplesmente em choque de como isso tudo terminou. Realmente não estava preparada.

É lindo ver como os personagens de todos os livros se encontram em um só, todos os reis e rainhas de Nárnia. É muito emocionante.

Gente, a Susana! Meu Deus, como assim... Não é mais amiga de Nárnia, eu realmente fiquei bem triste, gosto muito da personagem. Então, pelo o que parece ela foi a única que não morreu.

Que final, que loucura.

SrBaldez 30/10/2023

Nesse último livro, acompanhando o fim das aventuras de Narnia, trazendo novos e antigos personagens que trás uma conclusão muito inesperada, mas que não deixa muitos satisfeitos por acompanhar toda a trajetória do começo de Narnia até o fim

Abner47 28/10/2023

Uma conclusão poderosa para a série
"A Última Batalha" é o sétimo e último livro da série "As Crônicas de Nárnia" escrita por C.S. Lewis. Publicado originalmente em 1956, o livro encerra a saga de maneira épica e emocionante, levando os leitores a um mundo de fantasia e reflexão.

A história começa com um grupo de amigos humanos, liderados por Tirian, o último rei de Nárnia, que se encontram em um mundo em guerra, à beira da destruição. Um macaco ardiloso chamado Trincan manipula uma farsa religiosa em torno de um falso deus chamado Tashlan, causando divisões na sociedade de Nárnia.

A chegada de Eustáquio e Jill, personagens que retornam de livros anteriores da série, marca o início de uma jornada de descoberta e redenção. Juntos, eles se unem a Tirian e outros leais seguidores de Aslam, o Grande Leão, para combater o mal e restaurar a paz em Nárnia.

O autor C.S. Lewis mais uma vez brilha na construção de personagens cativantes e complexos. A transformação e o crescimento dos protagonistas, especialmente Eustáquio e Jill, são palpáveis ao longo da narrativa. Os leitores testemunham seu amadurecimento à medida que enfrentam desafios e dilemas morais.

A ambientação em Nárnia continua sendo um dos pontos altos da série. Lewis descreve um mundo de maravilhas e criaturas mágicas com grande detalhe, criando uma atmosfera envolvente que permite aos leitores se perderem em sua imaginação. A descrição da Última Batalha e o destino de Nárnia são particularmente memoráveis.

Além da narrativa envolvente, "A Última Batalha" oferece uma profunda reflexão sobre temas como religião, fé e redenção. A série "As Crônicas de Nárnia" é conhecida por suas camadas de significado e alegorias religiosas, e este último livro não é exceção. A mensagem sobre a importância da verdade e da fidelidade ressoa ao longo da história.

O título "A Última Batalha" encapsula a ideia de um confronto final entre o bem e o mal, mas também representa a batalha final dentro de cada personagem, à medida que enfrentam seus próprios medos e fraquezas. O desfecho da série é emocionante e satisfatório, amarrando todas as pontas soltas e deixando uma impressão duradoura.

Em resumo, "A Última Batalha" é uma conclusão poderosa para a série "As Crônicas de Nárnia". C.S. Lewis entrega uma narrativa rica, personagens memoráveis e uma mensagem atemporal que continua a ressoar com leitores de todas as idades. Esta obra é uma obra-prima da literatura infantil e uma leitura obrigatória para aqueles que desejam explorar os temas da fé, redenção e o eterno conflito entre o bem e o mal.

Fabiana 25/10/2023

Que final emocionante!
Esse livro é especial. Apresenta todo engano e o caos por causa do poder. E como o poder alimentado pelas forças do mal domina o ser, trazendo a malignidade e a perseguição por meio da mentira. E como ideologia do mal trabalha, fazendo o Mal parecer Bem, o Demoníaco parecer Divino, o Violento parecer Pacificador, o Tirânico e opressor parecer Libertador, a Fidelidade cega e incondicional parecer Devoção religiosa e de livre escolha, A grande mentira parecer Apenas um exagero retórico.
Como a perspectiva de ideologia do bem é capaz de lutar contra tudo isso. E que apresenta vulnerabilidades sendo cuidadas pelo autor de todas as coisas.
É lindo!

Júlya com Y 23/10/2023

Um livro sobre o fim de todas as coisas
Tivemos a experiência de leitura em voz alta aqui em casa e foi maravilhoso. Que obra de arte magnífica! Como vc imaginaria que um livro falaria do anticristo usando um macaco e um burrinho como personagens? O final nós terminamos de ler chorando, chorando muito! Que história linda! A mais perfeita da série!

Denise 15/10/2023

A última batalha...
Nárnia dentro de Nárnia, a chegada ao paraíso.
Fechando as crônicas com chave de ouro!
Leitura leve assim como as demais.

anigonsalves 13/10/2023

Eu achei uma das melhores sagas. Gostei de todos os personagens, achei fofo cada momento.
Foi fácil de ler todos os livros AAAAAAAA quero mais.

null 03/10/2023

Livro finalizado, minha opinião
Eu gostei muito da história, mas fiquei triste com o final mesmo tendo essas frases do Aslam que me tocaram muitooo. Bom enfim, eu gostei muito da história.

edisik 02/10/2023

E nos despedimos do mundo fantástico de Nárnia. Que jornada maravilhosa. Uma jornada com muita referência religiosa muito bem trabalhada pelo escritor.
Belaqlelivros 04/10/2023minha estante
É muito bom este livro eu tenho a versão inteira dentro de um livro só olha que você gostou