A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

Camila0831 21/02/2023

Triste, mas belo
Um fim triste, mas mais bonito do que esperava. Deixando de lado o racismo, o machismo, a xenofobia europeia, essa é a história menos encantatória do grupo; mesmo com magia, apocalipse e "paraíso" envolvidos; sendo a que mais trabalha e demonstra a descrença por vários ângulos. Mesmo com a lição de que Nárnia estará esperando por você no fim, fica um agridoce ao término da leitura.

lunna33 18/02/2023

Perfeito.
Um dos melhores livros da saga!
a história em si é bem triste, mas é cheia de aventuras e batalhas, me prendeu do início ao fim, chorei muito com o final e fiquei muito emocionada por ter acabado dessa forma, mas não me arrependo nem um pouco, amo essa saga com todas as minhas forças!
c.s lewis acertou MUITO nesse livro

"eu vi quando narnia começou, mas nunca pensei que viveria o suficiente para vê-la morrer" - Digory Kirke, A Última Batalha, Página 185

Ariana37 16/02/2023

Incrível ?
A riqueza teológica de Nárnia é profunda, encontrar temas profundos de uma maneira tão natural é esplêndido e estonteante.

Cada um dos livros me surpreendeu bastante, e quando achei que Lewis não poderia mais fazer tal coisa, ele embasou a última batalha no livro de Apocalipse. Sem comentários, tudo que posso dizer sobre esse último livro é MARANATA, ora vem Senhor Jesus! Quero voltar para casa.????????

P.S: discordei de ponto de vista inclusivista de Lewis sobre a salvação.

Ri, chorei, me surpreendi, fui confrontada e inspirada durante toda a série de livros.?

Clara TV 14/02/2023

Esse pelo incrível que pareça consegui ser um pouco melhor, e fiquei super chateada de não ter gostado de narnia, foi uma grande decepção, mas espero um dia voltar neles ler novamente e gostar.

sarah587 12/02/2023

Nárnia nos abraça ??
Não apenas terminei uma série de livros. Mas um capítulo importante de minha vida.
Ao longo de minha adolescência, esses livros foram companhias fiéis, me ajudando a passar por momentos onde eu só tinha a mim mesma.
As crônicas de Nárnia, são livros que irão te abraçar com sua atmosfera acolhedora e familiar.
É mais do que florestas mágicas, são também, histórias inspiradoras onde você poderá encontrar refúgio e se desligar por um momento de tudo que a vida ainda irá nos trazer.

Yasmin 11/02/2023

Bom dms seloko
Vamos começar né, que macaquinho malandro véi chega dá ódio. Pra mim oque mais me chamou atenção foi a forma em que o final foi descrito, a forma como ele é narrado é bem parecido ao começo de Nárnia narrada de uma forma bem poética , eu gostei foi uma leitura bem fácil de ler e que facilmente eu leria para meus filhos futuramente, cheias de fantasias e encantos guardo no meu coração

Lin 10/02/2023

As terras de aslam
Senti um misto de emoções lendo esse livro. Tristeza, raiva, alegria foram algumas delas, passei a maior parte do livro triste vendo como o povo de Narnia estava descrente sobre Aslam e sobre o rei Tirian. Mas fiquei muito feliz vendo que ainda haviam alguns que acreditam piamente e seguiam os seus corações, de forma nobre e corajosa.
Gostaria de fazer um adendo e dizer que me surpreendeu muito a forma como o escritor abordou a religião de forma simples e discreta. Mostrando que não se trata de que nome damos aos nossos Deuses e na religião que seguimos, no fim somos todos iguais e só o que importa são as coisas positivas, boas e nobres que fazemos no mundo.
Enfim, recomendo muito essa saga para todos que tem curiosidade em ver o mundo por outros olhos. ?

campeloreadings 10/02/2023

ótima conclusão
Acho que esse livro foi ótimo para fechar a história, e esse final me emocionou. Ainda acho um pouco triste, mas penso que os personagens viveram muito bem dali em diante. Só gostaria de saber como a Susana lidou com isso e se a fé dela voltou.

Júlia 03/02/2023

Demorei pra ler esse último livro, e estou até um pouco triste de ter acabado pq Nárnia fez parte da minha infância.
Talvez eu fosse muito nova pra perceber isso quando eu comecei a ler o primeiro livro de Nárnia alguns anos atrás, mas quando se para pra pensar, percebe-se que a história tem muitas relações com a Bíblia.

Gustavo447 03/02/2023

The end
De longe este conto foi o que mais me passou raiva, mas não por ser demasiadamente ruim, mas sim pelo antagonista ser extremamente insuportável, chegando a ser pior do que a feiticeira.
Assim como os contos anteriores, este também carrega os simbolismos e analogias da mitologia cristã, assemelhando-se a várias passagens bíblicas.
Além do mais, podemos notar que embora haja o amadurecimento final dos personagens que conhecemos em outras histórias, se torna interessante fato de que estes ainda carregam grandes partes de sua verdadeira personalidade, fazendo questionar se há realmente uma mudança transformadora em cada um deles.
No final, continuo defendendo Susana com todas as forças, pois apesar de deixar-se ser levada pelos irmãos, nunca negou seu verdadeiro eu.
Sem mais, o conto é perfeito, mas não está a altura dos demais.

P.S. Tentei não tecer criticas quanto a isto nos contos anteriores, devido a época em que estes contos foram escritos (1949-1954), no entanto deixo como aviso de que esta obra está carregada de falas e comportamentos duvidosos a respeito de pautas machistas e racistas. Então se você se sente mal com isso, não indico esta leitura, que apesar de ser fantástica, ainda possui problemáticas como qualquer outra que provenha destes tempos.

Polyane 31/01/2023

Eu tô maravilhada!
Comecei as crônicas sem muitas expectativas, e os primeiros livros até achei um pouco chato (principalmente o cavalo e seu menino e príncipe Caspian), mas a medida que fui lendo fui gostando cada vez mais. Fiquei chocada com tamanha criatividade do autor. Tantos personagens tão cativantes, cenários que dá vontade conhecer, histórias cada vez mais lindas e emocionantes. E o que foi aquele final???? Eu não esperava taaanto!!!!! Da vontade de ler tudo de novo ???

iasminnaara 30/01/2023

Triste fim
Tô muito feliz de ter finalizado As Crônicas de Nárnia, cada livro dessa série pra mim foi um abraço apertado de nostalgia. Porém gostaria de dizer que fiquei muito deprê com esse final kkkkk
P.S.: Mais um que eu terminei no ônibus.