A Última Batalha

A Última Batalha C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Narnia: A Última Batalha

danielagarcia 14/11/2022

A BATALHA
Eu amei a batalha, me emocionei em todos os episódios que foi lembrado das estórias anteriores. O mais legal foi o final com todos reunidos.

Mavis 02/11/2022

Lindo
Esse final foi perfeito de todas as formas. Tudo que foi importante voltando, Aslam aparecendo no momento certo como sempre. Eu simplesmente amei.

Jão 29/10/2022

Para nós, este é o fim de todas as histórias, e podemos dizer, com absoluta certeza, que todos viveram felizes para sempre. Para eles, porém, este foi apenas o começo da verdadeira história.

Larissa.Ohana 28/10/2022

Para cima e Avante!!
Drinian é o Novo rei de Nárnia enfrentando um grande problema com o povo vizinho, os Calormanos, já que eles se aliaram com um macaco que diz ser o representante de Aslam, e ludibriando as pobres criaturas de Nárnia a trabalhar escravo para os Calormanos dizendo ser a vontade de Aslam, Drinian porém sabe que tudo não passa de enganação e tenta a todo custo desmascarar o macaco e Tarcaã, o líder dos Calormanos, e com um apelo a Aslam, o poderoso Leão envia Eustáquio e Jill ao auxílio do aflito rei.
Mais da metade desse livro me deixou desesperada, tudo o que Drinian e seus amigos faziam dava errado, uma angústia sem fim, mas no final entendemos o porquê da batalha sofrida, para no fim ser merecedor de viver em um mundo tão magnífico que só de ler ficamos em êxtase, que final maravilhoso.
Uma coisa que mais me chamou atenção foi o momento de Emeth com o Aslam, e levo o ensinamento para sempre de que, não é sua religião que te salvará mas sim o seu fervor, sua honra e suas obras que te definirá merecedor ou não de viver no paraíso, pois muitos falam em nome de Deus mas não são todos que fazem obras boas e tem o coração bom.

Leonardo Rasseli 24/10/2022

Tudo que é bom tem um fim
Falando do livro: muito melhor que o último, bem mais animado no sentido de você querer continuar lendo, como é bom rever velhos conhecidos de histórias passadas, Tumnus, os castores, Pedro, Lúcia, Edmundo, Caspian, que nostalgia.
Ps: fiquei em choque com o final, não esperava mesmo por isso.

Falando da saga: o mundo de Nárnia é especial pra mim, uma das melhores lembranças que eu tenho da infância de uma relação com meu pai que hoje não é tão boa (foi ele que alugou o leão a feiticeira e o guarda-roupa). Já conhecia os filmes e sou grande fã, já cansei de assistir e parece que sempre fica melhor. Tinha ainda algumas partes novas que não conhecia por conta de alguns livros não terem virado filmes também (o que é uma pena, tenho certeza que seriam incríveis), que eu pude conhecer através das histórias e achei sensacional, gostei muito de ter lido as crônicas até o final, sentimento muito bom.

Jenny Vokalnii 10/10/2022

O final de uma história....
Eu estava bem desanimada para ler Narnia após a Cadeira de Prata ter sido bem sem graça para mim. Mas agora, Jenny está impressionada. O cristianismo presente na história é ainda mais intenso, e essa última batalha pode as vezes significar um recomeço, um reencontro, e que recomeço ein...

Estou feliz com esse final, e ainda espero poder um dia ir até Narnia.

miquiverso 09/10/2022

De todos, a melhor aventura
Que todo o mundo de Nárnia é baseado na Bíblia, já sabemos. Agora, a forma em como retratos e histórias bíblicas são retratadas em ?A Última Batalha?, é surreal.

Uma história completa, que vai nos levando do passado ao presente, do mundo de Nárnia ao nosso, e começa de uma forma que quase ninguém talvez esperasse. E o protagonista não seria uma das crianças de nosso mundo, nem até mesmo Jill e Eustáquio que são as crianças que voltam para Nárnia uma última vez (pelo menos para aquela Nárnia que conhecíamos). O protagonismo do último Rei de Nárnia é feito presente, nos fazendo morrer junto dele? e de todos os outros habitantes desse lindo, mas agora destruído mundo.

Eu já sabia de algumas coisas que aconteceram nesse livro, das mortes principalmente, e elas me fizeram chorar. A Suzana não estar junto dos irmãos quando eles e Nárnia mais precisaram foi duro, mas necessário, eu entendi, juro. Ver os irmãos, ver Pedro feliz e um grande líder, sentir a felicidade constante nas falas de Lúcia, e ver os Lordes que iniciaram tudo fez todos os contos terem um sentido em minha cabeça.

Nárnia é mundo para todos, contos e mais contos sem fim de pessoas como nós que se tornaram algo muito maior que esperavam. E nossa? como fico triste e não ter visto uma adaptação tão brilhante como essa do último conto poderia ter sido?

Maria 08/10/2022

Última Batalha
Um livro triste não pela história mas sim por ter de dizer adeus a esta linda saga que me traz um conforto enorme ...
Espero poder reler a várias vezes !!
Quanto ao livro ,C.s Lewis nunca desaponta outro livro com ?????

Italo 04/10/2022

Narnian Horror Story: Apocalypse
Nunca gostei dessa crônica, mesmo quando eu era criança, e não mudei de opinião nessa releitura. Primeiro, ele falha como um ponto final de uma saga porque não existe uma história sendo contada aqui, mas um discurso ideológico forte, que dessa vez o Lewis nem se esforçou pra disfarçar.

A primeira metade do livro tem um tom bem sombrio e bizarro, a segunda metade vira um folheto de testemunha de Jeová. Aqui o Lewis não tem pena de ser racista, misógino e supremacista. É absurdo!

Existem várias passagens recorrentes onde os personagens se referem pejorativamente aos calormanos como ‘’morenos’’, inclusive os personagens praticam black face e quando retiram o ‘’disfarce’’ um dos personagens exclama que finalmente ‘’ele se sente como um homem de verdade’’.

Além do racismo a gente encontra várias vezes ao longo do livro discursos tortos, do tipo: ‘’meu deus é o único verdadeiro’’; ‘’se você crê em um deus diferente do meu você merece morrer’’; ‘’seu deus é um demônio, o meu não’’... além de aparecer no final um capítulo exclusivo dedicado a conversão de um ‘’pagão’’. Tem um grupo de anões que são condenados a ‘’escuridão’’ porque escolhem não acreditar no deus verdadeiro, metaforicamente representando os ateus... e claro tem a Susana.

Eu já tinha me incomodado com o jeito que o Lewis retratava as mulheres nesses livros, mas nossa, o que ele fez com a Susana aqui é revoltante. A personagem é simplesmente condenada a perder toda a família por apenas crescer e fazer ‘’coisas’’ de adultos, que tipo de mensagem é essa?

Já que eu falei da família da Susana, vamos falar sobre isso. Como a morte de 5 crianças e todas as pessoas que estavam no trem e na plataforma, pode ser encarado como um final feliz? Não existe crença alguma que me faça achar isso algo lindo.

No mais, eu entendo as pessoas que acham esse livro lindo e amam a mensagem de fé (?) que ele tem, mas seria ideal que as pessoas não ignorassem a mensagem de intolerância que também está presente aqui. É um livro que a meu ver não sobreviveu ao tempo, provavelmente nunca mais vou pegar essa saga pra mais uma releitura, porque é uma leitura que me incomoda.

PS: eu lendo esse livro fiquei igual a Fleabag lendo a bíblia.
GarotaQueer 01/02/2023minha estante
Sim? Não faz o menor sentido você, uma pessoa adulta, em pleno século 21, ler esse livro e não se sentir, no mínino, um incomodo com as coisas que esse livro prega.