O conde de Monte Cristo

O conde de Monte Cristo Alexandre Dumas

Resenhas - O Conde de Monte Cristo

Gey @luvelybooks_ 08/12/2020

MELHOR LEITURA DESSE ANO
Devo ter lido uns 2 livros clássicos no máximo e nenhum deles (ou nenhum dos livros que já li) tinham +1000 páginas. Claro que fiquei um pouco receosa no começo, mas ao passar a ler, a história foi me puxando.
Cada capítulo trazia uma informação nova e um evento interessante, em parte isso se deve pelo fato do autor ter escrito este livro em formato de folhetim (um capítulo por semana era lançado em um jornal, logo, os capítulos deviam ser chamativos para que os leitores lessem toda semana).
A história, portanto, é cativante, chamativa, te prende! As inúmeras páginas não são um empecilho, pelo contrário, você navega através da história, cresce com os personagens, e vê a drástica evolução de Edmond Dantès que dentre tantos nomes, passa a ser mais conhecido como Conde de Monte Cristo. Fiquei impressionada com as evoluções dos personagens, tanto os bons como os culpados.

Umas das coisas mais interessantes é como a vingança vai acontecendo. Fico chocada com a organização e o planejamento; não chega nem perto daquelas vinganças nas quais a pessoa apenas quer ?matar todos e os fazer sofrer?. Vai muito além disso!

Edmond foi, com certeza, um dos melhores personagens que eu já vi!!

Renata 31/01/2022

O Conde de Monte Cristo
Uma leitura prazeirosa e cheia de emoções.
Uma história de amor,vingança,traição,sofrimento e poder.
Te prende do começo ao fim.Incrível está leitura,adorei e recomendo muito.

Wallacy 18/04/2022

Definitivamente não precisava desse tanto de páginas
Acredito que grande parte das pessoas conhece alguma versão do Conde de Monte Cristo. Eu mesmo sempre gostei muito do filme de 2002 e quando vi que o livro possuía mais de mil páginas, quis conferir, afinal devia ter muita coisa interessante ali, que eu não fazia ideia. E, realmente, havia...junto com muita enrolação.

O livro apesar de antigo, tem uma linguagem de simples entendimento. Há uma quantidade enorme de personagens, que as vezes deixam o leitor confuso, tendo que parar para se lembrar quem é que está na cena.

Eu li sobre o estilo do autor, e que ele escrevia para folhetins da época e que recebia por capítulos, que eram publicados como episódios, então quanto mais páginas, melhor (pra ele).

Para o leitor, essa quantidade enorme de páginas não se justifica. São capítulos e mais capítulos sem importância para o enredo. Temos mais de um capítulo, por exemplo, contando a história da vida de um bandido italiano, que é apenas um coadjuvante esquecivel.

Tirando a enrolação, que é o ponto mais negativo e cansativo do livro, o enredo principal é ótimo e faz valer a pena a leitura, até porque a história do livro e o destino dos personagens são totalmente diferentes do filme.
Vic Wonder 18/04/2022minha estante
????

Jeane Nunes 18/04/2022minha estante
Wallacy, estou em 40% do livro e o que me incomodou até o momento foi exatamente esta enrolação ? O fato de ser uma estória sem muitas reflexões e sim fatos/ acontecimentos não tem tirado o prazer de ser uma boa leitura, porém, até então, aparentemente não figurará entre os livros favoritos/marcantes .

Wallacy 18/04/2022minha estante
Exatamente, Jeane! Não tive como não me decepcionar um pouco.

vitorrsousa 12/03/2021

Comecei o ano com o pé direito. Foi a primeira mas já afirmo tranquilamente que essa vai ser a melhor leitura de 2021. Ela te prende do início ao fim. Gosto muito de como a história é contada não só pelo ponto de vista do Dantês, mas também pelo de vários personagens, que vão se revelando importantíssimos conforme você avança pelos capítulos. A trama é um carrossel de emoções, cheia de reviravoltas e surpresas, e os conflitos e enredos são ligados de uma forma muito inteligente. E sobre a vingança, só lendo o livro mesmo pra se ter uma noção de o quão incrivelmente bem construída e executada ela é.

É uma leitura enorme, e o número de páginas num primeiro momento assusta, mas vale super a pena apreciar cada uma delas, com a devida paciência e atenção aos detalhes da narrativa.

Marcia 30/04/2023

Maravilhoso!
Que livro maravilhoso! Não se assuste com o tamanho, vale muito a pena! Que clássico! Você não vai querer largar a leitura!

julia 12/12/2020

Resenha: O Conde de Monte Cristo
O Conde de Monte Cristo é o tipo de livro que a gente termina de ler e daí tem que ir dar uma deitada pra processar tudo que aconteceu.

A história é incrívelmente complexa e o elenco de personagens é gigante, mas Dumas consegue destrinchar tudo de uma maneira tão interessante e fácil de ler. É tanta treta ao longo do livro que eu dive que pausar as vezes só pra processar o tamanho do choque.

Dantès é, definitivamente, um dos meus personagens favoritos da vida por ter ido em busca de vingança kkkk Ele tava ali só pra causa problemas de propósito e acabar com a vida de certas pessoas. Eu amo histórias de vingança e quando uma pessoa injustiçada vai atrás de destruir quem cometeu a injustiça e esse livro entregou demais o que prometeu nesse sentido. Amei!

Cleuzita 24/01/2020

Li compulsivamente.
Livro cinematográfico, tem razão o cinema adorar as obras de Alexandre Dumas, é tão envolvente, bem contado, cheio de tramas e reviravoltas, não tem como não querer saber o que vai acontecer no próximo capítulo. Agora, se tudo que você conhece desse livro é através do filme de 2002, sinto informar que você só sabe 10% do enredo. Sem falar das coisas absurdas que não existe no livro mas foram inseridas no filme. Recomendo muiiitttooo a leitura desse livro para quem quer se divertir .
@resenhandooslivros 24/01/2020minha estante
Estou ansiosa demais para ler esse livro. E acho que a experiência vai ser melhor ainda por nunca ter visto o filme! ?

Cleuzita 24/01/2020minha estante
Oii Maria Clara, acredito que você vai gostar desse livro. Mas olhe, o livro é tão diferente do filme que não vai estragar sua experiência de ler o livro. Pode assistir sem medo, inclusive o filme está disponível na Netflix até 01/02/2020, ainda da tempo. As únicas coisas que coincide é a sinopse, mas o desenrolar do enredo e o final são completamente diferentes.

Luize 24/01/2020minha estante
Eu li compulsivamente também. Que trem viciante!

Foi o livro mais envolvente que já li na vida.

Cleuzita 25/01/2020minha estante
Oii Luize, eu também, livro viciante mesmo. Nunca li um livro tão grande e tão rápido. Kkk

Geórgea 25/01/2020minha estante
Eu li primeiro o livro, e quando fui atrás do filme, nem continuei! Acho que vi uns 20min de filme e desisti. Vi tantas mudanças, tantas coisas esquisitas que preferi deixar para lá e ficar só com o livro na memória! História maravilhosa, merece ser lida... saudades do Danté!

Cleuzita 25/01/2020minha estante
Georgea, eu assisti também o filme de 1934 no YouTube, ambos não foram fiéis ao livro.

Geórgea 25/01/2020minha estante
Nossa, não sabia desse de 1934...

Cleuzita 25/01/2020minha estante
Se tiver um tempinho assista, ele faz escolhas diferentes do filme de 2002, vale assistir.

Andre.28 27/01/2020minha estante
Um verdadeiro clássico.

Cleuzita 28/01/2020minha estante
Verdade André, um grande clássico do entretenimento. Leitura muito emocionante, embora não seja um livro perfeito, vale o tempo desprendido.

Liza 15/09/2022

É um livro razoável
Talvez seja essa edição que li, mas não achei a história tão emocionante assim. As coisas acontecem muito rápido, que por um lado é bom pq a leitura é feita de forma bem rápida.

Achei que ia demorar um tempão lendo, mas foi bem tranquilo msm. Tive que ler por pedido da escola, nunca leria esse livro por conta própria pq não é uma história que me chama atenção.

Mas quem quiser ler, pode ler, não digo se recomendo ou não pq esse não vai em questão do livro ser ruim, é só o meu gosto msm.

Beto 30/12/2021

Não tenho nem palavras pra descrever essa grandiosidade. ?O Conde de Monte Cristo? é definitivamente uma das melhores obras literárias da humanidade! Me sinto extremamente feliz de ter dado a chance e conhecido essa história.
Já tinha assistido ao filme anos atrás, que asseguro ser igualmente bom, porém ler o livro é a experiência por excelência.
O livro é ímpar, fantástico, bem escrito, fluido, enfim cheio de inúmeras qualidades que poderia passar horas escrevendo. 5 estrelas, favoritado da vida e recomendadíssimo!!!

Marina 26/05/2021

Foram 4 meses lendo esse livro e agora que acabei, estou (ainda mais) maravilhada com a obra.

Desde o começo, fiquei surpresa com a agilidade de Dumas. O sofrimento de Dantés, o tempo na prisão, as partes com o abade Faria... Tudo passou tão rápido e sem enrolação, que fiquei apreensiva com o que mais poderia acontecer nas mais de 1000 páginas que estavam por vir.

Então veio a vingança de Edmond, que foi cozida a fogo lento, por anos. O problema é que, quando Ed se tornou por fim o Conde de Monte-Cristo, o livro começou a ficar um pouco confuso. Lembro que sentia como se estivesse lendo outra obra, pois chegou uma hora em que nada do que tava acontecendo tinha muito a ver com o que rolou no início.

Dumas simplesmente não nos conta nada. Aqui não existe nenhum pacto de confidências entre leitor-autor. É o leitor que precisa estar atento e intuir que certas personagens (o marinheiro Simbad, o abade Busoni...) são o próprio Conde, por exemplo.

Tudo isso pode ser estranho no começo, mas valeu a pena. Após a parte em Roma, com Luigi Vampa, o livro volta a ganhar agilidade quando a vingança de Dantés entra em ação. Ao retornar a Paris, começamos a entender a relação do Conde com os jovens de Roma e conhecemos as personalidades da alta sociedade francesa. Nessa hora, tudo começa a ganhar sentido. Confesso que várias vezes fiquei de boca aberta com algumas reviravoltas.

Achei incrível como a trama terminou bem amarradinha, sem cabos soltos. Gostei também da volta ao Castelo de If (nessa espécie de ritual de despedida). Sentirei saudades de acompanhar as reviravoltas nas vidas de Villefort, Danglars, Morrel, Morcef, entre outros.

O livro se assemelha bastante a uma novela mexicana, onde a protagonista pobre volta anos depois, rica e poderosa, para se vingar. Na verdade, são tantas as narrativas que devem ter se inspirado nessa obra... Ícone faz assim.

Não sei se curti tanto a versão sanguinária, extremamente rica e super moralista de Ed, mas até que ele conservou bem a humanidade (e a bondade) depois de tanto sofrimento. Fiquei feliz pelo seu final feliz.
Alê | @alexandrejjr 27/05/2022minha estante
Mais uma resenha excelente, Marina! Em tempo: já visse a adaptação com o Jim Caviezel e o Guy Pearce?

Marina 16/01/2023minha estante
Alê, só hoje vi seu comentário!! Nunca assisti o filme, acredita? Você recomenda?

Alê | @alexandrejjr 16/01/2023minha estante
Sem problemas! Eu gosto bastante, mas temos um problema: eu nunca li o livro! ?

Marina 17/01/2023minha estante
Hahahahahah e eu que li o livro na intenção de ver o filme e acabei esquecendo? Preciso completar meu projeto ?

Marina 17/01/2023minha estante

Nicole Gonsales 25/04/2021

5 estrelas ainda é pouco pra esse livro.
Comecei a ler o livro no fim de Janeiro e hoje após 3 meses enfim terminei essa jornada que foi ler ?O Conde de Monte Cristo?.
Vou ser clichê agora e dizer que as aproximadamente 1300 páginas desse livro são 1300 motivos para ler ele. Um dos melhores livros que já li com toda certeza e todos deveriam lê-lo pelo menos 1 vez na vida, super indico!!!

Lah 10/03/2021

Favorito da vida!
Com um enredo de novela e uma escrita super fluida, Dumas nos traz uma história de vingança arquitetada com extrema maestria.

Ao acompanhar a trajetória de Edmond Dantes, o leitor percebe de que forma o sentimento de inveja pode corroer não somente seu alvo, mas principalmente àqueles que o instigam.

Grandes reviravoltas fazem com que o leitor atente-se cada vez mais aos pequenos detalhes, que por sua vez, são mais que capazes de completar cada lacuna dessa história com genialidade.

Super recomendo a leitura desse clássico extremamente aclamado.

E para quem fica apreensivo com o tamanho do livro a dica é: persistência!
Pois no final ainda queremos que houvesse mais mil páginas dessa história fantástica!

Breno 17/02/2021

O conde de Monte Cristo
Não existe felicidade nem infelicidade nesse mundo, existe a comparação de uma com a outra, só isso. Apenas aquele que atravessou o infortúnio está apto a sentir extrema felicidade. É preciso ter desejado morrer, Maximilien, para saber como é bom viver"

Edmund Dantés, jovem, talentoso, ingênuo e traído. É privado de sua liberdade, felicidade e a conhece na pior das situações. Vive, aprende, e morre para renascer como um outro: A providência, renasce sendo apenas isso, a ideia fixa de que sua vida se dava a vontade divina de punir quem pecou contra ele. E se torna menos que um indivíduo nessa jornada de 1304 páginas, para perceber, somente no final, "que o poder supremo e a sabedoria infinita são atributos exclusivamente divinos"

"Esperar e ter esperança.
Seu amigo, EDMUND DANTÉS
CONDE DE MONTE CRISTO"