O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Rakely.Helena 02/08/2023

O Jardim Secreto
Terminei faz uns dias mas esqueci de resenhar, então vou falar sobre ele agora
O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina que se sente sozinha e perde os pais em um surto de cólera, na Índia, e acaba tendo que ir para Yorkshire viver com o seu tio (que também não dá muita atenção para ela), descobrindo coisas incríveis.
O livro em geral é bom, eu gostei bastante, teve partes que eu achei a leitura meio arrastada, mas para ser um clássico a escrita é muito tranquila de se ler e flui até que bastante também. Única coisa que eu achei foi que eu demorei demais pra ler um livro de tamanho médio (tudo bem que eu estava lendo ele só para a escola, mas mesmo assim), mas tirando isso achei ele um livro muito bom.
Recomendo
????

Bruna.Camilli 30/07/2023

O Jardim
Eu amei a história, tive q parar no começo do livro por conta da ressaca literária, mas quando eu voltei não parei, li todo dia um pouco e hoje eu queria tanto terminar que até madruguei kkkkk. Eu gostei muito da história mano, eu tive a impressão que é livro focado em 3 pessoas, o livro começa focado na Mary, no meio já começa a falar mais do Dickon e do meio pro final é sobre o Colin!! Eu até que gostei do desenvolvimento, só achei que faltou alguma coisinha, mas eu não explicar o que seria ksksks. Mas isso não muda que eu amei o livro!! E uma das coisas que eu tenho que elogiar é a capa dele viu!! Muito linda! Eu peguei esse livro emprestado, então eu tenho que devolver (infelizmente), nesse caso eu vou amor os livros que eu pego emprestado, porque eu quero ter todos eles!! Um vício ou uma paixão? ? . Sem contar que eu gostei muito dos animais também ksksksk (o Pisco, Fuligem, o Capitão, Noz, casquinha até mesmo a ovelha filhote, o qual eu não lembro o nome kkkk, gostei deles, pena que tiveram poucos momentos). Enfim, amei o livrooo!!!

Rafaela.Lobato 29/07/2023

O Jardim Secreto
Antes que me julguem, eu não dei essa nota por conta de não gostar do livro, mas por não ter me conectado tanto assim com ele.
É um livro leve e gostoso de ler, porém não é um tipo de livro que eu goste.

valentineee 29/07/2023

Superou as expectativas
Esse livro eu fui obrigada pela escola a ler, então eu não tava com as expectativas muito altas, apesar de ter lido uma versão quando era criança e gostado. Mas, acabou sendo uma ótima leitura. O livro me prendeu, tem a fonte bem grande o que eu adorei, a história acontece bem rápido, tipo um fastburn, e os personagens são bem complexos para uma história infantil. Me surpreendeu!

Esley 28/07/2023

Muito lindo
O livro é bem leve, falando sobre a história de Mary e seu desabrochamento como criança e pessoa, e criando vínculos que jamais sonhara.
Quem já assistiu o filme ou o desenho, alguma das adaptações já é um pouco familiarizado com a história, mas garanto que no livro é bem melhor ?.
A descoberta do jardim, o aprofundamento das descobertas, tanto de sentimentos quanto de várias coisas é incrível, entender profundamente a história, enfim, recomendo muito. ?

Nath 26/07/2023

Foi o primeiro livro que li e me fez ficar apaixonada por leitura, tenho um carinho muito grande por ele, pela história e pela personagem principal, é apaixonante ver o crescimento dela no decorrer da história, super recomendo o livro.

deborattins 25/07/2023

De deixar o coração quentinho
Minha releitura com jardim secreto só confirmou o que achei da primeira: que livro gostoso.

É muito bom ver a evolução dos personagens junto com o jardim, ver as diferentes perspectivas e entender as mensagens que o livro traz :)

brunadaguarda 23/07/2023

Mais uma vez nessa história<3
Foi muito bom reler esse livro! Já consegui ter visões diferentes nessa segunda leitura. Mais uma vez eu achei esse livro lindo, com uma escrita fascinante. Após a leitura ainda tive uma discussão super proveitosa com o Comfy Bookclub, onde chegamos a várias conclusões interessantes. Como por exemplo, notamos que o personagem principal do livro é o jardim, e não a Mary, o Dickon ou o Colin. O que é inédito, ter a ambientação como principal.

De resto, a minha opinião continua a mesma:

Que livro lindo, que escrita leve, que história fascinante! Quando nas primeiras páginas, a triste história de Mary Lennox foi contada soube que iria me encantar com o livro. No início a garota não parece ser nada agradável, mas eu sentia que iria acompanhar o processo de amadurecimento dela, e que ela iria se tornar uma garotinha bastante agradável. Eu achei legal como a história foi contada, como se ele fosse dividido em 3 partes, a primeira parte seria apenas sobre Mary, a segunda parte (na metade do livro) seria sobre Mary, Collin e Dickon, e a terceira parte seria focada mais em Collin (o final).

Esse trio me fascinou bastante, Dickon principalmente, ele meio que deu um empurrãozinho para que Mary e Collin se tornassem pessoas melhores. E Dickon é simplesmente fantástico, acho que qualquer pessoa que ler esse livro se encantará facilmente com ele, não é atoa que ele é um encantador de animais, e os humanos são animais, como diria Collin.

Mary também é uma personagem incrível, e por causa dela muita coisa aconteceu na história, como por exemplo o jardim secreto, se não fosse pela curiosidade dela ele continuaria bem perdido, porque era um assunto totalmente proibido. Mas graças à sua impertinência, e a ajuda do pisco o jardim foi encontrado.

Collin na maioria da história foi um rajá mimado, e por causa de sua criação, sem a presença do pai e sempre tendo tudo que queria, como também por ser tratado como aleijado, ele não conseguia ver um futuro diferente que não fosse aquele que todos pensavam pra ele. Mas graças à Mary e Dickon esse futuro mudou, e também por Collin começar a acreditar nele mesmo e na "Mágica".

Sobre alguns personagens secundários fiquei meio triste que foram tirados da história "do nada". Como Martha, por exemplo, a irmã de Dickon. Ela ajudou tanto Mary, a se tocar que era mimada e que precisava ser mais independente, ela que apresentou Dickon a Mary, e muitas outras coisas, queria que ela participasse mais da história, nem que fosse como cúmplice do segredo das crianças, seria bem legal.

Por fim, eu amei muuuito esse livro, achei bastante agradável. Por ser uma história infantil tudo acaba bem, e as lições de moral são sempre tocantes. Eu super recomendo esse livro pra qualquer pessoa, acho que ele é fácil de ler e fácil de gostar. Então, leiam!!?

Obs.: Mais uma coisa que discutimos no clube do livro foi sobre essa história não ser infantil. Ela não foi inicialmente escrita para crianças, mas acabou conquistando o público. O livro contém alguns assuntos delicados como xenofobia, racismo, e outras formas de preconceito, mas ainda assim acho que é uma boa história para introduzir esses assuntos aos pequenos. Isso porque como eu disse anteriormente, a escrita é bem trabalhada e te deixa imerso na história.

Mundus 23/07/2023

Li o livro errado, mas que bom que li
Acho incrível como todas as crianças desse livro tem um pouco de nós mesmos ou das crianças que conhecemos.
Amei a leitura e a vibe

Michele401 21/07/2023

Gostei do livro, mais achei o começo bem chato e sem graça porém o final é super empolgante e feliz, indico para crianças de 10 anos

Liv ð 20/07/2023minha estante
Genteeee, o título ficou errado, mudei de ideia de última hora e resolvi dar 5 estrelas, mas esqueci d mudar o título ?????

Garrinhas 20/07/2023

Muito bom livro.
É uma obra que te deixa com raiva da protagonista no começo, mas no decorrer da obra, você passa a ama-la, e amar os outros personagens e suas histórias. Um livro que me deixou de coração quentinho, além de ter expandido o que pensei ser o limite da minha imaginação, porém essa obra me surpreendeu e fez esse grande favor pra mim.

flor de inverno 18/07/2023

As mágicas de um jardim em se vive para sempre e sempre
O livro me surpreendeu bastante pois vim com uma visão do filme (o mais recente). gostei muito de ler o desenvolvimento intelectual dos personagens, principalmente da Mary. alguns pontos parecem estranhos/mal colocados, talvez tenha sido uma questão de tradução e escolha de palavras mesmo. acho que é uma narrativa que vale a leitura e que traz um gostinho da magia nostálgica.

Murilo 18/07/2023

Emocionante
Um livro gostoso de ler, com um bom desenvolvimento do personagem, o amadurecimento... A influência positiva que Mary trouxe para a Mansão foi impressionante.
Moninha 18/07/2023minha estante
Gosto muito dessa livro

Murilo 18/07/2023minha estante
O livro é uma gracinha...