O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Lari 28/05/2023

Mágica
A histórica começa com uma tragédia familiar. Uma criança de 10 anos se torna órfã e necessita cruzar as fronteiras do seu país para viver com o único familiar vivo.
No desenrolar da história fui surpreendida com o encanto e a doçura de uma criança que, diante te tantas perdas, encontra motivos para ser, e tornar a vida daqueles que a cercam, feliz.
O jardim secreto é uma leitura leve, reflexiva.
Nos ensina que vale a pena buscar a felicidade e que podemos encontrá-la nos gestos mais simples, como uma lambida de cachorro, no desabrochar de uma rosa.
Nos ensina que as vezes nossos medos nos cegam, boa fazem enxergar apenas aquilo que eles querem que vejamos. Que a vida pode ser linda e ser vivida mesmo depois de muitas perdas e muito sofrimento.

Helaina 27/05/2023

Uma leitura confortável daquelas de deixar a gente com o coração quentinho
A história começa com Mary Lennox, uma das protagonistas, abandonada na Índia, país onde vive com os pais, depois que uma epidemia a deixa órfã. A questão é que a pequena menina sempre foi órfã, já que o casal pouco se importava com a filha, não tinha qualquer conexão emocional com a menina e a deixavam sempre por conta dos empregados que apenas faziam suas vontades. O estado de abandono dela era tão grande que Mary ficou esquecida na casa, depois que todos morreram ou foram embora, e foi encontrada por acaso e enviada para morar com um tio, Archibald Craven.

Outros personagens que se juntam à história: a senhora Medlock, governanta da Mansão Misselthwait e responsável por receber Mary em Londres e acompanhá-la até a residência de Craven em Yorkshire. Susan Sowerby mãe de Martha, criada da mansão e de Dickon, jovem com habilidades especiais com as plantas e os animais aos olhos de Mary, Ben Weatherstaff, um dos jardineiros, todos com sotaque característico do interior da região, algo que fica bem claro na maneira deles falarem. O pintarroxo, um passarinho muito esperto por quem a menina se encanta. E o último a aparecer é Colin Craven, outra criança também criada com o “tudo o que precisa”, menos o amor. Ainda há alguns personagens secundários, mas esses aparecem muito pouco.

"Apesar de o pai quase nunca estar por perto, dava-lhe todos os tipos de coisas maravilhosas para entretê-lo, mas ele nunca parecia estar se divertindo." Pág. 122

Não consigo dizer que me identifiquei com nenhum deles, mas li com um aperto no coração a maneira como a maioria se comporta, principalmente as crianças. As situações de abandono emocional aqui são extremas, e a reação dos adultos é achar que uma bronca ou até uma surra é o que consertaria o mau comportamento, quando na verdade falta amor na vida de todos eles para ter um pouco mais de empatia com a dor do próximo. Apenas a família Sowerby, onde as posses são poucas o amor tem de sobra, mas a riqueza aqui não é o problema e sim a dificuldade das pessoas em lidar com os próprios sentimentos. Os adultos não conseguem, preferem manter aparências ou optam pela fuga, e as crianças não tem ninguém para ensiná-las.

O livro é narrado em 3ª pessoas e enquanto lia, fiquei com receio que houvesse algum drama muito doloroso, mas a história flui de uma maneira constante e, apesar da aflição que senti pelas crianças emocionalmente abandonadas ter permanecido o tempo todo, a trama vai construindo a cura pouco a pouco.

Mesmo fora da minha zona de conforto eu adorei conhecer a história da “Dona Mary” e seus novos amigos. Eu recomendo esse livro para todas as pessoas que convivem com pessoas, pois depois que passei a observar mais antes de criticar, percebi o quanto é usual na nossa sociedade ignorar nossas experiências, nossos sentimentos, ao invés de aprender a lidar com eles. Aquela história de que todo mundo está em uma batalha interna que nunca iremos conhecer é verdade e algumas pessoas estão no meio de batalhas pessoais que nem elas mesmas conhecem. Quantas reações minha, que eu achava desproporcionais, eram apenas meu sistema nervoso tentando me proteger de traumas do meu passado… Se conhecer e ser gentil são ferramentas poderosas.

"Viver daquele jeito, sozinha em uma casa com cem quartos misteriosamente fechados, sem nada para fazer ou com quem se entreter, obrigara seu cérebro inativo a trabalhar, e sua imaginação estava realmente começando a despertar." Pág. 68

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2023/05/resenha-o-jardim-secreto.html

Lara1367 26/05/2023

Encantador
Simplesmente maravilhoso!Amo os livros da Hodgson Burnett!A Mary e o Colin vão amadurecendo com o passar do livro e o Dickon,um amor de pessoa,vai ajudando eles.A Marta é simplesmente a minha favorita!Se eu conhecesse ela na vida real seríamos bests kkkkkkk!Os animaizinhos são tão lindos!? Especialmente o Pisco!Que passarinho + lindo Ooooo Lembro que qnd peguei ele emprestado com uma prof. e terminei eu cheguei assim no curso q fazia: Tia,esse é o melhor livro q já li na minha vida! Eu fiquei fanática kkkkKKK! Sempre q ela me indicava outro livro eu dizia:É melhor que o Jardim Secreto? Sim,kiridos!Existe a perfeição em forma de livro!!!?

elycely 20/05/2023

Encantador!
Não é a toa que O Jardim Secreto está entre os clássicos da literatura infantil e, mesmo passados mais de 100 anos de sua escrita, segue atemporal.
A obra trata de temas como negligência infantil, dor e luto. Mas, para além da aridez dos primeiros anos de vida dos personagens Mary e Colin, a narrativa é ainda sobre amadurecimento e encontro com a alegria e transcendência da vida.

Para mim, o ponto mais alto da história é o poder das conexões humanas para curar até as mais duras sentenças de vida. É a "mágica" do amor, do afeto, da existência coletiva e conectada - transcendente. Essa mágica é capaz de fazer coisas surpreendentes, e mudar até mesmo a crueldade de crenças básicas formadas a partir da rejeição e do desamor.
Recomendo a leitura!

Quanto à esta edição da Pé da Letra, deixa muito a desejar. A tradução não está bem feita, o texto tem muitos problemas de ortografia e gramática, além de incontáveis problemas de digitação que poderiam ter sido sanados com um bom trabalho de revisão. Além disso, a divisão de frases e parágrafos é bastante insatisfatória. Por vezes, diálogos são divididos ou mesclados de forma incorreta, prejudicando muito a compreensão e andamento da leitura. Não recomendo a edição.

Sara458 19/05/2023

O Jardim Secreto
Que livro bom, meu Deus.
Nao sou muito fã de livros clássicos, mas esse livro é incrível.
Não é aquele clássico chato e difícil de entender.

Super recomendo

Almond Blossom 1890 18/05/2023

É uma história fofa, simples e feliz. Boa pra passar o tempo. Lembra um pouco "O Pequeno Príncipe" por ser recomendável pra qualquer pessoa, independentemente da idade, e deixa nosso coração quentinho.

Isa 15/05/2023

Colin, Dickon e Mary
EU AMEI! fiquei super mal que acabou porque eu gostei muito, até mais que "a princesinha". O começo eu tava achando meio chatinho, mas depois de certas aparições e acontecimentos eu fiquei muito animada em ler e a leitura deu uma guinada assim. Adorei o trio, eles são muito fofos juntos, e eu shippei muito o Dickon e a Mary aaaa.

Mari 14/05/2023

Dps de 3 meses sem terminar um livro, acabei esse hj correndo, me arrependo? Não, pois sinto q eu tava presa never
Mas não deixa de ser muito bom, tava com medi de ser uma linguagem difícil por ser muito antigo, mas é muito bom de ler
Amo amo crianças, leiam

Olguinha 13/05/2023

Cativante
Eu não esperava nada quando comecei a ler, mas ainda assim ansiava por um jardim mágico. E o jardim secreto era só um jardim, a magia estava nas crianças que o reavivaram.
Mary, Colin, Dickon... essas crianças me conquistaram, com tão pouco. Fazia muito tempo que não lia um livro com uma trama tão simples, mas tão instigante.
Eu recomendo, é literatura infanto-juvenil, então não espere nada demais, mas espere um bom livro, isso ele é.

Maria 11/05/2023

Leitura da escola. Não é o tipo de livro que me prende. Achei ele meio parado e não tem muitas coisas surpreendentes. Entendo que esse não é o objetivo do livro, mas realmente não faz muito meu tipo.
Acho que depende do tipo de leitura de cada pessoa, até porque já vi gente que ama Jardim Secreto, então é sempre bom tentar ler para ver se vai gostar.

Fefe.. 11/05/2023

Super recomendo, a história é maravilhosa prende vc na leitura vc quer ler até acabar é uma história mt boa, a escrita tbm, os personagens muito bem trabalhados eu amei a história e acho que é um livro pra todas as idades então acho que todos deveriam ler

Alice 11/05/2023

Uma obra que nunca envelhece
Reler esse livro é uma sensação indescritível, embora nada supere a sensação de lê-lo pela primeira vez. Uma história que não importa quantas vezes à veja sempre será cativante, assim como seus personagens, que são muito bem desenvolvidos. É uma escrita bem simples e rápida e a história é tão leve que é possível finalizar o livro em poucos dias, sempre recomendarei essa obra maravilhosa as pessoas, pois garanto que ao fim do livro é impossível não se encontrar encantado com a história de Mary Lenox e com o Jardim Secreto.