O Jardim Secreto

O Jardim Secreto Frances Hodgson Burnett

Resenhas - O Jardim Secreto

Naty.y 23/06/2023

Um jardim e um segredo
Esse livro deixou meu coração quentinho e foi um dos melhores livros que eu já li. A leitura foi super divertida e eu estou tão maravilhada com esse livro que me falta palavras para descrever o quão bom ele é.

Me apaixonei pela descrição do jardim, até me senti dentro dele e me apaixonei pela bela amizade dos personagens, aquela amizade infantil e pura.

Os animaizinhos citados nos livros são tão fofos!

É um livro bem leve e divertido que Retrata também a amizade e a superação de problemas.

Eu vou indicar esse livro para todos que conheço e vou comentar sobre ele sempre que tiver a oportunidade, por que ele é muito bom.

Esse livro me fez esquecer que estava lendo, e quando terminei senti alegria e tristeza, pois eu me encantei pelo livro.

Lucas1429 23/06/2023

Encantador
O Jardim Secreto é um clássico infantil que cumpre muito bem o que se propõe. Com uma linguagem simples e fluida, conhecemos a jornada de Mary Lennox, uma garota que cresceu amargurada devido à negligência dos pais, e quando se vê órfã, se muda para a mansão de seu tio, onde é atraída por mistérios sobre um jardim abandonado.

Narrado em terceira pessoa, a trama nos apresenta personagens cativantes e mostra a beleza nos pequenos detalhes da vida e no poder do pensamento sobre nós. O jardim secreto de fato era só um jardim, a ?magia? toda estava nas crianças que reavivaram o lugar, e é justamente essa visão infantil de mundo que dá beleza à história, dando um alívio a (mas sem deixar de evocar) temas espinhosos que cercam a trama como o abandono afetivo, o luto e a depressão.

Mylenna1 20/06/2023

Os personagens são bem cativantes, principalmente a Mary que mostra a importância de acreditar na vida e amar outro.

Chiara 17/06/2023

Jardim secreto (4.8)
Eu amo esse livro! Na verdade foi uma releitura, li pela primeira vez a uns 3 anos, amei e continuo amando! Fala sobre amizade, superação e magia de forma leve e muito genuína.
Eu simplesmente amei ver a evolução da Mary e o papel que a natureza tem nesse desenvolvimento, é incrível.
A escrita é lindíssima, descreve todo o jardim e a natureza de uma forma muito leve e mágica. Eu amo essa ambientação em cidade pequena, coisas ao ar livre, flores e etc.
O Dickon é absolutamente meu favorito, amo ele do fundo do meu coração. Adoro a Mary também. O Colyn foi o que mais me irritou no começo, mas sinto que me sensibilizei muito com ele ao longo da história, e no fim do livro eu tava muito apegada. Acho que essa visão infantil deixa o livro ainda mais interessante.
Adoro também o papel que o pisco tem na história, amo a Martha, a Susan, o Ben... Enfim, amo todos.
Não gosto muito do final do Dr. Craven, entendo que tem toda a questão da mágica e etc mas acho que foi tudo resolvido muito rápido. Não é algo que atrapalhou muito leitura, mas acho que poderia ter sido melhor trabalhado ao longo do livro.
Adoro a discussão sobre magia, acho muito lindo tudo que o Colyn fala sobre isso e a forma como ele enxerga esse tema, apesar de ser quase um apelo religioso.
Acho importante pautar que o livro possui algumas falas racistas e capacitistas, mas temos que lembrar que foi escrito a quase 100 anos atrás. É claro que não podemos normalizar as coisas que são faladas, mas na época era tratado como algo normal e não tem como "cancelar" o livro, temos apenas que aprender a identificar essas falas e entender que esse tipo de comportamento não é aceitável.
Enfim, é muito mágico, sensível, genuíno e lindo! Me traz um conforto e um aconchego enorme. Recomendo demais, acho que é uma leitura obrigatória da vida!

Lari 13/06/2023

Maravilhoso
Eu li o livro original mesmo e eu amei a leitura. É leve, descontraída. Fala sobre amizade, superação, sobre acreditar em si mesmo e não ter pensamentos negativos. A melhor parte são as narrações sobre o jardim e a empolgação das crianças.

Michelle 13/06/2023

O Jardim Secreto
Quando a órfã Mary Lennox vem morar na grande casa de seu tio em Yorkshire, ela a descobre cheia de segredos. A mansão tem quase cem cômodos, e o tio dela se mantém trancado.
A noite, ela ouve o som de choro em um dos longos corredores. Os jardins que cercam a grande propriedade são a única fuga de Mary. Então, Mary descobre um jardim secreto, cercado por muros e trancado com uma chave perdida.
Um dia, com a ajuda de dois companheiros inesperados, ela descobre uma maneira de entrar. Tudo no jardim está morto, será que Mary pode trazê-lo de volta à vida?

justhelem 10/06/2023

História gostosa
Eu já conhecia a história através do filme, mas a leitura ainda foi muito agradável.

Tive que forçar a terminar por estar de ressaca, então acho que não consegui aproveitar como deveria.

É uma história sobre mudanças, sobre o tempo, sobre ser alguém melhor e superar os desafios da vida.

O principal ponto que gostei, foram as descrições do jardim e das flores. O autor deu um toque de magia e beleza em cada palavra escrita sobre o jardim e isso faz a gente ter vontade de ter um lugarzinho como o da história.

No final é uma boa história para passar o tempo.

Leticia2333 09/06/2023

Não sei se é por que é a história contada no filme, mas as coisas parecem ir rápidos demais e sem muita explicação, como a amizade entre as 3 crianças e até do jardim e os fantasmas. Mas mesmo assim eu gostei do livro, e fiquei com vontade de ler o original

Juliana.Cristina 07/06/2023

O jardim secreto
Ótima leitura, livros para todas as idades, por mais que seja um clássico, escrito muito tempo atrás consegue tratar de temas atuais e cada vez mais presente na nossa sociedade.

Ketryn 06/06/2023

Ótimo livro, a leitura flui muito bem. É um livro que nos mostra que pensamentos positivos ou negativos tem um grande impacto na nossa vida, nossos pensamentos são responsáveis pela nossa saúde, e além disso tudo, a natureza sempre nos faz bem.

Lusiana 06/06/2023

Gostoso de ler!
Achei uma leitura tranquila, me relaxou em vários momentos.
Mas tb achei que a autora se perdeu um pouco.
Chegou uma certa parte do livro, que a impressão que dá eh que não tem mais nada de novo para escrever e ela começa a ser um pouco repetitiva.
O livro tem partes ótimas e sim, valeu ter lido! ;)

GuiZuim 01/06/2023

Leitura leve e bem curtinha! Curioso da obra é que se trata de uma literatura infanto-juvenil e a abordagem é sobre um tema que, com o passar dos anos, vamos deixando de lado: a importância de sentir os MÍNIMOS DETALHES da vida! Amei!

Max 31/05/2023

Fofo...
A despeito de temas espinhosos envolvendo racismo, depressão, preconceito com uma visão antiga, fruto da época em que foi escrito, 1911, a autora ainda consegue fabricar uma obra que resistiu ao tempo, enchendo nossos corações de amor e mantendo-o aquecido para esses tempos frios...
Super fofo!?
Regis 31/05/2023minha estante
Adoro essa história, Max. Concordo que possui temas espinhosos e que a época em que foi escrita tem que ser levada em consideração. ?

Max 31/05/2023minha estante
Sendo você uma leitora experiente, Regis, sabe que a contextualização de uma obra é fundamental para extrair toda sua beleza, como nessa obra.?

Débora 31/05/2023minha estante
Ótima resenha, Max, e perfeita sua colocação aqui!?

Max 31/05/2023minha estante
Obrigado, Débora!?