Tubarão Peter Benchley

Resenhas - Tubarão

Suéllen 09/02/2022

Simplesmente amei, a escrita é maravilhosa, muito bem escrito, é um livro que te prende do começo ao fim! O livro não é só sobre o tubarão mas também das pessoas ao qual o tubarão mudou a vida

juuh.carol.3 05/02/2022

Em uma cidade pequena de Nova York, o chefe da polícia, Brody, recebe um chamado sobre uma moça desaparecida e os policiais acabam por encontrá-la, ou melhor, os pedaços que sobraram dela, próximo à praia. Tudo indicava que fosse um ataque de tubarão e Brody exigiu do Prefeito o fechamento das praias, porém ele negou, ordenando que não informasse a mídia para não causar pânico e lembrando que seus contatos com os mais poderosos da cidade eram o suficiente para tirar seu cargo de chefe da polícia.
O motivo era que por ser uma cidade pequena, sua economia dependia diretamente do turismo do verão, ou seja, de turistas que alugassem casas de veraneio para desfrutar a praia e consumir na cidade. Assim, podiam passar bem o restante do ano.Porém, o pânico de um tubarão a solta (ainda mais por ser um TUBARÃO BRANCO) afastaria os turistas e o sustento da cidade.
Então, optaram por esconder o caso. Quando o tubarão ataca de novo, não há nenhuma forma de abafar, é terrível, chocante e inesquecível!! O chefe da polícia decide, então, por caçá-lo, levando um oceanógrafo e um pescador experiente. Além disso, há partes que contam sobre Brody, sua mulher e o jovem e bonito oceanógrafo, como uma história secundária nos momentos em que o tubarão fica sem aparecer. Mas, não é cansativo nem incoveniente, o livro todo prendeu minha atenção, principalmente as cenas de ataque do tubarão, minuciosamente detalhadas, ensanguentadas e apavorantes (principalmente quando uma das vítimas é uma criança).
FINAL COM SPOILER:
A esposa traiu ele com o oceanógrafo e deu pra ele loucamente kkkkk
Porém, o tubarão acaba comendo ele no final e o pescador também morre! Brody sobrevive.

site: https://www.instagram.com/p/BjSLrCsBWNs/

Nando Borges 23/01/2022

Melhor que o filme!
No filme, não temos os elementos da máfia nem o 'romance' que ocorrem no livro. O filme é apenas sobre o peixe e nada mais. Fui surpreendido por está ótima leitura!

Rafaela 14/01/2022

Me surpreendeu demais
Eu peguei esse livro pra ler com pouquíssimas expectativas, eu pensava que não tinha muito o que fazer com uma história de tubarão. Comprei bem mais pela edição belíssima da darkside, mas quando comecei a ler eu pensei: "é meu tipo de livro".

Achei a narrativa do autor muito boa e fluída, apesar dos capítulos serem enormes. Mas o que mais me chamou atenção, não é só o foco no tubarão - que aparece até bem pouco - mas tudo que acontece devido aos ataques à pequena cidade de Amity, que vive do turismo na época do verão. E, para mim, acompanhar os personagens e principalmente o chefe de polícia Brody, foi muito bom.

Sei que não é um livro pra todo mundo mas foi tudo para mim!!!!

Vinicius 24/11/2021

Suspense realista
Ao contrário dos gerais livros de terror que apelam ao sobrenatural, esse simplesmente usa da natureza. Tubarão mostra terror realista e convincente, além de um suspense psicológico incrível. Mérito à edição da Darkside.

Iza 14/11/2021

Não sei exatamente como me sentir em relação a esse livro, adorei a leitura, mas não acredito que seja um livro tão bem escrito assim.

Não leiam esperando ver muito tubarão pq ele quase não aparece. A história é mais sobre essas pessoas e como uma cidade pequena lida com o fato de um animal feroz estar ameaçando não apenas os banhistas, mas também a economia da cidade.

Mas assim, vários temas foram mal aproveitados, o autor tentou dar profundidade a alguns personagens secundários, porém na minha opinião não conseguiu sair da superfície. Um exemplo disso foi o enredo envolvendo a esposa do protagonista que do NADA no final tem uma evolução absurda, mas você não sabe da onde aquilo vem, pq em nenhum momento o autor mostra essa evolução.

Mas, tirando isso a tensão do livro é boa, a escrita é bem fluida e os momentos em que o tubarão aparece são muito bons, principalmente as sequências finais.

Não é um livro pra você que é o chato da leitura e gosta de uma trama complexa.
No entanto é um ótimo entretenimento pra você que adora ver gente morrendo e ainda por cima uma boa fofoca (como eu).

Bruna Maria 12/11/2021

O problema não é o tubarão
Primeiro de tudo, obrigada pelo presente miga Helena!
Segundo: nas primeiras paginas do livro há uma nota do autor dizendo que, em 2005, com a consciência ecológica renovada dos anos 2000, ele jamais escreveria um livro desse colocando o tubarão como vilão. Com passagens bem racistas e misóginas, digo como uma apaixonada por esse bicho que o problema do livro não é o tubarão ou os humanos sem noção que transformaram um bicho magníficonum monstro: é a época da escrita e a falta de percepção com esses temas delicados (diria que o mínimo possível de mulheres tem um fetiche em serem estupradas - vide casos onde elas já foram abusadas e isso se torna um desejo indesejado). A escolha do filme de focar na aventura e deixar de lado essas besteiras foi certeira. Vale a leitura demais! Mas deve-se saber criticar alguns pontos.

Rafael 02/10/2021

Tubarão
Como seu filme, pode ser considerado como terror, e como no filme (mesmo por motivos diferentes) não aparece tanto, mas quando aparece é bem impactante, a escrita e simples com pequenas partes de comédia duvidosa.
Por ser escrita por um homem achei alguns momentos meio estranhos passados pela esposa do xerife com um antigo amigo...

Pedro.Alves 30/09/2021

(+ 16) Violência Gráfica e Insinuação de Sexo

Eu gostei, mas tem algumas partes no livro que eu achei não ter sentido estar nele. Além de o autor jogar algumas coisas sem nenhuma razão, nem dizer o porquê de elas estarem ali.

Mas eu recomendo, me deu aflição em alguns momentos

Mayara.Knoeller 06/08/2021

É ok, mas...
O livro te prende a início ao fim
Deixei alguns comentários de lado entendendo que o livro foi escrito em 1975, mas um comentário sobre estupro em específico foi tão irresponsável que desgostei de quase todo o resto do livro
Apesar desse ponto o livro é bem fluído e consegue entreter

Lucas1429 23/07/2021

Um "Bestseller" que já nasceu "Blockbuster"
O título já diz tudo. É bem isso mesmo. Uma vez que a ideia do livro surgiu, ele foi escrito com todo o auxílio de uma equipe experiente que pensou em cada detalhe para torná-lo super vendável - até o título (no original em inglês, claro) - e promoveu uma campanha de marketing sem precedentes no mundo editorial até então. A consequência foi um lucro enorme tanto com o livro quanto com o filme.
Para além da propaganda, porém, o livro vendeu bem porque é gostoso de ler. A aventura se desenrola rápido e fala muito mais das pressões na cidadezinha aterrorizada pelo tubarão do que do peixe em si. E que bom porque essa dinâmica da cidade - cheia de ódio de classe e personagens cinzas - é mais interessante do que as descrições do tubarão devorando banhistas aqui e acolá.
Vale a pena a leitura para quem esteja com vontade de uma experiência muito próxima de ler um filme.