O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

LuDosLivros12 10/12/2023

Nunca mais vou ver um baralho do mesmo jeito!
Confesso que, apesar do começo chatinho e meio parado, foi uma boa surpresa. Assim como os outros livros do autor, ele traz várias reflexões sobre o tempo, o destino, a História e sobre o que é ser humano, deixando o enredo mais instigante. Acho que de agora em diante eu vou lembrar desse livro toda vez que tiver um baralho por perto kkkkk

Lilian 08/12/2023

Leve, divertido e inteligente
Uma história com um ponto de partida tão simples e que vai ganhando complexidade com o passar do livro.
O dia do coringa te faz refletir acerca da existência humana e de como nos acostumamos com a viajar mais incrível que existe: a vida.
É um livro extremamente inteligente, com frases ótimas e com uma mensagem que precisamos ouvir às vezes.

MonstrosAlados 04/12/2023

O grande mistério
Esta deve ser a quarta ou quinta vez que leio O Dia do Curinga.
A história de Hans-Thomas e seu pai tem um lugar definido no meu coração: está bem aconchegada entre as leituras da adolescência e as leituras da vida.
O mundo do livrinho que Hans-Thomas lê é fantástico. Mas, mais fantástico que ele é o mundo de verdade. E é isso que O Dia do Curinga me lembra.
Estou vivo. Eu existo. E essa é a maior aventura que eu poderia viver.

Giovana.Brugnara 19/11/2023

O dia do Curinga
?Quem quer entender o destino tem de sobreviver a ele?

Mais um acerto de Jostein Gaarder, achei a premissa da história muito interessante e ela é muito envolvente, você começa a ler e não consegue parar mais.

Me senti muito conectada com os personagens, as reflexões são muito válidas, a jornada dos personagens é muito boa de acompanhar e a história do marinheiro Hans é a melhor coisa do livro.

Acho que é um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida.

Bárbara 18/11/2023

Esse livro é meu Império Romano
Eu comecei a ler esse livro com as espectativas baixas por uma pessoa que eu conheço ter abandonado mas cada vez mais eu penso em oque ela tinha na cabeça pra para de ler essa obra prima literária. O autor por si só é genial e o livro não é diferente. Ele conta a história de um menino ,que foi abandonado pela mãe, e seu pai indo apara Atenas em busca de sua mãe, mas no caminho ele encontra um anão que lhe dá uma pequena lupa e diz que será útil em determinado momento, ele encontra um livro e assim a história segue (para não dar spoilers).
É um livro que com cert3za eu daria muito mais de 5 estrelas e é um dos livros que eu pegaria se minha casa tivesse pegando fogo ou se eu tivesse que escolher livros pra levar para uma ilha deserta. Acho que todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez e eu já estou ansiosa para ler de novo.
Helô Kleine 18/11/2023minha estante
Li a muito tempo esse livro, tenho a primeira edição. Preciso reler.. é maravilhoso mesmo!!!

dudastopa 08/11/2023

Conhecendo o autor é de se esperar uma viagem filosófica. Jostein não decepciona, os diálogos são maravilhosos e os questionamentos sobre Deus e existência são intrigantes. Além da filosofia, o mistério que cerca o personagem principal torna tudo mais interessante. Não teria como ser diferente, um ótimo autor que mais uma vez fez um ótimo livro.
4 / 5 ??

RafaP0 15/10/2023

Um dos meus livros favoritos da vida, vale muito a pena está leitura, traz reflexões incríveis e inquietantes. Amo esse livro.

Arthur.Interaminen 15/10/2023

Me surpreendi positivamente
Resenha sem spoilers deste livro que me surpreendeu de uma maneira inexplicável.

Conheci o livro por uma amiga e comecei a lê-lo logo no dia que me indicaram.
Lendo a sinopse, a história tem uma premissa incomum e que parecia vaga e tediosa para um livro de quase 400 páginas. Mas, o que o livro tem de menos é tédio, pois a narrativa te prende de um jeito que és forçado a parar de ler para aproveitar e absorver as sensações que ele passa.
A história contém, em dose certa, mistérios, questões filosóficas e, principalmente, a introspectiva dos personagens. Estes, inclusive, são muito bem pensados e desenvolvidos.
Não quero me extender tanto para não entrar no campo dos spoilers, mas, para finalizar, recomendo muito o livro. É uma leitura leve e que te deixa querendo mais cada vez que uma pausa é dada.

julia 14/10/2023

"Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele."
O livro não vai encantar aquelas pessoas que já possuem um certo conhecimento de filosofia e esperam uma história envolvente, mas acho que pode ser muito valioso pra aquelas que nunca tiveram nenhum contato com qualquer escola ou pensamento filosófico. Pra mim, foi uma leitura bastante rasa, apesar de gostar muito da construção de mundo do Jostein Gaarder e o fator imaginário e misterioso das histórias dele. Algumas partes da história ficam confusas no decorrer do livro e outras acabam não tendo explicação, além do final ser bastante corrido. Pode ser que eu dê ele de presente pra alguém no futuro, mas a minha primeira escolha ainda seria O Mundo de Sofia.

Orlando.Fidelis 19/09/2023

Não é apenas um livro.
É uma viagem pela Europa, por questões filosóficas e por sensações. Jostein Gaarder escreve de maneira tão fluida e até persuasivamente convidativa a questionar o mundo que eu no conseguir ler apenas 10 páginas por dia. Recomendo que você leia esse livro com a aba do Google aberta. Pesquise as cidades, objetos e conceitos quenachar necessário. Será como viajar.

AlineFDutra 18/09/2023

Lido, relido e na estante esperando eu voltar
Um livro fantástico e fluido, que prende o leitor em duas histórias intrigantes e surpreendentes, bem ao estilo do clássico ?Mundo de Sofia?, porém com menos didatismo e mais lúdico.
Sou apaixonada por esse livro!!

Anacleto 04/09/2023

Anões & Drogas
Essa leitura proporciona uma puta reflexão sobre nossa posição na sociedade, em como somos condicionados a seguir padrões em prol de uma aceitação fantasiosa e ainda toda a sua construção é marcada pelo relacionamento parental construído com diálogos necessários e muita filosofia...

Tudo isso enquanto o protagonista viaja de carro por muitas aventuras, vilarejos curiosos, ilhas perdidas, anões mágicos, baralhos e coisas malucas que não precisam de explicações para serem fantásticas.

Esse livro resignificou o conceito de ser um curinga.
Sejamos pessoas livres das correntes de uma realidade forçada.

Henrique Sanches 06/08/2023

Quase uma continuação de O mundo de Sofia!!!
O protagonista agora é um menino em uma viagem em busca de sua mãe e dos mistérios da filosofia

"Você já pensou que num baralho existem muitas cartas de copas e de ouros, outras tantas de espadas e de paus, mas que existe apenas um curinga?", pergunta à sua mãe certa vez a jovem protagonista de O mundo de Sofia.Esse é o ponto de partida deste outro livro de Jostein Gaarder, a história de um garoto chamado Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. No meio da viagem, um livro misterioso desencadeia uma narrativa paralela, em que mitos gregos, maldições de família, náufragos e cartas de baralho que ganham vida transformam a viagem de Hans-Thomas numa autêntica iniciação à busca do conhecimento - ou à filosofia.O dia do curinga é a história de muitas viagens fantásticas que se entrelaçam numa viagem única e ainda mais fantástica - e que só pode ser feita por um grande aventureiro: o leitor.
Cris.Aguiar 06/08/2023minha estante
Não acredito que ainda não li nenhum dos dois!!
Já foi para a lista!

Neth. 06/08/2023minha estante
Não lembro mais nada de O mundo de Sofia ?

Henrique Sanches 06/08/2023minha estante
Net, acho que vai ter que reler... rsrsrsrs Tô brincando. Se você curtiu o da Sofia, vai curtir este aqui...

Neth. 06/08/2023minha estante
A questão é, não lembro se curti rsrs (mas acho que sim) e pra saber, tenho que reler rsrs