O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

Renato375 06/06/2021

"Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele."
Esse livro é um curinga! Pode ser lido pela faceta filosófica, geográfica, histórica, psicológica ou somente como uma aventura. Uma aventura dentro de uma aventura... é assim que se desenrola todo o enredo criado pelo autor, e de brinde ainda é possível criar o hábito de jogar paciência, pois é dessa forma que a aventura é construída.

Um livro para crianças? Talvez! Mas com certeza é um livro para adultos que carecem de consciência do espaço onde existe.

O cenário é de uma beleza estética incrível! O autor tem domínio da narrativa e tudo se desenrola com tantos detalhes, que nos sentimos dentro daquele mundo.

Não existe idade para exercitar as reflexões dos grandes filósofos gregos, e Jostein Gaarder prova isso.

Encadernação: 5/5
Fonte: 4,5/5
Espaçamento: 4,5/5
Cor do papel: amarelado
Preço: R$ 27,06

Bárbara 18/11/2023

Esse livro é meu Império Romano
Eu comecei a ler esse livro com as espectativas baixas por uma pessoa que eu conheço ter abandonado mas cada vez mais eu penso em oque ela tinha na cabeça pra para de ler essa obra prima literária. O autor por si só é genial e o livro não é diferente. Ele conta a história de um menino ,que foi abandonado pela mãe, e seu pai indo apara Atenas em busca de sua mãe, mas no caminho ele encontra um anão que lhe dá uma pequena lupa e diz que será útil em determinado momento, ele encontra um livro e assim a história segue (para não dar spoilers).
É um livro que com cert3za eu daria muito mais de 5 estrelas e é um dos livros que eu pegaria se minha casa tivesse pegando fogo ou se eu tivesse que escolher livros pra levar para uma ilha deserta. Acho que todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez e eu já estou ansiosa para ler de novo.
Helô Kleine 18/11/2023minha estante
Li a muito tempo esse livro, tenho a primeira edição. Preciso reler.. é maravilhoso mesmo!!!

Brenda.Balk 31/07/2020

Reflexivo e filosófico
Nas palavras de Jostein Gaarder: "Quando a tempestade que se instalara no meu interior por fim começou a se acalmar, tomou conta de mim um sentimento que desde então nunca mais me deixou: (...) eu me dei conta, pela primeira vez, de que o mundo é um milagre que está além da nossa compreensão. 'Como explicar', eu me perguntei, 'o fato de que nascemos seres humanos?'. Essa indagação e esse sentimento tiveram em mim o impacto de uma descoberta totalmente nova. E, não obstante, aquilo que eu descobria estava ali, à mostra, desde os primeiros dias da minha infância. Era como se eu tivesse dormido durante toda a minha vida até aquele momento. Um sono de muitos anos."

Manu 10/03/2021

O dia do curinga - Jostein Gaarder
O livro conta a história de Hans Thomas e seu pai que cruzam a Europa em busca de sua mãe/esposa que os deixou 8 anos antes. Com as belas descrições do autor, somos levados as mais belas paisagens como se estivéssemos sentados ao lado de Hans dentro do Fiat de seu pai. No caminho que deveria ser somente uma busca, eles encontram um desvio e então a trama paralela se inicia. Um anão os faz desviar do caminho e vão parar em um vilarejo, e enquanto abastece o carro entrega uma pequena lupa ao Hans. Enquanto o pai da Hans procura uma forma de saírem dali, o deixa esperando em uma padaria e lá ele conhece o padeiro, que conta algumas histórias e em sua partida lhe dá quatro pãezinhos com a recomendação de deixar o último para ser comido sozinho e sem que ninguém veja.
O pai de Hans volta, eles seguem viagem, comem os pães e o último é deixado para depois. Dentro dele existe um pequeno livro, que de letras tão miúdas só pode ser lido com a lupa entregue pelo anão. Temos duas ótimas histórias para acompanhar na leitura de somente um exemplar. Uma trama lida em segredo que se enquadra exatamente na realidade de Hans e sua família. Um mundo onde cartas têm vida e escapam da mente de seu criador para a vida real aguardando finalizar a partida de paciência, pois assim somos nessa vida, cartas distribuídas na mesa tentando se organizar.
Com os dois pés dentro da filosofia, O dia do curinga, embora escrito pelo mesmo autor, tem uma abordagem diferente de O mundo de Sofia para o mesmo assunto, mas de forma semelhante nos desperta o desejo de saber mais sobre a vida. Todos somos cartas, mas somente alguns são curingas. E para saber em qual nos encaixamos, temos que vir do início e nos responder antes de tudo: Quem somos? De onde viemos?

Elleara1 19/03/2021

Que obra...
Esse livro poderia ser facilmente considerado o Magnum Opus de Jostein Gaarder! Uma obra que se encaixa em todos os seus pontos, ela é cíclica, sem pontas soltas, além de abrir à interpretação do leitor sobre o destino da narrativa. O calendário da ilha através das cartas foi um desdobramento fantástico, um ponto chave de toda a história. Valeu e muito ler esta obra novamente.

Bebel.Aroeira 20/04/2021

Livro criativo e envolvente para quem se interessa por filosofia! Uma história fantástica, que prende o leitor do início ao fim!

Beatrice 04/12/2009

O Dia do Curinga
Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!
Um livro que faz você pensar...
Um menino que encontra um livrinho em um pão
Um pai que coleciona curingas
Uma mãe que desapareceu para se encontrar

"...Todos nós precisamos de muitos anos para nos acostumarmos com o mundo. E é fácil observar isso nas crianças pequenas: elas ficam tão impressionadas e admiradas de tudo o que vêem que simplesmente não acreditam nos seus olhos. Por isso é que elas vivem apontando para todos os lados e perguntando sobre todas as coisas que descobrem. Conosco, os adultos, a coisa é diferente; já vimos as coisas tantas vezes que acabamos por considerar toda a realidade algo absolutamente evidente."

rafa moreno 18/12/2009minha estante
Eu amo a Bea, amo Jostein Gaarder, amei a resenha dela, amei outro livro dele, então por que não ler O DIA DO CURINGA?

meninaloris 29/07/2020

Esse é o primeiro livro do Josteein Gardeer que eu leio e eu adorei a escrita do autor. A história é muito boa, quando parece que vai pra um lado, ele muda pra uma coisa completamente diferente.

Gostei muito da pegada de "isso pode ou não ter acontecido de verdade", até porque ele sempre coloca essa dualidade imaginação,/realidade lado a lado.

Os personagens são ótimos, tem seus defeitos, mas também tem suas qualidades. O pai pode até ser considerado meio amalucado, porém não se pode negar a sua inteligência. O Hans-Thomas é ótimo, tem comentários muito perspicazes pra alguém com doze anos. O que eu achei até um pouco estranho, porque quem de doze anos se comporta do jeito que ele se comporta, mas deixei isso de lado um pouco considerando a licença poética do autor.

Por fim, muito necessário dizer que para além de uma história com um quê de fantasia, esse livro é muito mais sobre as pessoas; a busca de identidade de uma mãe e esposa, a capacidade de cada um de perdoar, o impasse entre o medo do desconhecido e da solidão e coragem de seguir em frente, sobre segredos passados de geração em geração.

Só um adendo: dá até gosto de ler um livro em que a história é bem amarrada e não abre espaço para furos e perguntas não respondidas.

TJ 12/11/2021

O dia do curinga
Lindo... Não tem como tentar resumi-lo em uma única palavra.

Definitivamente é a melhor leitura do ano.

"Quem somos? De onde viemos?" O Dia Do Curinga nos faz ponderar essa questão de uma forma que talvez nunca pensamos antes.

Acompanhamos Hans-Thomas na sua busca pela mãe e ao mesmo tempo as fantasias histórias de seu livrinho. Histórias essas que se entrelaçam e formam uma linha, a linha do destino, ou seria só obra do acaso? Essa questão deixo para você descobrir.

Começou apenas como uma simples viagem e terminou com um gosto amargo de saudades.

Desnorteada 06/04/2022

Em busca de sua mãe, o jovem e seu pai vão até a Grécia de carro. No meio desta jornada algo estranho acontece e através de desconhecidos ele descobre sobre os seus antepassados, seu presente e seu futuro.

Campos 29/04/2021

Interessante
Não tem a profundidade do outro livro do autor, mas é uma trama bem lúdica e bonita, gosto do jeito que a filosofia é inserida na trama

Jean Silva 19/03/2021

"Quem quer entender o destino, tem de sobreviver a ele."
Essa é a segunda vez que leio "O dia do Curinga", e mais uma vez fico praticamente sem palavras para descreve-lo. Que livro fantástico! Sinto que depois de algum tempo novamente irei fazer uma releitura dessa obra, é o tipo de livro que precisa ser lido várias e várias vezes para conseguirmos extrair dele toda a magnífica mensagem que o autor busca passar. Sempre será um dos meus favoritos!

soph 09/04/2022

Perfeito
"se no meio de todas essas pessoas houver apenas uma que se surpreenda com a vida a cada instante e tenha a sensação, toda vez que isso acontece, de estar dia te de algo fabuloso e enigmático... Se apenas uma dessas pessoas experimentar a vida como uma aventura fantástica...e se ele ou ela experimentar essa sensação todos os dias..
Ele ou ela será um coringa no baralho."

Fool of a Took 16/08/2020

É uma história cativante e reflexiva, quase que um recado do autor para os "curingas" espalhados pelo mundo de que eles não estão sozinhos. É bom saber que outras pessoas admiram a vastidão que é a nossa realidade, de quão belo e enigmático pode ser o mundo.

P.G. Headway 14/05/2020

O livro que me levou a gostar de ler!
Esse foi o primeiro livro que eu li e gostei. Eu não era um grande leitor até os meus 16 anos, mas no segundo ano do segundo grau minha professora de Português sugeriu a leitura de O Dia do Curinga. Lembro que na época eu fiquei abismado com a qualidade da escrita e do nível excepcional de filosofia do autor. Esse livro me abriu portas. Fui me interessando por outros e outros livros, e por consequência acabei me tornando escritor. E de alguma forma, devo isso ao Mr. Gaarder. É um livro que merece ser lido e também relido.