O Dia do Curinga

O Dia do Curinga Jostein Gaarder

Resenhas - O Dia do Curinga

@detalheseartes 17/12/2010

Incrível.... simplesmente Incrível!!
Não sei muito bem o motivo de tamanha influência, o que sei é que existia uma pessoa antes e outra depois do fim do livro.
Dentro da história fantasiosa, há mensagens e ensinamentos que nos é transmitido quase como por encanto, não é veloz, mais também não é lento, é uma chacoalhada que eu senti à cada página virada e necessitava da próxima linha.

Quando teminei de lê-lo, estava em transe....
Só depois de alguns momentos é que fui retornando e vi que o ser humano anterior ao livro já não mais existia.

Posso realmente dizer que fiquei perplexa com a capacidade do Jostein Gaarder de escrever uma história tão brilhante.

Conclusão: Virei sua fã!
Danielle 23/12/2012minha estante
tenho nem palavras para elogiar esse livro, é perfeito e fim.

eubea 17/02/2023

Maravilhoso
Ele traz reflexões filosóficas de uma forma legal para quem não tem muita paciência em ler textos acadêmicos sobre a filosofia.
As personagens gira em torno da crise existencial que a filosofia causa. Quem somos? De onde viemos? O porquê estamos aqui?
Eu amei a forma como o autor aborda. São perguntas angustiantes mas necessárias. Sem contar que você fica presa querendo ler o final, pois ele coloca isso dentro de uma história de um menino e seu pai que atravessa a Europa para procurar a mãe do mesmo. E aí você quer chegar logo no final para saber se ele encontra a mãe dele. Porém nessa viagem acontece várias coisas. Vale a pena.

Carol 18/06/2021

Viajar para o mundo das cartas e filosofias
Jostein Gaarder, o autor de "O mundo de Sofia" é reconhecido mundialmente pelas suas histórias mágicas e filosóficas, com o "O dia do Curinga", não foi diferente. Pai e filho vão da Noruega até a Grécia em busca da mulher que os deixou 8 anos antes e embarcam em uma viagem de reflexões sobre a razão da nossa existência e da arte.
O menino acredita que o pai devia ser filósofo, mas eu digo que já é; lendo aprendemos e refletimos sobre Sócrates, Platão e ainda, pensamentos autorais do próprio autor, que se manifestam nos personagens que conhecemos com o enredo.
Com toda essa profundidade, na verdade, o que é mais encantador na história é a forma em que toda essa filosofia é tratada: na visão de uma criança, com humor e fantasia. Viajamos com eles e conhecemos um mundo organizado por baralho, com famílias divididas por naipes e tentamos, junto com os personagens compreender a relação disso tudo com a realidade.
Magia, ficção, filosofia e veracidade são as palavras controvérsias que definem essa história que recomendo para todos os adolescentes e adultos, para que possam entender mais sobre o mundo e si mesmos.

Luma 23/08/2020

O livro trás reflexão profundas sobre a vida, mas deixa um pouco a desejar com relação ao desenvolvimento da história. As coisas não acontecem de forma linear, passado, presente e futuro se mesclam e a narrativa acaba ficando um pouco confusa.

@PinkLemonade 11/09/2020

Achei melhor que "o mundo de Sofia"
Creio que este livro pode ser categorizado como "romance filosófico" para um público juvenil.
A obra é muito divertida e (creio que) objetiva nos desafiar a também nos tornamos "curingas" do baralho.
Achei melhor que "o mundo de Sofia" do mesmo autor.

Recomendo a leitura, principalmente se vc gosta de enredos envolvendo paisagens em um estilo "road trip".

Quequel 14/05/2021

Um livro que a engrenagem do tempo é incapaz de engolir
Eu li esse livro pela primeira vez em 2016 e se tornou o meu favorito, foi a primeira vez que eu me atrevi a dizer que gostava mais de um livro do que de Harry Potter.
Esse ano eu decidi relê-lo pra ver se ele era tudo isso mesmo e, olha, não me decepcionei. Eu acho que aproveitei ainda mais a história, pois agora eu consegui entender algumas ideias e reflexões que da primeira vez eu não tinha conseguido.
A história da Ilha mágica e da bebida púrpura por si só já dá um livro (e deu!!) mas, toda a jornada do Hans-Thomas e seu pai, todas as conversas e "filosofadas" deles acrescentam TANTO à leitura. Pra mim, esse livro é como um certo bobo da corte...
Eu gosto muito desse autor por ele trazer reflexões filosóficas de uma maneira bem leve, faz eu me interessar por questões que mas aulas de filosofia na escola me faziam querer dormir.

Luiza.Andrade 21/04/2021

A vida é um jogo de paciência
Um menino e seu pai numa viagem de carro, em busca de uma esposa/mãe que tinha saído no mundo em busca de si mesma há 8 anos atras. No meio da viagem muita filosofia e mistérios da vida humana, mantém pai e filhos unidos na arte de olhar a vida como um jogo de paciência que atravessa gerações até formar um naipe completo.

milkyaha 16/07/2020

"Este mundo é um milagre tão fantástico que, diante dele, a gente não sabe se rir ou chora, talvez as duas coisas ao mesmo tempo, o que não é nada fácil."

É lindo, uma obra de arte.
devo muito ao meu tio ter me dado esse livro para ler. admito que quando chegou eu não dei muita bola por não ser o meu estilo usual, mas quando li foi uma sensação estranha de felicidade que esse livro transmite

realmente o mundo é um jogo de paciência, aonde você segue jogando ou está destinado a ser o coringa, o que está longe de ser algo ruim.

esse é a minha primeira avaliação de um livro, e esse livro com certeza é um dos meus favoritos.

nota: 10/10

Rafaela1560 22/04/2024

"Vagamos por este mundo como personagens de uma aventura maravilhosa"
Quando li esse livro pela primeira, no seu lançamento, fiquei apaixonada pela história da bebida púrpura e da ilha mágica. E, por muitos anos, considerei este o livro da minha vida. Hoje, muito tempo depois de ter lido pela última vez, resolvi relembrar essa fábula, ouvindo em audiobook.
E tenho que dizer que continua sendo maravilhosa... continuo querendo conhecer Dorf, querendo ter um peixinho dourado e querendo fazer uma viagem na companhia de Hanz-Tomas e seu pai.
A conclusão é que, não importa quantos anos você tenha, o livro vai cativar você e vai proporcionar excelentes momentos de leitura.
Mas, caso você ainda não tenha lido e esteja considerando ler, aproveite bastante a experiência, pois reler esse livro foi maravilhoso, mas viver essa experiência pela primeira vez é algo inesquecível...

Davy 24/04/2021

Favorito
Para quem ja leu O Mundo de Sofia, O Dia do Coringa vai ser perfeito. Para mim, o melhor livro ja escrito. Através de uma narrativa um pouco complicada, onde a gente é apresentado a Hans-Thomas, que tem sua história, que é contada, mas esse jovem menino lê a história de Ludwig, em um livrinho pequeno, que conta a história de Albert, que por sua vez conta a história de Hans, que conta sua própria história encontrando com Frode, que por igual relata sua experiência de vida. Uma história fantástica, mesmo que tao complexa, onde o baralho de cartas ganha vida e somos apresentados a um mundo fantástico.

@lucasmascarenhas 04/05/2021

Sobre o destino e a imaginação, tornar-se sempre vivo e jovem. “Um curinga é um pequeno bobo da corte; uma figura diferente de todas as outras. Não é nem de paus, nem de ouros, nem de copas e nem de espadas. Não é oito, nem nove, nem rei e nem valete. É um caso à parte; uma carta sem relação com as outras. Ele está no mesmo monte das outras cartas, mas aquele não é seu lugar. Por isso pode ser separado do monte sem que ninguém sinta falta dele”.

Priscila.Veloso 18/01/2022

Uma ótima história, você fica querendo saber o que vai acontecer nos próximos capítulos. Te prende do início ao fim.
Beatriz3164 18/01/2022minha estante
Eu amo!

Nat 07/08/2020

Lindo!
A escrita do Jostein é única, assim como o mundo de Sofia, o enredo é maravilhoso, misturando fantasia com realidade, você é puxado para um mundo maravilhoso criado pelo autor!

Além de mostrar uma ligação linda entre pai e filho ?

Audrey J.C.S. 22/03/2013

Resenha - O Dia do Curinga
O livro narra a história do garoto Hans-Thomas e de seu pai, que saem em busca da mãe na Grécia. No caminho ele é presenteado com um pequeno livrinho que conta uma aventura ocorrida há centenas de anos, mas que no decorrer do livro mostra-se cada vez mais relacionada com sua vida e sua viagem.

O tema principal abordado é o papel do filósofo na sociedade. Mas não pensem que é mais um daqueles livros chatos, com uma linguagem pesada, com a qual estamos acostumados a ver em livros cujo tema central é Filosofia.

Adorei o livro! Vale a pena dar uma chance para o autor, essa história é muito bem construída e interessante de se ler, principalmente para quem se interessa por filosofia ou para quem quer ler algo diferente.