Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Suzana 27/02/2021

Leitura necessária
Esse livro é incrível de muitas maneiras, e eu sou imensamente grata a escritora por ele.

Sempre gostei de livros que falam sobre sentimentos humanos, e gostei muito da experiência de ver o lado dos terapeutas da história. É interessante perceber que os terapeutas não vivem apenas para ouvir conselhos da vida alheia. Claro, ninguém pensa que eles são alienígenas ou robôs sem vida, mas ninguém chega a pensar que terapeutas também tem dilemas, melancolia e problemas em seus relacionamentos.

Ler esse livro me ajudou a entender muito sobre o processo da terapia, e a refletir sobre muitas coisas importantes. Por isso, amei muito a leitura. Indico muito para todo o tipo de pessoas, pois ele aborda um assunto sério de forma leve.

Todos nós precisamos de terapia, até mesmo terapeutas.

Só não sei 5 estrelas porque entrei em uma ressaca literária e acabei lendo esse livro com certo desespero para terminar. Foi meio que uma sensação de que eu já estava esgotada e o livro não acabava nunca.

?Ganhos e perdas. Perdas e ganhos. O que vem antes??

Letícia Rinolfi 28/02/2021

Esse livro me destruiu e me renovou por dentro, nos sentidos mais positvos
Quando terminei o livro, para mim ficou bastante evidente como o luto permeou todas as histórias. Fiquei encantada com como cada história mostrou diferentes maneiras de lidar com diferentes tipos de perdas (reais ou subjetivas).
Cuidadosamente escrito, até mesmo as partes mais trágicas ficaram muito tocantes e poéticas. E, apesar de os contextos da história de cada um dos personagens serem únicos, todos trazem um aprendizado importante de trazermos para nossas vidas, sejam lá quais forem nossos próprios contextos.

Como futura psicoterapeuta, achei simplesmente incrível até mesmo nos pontos que fala sobre a própria psicoterapia. Dá vontade de ler de novo, de novo e de novo.

Amanda3913 04/03/2021

Todos deveriam conversar com alguém
?Para muitas pessoas, adentrar as profundezas dos seus pensamentos e sentimentos é como entrar num beco escuro: elas não querem entrar ali sozinhas?.
Como Psicóloga, entendo assim meu papel, ajudar o paciente a se encontrar na escuridão e ver que a luz está dentro de si.
Acredito que todos deveriam conversar com alguém, um alguém profissional, com uma escuta empática e genuína.
A autora nos mostra sua vulnerabilidade como profissional e como pessoa e a evolução que se permite traçar, assim como seus pacientes a fazem.

Estelia 02/05/2021

A conversa é sempre a melhor opção
Quando descobri esse livro, achei que estivesse em alta demais, apesar de ter gostado da sinopse, coloquei no carrinho do site, e lá ficou por muito tempo. Até que que decidi que iria fazer terapia, e até encontrar um terapeuta resolvi ler o livro. E não o livro não substitui uma terapia. Mas te traz novas perspectivas sobre muitos aspectos da vida. Cada história dos pacientes da Lori e da própria Lori, te ensina algo diferente. E apesar de ser um livro longo, é o tipo de livro que você não consegue largar. Não recomendo a leitura para qualquer um, pois a leitura é densa em alguns pontos e podem trazer alguns gatilhos. Mas, se você está nesse processo de se encontrar, de se transformar, se joga. E lembre-se: terapia faz bem.

Suely 04/05/2021

Tocante!
Simplesmente adorei o livro.
Pelo título, pensei que seria um livro de auto-ajuda ou uma maneira de incentivar a terapia, não que não seja um incentivo, mas é algo feito de uma maneira muito sutil. Você percebe que as situações pelas quais as pessoas buscam/precisam de terapia são coisas do cotidiano, não havendo a necessidade de um "trauma gigantesco" para isso.( entre aspas, pois muitos acham que apenas situações violentas, abuso ou afins precisam de ajuda psicológica).

As histórias e experiências me fizeram chorar, refletir e grifar quase o livro todo no Kindle. Muitas frases se aplicam a como todos nós nos sentimos em algum momento.
É um livro leve, mas que não deixa de nos mostrar os embasamentos teóricos da psicologia. Quem já tem uma afinidade pela área, mesmo não sendo psicólogo ou estudante vai adorar.
Imagino que vá mudar a ideia de terapia que muitas pessoas tem. Eu, que já flertava com a terapia, com certeza buscarei um Wendell para mim.
Já recomendei para vários colegas.

gimafe 04/05/2021

Este livro foi escrito por Lori Gottlieb, uma terapeuta contando sobre os casos que atendeu e sobre sua própria terapia. Fiquei fascinada com diversas partes da escrita, principalmente porque me enxerguei nas situações. Nunca fiz terapia, mas conheço quem faz, e também tenho vontade de fazer. Quem sabe um dia desses.
O livro é ótimo e já vi sendo recomendado por muitas pessoas. Você vai se ?tratar? lendo ele? Claro que não, mas te faz enxergar comportamentos e situações, em você e nos outros, que diversas vezes não são compreendidos e/ou mal interpretados, e que acabam sendo julgados erroneamente. Tudo tem um motivo, certo ou errado, bom ou mau, fácil ou difícil, por sua culpa ou não. A forma como nos expressamos está diretamente relacionada a vivências anteriores. Muitas vezes nem nós mesmos conseguimos identificar o porquê de nossas atitudes e de quem está a nossa volta.

Este livro vale ser lido e relido. Fácil interpretação e com histórias hilárias e trágicas. No mínimo vale para refletirmos sobre o valor que damos a algumas coisas e situações.

Felippe Araujo 07/05/2021

Olhe para dentro de você e descubra a sua melhor versão.
??????????????

Sabe quando você vai sem expectativa alguma para aquele livro e toma uma porrada na cara, com esse foi tipo assim.
??
Não ficção, nunca foi meu sub gênero literário, apesar de já ter lido alguns. Mas aceitei começar essa empreitada de 448 páginas por uma indicação de uma amiga. E foi uma excelente escolha ter furado fila na minha lista de livros para começar esse.
??
Foi uma experiência incrível, me despertou diversas emoções e eu me envolvi de verdade com a história. Serviu para eu quebrar alguns preconceitos sobre terapia, e para humanizar e mostrar que o terapeuta é gente como a gente. Que também passa pelos mesmos dilemas e paradoxos que nós relés mortais.
??
Eu sorri, eu chorei, eu me envolvi nessa história que quando chegava o final de cada sessão, eu me sentia como os pacientes, mas já? A hora passou que eu nem percebi.
Com certeza esse merece as cinco estrelas na avaliação!
Foi para o seleto grupo dos melhores livros lidos do ano.
??
Leitura para reflexão, para olhar para dentro de si, para aprender a se respeitar, e principalmente a valorizar a vida e as relações.
Maravilhoso!

thaissdl 07/05/2021

esse livro é uma terapia, é perfeito demais, meu favorito da vida e meu livro conforto

Carolina 09/05/2021

#23 Que surpresa boa foi essa leitura!
Apesar de parecer um livro de autoajuda ou um livro técnico, não é. Alguns termos técnicos surgirem ao longo da história, mas são explicados de forma simples e clara, não prejudicam a fluidez da história. É um dos livros certamente estarão na minha lista de recomendações de boas leituras.
?Talvez você deva conversar com alguém: uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós? trata-se de uma autobiografia de Lori Gottieb. Muitos aspectos de sua vida pessoal e profissional são narrados no decorrer do livro, desde os tempos que ela tinha uma carreira promissora na NBC, em Hollywood; sua mudança de profissão aos 30 anos; a maternidade e seus desafios; e suas relações interpessoais e vivências com seus pacientes e com o Namorado.
Apesar de ser uma terapeuta, muitas de suas certezas e dúvidas são construídas e desconstruídas ao longo da narrativa, assim como as dos leitores. Vejo essa história como uma inspiração. Terminei o livro me sentindo uma pessoa melhor e mais leve, repensei alguns momentos da minha vida e acredito que mudei a minha percepção de alguma forma. ??Não saber é um bom ponto de partida?, ele diz, e isso me parece uma revelação. Passo tempo demais tentando resolver coisas, buscando a respostas, mas tudo bem não saber.?

Fer 10/05/2021

Termino esse livro muito feliz. Me emocionei muito nas páginas finais. Numa caminhada árdua até a busca por um diploma que me fornecerá a licença que eu tenho buscado há anos pra ser psicoterapeuta, foi um carinho no coração entender que é difícil, mas vale a pena.

Seria ótimo que todo mundo pudesse ler esse livro, mas principalmente quem tem um psicólogo e quem é um psicólogo. Esse livro devolve a humanidade que as pessoas acreditam que a ciência rouba daquele que se prepara pra ser um psicoterapeuta. Numa sala de quatro paredes e dois sofás, é possível ser o psicólogo e é possível ser o paciente. É possível ser os dois e ainda assim se confundir nos papéis. E, apesar de tudo, exercer eles com maestria.

Muito feliz de ter ganhado esse livro de presente e poder dizer que hoje ele é uma das minhas leituras favoritas. Vou reler uma vez por ano pra encontrar nele novamente a descrição exata das primeiras sensações como atender alguém e fazer parte da vida de alguém de maneira tão especial como só os psicólogos podem fazer.

Audrey 10/05/2021

Para psicólogos principalmente!
Esse livro é uma joia..
Traz conceitos da psicologia básica que eu após 10 anos de formada havia me esquecido e que me trouxeram luz de uma maneira muito didática e simples.
A autora consegue de maneira dinâmica, misturando sua vida pessoal com a de casos de seus pacientes trazer grandes lições.
Recomendo pra ontem que todos aqueles que tem interesse em psicologia o leiam sem medo!!!

Beatriz.Milena 13/05/2021

Necessário!
É uma biografia que fala sobre uma terapeuta, seus sentimentos sua vida, sua história. O livro faz você se indentificar com a pisicologa e quando terminei a leitura enxerguei ainda mais a importancia de se abrir para alguém e conversar com um profissional.
É uma historia real, verdadeira e muito agradavel que faz a pessoa refletir sobre amores, alegrias e tristezas da vida. O livro é interessante e prende o leitor em cada capitulo. Super recomendo a leitura!!

Karen 13/05/2021

Perfeito
Lori é psicoterapeuta e conta histórias incríveis de alguns de seus pacientes e conta também a sua própria experiência como paciente.
Livro perfeito e traz reflexões importantes sobre autoconhecimento e saúde mental.

Jéss 16/05/2021

Talvez você deva ler esse livro ...
Eu já tinhas muitas expectativas quanto a essa leitura, de tanto as pessoas falarem que era muito bom, e agora eu posso confirmar o quanto essa leitura é fantástica. Apresentando relatos de seus próprios pacientes e também de sua própria terapia, Lori aborda diversos assuntos que fazem parte da nossa vida (morte, culpa, tristeza, recomeços, perdão, responsabilidade..) e além disso, traz reflexões sobre o processo terapêutico e questões que vão surgindo no caminho.
Aprendi muito com essa leitura, principalmente, com relação a minha profissão.
Super indico.