Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Karen 13/05/2021

Perfeito
Lori é psicoterapeuta e conta histórias incríveis de alguns de seus pacientes e conta também a sua própria experiência como paciente.
Livro perfeito e traz reflexões importantes sobre autoconhecimento e saúde mental.

Jéss 16/05/2021

Talvez você deva ler esse livro ...
Eu já tinhas muitas expectativas quanto a essa leitura, de tanto as pessoas falarem que era muito bom, e agora eu posso confirmar o quanto essa leitura é fantástica. Apresentando relatos de seus próprios pacientes e também de sua própria terapia, Lori aborda diversos assuntos que fazem parte da nossa vida (morte, culpa, tristeza, recomeços, perdão, responsabilidade..) e além disso, traz reflexões sobre o processo terapêutico e questões que vão surgindo no caminho.
Aprendi muito com essa leitura, principalmente, com relação a minha profissão.
Super indico.

Larissa 16/05/2021

Muito bom!
Apesar do título parecer ser de um livro de auto ajuda, narra a vivência de Lori com seus pacientes e com seu terapeuta, nos fazendo refletir através de suas páginas. recomendo muito!

VinAcius49 17/05/2021

Humanizando terapeutas
Confesso que o título foi muito convidativo para a leitura. No começo achei até que seria como aqueles livros de auto-ajuda, mas me enganei e fui surpreendido positivamente com a construção do livro.
Adorei a forma como alguns relatos foram apresentados e como cada núcleo foi conectado do começo ao fim do livro.
Com isso, consegui refletir e repensar alguns conceitos sobre o processo de terapia e pude notar como de alguma forma, mesmo que minimamente eu colocava terapeutas em uma "caixinha" de perfeição e isso de algum modo os desumaniza, afinal de contas eles são humanos e são seres complexos, tal qual seus pacientes. O livro me lembrou isso por quase toda a leitura!
Recomendo a leitura, e saliento que em discussões com amigos que também leram as perspectivas foram um pouco diferentes das minhas, apesar de concordarmos com vários momentos/passagens do livro pude ver que a obra chega para cada um de maneira muito singular e isso talvez seja o mais incrível na leitura!

Janaína 18/05/2021

É um livro de auto-ajuda diferente dos que estamos acostumados.
A Lori é uma terapeuta que foi para terapia resolver questões dela, e o livro mostra essa jornada da terapia dela e de outros 4 pacientes que ela trata.
Gostei do livro abordar sobre como funciona a terapia e conceitos com uma linguagem acessível.

Dei nota 3 porque auto-ajuda não é meu gênero favorito de livro.

Thaís 18/05/2021

Nem te conhecia e já sentia sua falta!
Esse livro é gostoso como um abraço de alguém que temos orgulho e que vimos crescer!

Por ser autobiografia traz a experiência da autora, mas se engana quem acha que a história principal é a dela. O livro é tão bem escrito que somos afetados por todos os personagens.

A vivência na clínica proporcionou que a terapeuta criasse conexões entre todas as personagens. O livro trabalha com muita profundidade debates sobre terminalidade, envelhecimento, luto, desafios conjugais e muitos outros assuntos vividos por nós. Tenho certeza que um desses pacientes vai encontrar lugares dentro de vc que vc nem sabia que existia.

Ao final, fiquei triste pelo fim das páginas mas muito agradecida pelas reflexões. Além disso, é um convite para reconhecermos as armadilhas que temos e silenciamos por medo do que está por vir.

Roberta 18/05/2021

Não há ranking de problemas!
Foi uma leitura lenta mas não porque fosse ruim, mas porque era necessário ler com calma para absorver! É possível se identificar com algumas histórias dos personagens e mesmo quando não tem ligação direta com a nossa história, o livro provoca empatia! Acho que a grande reflexão do livro é a busca pelo autoconhecimento, empatia e pela comunicação e escuta!
É necessário escutar de verdade para ouvir mesmo o que as pessoas não dizem!

Elaine 19/05/2021

Eu não sabia que precisava ler esse livro, até ler esse livro. Uma das minhas maiores surpresas. Se você puder ler esse livro. Apenas Leia!!

Erica 19/05/2021

Sempre tentei imaginar o que um terapeuta pensava sobre os problemas levados a ele e aqui encontrei! Além disso, tem também como um terapeuta se sente sendo tratado, que também é bem interessante!

Ana Mardegan 19/05/2021

Que leitura incrível! Super envolvente, emocionante e divertida. Foi o livro perfeito para o atual momento da minha vida, no qual me pego pensando se devo seguir carreira no jornalismo ou na psicologia. A autora provou que é perfeitamente possível unir as duas coisas neste livro.

Consegui sentir o progresso da Lori e de seus pacientes a cada capítulo (ou seria sessão?), e as reflexões sobre os traumas e vivências de cada um me deram muito o que pensar sobre a minha própria vida. Os terapeutas com certeza exercem uma das profissões mais desafiadoras que existem. Observar o outro lado da história e a quebra de diversos paradigmas me fez compreender a responsabilidade de trabalhar com algo tão importante e significativo. Finalizei a leitura com vontade de voltar ao início e viver tudo de novo.

Obs: Eu não terei um único dia de paz até descobrir quem é o John e em que série ele trabalhava.

Paulinha. 19/05/2021

Recomendo
Realmente tenho dificuldade com livros de não ficção. Difícil eles me prenderem na narrativa. Mas, Talvez você deva conversar com alguém tem uma linguagem tão fluida que não conseguia largar.
O livro me ajudou a entender melhor o processo de terapia, desmistificando a figura do psicólogo . Recomendo para todos!

Graci 19/05/2021

Gostei muito desse livro, principalmente, da abordagem dele. Trouxe muitas reflexões legais e importantes!

Isabel 22/05/2021

Maravilhoso!
Amei, amei, amei! Muito feliz e grata pela oportunidade de ter lido um livro tão fascinante, que tanto me acrescentou e que tanto ecoou no meu cérebro (mesmo quando não estava lendo). Oh sensação boa é terminar um livro se sentindo mais consciente e disposta a buscar ser melhor ?

jdelisiario 23/05/2021

Maravilhoso, leve e profundo
Uau! Que livro! Ele é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!

Ao longo das páginas gargalhei, chorei, chorei, gargalhei. Mergulhei fundo na minha humanidade enquanto as histórias eram contadas!

De um jeito leve e ao mesmo tempo profundo, o livro toca o coração da gente!

Precisava realmente ler esse livro, mesmo sem saber que precisava!

Favoritei! Vou sempre indicar para que todos leiam!

#leituraTerapia

Gusma 23/05/2021

eu passei 2 meses lendo esse livro pq cada capítulo eu parava pra refletir sobre mil coisas da minha vida e viajava de uma forma que não tinha como ler rápido. Chorei horrores. A escrita da Lori é tão gostosinha que você sente que conhece os pacientes apresentados e passa a torcer muito por eles. Dá pra ver o lado humano das pessoas e é muito bonito e triste como normalmente a gente esquece de ver isso. Amei, acho que não releria tão cedo, porém recomendo.