Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Dan 13/03/2022

Esse livro é espetacular! Carrega inúmeros termos, conhecimentos e vivências da área da psicologia e psicoterapia, tive que marcar várias passagens pra consultar depois. Posso dizer que ele chegou a mudar minha visão da terapia e do processo de se conhecer e melhorar constantemente. As histórias que a Lori conta, o jeito que o livro foi escrito, a narrativa, os momentos cômicos bem encaixados, os trechos reflexivos, a emoção e a conexão que eu senti com alguns personagens... esse livro é facilmente um dos meus preferidos de toda a vida.
Pammela Coêlho 13/03/2022minha estante

Kauã 11/03/2022

intensamente reflexivo, mix de emoções.
não tenho palavras que defina o quão bom é esse livro agora, essa leitura foi muito gostosa, eu ri, chorei, me emocionei, fiquei surpreso, teve momentos que fiquei minutos refletindo em uma só frase, aquela frase que faz sentido para você... esse livro é um conforto.
Kiara Ricchelli 11/03/2022minha estante
já adicionei na lista da amazon

luamagnetica 12/02/2022

Comprei esse livro influenciada pela Pam Gonçalves e quando ele chegou fiquei: 'hm, será?'
Claro que o título induz achar que o livro será de autoajuda mas está longe de ser isso (ainda bem) e com certeza impactou muito mais a minha vida do que qualquer livro de coach faria.

Lori intercala algumas narrativas entre os capítulos ao longo do livro, o que as vezes me era frustrante pela curiosidade de saber o grande final de alguma delas. Mas, sempre que continuava no próximo capítulo não ficava entediada, então valia a pena.
A autora mistura 5 narrativas principais: 4 pacientes e a dela, mas, a dela se ramifica para vários cenários e tempo espaço. Ela na terapia, ela com o filho, ela no início da vida adulta, ela na carreira, ela com seu ex Namorado, etc.
Não sei como ela conseguiu intercalar tantos temas sem deixar o leitor perdido, mas ela conseguiu.

Acredito que a parte que mais me tocou, e com isso quero dizer os trechos que MAIS CHOREI, foi nas sessões de John e nas de Julie. Logo de cara me identifiquei com eles e quantos plot twists!
Mas, no geral, o livro inteiro é cheio de informações úteis da psicologia, sem ser acadêmico ou maçante, e acredito que é um material muito rico de reflexão. Lori mostra o teórico e o prático e deixa todo o conceito de terapia muito palpável.

É um livro que eu fiquei com vontade de dar para todo mundo mesmo. A pessoa gostando de ler ou não tendo o hábito, sei que esse livro despertaria a curiosidade de qualquer um e de fato acrescenta muito na vida do leitor.
Laís 13/02/2022minha estante
Pam influencer, eu tambem li por causa dela ?

Dhayane 15/05/2022

Ser curtido devagar
Que delícia de livro. Cada capítulo deve ser digerido no seu tempo, sem pressa de chegar ao final. Me ajudou a me entender, e fiquei citando em cada conversa profunda que tive enquanto o lia. ?
Douglas Finger 15/05/2022minha estante
??

Tirso 09/05/2022

Levei pra terapia, literalmente!
Começar esse livro quase em conjunto com iniciar terapia foi algo muito descobridor, me peguei em vários momentos conversando com minha psicóloga e pensando nos questionamentos que Lori fazia, como "será que ela me acha um paciente legal?". Ao mesmo tempo me ajudou a entender como esse processo funciona dentro das múltiplas perspectivas.

A conexão que criei com os "personagens" foi algo inesperável. Toda vez que começava um capítulo e via que era sobre John me animava, simplesmente adorei ele (e tenho minha teoria que ele o Chuck Lorre). Julia também é outra marcante, me ajudou muito em reflexões sobre coisas básicas da vida e quero muito acreditar que Lori usou a liberdade artística no capítulo final em que ela aparece. Gostei demais esse livro, um verdadeiro aprendizado!
Aline221 22/03/2024minha estante
Ansiosa para ler esse.. agora com o seu comentário então...

Gabi 01/04/2022

A todas as pessoas que precisam conversar com alguém
Ainda estou procurando as palavras pra essa resenha. Ler esse livro foi como fechar os olhos e me afastar da minha própria vida, finalmente vendo a humanidade que há nela. Como uma pessoa que sofre com a depressão, me identifiquei com várias das histórias e vivências dos personagens, especialmente quanto aos anseios e receios pela morte. É incrível como um livro pode alcançar lugares dentro de nós, que nós mesmos sequer ousamos tocar. A mensagem que este livro mais me marcou foi a de que, antes e apesar de qualquer coisa que possa existir em nossas vidas, a nossa humanidade é o que, de fato, tem escrito noss história.
J. Silva 02/04/2022minha estante
??????

@pequenasdicasliterarias 19/07/2022

9/10
Essa leitura, apesar de inicialmente parecer despretensiosa, me levou a lugares bem desconfortáveis no sentido de repensar alguns aspectos da minha vida.

A autora, ao contar sobre sua própria vida e algumas histórias sobre seus pacientes, nos faz enxergar algumas muitas verdades sobre nós mesmos e o quanto analisar nossa vida é importante.

Para além disso, ela esmiuça alguns termos muito interessantes sobre a psicanálise.

Recomendo a leitura.
Marcianeysa 19/07/2022minha estante
Livro maravilhoso!

Gabi 15/12/2021

Me senti mais acolhida como paciente
Leitura leve, muito engraçada e verdadeira. Sem spoilers, terminei o livro chorando...
Você se apega com as personagens, enxerga a vulnerabilidade de todo mundo e entende que um terapeuta também precisa de terapia. Excelente!
Tamires Souza 21/12/2021minha estante
Também amei o livro e vou dar de presente pra minha terapeuta. Já estou ansiosa pra chegar quinta feira haha

Luiza.Cruz 31/08/2022

Livro incrível e necessário..
No começo torci o nariz, pois achei que era um livro de auto ajuda, o que não é muito meu estilo, mas como amo histórias de psicólogos, dei uma chance.
Bem, posso dizer que esse livro foi como uma terapia, não foi rápido de ler, pois sempre precisa parar por uns dias para refletir sobre cada coisa colocada de modo tão natural e sutil ( assim como a terapia), porém coisas que nos identificamos em certos momentos da vida, eu me sentia várias vezes no divã em algumas passagens.
Os personagens, a autora, as reflexões, os medos, é um livro que todos deveriam ler, demorei a terminá-lo, porém quando cheguei em 60%, comecei as 22:00 É só parei 4:10 Da manhã, a hora passou e eu nem vi.. Estava tão absorvida, pela Julie, Rita e até o John, incrível como ainda consigo admirar mais essa profissão depois desse livro, autêntico e único, deu pra vê que a autora colocou toda sua personalidade, crença e experiência em sua magnífica obra.
Assim que terminei o livro, tive sonhos bem reveladores sobre partes do meu "eu", e estou nesse momento convencida que voltarei a fazer terapia.
5 estrelas eu acho pouco, apenas LEIAM!
AndrAa58 24/11/2023minha estante
bela resenha, vou ter que ler!

Kamila 11/01/2023

é aquilo coloca o dedo na ferida, mas também acalenta.
é um livro excepcional. é uma leitura fluída apesar de abordar assuntos tão profundos, como os desafios, as desilusões, as nossas alegrias, os nossos sonhos, vontades e a nossa pequenez diante da vida. foi uma leitura que me tocou profundamente, e mergulhei totalmente todos os personagens são muito bem desenvolvidos, é um despertar no sentido de ver sob novas perspectivas situações, sentimentos que batem de frente com a nossa vivência, eu realmente amei esse livro, amei os personagens e me envolvi por completo mais um pra lista dos meus favoritos.
Vamlirynna 09/08/2023minha estante
Quantos capítulos tem?

Mama 10/02/2023

Importante
Vários trechos desse livro foram comentados na minha terapia nas últimas semanas. Me vi um pouco em cada um dos personagens. Me vi em John e seu jeito orgulhoso que depois foi quebrantado. Me vi em Lori com medo do fim. Me vi em Rita e em sua desesperança. Me vi em Charlotte e sua impulsividade. Admirei a coragem de Julie e a sabedoria de Wendell. Chorei, sorri, pensei. Terapia muda vidas.
Confesso que me deu um pouco de frio na barriga em pensar que estarei no lugar de Lori um dia. O que será que eu pensarei dos meus pacientes? Será que um dia me irritarei com eles? Será que conseguirei medir as palavras e ser paciente o suficiente? Também pensei no que o Wendell da minha vida pensa de mim, minha terapeuta, Sandra. Será que do trabalho de mais para Sandra? Será que ela gosta de mim?
Enfim, recomendo demais. No final das contas, somos todos iguais e eu amo essa vulnerabilidade compartilhada.
Mama 10/02/2023minha estante
Obs: meu bloco de notas está recheado de frases dele e reflexões para mi vida.??

NatiGobbi 02/02/2023

Catártico
Eu demorei a engatar na leitura, os primeiros capítulos não te pegam. Mas vale a pena insistir. É um livro que a cada capítulo se faz necessário uma pausa pra analisar tudo, sentir tudo e deixar transbordar. Me vi inúmeras vezes nos pacientes da Lori e na própria Lori durante a sua jornada e, por vezes, eu quis parar a leitura pra fazer anotações no próprio livro e mandar para o meu terapeuta, quase como um muito obrigada por estar comigo nesse caminho de auto descoberta, auto reflexão e autoconhecimento. Quem sabe um dia eu leia novamente para fazer isso.
4L4N 02/02/2023minha estante
Esse Livro é incrível de mais ??

antonieti 27/01/2023

Uma verdadeira montanha russa de emoções
Ouvi o audiobook enquanto me exercitava, como uma forma de me incentivar. Eu passei raiva, ri, chorei e fiquei feliz pelas pessoas que tiveram suas histórias contadas. É muito bom ver uma terapeuta se analisar enquanto faz terapia! A evolução do John, o fim da terapia, a história da Julie, foram muito bem abordadas.
Thaina59 28/01/2023minha estante
O John se tornou o amor da minha vida?? chorei muito por ele no final

Bia 24/07/2022

Assim como muitas pessoas que desenharam essa história, levei meses para terminar. Mas de modo algum vejo isso como uma desvantagem. É um livro sobre histórias humanas, construção e evolução de diversos personagens (incluindo da própria autora). A minha demora ao terminar se fez pela lenta digestão de pontos que cabiam aos personagens mas também a mim. Esse livro é sensacional em tantos aspectos que sequer consigo encontrar as palavras suficientes para descreve-lo
Bia 24/07/2022minha estante
**resenharam