Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

sevennationarmy 04/12/2023

Um abraço para quando você precisa.
Esse livro é muito mais do que somente sobre terapia. É sobre humanidade. Sobre entender, ouvir e ajudar o outro. A maneira como Lori fala sobre ela, sua terapia e seus pacientes é linda e delicada. Você consegue sentir o cuidado e o amor (porque não?) dela com seus pacientes em cada capítulo.

A obra é realmente um abraço e um colo nos dias que você precisa. Mas principalmente para entender que o quer que você esteja passando e sentindo sobre isso é válido, mas vai passar. Todos enfrentamos batalhas e dias melhores virão.

Recomendo demais essa leitura! Apesar de ter 440 páginas, é leve, rápida e viciante. Eu poderia ler ele inteiro em dois dias, mas não quis deixar a companhia da Lori e seus personagens tão cedo. Por muitas vezes eu pensei em fazer psicologia também e esse livro me fez entender o porquê.
Kaena1 21/01/2024minha estante
??????

isamoraex 30/10/2023

Adorei como a escritora concilia vida pessoal, análise das relações e o vínculo psicólogo-paciente.
nay.gba 30/10/2023minha estante
As estórias dos pacientes são maravilhosas ??

Gabs 29/08/2023

"Crescemos em associação com outras pessoas"
Que livro espetacular. Com toda certeza tirei várias lições, mas também me diverti muito lendo, senti diversos sentimentos (chorei muito com o final), vou levar um bom tempo para superar a falta que esse livro fará e pensarei nele pelos próximos meses, pelo menos. O ponto forte do livro, além dos personagens serem gente como a gente, é que vc percebe muito na evolução deles conforme o livro vai desenrolando e também os capítulos são alternados, o que ao meu ver é bom por gerar uma curiosidade pra saber mais sobre aquele paciente, não se tornando uma coisa chata e arrastada. Merece 5 estrelas e favorito, só lendo para entender como essa obra é maravilhosa!
junirou 29/08/2023minha estante
SIM. esse livro é um sentimento!

Anna Paixão 29/05/2023

Talvez eu deva voltar para a terapia?
Sempre fui um pouco resistente em ler livros que fossem considerados do grupo de ?autoajuda?, ?desenvolvimento pessoal? e afins. Depois que iniciei a terapia comecei a me abrir para novas possibilidades e isso incluía a leitura de livros nesses nichos. A leitura de Talvez você deva conversar com alguém foi lenta. Provavelmente, porque esse não é o tipo de livro que deva se ler em ?uma sentada? é necessário internalizar, refletir, processar o que cada capítulo representa, e não porque seja dolorosa a leitura mas sim porque em algumas partes, pelo menos para mim, foi difícil não espelhar aqueles sentimentos, por ter vivo/viver ou por ter visto outras pessoas viverem.
Talvez você deva conversar com alguém, nos mostra como fazer terapia é importante mesmo que às vezes achemos ao contrário. Enfim, termino a leitura do livro e essa resenha, procurando o telefone da minha terapeuta porque sei que eu devo conversar com alguém.
Jaci.Sales 29/05/2023minha estante
Também tenho um pouco de resistência a esse tipo de livro, mas tô com vontade de ler esse.

Amanda.Boufleur 14/02/2024

Oq dizer sobre esse livro? Simplesmente é humano!
Retratando a história de Lori (personagem principal, terapeuta e autora do livro) com seu terapeuta e seus pacientes, o livro é muito envolvente e humano! Acredito que todos nós em algum momento da vida, leremos esse livro pela segunda vez, pois após a leitura, saberemos exatamente quando precisaremos dele novamente!
Indico ?Talvez você deva conversar com alguém? para todos!
Drica 14/02/2024minha estante
É uma leitura fluída?

anecxavier 28/01/2024

Juro que não é uma autoajuda
"talvez você deva conversar com alguém" não é, de jeito nenhum, uma leitura rápida. muito pelo contrário, ele é bem denso. mas vale a pena cada página lida. me vi muito em alguns pacientes da Lóri e aprendi, ri, e chorei muito com eles também. acho que esse é um livro que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida.
Mayumi32 28/01/2024minha estante
*adicionando a aba de "quero ler" depois desse comentário*

Natysan 19/12/2023

Uma jornada emocionante de autodescoberta, uma homenagem à natureza humana e um lembrete sobre a importância de sermos ouvidos, mas também de sabermos ouvir. Um livro sobre a importância dos encontros, dos afetos e da coragem de todos os que partimos para a aventura do autoconhecimento.
Vitoria.F 19/12/2023minha estante
Notão! Esse livro está na minha lista faz um tempo.

Sofia136 16/02/2024

Reflexão
Cada detalhe desse livro me fez refletir de forma extremamente intensa sobre os acontecimentos da minha própria vida. É um livro denso, pois é necessário fazer pausas em vários momentos para conseguir associar os pensamentos que estão sendo desenvolvidos, portanto, demorei um pouco mais que o habitual para acabar, mas valeu cada segundo!
Obs: Meu personagem favorito sempre será o John.
milasouza 16/02/2024minha estante
amo como o John foi evoluindo a cada seção

Neiva 03/07/2021

Quando comecei a ler pensei que era tipo aqueles livro de autoajuda e no final achei que é um daqueles livros de autoajuda porém numa linguagem que deveriam todos seguir.
Para quem nunca fez terapia, por medo, insegurança, por achar que não vai resolver nada, ou qualquer que seja o motivo, esse livro vai te ajudar. Pra quem faz terapia ou já fez e parou, esse livro vai te ajudar.
Impossível não se identificar em algum momento e não tirar uma lição.
É um livro daqueles que a gente marca várias coisas e vai revisando com o passar do tempo!
Favoritei!
Ste 03/07/2021minha estante
Estou com esse na estante. Só esperando o momento certo para receber as lições

Joice.Yuko 17/06/2021

Leitura necessária
Amei o livro, chorei, sorri e aprendi muito.
Me deu mais incentivos para procurar terapeuta, pq se até a terapeuta faz terapia eu to esperando que não é mesmo?

O livro me mostra que a gnt precisa estar presente no presente. Não brigar por coisas pequenas e dar valor aos momentos e detalhes, porque a vida é curta e a morte é certa.
jdelisiario 19/06/2021minha estante
Um dos meus preferidos da vida ??

erica 31/03/2021

Talvez você deva conversar com alguém
Esse é um daqueles livros que a gente lê e se sente abraçado pelo autor e quando termina só quer agradecer por ter escrito algo tão bonito.

O autoconhecimento é uma estrada longa e dolorosa e tanta gente passa a vida toda sem conhecer a si mesmo.

Demorei pra ler esse livro, me perguntei porque e cheguei a conclusão que não é fácil se confrontar.

Ver a Lori sendo tão profissional com cada paciente e depois ver ela se expor para o seu terapeuta como qualquer um dos seus pacientes nos faz pensar que todos somos iguais, somos humanos.

Nossas emoções, angústias, tristezas e tudo aquilo que nós consideramos ruim, tá tudo bem sentir e como diz a Lori "não existe um termômetro pra dor, só sabe quem sente", isso é ser humano e é incrível como a gente esquece isso e tenta se manter forte o tempo todo.

Sem dúvidas é um dos melhores livros que eu já li, recomendo pra todo mundo, obrigada Lori por compartilhar a sua história e nos lembrar que a terapia é importante.
analuisa96 31/03/2021minha estante
Eu estou em 57% e gostando muito ?

Paloma Araújo 30/03/2021

Humanidade na sua essência
Esse livro não é de auto-ajuda (por mais que eu não veja problema nenhum com o gênero), mas ele parece com uma conversa. Uma bem esclarecedora, pra ser sincera.
Lori conta sua história de quando precisou frequentar a terapia e também conta histórias de pacientes que se tratam com ela. No meio dessas narrativas, aprendemos lições preciosas sobre a vida e sobre como o ser humano se comporta, o que torna impossível a gente não se identificar com ao menos um aspecto do livro.
Nessa obra, também nos deparamos com a importância da terapia e como a própria Lori define: temos uma chave para uma vida melhor, mas precisamos da ajuda de alguém pra achar essa maldita chave. E esse alguém é a figura do terapeuta.
Esse livro é um convite a uma jornada de autoconhecimento, que se estende além das suas 450 páginas.
Tayane00 30/03/2021minha estante
Uau ?

Ana 27/03/2021

Não me prendeu
Achei beeem chato para um livro superestimado pelas críticas. A terapeuta conta a história dos seus pacientes (e a sua como paciente), algumas vezes introduzindo alguns jargões técnicos para determinados comportamentos. São histórias normais da vida como ela é, mais dura para alguns, mais leve para outros. Se resume a isso.
Luana 13/05/2021minha estante
Estou presa nele... mas s conseguir terminar de tão chato que é

Lenas 26/03/2021

Um dia Lori é uma terapeuta ajudando seus pacientes, no outro, seu mundo desmorona e ela mesma precisa de um terapeuta. Este livro examina sua própria jornada, bem como a de alguns de seus pacientes (incluindo um produtor de Hollywood e uma paciente terminal) e mostra como a terapia pode ser útil para qualquer pessoa.

Eu nunca fiz terapia, mas considerei isso em vários momentos da minha vida e este livro mostrou como ela funciona em várias situações e com pessoas tão diferentes.

Me envolvi tanto na vida dos pacientes da Lori que me emocionava toda vez que ela via alguma evolução positiva na vida deles.

Adorei a leitura e super indico às pessoas que tem algum interesse em saber como funciona a terapia e entender como a vida dos terapeutas não é muito diferente das nossas.
Zanella 26/03/2021minha estante
Amei, vou adicionar na minha lista.