Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Luiz 26/12/2021

Um livro que me abraçou nesse ano tão caótico. Retrato da vida e da clínica de uma psicoterapeuta, o livro pode acompanhar e trazer reconhecimento num processo laborioso e cansativo de autoconhecimento.

Fer 10/05/2021

Termino esse livro muito feliz. Me emocionei muito nas páginas finais. Numa caminhada árdua até a busca por um diploma que me fornecerá a licença que eu tenho buscado há anos pra ser psicoterapeuta, foi um carinho no coração entender que é difícil, mas vale a pena.

Seria ótimo que todo mundo pudesse ler esse livro, mas principalmente quem tem um psicólogo e quem é um psicólogo. Esse livro devolve a humanidade que as pessoas acreditam que a ciência rouba daquele que se prepara pra ser um psicoterapeuta. Numa sala de quatro paredes e dois sofás, é possível ser o psicólogo e é possível ser o paciente. É possível ser os dois e ainda assim se confundir nos papéis. E, apesar de tudo, exercer eles com maestria.

Muito feliz de ter ganhado esse livro de presente e poder dizer que hoje ele é uma das minhas leituras favoritas. Vou reler uma vez por ano pra encontrar nele novamente a descrição exata das primeiras sensações como atender alguém e fazer parte da vida de alguém de maneira tão especial como só os psicólogos podem fazer.

Tomlucitor23 27/06/2021

Desde a primeira vez que vi o título desse livro, automaticamente eu sabia que iria gostar, sabe quando um livro já te pega pelo título? E a leitura não fica nem um pouco para trás, desde o início eu me envolvi na história, fui entrando de cabeça na vida da personagem, ficava pensando nos seus pacientes, no que eles estavam escondendo, se estavam bem, tendo empatia por seus problemas, entendendo suas dificuldades e tristezas, todo esse livro foi uma experiência única para mim, envolvente, cativante, emocionante, tão simples de ler, e tão rico em suas palavras e seu conteúdo.

Ale Lima 25/02/2022

Faz tão bem
Dica para quem começa a ler esse livro: não tenha pressa. De preferência leia um capítulo, pare e reflita. Foi assim que pude aproveitar ao máximo todas as lições que essa leitura me trouxe, além de certos conhecimentos do universo terapêutico. Favoritei ?

Freak 03/03/2022

Post-it!
"Sugere-se que a felicidade seja classificada como um transtorno psiquiátrico e incluída em futuras edições dos principais manuais de diagnóstico sob o novo nome: transtorno afetivo maior, tipo agradável. Verificando-se a literatura relevante, vê-se que a felicidade é apresentada como estatisticamente anormal, consistindo em um conjunto discreto de sintomas, associada a uma série de anormalidades cognitivas e, provavelmente, refletindo o funcionamento anormal do sistema nervos central. Permanece uma possível objeção a essa proposta: a de que a felicidade não possui um valor negativo. No entanto, essa objeção é refutada como sendo cientificamente irrelevante." (Richard Bentall, Journal of Medical Ethics, 1992)

"Uma supervisora me disse: 'Todo mundo tem um lado simpático', e, para minha surpresa, descobri que ela tinha razão. É impossível conhecer as pessoas profundamente e não acabar gostando delas."

"Não queria cair na armadilha que os budistas chamam de compaixão idiota. Na compaixão idiota, você evita balançar o barco para poupar os sentimentos das pessoas, ainda que o barco precise ser balançado, e sua compaixão acabe sendo mais nociva que sua honestidade."

"As pessoas frequentemente confundem entorpecimento com apatia, mas esse torpor não é a ausência de sentimentos, e sim uma reação a um excesso de emoções."

"Eles fodem com você, sua mãe e seu pai/ pode ser que não queiram, mas fodem," (Philip Larkin)

"A resposta a uma pergunta não feita é sempre não."

"Diga o que quiser sobre as maravilhas da tecnologia, mas tela a tela é, como disse uma colega uma vez, 'igual fazer terapia usando camisinha'." (Sobre terapia online)

"Da mesma forma que as mulheres sentem uma pressão cultural para manter sua aparência física, os homens sentem essa pressão para manter sua aparência emocional."

"Mas parte de entender a si mesmo é desconhecer a si mesmo, abrir mão das histórias limitantes que você vem se contando sobre quem você é, de modo a não ficar aprisionado por elas, podendo viver sua vida."

"Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o criou." (Einstein)

"Siga sua inveja, ela mostra o que você quer."

"Às vezes, a única coisa a fazer é gritar: 'Merda!'."

"O homem moderno acha que perde alguma coisa - tempo - quando não faz as coisas rapidamente; no entanto, não sabe o que fazer com o tempo que ganha, a não ser desperdiçá-lo." (Erich Fromm)

"Pedimos perdão aos outros para evitar o esforço maior de perdoar a nós mesmos."

"Embora viajemos pelo mundo para encontrar o belo, precisamos carregá-lo conosco, ou não o encontraremos." (Ralph Waldo Emerson)

"... uma descrição do passado como 'uma vasta enciclopédia de calamidades que você ainda pode consertar'."

"Acho que se você se preocupar demais com os detalhes, pode perder o aspecto geral."

"Apaixonar-se é algo que nunca envelhece. Não importa o quanto você esteja cansado, quanto sofrimento o amor tenha lhe causado: um novo amor não pode deixar de fazê-lo se sentir esperançoso e vivo, como naquela primeira vez."

"Cada risada e momento agradável que desfruto para dez vezes melhor do que antes de eu conhecer tamanha tristeza."

"Às vezes, temos a chave para uma vida melhor, mas precisamos de alguém que nos mostre onde largamos a maldita chave."

Alice 25/05/2021

10/10 ?
Eu não sabia que precisa ver esse livro até lê-lo. Então se puderem acrescentar esse livro na sua lista vão saber do que estou falando. A verdade é que vai ficar um pedacinho de mim nesse livro - e com certeza é um livro que vou relê-lo. A autora aborda de forma clara e coesa suas histórias e como a terapia é estruturada e por mais que seja ela tem um fim. Continuando, que a terapia também tenha a ver com a formação de vínculos profundos com pessoas, para depois dizemos adeus e como falar esse adeus é doloroso + sabemos que é a hora ???

Anna Paixão 29/05/2023

Talvez eu deva voltar para a terapia?
Sempre fui um pouco resistente em ler livros que fossem considerados do grupo de ?autoajuda?, ?desenvolvimento pessoal? e afins. Depois que iniciei a terapia comecei a me abrir para novas possibilidades e isso incluía a leitura de livros nesses nichos. A leitura de Talvez você deva conversar com alguém foi lenta. Provavelmente, porque esse não é o tipo de livro que deva se ler em ?uma sentada? é necessário internalizar, refletir, processar o que cada capítulo representa, e não porque seja dolorosa a leitura mas sim porque em algumas partes, pelo menos para mim, foi difícil não espelhar aqueles sentimentos, por ter vivo/viver ou por ter visto outras pessoas viverem.
Talvez você deva conversar com alguém, nos mostra como fazer terapia é importante mesmo que às vezes achemos ao contrário. Enfim, termino a leitura do livro e essa resenha, procurando o telefone da minha terapeuta porque sei que eu devo conversar com alguém.
Jaci.Sales 29/05/2023minha estante
Também tenho um pouco de resistência a esse tipo de livro, mas tô com vontade de ler esse.

jaquesant0s 07/12/2021

Parece livro de coach mas não é
Li esse livro depois de muitas recomendações e descobri que ele vale muito a pena. É um relato muito sincero de uma terapeuta sobre a sua própria terapia e alguns de seus pacientes. É um ótimo livro para quem não sabe o que esperar da terapia e também para refletir sobre as angústias, dores e delícias da vida.

Veronica.Magalhaes 22/09/2021

Maravilhoso!!!
Esse livro chegou até mim através de um clube do livro no qual somos todas mulheres lendo apenas mulheres. A experiência de fazer parte desse grupo tem sido incrivelmente profunda, acolhedora e gratificante. Mas essa leitura, em específico, trouxe algo mt especial. Foi um mergulho profundo em diversas histórias em que pude me ver e refletir sobre mim mesma, minha história e as relações que venho construindo.
Sou mt grata por saber q, no próximo domingo, estarei junto a minhas amigas leitoras, trocando nossas percepções sobre o livro. Nunca tinha ouvido falar desse livro ou da autora ( o q é, no mínimo, curioso, tendo em vista q sou uma leitora.voraz e compulsiva). Mas, a partir de agora, meu desejo é recomendar a todos q leiam, reflitam e permitam-se que essa experiência seja tb transformadora em suas vidas! ?

Grazielly.Bassi 21/08/2023

Simplesmente perfeito
Sempre gostei muito de livros de psicologia, mas não é sempre que encontro um livro que sinto prazer em ler do começo ao fim, e esse foi assim.
esse livro conta a história de vida de uma terapeuta e de seus pacientes, ao mesmo tempo que ele nos ensina, o livro consegue fazer a gente se envolver completamente com ele, com os personagens e as suas histórias, nos fazendo sentir e entender a dor deles.
acredito que seja um livro diferente, um diferente bom e talvez único (pelo menos até agora não li nenhum outro livro assim), creio que a maioria das pessoas que lerem vão gostar assim como eu.

Fran.Bombassaro 25/01/2022

A grandeza desse livro
O Livro "Talvez Você Deva Conversar Com Alguém" traz um pouco de vida de cada um de nós.

A terapeuta Lori acolhe os pacientes dela e depois é acolhida pelo terapeuta dela.

O livro traz a gente para a realidade da humanidade, inveja, raiva, angustia, medo e tanto sentimento que somos ensinados a não sentir, são naturalizados neste livro, como deveria ser no dia a dia.

Eu amei tanto tanto tanto.

Samira 21/07/2021

Livro maravilhoso que me tocou de diversas formas. Adorei como a autora misturou as histórias de cada paciente com conceitos da psicologia. Sem dúvidas ele me motivou a continuar na terapia e a enfrentar os problemas do autoconhecimento

Miranda 18/09/2022

Apesar de estarmos em pleno século 21, a terapia ainda é um tabu para muitos. As pessoas acreditam que terapia é apenas necessária quando está passando por algum momento conturbado mentalmente ou coisa do tipo. Porém quem pensa dessa forma está enganado, pois a terapia é algo importantíssimo e essencial para qualquer fase da vida, é um suporte para enfrentarmos a realidade. E é sobre isso que este livro maravilhoso, chamado Talvez Você Deva Conversar com Alguém, fala. O livro é escrito em primeira pessoa, onde Lori relata sua experiência como terapeuta, contando um pouco sobre sua vida, os atendimentos que já realizou e experiências profissionais.
Ele não é um livro de auto ajuda, apesar de ter me ajudado e muito a entender ainda mais esse universo. Este livro conta uma história. Ele mostra a terapeuta lidando com seus próprios pacientes e os sentimentos deles, e em paralelo vemos a terapeuta enquanto paciente tentando lidar com seus próprios sentimentos e a dor de ter terminado um relacionamento. Com relação aos seus pacientes, ela divide com a gente a história de 4 deles, sendo eles: Charlotte, uma jovem de vinte e pouco anos que tem problemas com a bebida e relacionamentos amorosos fadados ao fracasso; Rita, uma mulher de quase setenta anos que carrega a culpa por não ter protegido os filhos de seu ex-marido abusivo; John, um produtor de Hollywood que acha que todos ao redor dele são idiotas que não sabem absolutamente nada; e Julie, uma jovem recém-casada lidando com um câncer terminal. Cada um deles traz suas histórias e perspectivas sobre diferentes momentos de suas vidas.
Acredito que essa seja aquele tipo de leitura que todos deveriam fazer. Um livro que vai te fazer refletir, despertar sentimentos e discussões. E talvez você que não goste de terapia, até mude de ideia, ou talvez não. Mas tenho certeza que quando você terminar você terá vontade de conversar com alguém. Porque todos deveriam ter alguém com quem conversar

May 29/08/2021

Lori Gottlieb é uma terapeuta que além de nos trazer algumas histórias de seus pacientes, fala sobre sua própria vivência como paciente, quando depois de um término sentiu a necessidade de fazer terapia. Não dá para colocar em palavras exatamente o turbilhão de emoções que esse livro causa, de tristeza à alegria e nos dá muitos insights, quando digo muitos é muitos realmente, a cada capítulo onde vemos seus pacientes e a própria Lori se abrir mais, temos algum insight diferente, uma luz que se acende na nossa cabeça e nos faz refletir sobre nós mesmos, e percebemos que independente do tipo de problema, todos nós temos nossos próprios sentimentos ou traumas para lidar. A sensação que temos durante a leitura, é de estar em uma terapia, e por isso mesmo, caso você ainda não faz terapia, sem sombra de dúvidas vai sair dessa leitura com uma vontade imensa de procurar um psicólogo. E além dessa sensação intensa que sentimos, também ficamos curiosos e felizes a medida que os pacientes dela passam pelas sessões e temos uma sensação de conforto e felicidade vendo eles se abrirem e melhorarem as próprias vidas. Mais uma vez, não tem como descrever tudo com palavras, é um livro poderoso, então fica a minha indicação para você ler esse livro que vai fazer você entender muitas coisas sobre si mesmo.

"Não podemos ter mudança sem perda, motivo pelo qual é tão frequente as pessoas dizerem que querem mudar, mas mesmo assim continuarem exatamente iguais."

Gatilhos: pensamentos suicidas, câncer, morte infantil, luto
+16

Rafa 24/12/2023

Incrível, me ajudou a solucionar questões minhas que nunca imaginei que um livro poderia fazer! Leiam, não vão se arrepender
nathy.silver 24/12/2023minha estante
Estou lendo esse livro e até agora estou gostando da abordagem.

Clarissa126 24/12/2023minha estante
estou lendo esse livro a basicamente uns 4 meses, sempre tenho de parar, respirar e ler outros mais leves, e continuo achando-o incrível