Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

Jéssica Dutra 13/02/2024

?A festa é minha e pode chorar se quiser.?

Adorei o livro, lembrei da minha própria terapeuta e o quanto é importante essa ajuda profissional em momentos difíceis.

Rodrigo Guergolet 13/02/2024

Te ajuda a entender a psicologia sem te encher
Se você tem interesse na psicologia ela traz vários conceitos e informações básicas das teorias, principalmente psicanalistas, sem pesar, pois é um romance, ou uma autobiografia, não sei ao certo! Vale a leitura!

jjuliadma 13/02/2024

Importante e introspectivo
Não dou 5 estrelas pelo simples motivo que ele estagnou um pouco lá pelo meio, mas, levando em conta que o livro é sobre processo terapêutico, faz muito sentido esse movimento.

O livro é delicado, lindo, e quem nunca fez terapia talvez tenha algumas realizações, ou identificações, que podem ajudar a dar um passo a frente.

Quem já faz terapia consegue se ver nos pacientes, em termos de ver onde está com o seu próprio processo, e entender os pacientes de uma forma mais empática.

Chorei, ri, e sobre tudo, refleti.

Evelyn 12/02/2024

O livro aborda temas bem interessantes, te traz um olhar de fora sobre assuntos do dia a dia.
É uma leitura necessária

Lidi 12/02/2024

Me encontrei nele
Me enxerguei por diversas vezes na história de Lori, pude reviver algumas histórias e sentimentos que ele viveu, me identifiquei também com os pacientes e as histórias e assim como o terapeuta dela , o meu foi de grande ajuda e valor num momento complicado.
Leitura super válida e indicada a todos.

Julia4767 12/02/2024

Uma nova visão sobre terapia
Foi muito legal ter uma visão ampla sobre o processo terapêutico, tanto do paciente quanto do profissional. e mais interessante ainda, é ler a Lori se expondo abertamente e aceitar sua vulnerabilidade ao admitir que também precisava fazer terapia.

de forma sútil, mas muito significativa, a gente lê o crescente processo de amadurecimento de cada um dos personagens, principalmente a dela mesma. Lori nos faz mergulhar intimamente na vida de cada personagem, suas dores, sentimentos e emoções, nos fazendo criar uma conexão genuína com cada um.

eu gostei muito de como ela aborda cada pauta trazida pelos pacientes, por vezes, ela mesma, e a forma como ela trabalha isso durante a terapia, dos dois lados. fiz muitas marcações ao longo do livro, justamente para voltar e fazer uma nova reflexão.

esse livro me fez ter vontade de ter uma sessão extra com minha terapeuta apenas para analisarmos de todo esse viés, depois de tudo que aprendi!

Ka 12/02/2024

Ler esse livro é fazer uma reflexão sobre a nossa vida, a vida das outras pessoas e a busca por um sentido. Pretendo reler algum dia, pois existem coisas que precisamos ?ouvir? várias vezes até que realmente se fixem em nossa cabeça. Recomendo a leitura a qualquer pessoa que queira entender um pouco mais sobre a nossa humanidade.

a-aylinw0 11/02/2024

Talvez você deva conversar com alguém
É, lori, talvez eu devesse mesmo conversar com alguém depois desse livro simples EXCEPCIONAL. Cada página lida é uma reflexão diferente sobre os mais intensos e diferentes pacientes da autora. Cada um deles nos ensina uma lição valiosa. Vemos a evolução de cada um, incluindo a própria autora nesse livro. Um projeto de narcisista, uma mulher alcoólatra viciada em macho problema, uma recém casada doente, uma velha amargurada sem perspectiva e uma coisa em comum: todos eles são seres humanos em busca de um significado.

"Nas melhores despedidas, sempre existe a sensação de que existe algo mais a ser dito."

Obs: Só não foi 5/5 porque achei uma leitura pesada, não é o tipo de livro que você lê rápido. Vale muito mais apena ler devagar absorvendo cada ensinamento, afinal, não temos pressa, não é?

Carol 11/02/2024

Simplesmente maravilhoso
Eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu amei esse livro. Ele me fez pensar e repensar tantas coisas? eu não consegui tirar ele da minha cabeça enquanto não finalizei a leitura.. tive um olhar diferente sobre a terapia e sobre os psicólogos/terapeutas.. ele me fez repensar até sobre a minha própria terapia.. a verdade é que esse livro trouxe incômodo, porque ele mexeu em questões que não estou acostumada a ler/pensar e foi uma experiência intensa e maravilhosa ao mesmo tempo? eu amei muito! Super recomendo!

Gustavo 11/02/2024

?Felicidade é às vezes?
Que emaranhado absurdo de reflexões que esse livro (e cada retalhinho de suas historias) me causou.

Foram tantas questões abordadas que, de certa maneira, me senti fragmentando as sensações a cada novo capítulo, a cada desenrolar de cada personagem. Incrível.

Antes, durante ou depois desse livro, fica uma dica: você deve conversar com alguém.

milasouza 11/02/2024

Eu achei que eu ficaria entediada com esse livro , por abordar assunto que possam me ajudar.
mais eu acabei me interessando muito nas histórias de cada personagem, vê eles se desenvolvendo de acordo com seus traumas e vê que eles conseguiram superar mesmo com a dificuldade.
o livro em si tem várias frases que vão fazer eu lembrar, quando eu estiver em crise ou triste, realmente virou meu livro de conforto

Dora 10/02/2024

A cada capítulo era uma reação de perplexidade diferente.
É extremamente interessante como reagimos de acordo com nossas experiências.
O quanto é importante ter alguém como apoio, ou que possa nos guiar, nem que seja um pouquinho para sairmos da nossa "cela", afinal, ela sempre esteve aberta, bastava-nos contorná-la.

elevyncruz 10/02/2024

Maravilhoso
Pensei que seria só um auto ajuda, mas é a história de uma terapeuta contando a experiência dela como paciente e como profissional, enquanto relata as histórias de diversos pacientes dela

A cada capítulo, acontece o desenvolvimento de algum dos personagens e é muito bom conhecer a história de cada um e o seu processo de terapia

Só não leva cinco estrelas porque tive uma birra extrema com alguns dos pacientes (o John) e achava os capítulos dele muito maçantes. Ele simplesmente era incapaz de perceber as atitudes que tinha, mas no fim dá pra entender e perceber que, às vezes, todos somos como ele

Sthefany Damas 10/02/2024

Um livro para derramar algumas lágrimas
A autora relata as sessões de terapia de alguns de seus pacientes mais peculiares, além das suas próprias sessões com seu terapeuta.
Confesso que derramei algumas lágrimas, a mensagem principal do livro é sobre a preciosidade da vida, mas também trás pautas importantes como empatia, julgamento, autopunição, mudanças e confiança.
Simplesmente incrível!

Nilton.Savoine 10/02/2024

O terapeuta lida tanto com a dor do outro que as vezes esquece das suas próprias dores, porém aqui vimos que a protagonista procurou ajuda e passou a lidar melhor até com seus pacientes.