Talvez você deva conversar com alguém

Talvez você deva conversar com alguém Lori Gottlieb

Resenhas - Talvez Você Deva Conversar com Alguém

dianacgoncalves 17/03/2024

De frente para a terapeuta
Foi uma leitura mais lenta, demorei para ser cativada pela história mas depois acabou fluindo.

Uma das partes que mais gostei do livro foi poder ver a evolução dos pacientes. Me senti na terapia.

Anne.Caroline 17/03/2024

A beleza de rever a vida através da análise
Não tem como ler esse livro e não ter vários insights. Acho que pra quem faz terapia, especialmente, em vários momentos se pega pensando exatamente como a personagem central do livro.
Gostei da forma como a autora contou várias histórias com problemáticas diferentes, em idades diferentes e com temas centrais tão diversos. A existência e a mente humana realmente são mistérios desvendados por cada um, dia a dia. Que delícia ver o processo de evolução deles dentro da terapia. E principalmente, da terapeuta se encontrando novamente nas suas sessões como paciente. É profundo! Chorei em vários momentos. Achei que, pela complexidade das questões levantadas, em alguns momentos pode parecer meio arrastado.
Eu gostei demais! Eu terminei de ler há uns dias e vira e mexe ele vem na minha cabeça, me fazendo pensar em vários pontos da minha vida.

Raquel.Lima 17/03/2024

A leitura começou a me prender só do meio para o final, mas é um livro maravilhoso, com muitos ensinamentos, vale super a pena!

Patrick.Ramos 17/03/2024

Foi como uma terapia
Confesso que no início da leitura não gostei muito, senti falta de um ritmo mais acelerado e com acontecimentos mais rápidos. Conforme fui avançando, entendendo mais a história, fiquei impressionado com a profundidade do livro.

Ele funciona como se estivéssemos em uma terapia, apesar de querer resultados rápidos no início e com poucos seções, os resultados mais duradouros e eficazes vem com o tempo. Em muitas partes do livro ele traz muitas reflexões, algumas situações, pessoas, ou frases que são ditas, te fazem refletir sobre algo que aconteceu ou acontece em sua vida.

Foi uma excelente leitura, gostei muito da proposta, demorei um pouco mais a leitura pois queria compreender melhor o que era ensinado. Fico contente por não ter desistido do livro, no fim valeu a pena.

Vitor387 16/03/2024

Este livro só reforça a força que a terapia tem na vida das pessoas caso elas estejam dispostas a ouvir o profissional, a seguir um caminho e buscar entender suas dores. ver elas com outra visão.
amei cada parte deste livro, cada história contada, cada sessão de terapia feita e relatada com os personagens.

amei muito!!!

Cixie 16/03/2024

Bom da metade pra frente
Demorou pra dar partida, mas quando deu foi bom.
A primeira metade do livro foi um pouco cansativa, com muitos pensamentos (longos) entrando no meio dos diálogos, por horas eu até esquecia sobre o que os personagens estavam falando. Então tive certa dificuldade em pegar o ritmo.

Dos 60% pra frente quando a história já estava mais alinhada, já conhecemos os personagens, o livro fica delicioso e muito mais fluído.

Foi uma experiência interessante ler sobre terapia na visão de um terapeuta.
As histórias foram bem desenvolvidas, e a a forma de explicação dos tratamentos e abordagem terapêutica foi bem escrita de uma forma bem descomplicada, quase que poética as vezes, o que é bom, facilita o entendimento e possível aplicação desses "conselhos" e técnicas na nossa própria vida.

Nada espetacular mas uma boa leitura.

Kaheberhard 15/03/2024

Chorei mais com o john ou com Julie?
?Quase? é sempre o mais difícil, não é?? disse, certa tarde. ?Quase conseguir alguma coisa, quase ter um bebê, quase conseguir uma tomografia sem problemas, quase não ter mais câncer.? Pensei em como muitas pessoas evitam tentar coisas que realmente querem na vida, por ser mais doloroso chegar perto do objetivo, mas não consegui-lo, do que nem chegar a arriscar.

Bruna 14/03/2024

Let it be
No livro, vamos acompanhar em capítulos alternados a Lori e seu terapeuta Wendell, e as sessões da Lori com seus pacientes, principalmente, John, Rita, Julie e Charlotte. Assim, adentrando a vida de cada um deles de uma maneira muito sensível e particular, trata-se de uma jornada de autodescoberta.

Eu esperava muito desse livro e ele conseguiu superar as minhas expectativas. A Lori consegue de forma magistral narrar a sua própria jornada na terapia e a dos seus pacientes, cada um com perspectivas e objetivos diferentes. Ela traz o relato em primeira pessoa de forma muito empática e afetuosa, mesclando com teorias e termos da Psicologia de forma simplificada e exemplificada, como também traz a trajetória de cada um de forma a ficar perceptível o desenvolvimento de suas questões pessoais.

Um ponto muito positivo é como a Lori mostra sua vulnerabilidade, em momento algum se colocando como ser mais evoluído ou que alguns problemas seriam mais importantes que outros. Também sana algumas dúvidas que as pessoas possam ter em relação ao processo terapêutico e sobre seus próprios terapeutas. Indico para todos aqueles que gostariam de compreender mais sobre como o ser humano é uma plantinha com sentimentos, que precisam de cuidado frequente e um pouco de luz solar!

Andrea.Karli 14/03/2024

Livro necessário e bem divertido
Comecei esse livro no fim do ano passado e só terminei agora por conta da faculdade. Foi uma leitura muito divertida, bem leve com personagens que prendem a sua atenção. O livro conta muito como a terapia é importante em diferentes contextos e como entrar nesse processo é doloroso, mas necessário para mudar nossa perspectiva com relação à nós mesmos e ao mundo. Recomendo muito, porque vemos esse crescimento das pessoas na terapia e ainda aprendemos alguns assuntos de Psicologia, de uma maneira bem interessante.

TDAG 14/03/2024

Amei amei amei
Um dos melhores livros que já li! Traz reflexões incríveis, profundas e interessantes. Recomendo para todos, mas principalmente, para quem está em processo de psicoterapia!
Gabryelly 14/03/2024minha estante
Está na minha lista de leituras para esse ano.

claradtorre 14/03/2024minha estante
tenho muita vontade de ler esse

Beatriz 14/03/2024

?Falamos com praticamente qualquer pessoa sobre nossa saúde física (alguém consegue imaginar um casal escondendo um do outro seu remédio para refluxo?), até sobre nossas vidas sexuais, mas fale sobre ansiedade ou depressão, ou sobre uma sensação persistente de pesar, e a expressão no rosto de quem olha para você provavelmente dirá: Tire-me desta conversa, já.

Mas do que temos tanto medo? Não é como se fôssemos espiar naqueles cantos escuros, acender a luz e descobrir um bando de baratas.

Os vagalumes também adoram a escuridão. Existe beleza nesses lugares. Mas é preciso olhar ali dentro para vê-la.?

"A natureza da vida é a mudança, e a natureza das pessoas é resistir à mudança".

anna.linard 13/03/2024

Paz
Incrível a forma de expôr diversas realidades tão diferentes e a forma de refletir a vida, com tantos ensinamentos vindo de diferentes fontes e formas, tantas dores e perdas, tantas alegrias também, e a forma individual de observar cada coisa.
Me senti fazendo terapia enquanto vi a necessidade de marcar a consulta.
Indico a todos.

Sandra.Manette 12/03/2024

Completamente diferente do que eu esperava, mas confesso que ?engoli? esse livro em pouco tempo.
Vale a pena!