Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

ba 13/07/2020

Uma amiga do curso de Psicologia me indicou este livro, dizendo que falava sobre TDI, e que era extremamente interessante.

Eu NUNCA esperei o que estava por vi ao começar a leitura. Achei extremamente cru, no sentido de que a escritora não mede palavras e explicações gráficas de seus traumas, de sua condição, do que se passava em sua mente... e eu adoro livros assim. Acho necessário livros com relatos tão sinceros, tanto para que sintam empatia, para que se sintam vistos quem já passou ou passa por isso, quanto por interesse acadêmico.

odete 04/07/2020

Um relato esclarecedor , triste e medonho, porém retrata nada mais nada menos o que o ser humano doente ou não , família ou estranho é capaz de fazer a outro; mas acima de tudo temos outros com capacidade , força e acima de tudo resiliência para nos mostrar que mesmo passando terríveis provações a vida ainda pode fazer algum sentido , e vale a pena continuar vivendo .

Camila 02/07/2020

Só para os de estômago forte
Eu teria dado 5 estrelas para esse livro se ele não tivesse me dado tanta vontade de vomitar.
É um livro para pessoas fortes, o que evidentemente não é o meu caso, pois me vi várias vezes prestes a largar a leitura tamanho meu asco pelas situações que aconteceram com a narradora/autora. Porque sim, esse livro é uma história real de dor, loucura, medo, maus tratos, abuso sexual, abuso mental, pedofilia, tudo que você possa imaginar de ruim. Ele me despertou inúmeros sentimentos e nenhum deles foi bom, mas, enfim, foi uma leitura necessária, pois me fez mais consciente do mundo em que vivemos e do nível de maldade a que as pessoas podem chegar.

Esthefany4 01/07/2020

Bom não sei bem o que dizer.
Um livro com um tema que me deixou mal.
Vamos conhecer Alice e acompanhar sua trajetória da adolescência a vida adulta onde ela irá descobrir coisas sobre como o fato dela ter um Transtorno de Personalidades Multiplas (TPM), ocorrência do fato de ter sido abusada desde pequena pelo seu pai.
Vamos ver como e o tratamento, a convivência dela com as outras personalidades e como surgiu cada.
Um livro que me prendeu e que ao mesmo tempo foi muito difícil de ler, pois não gosto muito desses temas.

Clarice Adriana 29/06/2020

"Ainda estava viva,lutando... pra ser normal, pra ser feliz"
A luta constante para recuperar a sanidade e a vida que lhe foi roubada pelo próprio pai.
História chocante, triste e muito dolorosa. Alice é uma verdadeira guerreira na batalha pela superação.
Espero que esteja bem e feliz!
Bruna 29/06/2020minha estante
Impactante esse livro

Fernanda 27/06/2020

Meu pai amado
Ele é tão pesado, tão explicito, tão cruel que chega certos pontos que vc se pergunta se é real que o ser humano pode chegar a esse grau de crueldade.

moranguinho 20/06/2020

Eu não sei que nota dar para esse livro. Não sei o que dizer ou o que pensar. Eu apenas me sinto triste, acho que esperava alguma conclusão que me fizesse suspirar de alívio e ver algo como um "final feliz", mas esse livro não é um conto de fadas. Esse livro é real, em diversas partes trás a dor nua e crua, com palavras que te fazem fechar os olhos e pensar "como isso pode ser assim?".
Esse assunto é algo que me afeta muito, cheguei a chorar um pouco em algumas partes, mas eu simplesmente não sei o que dizer. Após terminar esse livro apenas sinto um sentimento de vazio, de incógnita.

A justiça nem sempre é justa.

Keila.Souza 12/06/2020

Chocante
Sem dúvidas o livro mais chocante que já Li.
Neste livro a autora Alice relata os abusos sexuais que sofreu durante toda sua infância e adolescência e como esses abusos ocasionaram problemas a sua saúde mental e convívio social.
Ela relata esses abusos de forma clara e detalhada ao longo dos capítulos e confesso que em alguns relatos precisei dar uma pausa na leitura pra depois continuar!
Ler esse livro me despertou para uma realidade muito triste, mas verdadeira. Segundo estatísticas 3 crianças ou adolescentes são abusadas sexualmente no Brasil a cada hora e 90% dos casos por alguém da família e dentro de casa. Em 2018 o Brasil registrou 32 mil casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
O mais chocante pra mim foi saber, através do livro e de algumas pesquisas, que os traumas causados por esse abuso durante a infância e adolescência gera danos e prejuízos durante toda a vida dessa pessoa até a fase adulta.
É um livro que vale a pena ser lido e esse tema abordado é de extrema importância e precisa ser discutido e exposto para que esses números sejam reduzidos, pois a maioria dos casos e inclusive na leitura, nem sempre a justiça é feita como deveria.

Areba 04/06/2020

Recomendadíssimo, mas com ressalvas
Ainda que a narrativa de todos os traumas pelos quais Alice passou seja extremamente necessária a fim de que se compreenda os motivos que levaram sua mente a se fragmentar e criar personalidades dissociadas , é estarrecedor notar que tais fatos são tão aterradores que acabam até mesmo por roubar o foco da narrativa: o fascínio pelo mecanismo mental e seus desdobramentos dá lugar ao asco da proveniente da rica descrição dos abusos, assim como da imensa tristeza que decorre de todas as consequências experimentadas por Alice ao longo de toda sua vida.
Trata-se de um livro extremamente interessante justamente por tratar de um transtorno mental tão pouco conhecido, mas tão fascinante: o transtorno dissociativo de identidade (ou transtorno de múltiplas personalidades). Muitos podem crer - erroneamente - que tal fato só existe no cinema, ao que esta rica história nos presenteia ao mesmo tempo que nos bombardeia com a dureza da realidade.
Há gatilhos de violência física e psicológica, abuso sexual, pedofilia, suicídio e dependência química. Não aconselho a quem não estiver preparado psicologicamente, pois, ainda que seja extremamente interessante, é também extremamente chocante. Recomendadíssimo, mas com ressalvas.

Anacarly.books 02/06/2020

Hoje eu sou Alice
Este livro é doloroso e necessário. Contém milhares de ensinamentos, quem ler deve tomar cuidado, pois contém diversos gatilhos. Este livro me mudou para sempre!

caroldea 18/05/2020

Agonizante
Ainda não tinha encontrado um relato tão visceral e encantador sobre TDI. O leitor cria um elo de empatia incrível com Alice. A trama é visceral e não deve ser lida por quem é sensível a descrições de violência.

Mi_lendo23 14/05/2020

Que livro é esse, meu Deus???
Estou extasiada! Não existe outra palavra que me descreva melhor nesse momento.
O que mais me toca é saber que é uma história verdadeira, real. Sempre li e ouvi sobre pessoas que têm transtornos mentais mas nunca estive tão por dentro deles como esse livro me fez estar.
Termino pensando em quantas Alices existem por aí...

Vanessa 26/04/2020

Perturbador
Estar dentro da cabeça de Alice foi uma experiência extremamente intensa e perturbadora, ainda sinto vontade de vomitar quando lembro das cenas de abuso descritas.

Não tenho o que falar, simplesmente foi uma leitura muito marcante, nunca vou esquecer Alice.

Fernanda1024 23/04/2020

"A verdade é que todos os abusadores, todos, são covardes."
Um livro autobiográfico angustiante, frustrante e avassalador.
Confesso que para mim a leitura foi um pouco difícil, porém não consegui parar de ler, pois já queria ler esse livro há mais de um ano. E sim, há inúmeros gatilhos.
Isso nos faz questionar sobre por que não damos devida atenção as nossas crianças? Por que não questionamos seus comportamentos? E principalmente que devemos fazer?!
É um leitura intensa, reflexiva e dolorosa.