Hoje eu sou Alice

Hoje eu sou Alice Alice Jamieson

Resenhas - Hoje Eu Sou Alice

Daniely.Chernioglo 14/04/2020

Alice tem nove personalidades e outros fragmentos.
Aos 24 anos ela foi diagnosticada com transtorno de personalidade múltipla.
Decorrente de diversos abusos (físicos, sexuais e emocionais) que sofreu desde muito pequena.
Durante todo o livro, Alice vai se lembrando de tudo o que aconteceu e tentando lutar à sua maneira.
No seu caminho ela encontrou pessoas que ajudaram e pessoas que só trouxeram caos.
A luta de Alice ainda continua. Ela batalha todos os dias contra todos os traumas.

Esse livro me emocionou e me chocou bastante. Ela narra com detalhes explícitos os abusos que sofreu e como tudo isso fez com que ela desenvolvesse distúrbios mentais e vícios em drogas e álcool.

Paloma 28/02/2020

Uma verdadeira guerreira.
"Quando as pessoas me olhavam de perto, será que podiam ver a garotinha na minha cabeça sofrendo abuso naqueles videoclipes pornográficos projetados por trás dos meus olhos?"

Que vida dolorosa!

"Hoje eu sou Alice", é um livro autobiográfico que carrega em suas páginas um relato cru, perturbador e angustiante de todo estupro, sadomasoquismo e abusos causados pelo seu pai (isso se pudermos chamar-lo assim), e de tantas outras pessoas que ele permitiu se aproveitar dela.

E entre tantas crueldades, Alice desenvolveu TOC, anorexia, depressão, dependência química, tendências suicidas e transtorno de múltipla personalidade.

O livro é sensacional, porém esgota até a alma! A jornada dela é pesada, cansativa e nos arrasta para um verdadeiro inferno. É desanimador e o sentimento de tristeza pesa nosso coração durante todo o livro.

Entretanto não deixa de ser uma leitura necessária, principalmente para quem gosta de psicologia. Os transtornos mentais da Alice, faz com que o livro seja um prato cheio de conceitos, definições, referências e assuntos psicológicos.

Deveria ser uma leitura obrigatória para professores, assistentes sociais, para pais.

Se você for ler esse livro, sugiro preparar o estômago, sua mente e suas emoções.
Ele mexeu muito comigo, me deixou para baixo, com dores de cabeça, insônia e com um grande pavor de ver até onde a maldade humana pode chegar.

"Queria que meu pai visse com os próprios olhos que a garotinha que ficava de bruços enquanto ele rasgava as paredes de seu ânus forçando-as com o seu pênis ainda estava viva, lutando, enfrentando a batalha para ser normal, para ser feliz."
Elem 29/02/2020minha estante
É baseado em história real?

Paloma 29/02/2020minha estante
Sim, Elem!
História real e assustadora. :(

Vou querer ler.

Juliana Rodrigues 29/02/2020minha estante
Nossa

Quero muito ler, mas não sei se vou conseguir. Esses trechos me deixaram com um peso no coração.

Duda 17/04/2020minha estante
Ooi, Paloma! Como você conseguiu o livro? Já procurei tanto em livrarias e nunca o achei pra vender. Procurei pela internet também e nada /: faz anos que tá na minha lista e nunca consegui ler kkkkk

Paloma 28/02/2020

Uma verdadeira guerreira.

Que vida dolorosa!

Elem 29/02/2020minha estante
É baseado em história real?

Paloma 29/02/2020minha estante
Sim, Elem!
História real e assustadora. :(

Vou querer ler.

Juliana Rodrigues 29/02/2020minha estante
Nossa

Duda 17/04/2020minha estante

Macys 20/02/2020

O poder de proteção da mente humana
Livro que pode ser um gatilho para pessoas que sofrem e/ou já sofreram agressões, em contra partida, dependendo do leitor, essa "biografia" também pode reconfortar, mostrando que não estamos sozinhos, que existem muitas outras pessoas que também sofrem e se consideram por diversas vezes "loucas", assim como o caso de Alice. Merece cinco estrelas pela coragem e força da autora, conseguir escrever detalhes de seu amargo passado, além do que não "colore" um futuro perfeito. Todas as doenças sejam elas físicas ou mentais precisam de constante acompanhamento médico e familiar.
Juliete Marçal 20/02/2020minha estante
Nossa! Parece pesado, mas ao mesmo tempo, interessante! :)

Macys 20/02/2020minha estante
é exatamente isso! :D

madu 06/02/2020

Sem palavras pra descrever esse hino
Tem muitos gatilhos mas é perfeito. Nos coloca numa realidade muitas vezes ignorada e que PRECISA ser comentada

Fernando 01/02/2020

Mais do que Alice... uma sobrevivente
Hoje eu sou Alice é um livro que não se preocupa nenhum um pouco em poupar o leitor da crueldade que a autora sofreu durante toda sua vida.
É um relato cru, selvagem e perturbador que inegavelmente mostra até que ponto pode chegar a maldade humana. Sem exagero, ouso dizer que existia um EU antes desse livro e um EU depois de lê-lo.
Cada página carrega um peso enorme e uma descrição depressiva e conturbada de cada evento que Alice vivenciou, apresentando todas as personalidades que nasceram durante sua infância e adolescência.
Esse não é um livro para pessoas sensíveis. Vai por mim, se quiser ler essa obra tenha ciência de que as coisas aqui são bem pesadas e sérias, revelando detalhes de abusos e tentativas de suicídio dos mais diversos tipos.
É forte... bem forte.
Sem dúvida aconselho essa leitura para psicólogos e médicos por mostrar o histórico vivo e conciso de um transtorno pouco conhecido, a TPM/TDI, da importância em se dar um diagnóstico certo em um caso e também o quão destrutivo pode ser quando o diagnóstico é mal concluído.
Sim, porque os problemas de Alice poderiam ter sido tratados bem mais cedo do que foram se os profissionais que a atenderam tivessem prestado mais atenção nos sintomas e não nos seus pré-conceitos sobre a sua paciente.
É um soco no estômago para quem trabalha com saúde assim como eu.
No mais, aconselho também essa leitura para pais, professores e responsáveis por cuidar de crianças e adolescentes. O mundo pode ser belo, mas não é puro, e lá fora se escondem seres tão cruéis quanto possamos imaginar. Estarmos preparados para enfrentá-los e proteger quem não pode das garras do mal é mais do que uma obrigação, é um dever que nós enquanto humanos não podemos negligenciar jamais.
Espero que Alice esteja bem e acima de tudo, espero que tenha superado esse transtorno que apesar de ser uma habilidade de defesa do cérebro contra traumas físicos, sexuais e emocionais, causa um sofrimento enorme para quem a possui.
Leitura recomendada.

Liliane186 23/10/2019

Interessante mas cansativo
A história é incômoda, faz você sair da zona de conforto e enfrentar o desconhecido da psiqué humana. Ele não é inconveniente, ele é propositalmente brutal querendo mostrar o incômodo que a personagem passa. Em compensação há muita repetição, se proposital também ou não, não sei, mas me vi pulando um parágrafo com a desculpa de ok já li isso. Talvez seja mais um método de imersão na mente de Alice, mas acaba tornando o texto um pouco cansativo.
É interessante e considerei mais como um relato do que como uma história e apesar das dificuldades uma ótima forma de entender um distúrbio que é pouco explicado e mais usado como tema de ficção
Priscila Mariz 19/01/2020minha estante
Tive essa mesma sensação. A história é interessante, mas muito repetitiva e cansativa. Fiquei até em dúvida se meu "cansaço" da leitura era realmente pela repetição ou pelo peso da história.

Kelly 25/06/2019

Hoje eu sou Alice. Nove personalidades, uma mente torturada.
Se você escolher ler esse livro, tenha em mente que não será uma leitura fácil e possivelmente você levará dias para superar o conteúdo de cada página, acredite. Mas se apesar disso você decidir ir em frente, esteja preparado para confrontar um assunto extremamente difícil, um soco no estômago, mas que precisa ser discutido: o abuso infantil.

Hoje eu sou Alice é um livro autobiografico da autora Alice Jamieson que relata a história real de anos de abuso sexual que Alice sofreu desde a primeira infância até a adolescência. Como uma forma de lidar com o trauma Alice desenvolveu o Transtorno Dissociativo de Identidade mais conhecido como Transtorno de Personalidade Múltipla. algo que acontece - segundo ela explica no livro - geralmente quando uma pessoa sofreu abuso físico, sexual e emocional com quase 100% de frequência, o que infezlimente foi o caso dela.

Mesmo sabendo desde de muito nova que não era igual as outras crianças e que algo estava errado, Alice tenta ignorar toda a desconfiança que sente mergulhando nos estudos, tirando notas altas na escola e posteriormente sendo a melhor aluna na Universidade. Mas as lembrançaas do que aconteceu em sua infância sempre reaparecem em flashback, como uma tentativa de retornar a consciência e pertubando-a em diversos momentos.

Sua história é marcada por inúmeros esforços para conseguir sobreviver apesar do trauma que sofreu, lutar para voltar a ser ela mesma, Alice, sempre que uma das nove personalidades - com características, idade, sexo e gostos diferentes dos dela - assumia o controle e a deixava sem saber o que aconteceu, onde e com quem esteve. Ela também precisou lutar contra a anorexia, vício em álcool e drogas.

Por todas essas questões acredito que escrever esse livro foi de uma coragem absurdar da autora - mesmo preservando sua identidade com um pseudônino -, colocar sua história no papel e relembrar todos os tipos de abusos ao qual foi submetida durante a infância e adolescência e precisar lidar com isso ao longo de toda sua vida não deve ter sido nada fácil, mas como ela escreveu no prólogo "se este livro ajudar ao menos uma pessoa, terá valido a pena trazer à tona as minhas memórias mais dolorosas para escrevê-lo (...)"

Terminei esse livro com a sensação que essa história irá me acompanhar durante muito tempo, tenho certeza, mas valeu a pena ler o livro, porque apesar de tudo o que ela sofreu, Alice sem dúvida é uma sobrevivente, uma guerreira que ainda luta diariamente para se manter sã mesmo com seu passado e suas marcas.

Thata.Bastos 18/06/2019

Alice...
O que tenho a dizer sobre a história de Alice? Não sei, a única coisa que queria era dar um abraço nessa mulher! Alice você é incrível.Fico extremamente comovida com esses assuntos, mesmo podendo ser um gatilho p minhas crises(sofro de síndrome do pânico e transtorno de ansiedade), eu gosto de entender outras mentes e ver como somos poeira nesse universo, q podemos mudar de um dia p outro e o mundo que conhece não será o mesmo...coisas assim me fazem refletir, me entender, e entender outros casos...não sei explicar😅mas é isso.

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Alice Jamieson é o que chamamos de uma pessoa guerreira.
Nesta autobiografia, conhecemos a história de Alice, uma garota que foi frequentemente abusada pelo pai em sua infância e ainda em sua adolescência. Como qualquer outra história como a de Alice, as crianças enquanto sofrem o abuso, tem medo de contar para outra pessoa por medo de não acreditarem nelas.

Alice enquanto está passando da fase da adolescência para a vida adulta, vai tendo alguns transtornos e vai se relembrando de algumas memórias de quando era criança, mas ela acha que tudo aquilo é imaginação de sua cabeça. Além de ser abusada pelo pai, ela também é abusada pelo amigo do pai dela, que a leva de carro para passear e estupra ela dentro do carro.
Não procurando ajuda, o caso de Alice vai se agravando cada vez mais, passando para dependência química de tarja preta, dependência de álcool e de drogas. Ela sempre tenta reunir coragem para contar para alguém, mas nunca consegue.

E aí ela vai se entregando cada vez mais para isso, passando a ouvir vozes e ter personalidades diferentes. Indo de bebê até mulheres velhas. Mas em algum ponto do livro, Alice começa a procurar ajuda médica, é aí que ela frequenta psicólogos e psiquiatras, sempre melhorando, mas no final de tudo, ela acaba como sempre.

Alice até hoje não está curada desta doença, ela vive com isso diariamente, mas uma pessoa ajudou muito ela (que você só consegue saber no final do livro), então, uma grande parcela de gratidão ela deve à esta pessoa. É claro, que nem todos os dias ela troca de personalidade ou ouve vozes, mas isso pode acontecer com frequência. Este livro é muito intenso, a história de Alice é muito triste, faz você ficar analisando capítulo por capítulo. Uma grande emoção que eu tive durante a leitura deste livro foi a raiva, fiquei com raiva do pai dela, meu Deus, que homem completamente ridículo e insano, ódio me consumiu durante as passagens desse homem.
A leitura deste livro é super recomendada, mas se você quando lê, gosta de se aprofundar cada vez mais na leitura, pode ter certeza que assim como foi pra mim, será uma grande dor para você.

Espero que gostem da resenha, não consegui escreve-la direito por causa que a história é muito densa e é muito difícil escrever sobre ela, mas eu pelo menos tentei.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

Evelyn Marinho 11/04/2019

Impactante.
Sem palavras para descrever este livro. Foi muito angustiante ler,mas sinto que foi necessário. Muito forte, tem que ter estômago e estar preparado,você sofre com a protagonista e mais ainda por saber que é uma história real. Simplesmente triste ao extremo.

Emerson Santtos 14/02/2019

Sinceramente, não sei onde eu estava com a cabeça quando decidi ler esse livro. Não que tenha me arrependido, só não estava completamente preparado para as porradas que vieram da leitura.
Uma autobiografia angustiante (e é isso que nos deixa destruídos, pois não é uma ficção; tudo realmente aconteceu com Alice e certamente está acontecendo com outras crianças/adolescentes/jovens), com relatos de revirar o estômago.
É sufocante. Doloroso. Revoltante. Desesperador. Faz chorar.
Nos lembra que existem pessoas (principalmente homens, claro) extremamente nojentas e cruéis no mundo.
Karolina Novais 14/02/2019minha estante
Nossa...

Thaís 14/02/2019minha estante
Caramba!

Dani Cristina 12/01/2019

Impactante!!!
Eu diria que foi escrito para chocar, para fazer-nos refletir o quanto o ser humano pode descer à
níveis incríveis de maudade com o outro quando o seu caráter é nulo. Apaixona-se pela personagem logo nas primeiras páginas e esta sensação de querer protegê-lo de toda aquela dor perdura por boa parte da leitura. Alice Jamieson ...hoje é psicóloga formada e escreveu estas memórias doloridas analisando cada detalhe e nos colocando dentro do cenário. "É incrível como ela consegue fazer com que o leitor pense e sinta que está naquele cômodo ou local a observando.
Uma história que leva a muita reflexão, que nos convida a nos colocar no lugar dela, convida o leitor para sua própria análise como observador.
Eu diria que é um livro triste, chocante e inesquecível !!!

Isabel.Vilela 10/09/2018

Hoje eu sou Alice
Termino esse livro com um oco no estômago e a cabeça a mil por hora.
Esse sim é um livro que invade de corpo a alma a vida de outra pessoa..e que pessoa!!!
Passar por tudo isso e continuar vivendo?Não é pra qualquer um,não é pra mim.
Um exemplo de coragem sim.Com palavras e descrições duras e intensas mostrar o que sofreu por anos.
Confesso que esse foi pra mim o livro mais indigesto que li até o momento.Recomendo a leitura mas com muita ressalva.Ler essas páginas não foi nada fácil.Então se você pensa em ler analise bem se você tem psicológico suficiente pra aguentar a porrada.
Rosy 11/09/2018minha estante
Nossa! Esse é dos meus, adoro sentimentos intensos. Vou ler

Isabel.Vilela 11/09/2018minha estante
Estou derrotada com esse livro

Helder 13/11/2018minha estante
Fiquei curioso. Não conhecia.

Isabel.Vilela 13/11/2018minha estante
Leia Helder..você vai ver o que é um livro chocante