Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Moonsunsetz 18/07/2023

Amor não correspondido
O livro é bem bonzinho. Tem muita melancolia o que acaba deixando a leitura um pouco massante, mas eu amo melancolia então eu não tenho nenhum problema com o excesso do mesmo. Recomendo muito para quem gosta de sofrer por romance

Books da Sue 17/07/2023

Amizade, amor impossível e sofrimento
O livro é escrito em forma de diário e relata o dia a dia do jovem Werther, que lê, trabalha, escreve, convive com vizinhos e amigos. Ele compartilha sua maneira melancólica e pessimista de encarar a vida, os problemas, normalidades e desafios do cotidiano.

Entretanto, o que mais atrai o leitor nas histórias contadas pelo jovem a seu amigo Wilhelm é a paixão avassaladora que desenvolve pela jovem Lotte. A forma como ele a descreve, a admiração que nutre por ela, a pureza de seus sentimentos? achei uma descrição muito linda, romântica, encantadora? e valeu muito a leitura!

Só que, infelizmente, Lotte já estava prometida para outro: Albert, por quem Werther também tem sentimento de amizade. Logo, as relações ficam bem confusas, e os sentimentos idem. Tudo isso é muito bem desenvolvido no diário registrado para o amigo Wilhelm, que interage com o leitor próximo ao final do livro.

ssam 16/07/2023

Um destino cruelmente desproporcional
Werther: O livro que dá inicio ao romantismo em todo o mundo, que traz o amor como a única forma válida de plenitude possível e que gera um gigantesco pico de suicídios após sua publicação...

Os sofrimentos do jovem Werther é um livro que apresenta todas as características altamente sentimentalistas do período ultrarromântico. Werther é atraído pela loucura, pela natureza e por Lotte.

O livro traz uma perspectiva norteada unicamente pelos sentimentos de Werther, profundamente ligados a natureza e as estações do ano. Diferente de histórias como Romeu e Julieta e outros contos que talvez possam ser considerados semelhantes, o que mais impede a união dos dois é o auto controle excessivo de Lotte.

Werther também traz importantes críticas a sociedade de sua época. Ele critica os critérios que levam algo a ser considerado imoral e a limitação do indivíduo por uma sociedade hipócrita.

Por fim, toda essa jornada é guiada perfeitamente pela escrita altamente imersiva e expressiva de Goethe, que usa sua própria vida pessoal de inspiração para a história. É um livro que vale a pena ser lido e relido :)
P3te3rr 16/07/2023minha estante
uia uia

Trindade 15/07/2023

Muito sofrimento para um jovem
Quando o amor não leva ao objetivo, ele se torna ódio ou amargor. O protagonista seguiu o segundo e isso causou seu fim trágico.

MykaaMoon 14/07/2023

Chocanteee
Não sei bem o que escrever, esse livro me tirou da ressaca literária e me enviou diretamente para o fundo do poço.

Os sofrimentos do jovem Werther são sentimentos muito profundos e que dá para compreender, embasado na sua falta de maturidade, não dá para simplesmente corromper os sentimentos que florescem diante de si.

Eu não tenho muito a falar sobre sem dar algum spoiler. Eu li esse livro sem ter lido resenhas antes, apenas com citações dele em outros livros de romantismo. Não sabia nem que se tratava de um romance epistolar.

Eu acredito que esse é um livro de momento, talvez se você ler ele em um momento "mais" racional, talvez não compreenda os sentimentos que este livro transborda.

Fiquei completamente apaixonada por esta edição da editora e as ilustrações estão perfeitas!!! Até o posfácio desse livro é um tudo...

É difícil escolher só um quote quando enchi uma galeria de fotos das minhas páginas preferidas.

Quote
"Muitas vezes quero dilacerar meu peito e esmigalhar meu cérebro, vendo que podemos ser tão pouco importantes uns para o outros. Ah, se eu não contribuir com amor, alegria, calor e deleite, não será o outro a me dá-los, e com um coração inteiro repleto de felicidade, não irei tornar feliz quem estiver frio e sem forças diante de mim."

sah 14/07/2023

Poesia, vida, arte e exagero
No começo n me prendeu tanto, mas com o decorrer do livro fui me interessando mais e n esperava para descobrir qual seria o próximo passo da vida de werther. Possui passagens lindas com reflexões até que comuns, mas importantes e frequentes na nossa vida.
É a pura definição de romantismo, exagerado e extremo do início ao fim, oq traz muita poesia e pensamentos interessantes.

A parte do amor exacerbado eu entendo e sei que todos passamos por uma fase assim em algum momento, mas n foi essa parte do amor q mais me tocou, porque querendo ou não a gente sabe que por mais difícil que seja no começo, nós nos acostumamos a viver sem alguém, por isso não foi algo que me arrebatou, algo que aconteceria se eu tivesse lido uns 2 anos antes por exemplo, mas é lindo e muito gostoso de ler!

Mari Noguti 13/07/2023

Amor não correspondido
Os sofrimentos do jovem Werther é um livro que aborda sentimentos, angústias, medo e paixão, são descritos por cartas retratando todas as suas vivências com datas enviado para o amigo Whihelm e podemos afirmar que as cartas são respondidos, mas aqui vemos apenas do protagonista Werther.

Quando Werther se depara com a Charlotte da qual é comprometida com o seu noivo, se apaixona e se fascina com a beleza e amor dela. Com sentimento intenso, confuso e tormento sabendo que não poderia se relacionar com a Lotte, ao pedido da sua amada implora para esquecê-la.
Nesse período, é nítido acompanhar o sofrimento do jovem Werther todo o processo doloroso e do amor não correspondido, acaba não tendo o final justo.

?Às vezes não entendo como outra pessoa pode amá-la, tem autorização para amá-la, já que eu só a ela amo, tão no íntimo, tão plenamente, não conhecendo, não sabendo, nem tendo mais nada além dela.?

ALERTA: não é recomendado para quem está passando por um momento difícil como depressão e suicídio.

A escrita é fluída, poético e sensível que aborda sentimentos profundos, me identifiquei em algum momento com Werther quando ainda era adolescente daquele sentimento de não ser correspondido e ter coração partido. Mas nada disso me influenciou a relação do tema delicado.

?Eu tenho tanto, e o sentimento por ela consome tudo; eu tenho tanto, e sem ela tudo isso se torna nada.?

O livro teve um impacto social como a onda de suicídio por influência ao livro na época que lançou. Por isso, se atente ao assunto e se responsabilize caso o conteúdo possa te afetar.

?O seu coração amedrontado consumiu as forças restantes de seu espírito, sua vivacidade, sua sagacidade, e ele tornou-se uma companhia triste, cada vez mais infeliz e cada vez mais injusta quanto mais infeliz ficava.?

As ilustrações, a capa e a diagramação da Antofagica é belíssima, sem falar que todo livro tem posfácios.

Schaiany.Alves 09/07/2023

"Tudo nos falta quando faltamos a nós mesmos"
Enfim, concluí a leitura daquela que é considerada por muitos a obra mais importante do romantismo. Honestamente, eu não poderia ter escolhido melhor fase da vida para esse feito, justamente por já não ser mais jovem o bastante para me identificar com Werther. O nosso personagem é alguém que transita entre o fim da adolescência e o início da vida adulta, e a sua imaturidade é palpável. Werther é "too much". Eu não me espantaria se Cazuza tivesse se inspirado no jovem Werther para compor a letra de "Exagerado", porque inventar amores e se jogar a seus pés é algo que Werther decididamente fez ao longo do livro.
Sobre inventar amores, confesso que compartilho da mesma dúvida de Charlotte: não fosse ela comprometida, teria Werther se apaixonado tão avassaladoramente? Não podemos esquecer de que, antes mesmo de ver Lotte pela primeira vez, nosso amigo foi avisado que aquela moça (ainda por conhecer) estava noiva. Ao que tudo indica, Werther tomou o aviso como um desafio, pois passou a semana seguinte aparecendo todos os dias na casa de Lotte, criando, alimentando e inventando sentimentos.
É necessário lembrar, também, que se trata de um romance epistolar, na qual temos contato com os acontecimentos pelo ponto de vista do próprio Werther, que está muito longe de ser um narrador confiável. Ele acredita piamente que é correspondido e que Charlotte se casou com Albert apenas para honrar o compromisso firmado. Ocorre que, em vários momentos do livro, Charlotte deixa claro que é muito feliz em seu casamento, chegando ao ponto de falar abertamente que gostaria que Werther fosse seu irmão ou, pelo menos, que tivesse se interessado por uma de suas amigas. Werther não aceitou o seu lugar de amigo na vida do casal, tornando-se absurdamente inconveniente, ao ponto de constranger a destinatária (ou seria alvo?) de seus sentimentos, forçando-a a suplicar por um pouco de bom senso. E ainda pior do que isso, fez com que Albert e Charlotte participassem indiretamente da sua "cartada final", quase como em uma espécie de vingança, para que a culpa nunca os abandonassem e, de certa forma, para que ele jamais fosse esquecido.

Ainda assim, em que pese toda a minha irritação com o personagem, o fim me deixou angustiada. Não vou alongar para não deixar spoiler, mas é impossível não se perguntar como teria sido se Werther tivesse, simplesmente, deixado o tempo realizar o seu trabalho.

O livro, enquanto obra, é lindíssimo. É uma prosa poética, se é que isso faz algum sentido, mas não o achei fluido. Apesar de possuir menos de menos de 200 páginas, levei quase duas semanas para concluir a leitura. As cartas se tornaram cansativas e repetitivas em um dado momento, mas imagino que o propósito tenha sido retratar o estado psicológico do personagem.

Aviso importante: essa obra é extremamente melancólica e pessimista, não sendo indicada a pessoas que estejam enfrentando grandes turbulências na vida, nem a adolescentes ou jovens recém-saídos da adolescência.

Lucas 07/07/2023

O romance na sua versão mais pueril
Goethe inicialmente nos apresenta um personagem, alegre e contentado com sua vida, com aspirações de uma carreira, desejos de um futuro próspero e viável. Sem muitas exuberâncias e mordomias.
Ambientado longe de sua casa natal. Goethe se muda pra uma pequena cidade onde não conhece muitas pessoas. Vai se envolvendo no cotidiano e ganhando certa relevância.
Tudo isso nós é contado através de de um livro epistolar; cartas essas enviadas a seu grande amigo de confiança, Wilhem.
Após conhecer Charlotte, sua vida muda completamente e é despertada uma paixão completamente inocente, porém, desde o início utópica, uma vez que Lotte era prometida a Albert.
Independentemente disso, Werther está no topo do mundo. Vivendo alegre mas nuances de uma paixão velada.
Até que a ficha cai. E ele cai juntamente. É como uma doença. O romance, a paixão, e o amor lhe adoecem, mesmo que o amor seja recíproco, nunca será factual.
Aos poucos, não há mais volta e ele se aproxima de um triste final. Pra encerrar seu sofrimento, Werther retira sua própria vida e alcança a liberdade eterna.