Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

VâniaAkira 03/08/2023

Experiencias em cartas
Essa leitura foi algo fora do normal pra mim, ler o que o jovem escrevia para o seu amigo ao longo dos meses que passava e o que ele sentia, amores, dores, indiferença, tristeza e vazio, eram experiencias unicas e que faz também refletir certas questões no qual ele se colocava ali, uma das coisas que achava lindo e triste ao mesmo tempo, é quando nosso escritor ele se apaixonada, suas palavras eram lindas e de uma grande profudidade que você sabia que poderia lhe fazer mau no futuro, mas la no fundo você torcia para ele e esse sentimento que em quase todas as cartas ele tinha liberdade de falar ....

e o final, foi um negocio que apenas me pegou, me pegou no susto!!
diria que vale a pena muuito você pegar para ler!! é uma leitura dificil, não é facil, isso na minha opnião.

Anderson Son 01/08/2023

Reflexões sobre a paixão
Neste livro embora a aparente trama seja em torno da paixão da personagem principal por sua amada, acredito que a reflexão se aplica em nossas vidas cotidianas às paixões que nutrimos por qualquer coisa. As vontades arrebatadoras que nos movem às ações, vontades que contemos devido aos valores morais e éticos da sociedade e o quão estamos experienciando a vida, se limitadamente ou não ao atendermos essas vontades ou contermos. Excelente leitura, principalmente, pelas descrições maximizadas, detalhadas e intensas das experiências da personagem. Há um quê ?cômico?, mas interessante na capacidade de descrever de forma tão detalhadas as sensações.

Rony 01/08/2023

Os Sofrimentos do Jovem Werther
"Sim, sou apenas um caminhante, um peregrino na Terra! Mas você é algo além disso?"

Fiquei bastante admirado e surpreso com a leitura que tive desse livro. Como foi dito na apresentação, uma definição de clássico interessante é a sua atemporalidade e isso guiou minha leitura com muita relevância. Encontrei um jovem muito inteligente, de grande sensibilidade e intensidade, com ideias geniais e momentos que me remetem à juventude também. Foi incrivelmente agradável ler este livro, a estrutura epistolar e o desenvolvimento me cativaram. Gostei muito de como Werther usava de sua inteligência, não como algo puramente racional, mas que era ligada à paixão também. Ao mesmo tempo, me compadeci de seu final, mas sei que era o único final que lhe cabia em suas ideias e nada mudaria isto. E para melhorar a experiência, as ilustrações no ebook da Antofágica ficaram muito boas. Espero reler essa obra em algum outro momento, pois ela parece ter uma potencialidade muito interessante (pretendo ler outros livros de Goethe também, especialmente Fausto que já está na minha lista de desejos).

t.h.a.y 31/07/2023

Talarico merece sofrer mesmo!
Uma pena que nessa época não existia psicólogo, porque o Werther precisava de um ou da Márcia sensitiva falando "DEIXA DE SER TROUXA!"

Izabely Barbosa 28/07/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
Werther é um cara que se muda para uma cidadezinha onde conhece a bela Lotte, que vira seu mundo de cabeça para baixo.
O Werther é completamente obcecado pela menina, ele ama tudo (absolutamente tudo) nela.
Esse amor é destrutivo e doloroso, Werther lutará contra seus demônios até o fim, até que se entregará ao único fim que ele acha plausível para essa história.
O início é meio lento, mas garanto que é uma leitura que vale muito a pena.

heloisa.nas 28/07/2023

O sofrer do amar e não ser amado?
?Eu tenho tanto, e o sentimento por ela consome tudo; eu tenho tanto, e sem ela tudo isso se torna nada.?

"O sofrimento do Jovem Werther" é um livro em formato epistolar (cartas) em que Werther, escreve para seu amigo em uma viagem, como acabou se apaixonando perdidamente por Charlotte (a querida ja tem marido) kqkakakakaka

Acontece que Lotte, cagou pro *comedor de casada*, e por não poder ter a amada para si, até o final do livro, Werther sofre de tal forma a desejar a própria morte.

As vezes fiquei com raiva de Werther por ser tão tolo e emocionado. Só via beleza em tudo, e nunca fez tanto sentido "o amor é cego." Mas no geral fiquei com dó dele, pois tudo que ele almeiava e desejava, nunca poderia ter. Por mais que tivesse criado uma fantasia de que sim, bastou ver Lotte com o marido para degringolar.

Mas o livro em si tem um tema muito legal. O desejo de ter alguém que não pode. Seria justamente por isso que Wether fica tão obcecado por Lotte? No começo do livro ele se encontra num êxtase de amor, e até o seu fim se vê emocionado por respirar no mesmo mundo em que amada. Ele fica doido real.

Se eu fosse Charlotte acho que eu endoidava também, mas de medo de ele fazer algo com ela. Assim como defendeu o assasino que matou a viúva, pois se ele não poderia tê-la, ninguém mais poderia também.

?às vezes não entendo como outra pessoa pode amá-la, tem autorização para amá-la, já que eu só a ela amo, tão no íntimo, tão plenamente, não conhecendo, não sabendo, nem tendo mais nada além dela.?

No lugar de Chatlotte eu ficaria louca. Mas e no lugar de Werther? Se eu conhecesse alguém que eu amasse com todo o meu ser e essa pessoa não retribuísse? ah quantos Wether?s o mundo já teve e está fadado a ter?

?-Meu amigo ? exclamei. ? O homem é o homem, e o pouco de razão que alguém possuir terá pouca ou nenhuma importância quando grassa a paixão e nos acuam os limites da humanidade.?

Também é interessante ver ele começando a pensar em morte, a partir de 30% do livro. A ideia vai arraigando na cabeça dele até que após tantos desentendimentos com a própria vida, ele não se vê mais o porque de acordar. Assim com um sofrimento tamanho por não ver sentido em sua existência além de amar aquela da qual não pode amar, Wether decide por um fim a própria vida.

?À noite traço o plano de aproveitar o nascer do Sol, mas não consigo sair da cama; de dia, espero poder me alegrar com a luz da Lua e fico dentro do meu quarto. Não sei ao certo por que levanto e por que vou dormir.?

Curiosidade: houve uma onda de suicídios na época em que o livro saiu, de pessoas vestidas igual a Werther, e o exemplar foi proibido em diversos países.

?He's in the room
Your opal eyes are all I wish to see
He wants what's only yours
Oh, goddamn
My pain fits in the palm of your freezing hand
Taking mine, but it's been promised to another
Oh, I can't
Stop you putting roots in my dreamland
My house of stone, your ivy grows
And now I'm covered
How's one to know?
I'd live and die for moments that we stole
On begged and borrowed time
So tell me to run
Or dare to sit and watch what we'll become
And drink my husband's wine?

~Ivy - Taylor Swift
Rosieee 22/04/2024minha estante
Aaaaaa amei a sua resenha

Gabriela Gonçalves 26/07/2023

Finalmente li esse clássico que sempre ouvi falar e que causou bastante durante os anos. Fiquei muito feliz com a leitura! Acho importante o leitor entender um pouco como era a época em que o Goethe escreveu essa história e as suas influências. Um pessoa de 2023 vai ler todas as cartas do Werther e achar ele um bobão sentimental e extremamente emocionado com a vida. Falo isso porque em alguns momentos eu tive esse tipo de pensamento rsrsrs. Mas pra falar a verdade, eu gostei muito da maneira intensa e sentimental que o Werther vê e encara as coisas. Por ser em formato epistolar, a leitura fica muito fluida e achei super tranquilo de ler. Agora eu entendo todo o alvoroço que esse livro causou... Algumas partes mexeram muito comigo. Um clássico que vale a pena ser lido! Como sempre, a edição da Antofágica está incrível e com muitos conteúdos pós leitura que enriquecem mais ainda a experiência.
Karla Nascimento 06/08/2023minha estante
boto cor de rosa hiii

lilivrei 26/07/2023

Vício?
A leitura não podia me cair em melhor época, estive sofrendo em depressão ultimamente e não conseguiria encontrar melhor companhia do que a do jovem Werther, protagonista autêntico, melancólico dos melhores, não acredito ser uma fraqueza o seu suicídio, mas um ato virtuoso de um sujeito que conheceu os seus limites, o guardarei pra sempre nos caixotinhos de minha memória.

GabiiV 25/07/2023

Li pra faculdade
Foi um livro interessante pra ter uma noção do sentimento de depressão. Entretanto, no livro a depressão é colocada como algo de "gente que não tem o que fazer", dando a ideia de que um trabalhador, como o próprio protagonista comenta, tem uma visão muito mais positiva da vida pois faz algo em seu cotidiano, tanto que acredito que seja daí que vem a ideia de que depressão é coisa de rico.
Fora isso, o livro é bom, especialmente a maneira como ele é contada que é por meio de cartas.

Mariana113 24/07/2023

Depressão e coisas pra baixo
Um clássico citado em qualquer lista de melhores livros já escritos é dificilmente um livro que não se lê (ou, pelo menos, seja tentado a ler). O livro estava disponível no Prime Reading então eu aproveitei a chance e fiz a leitura no meu Kindle. Sobre a edição em si, por possuir imagens a distribuição do texto no Kindle não ficou perfeita, mas percebe-se o cuidado na preparação das imagens e das posições. Uma coisa que eu adorei foi a existência de posfácios sobre a obra, ao invés de prefácios. Como esses textos sempre trazem comentários acerca do texto completo, muitas vezes têm spoilers, e mesmo sendo um clássico é importante manter a descoberta do leitor.
Já em relação à história, me surpreendeu muito a forma como é narrada. Eu sabia sobre seu final e todo o “Efeito Werther”, então sempre pensei que o tom geral da narrativa era cheio de depressão e coisas pra baixo, mas não, o livro começa num tom alto, Werther está feliz e realizado. O tom das suas cartas para seu amigo apenas começa a mostrar claros sinais de descontentamento depois da metade do livro. Assim, foi muito interessante ver como o próprio narrador cai no fundo do poço; além de que são cartas, estamos vendo as percepções que Werther decidia contar e histórias contadas por outros personagens, jamais saberemos exatamente o que se passava na sua mente e o processo de tentar pescar das entrelinhas suas ideias foi muito interessante.

site: https://www.instagram.com/p/CvGXTF3r8fH/

Pieri 24/07/2023

?A vida humana não passa de um sonho?
Eu estou impactado com essa leitura! Me emocionei do início ao fim?

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um romance epistolar triste demais.

O livro reúne cartas que Werther troca com o seu amigo Wilhelm.
Nas cartas, Werther demonstra muita sensibilidade, romance e a dor de uma paixão obsessiva e impossível por Lotte, uma mulher que já está pronta para se casar com Albert.

Tem como essa história acabar bem?

Esse foi o primeiro livro que leio do autor, particularmente, gostei muito!
O livro não é só um romance trágico, mas temos presente críticas à sociedade que me fez refletir muito!

Gabi 22/07/2023

E lá se foi todos meus post-its nesse livro
Escrito em 1774, é considerado o precursor do estilo epistolar e do movimento romancista na Europa. Lembro de ter visto em um site, que após a publicação deste livro, muitas pessoas se s#ui#idaram, e isso fez com que o livro fosse considerado uma obra maldita para a igreja, na época.
Até na metade do livro eu não estava me prendendo muito, não me apeguei muito aos personagens, mas apesar disso, me senti cativada pela escrita do autor, e por diversas frases e reflexões trazidas no livro.

Leticia.Saraiva 20/07/2023

Emocionante
Chorei do começo ao fim desse livro, principalmente na parte final. Fiquei impreionada quando soube que foi inspirado na história de amor não correspondida de Gothe.

Emilson5 19/07/2023

Leitura intensa!
Meu primeiro contato com a escrita de Goethe não poderia ter sido melhor! Que livro intenso! Tive um final de semana imerso nessa leitura. Isso mesmo, li Os Sofrimentos do Jovem Werther nestes dois dias (15/7 e 16/7). Werther é um jovem tanso, de procedimento estranho, que se apaixona por Charlotte, que é noiva de Albert. Tem como isso dar certo? Claro que não! E se quer descobrir o que acontece nessa narrativa, é só ler e aproveitar este livro incrível! Certamente, um dos favoritos do ano!