Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Rasana 17/05/2023

Diferente
Primeira vez que leio um livro todo feito de cartas? existem partes bem bacanas e fluidas e outras um tanto quanto arrastadas. O personagem principal seria chamado nos dias de hoje de emocionado e verdade é que ele é um tanto passional. O livro não explica o porquê de ele estar sempre longe da família e amigo, mas a falta desse suporta faz toda a diferença em seu desfecho. De forma geral o livro é bem triste e mostra uma realidade atual de muitas pessoas que tiveram seus corações desenganados.

Will 17/05/2023

Werther e seu ímpeto destrutivo
A história de um jovem que se deixa levar por uma paixão avassaladora e fadada à não reciprocidade. Werther deixa-se tomar por fantasias - até pueris, de certo modo - que desde o início mostravam-se ser sua rendição ao inescapável, ao apagamento de sua própria chama interior. Sofreu por amar demais!

manu 16/05/2023

Mt bom!
Várias amigas minhas falaram mal porém é muito bom!
o desenvolvimento de personagem do werther eh sutil e muito bem trabalhado, algumas partes arrebentaram meu coraçãozinho e me vi nele muitas vezes
10/10 :]

Erich 15/05/2023

Um livro para amar, para refletir, para sofrer de amor, para sofrer, para reler. Neste compilado de cartas, Goethe amarra a trama de modo magistral. Ao ler as cartas, sinto como se estivesse ao lado de um velho amigo ouvindo sobre o seu dia.

Único alerta: o livro é dividido em duas partes. A primeira parte eu recomendo fortemente para qualquer pessoa. A segunda parte é necessário tomar cuidado. Caso você tenha passado recentemente por um intenso sofrimento amoroso, não recomendo ler a segunda parte do livro.

No princípio da trama acompanhamos os dias do jovem Werther e o ouvimos como a um amigo. Acompanhamos suas reflexões da realidade e, nesta fase, já temos um bom livro se descortinando. Surge então a primeira transição de fase: "Tome cuidado para não se apaixonar, ela já está comprometida com um rapaz sério e honesto". Já é possível inferir, deste trecho o que virá a seguir. Apesar de evidente, é uma surpresa constante apreciar a profundidade do narrado. Mergulhamos junto com ele na desenfreada paixão. Somos conduzidos quase que a agir como ele próprio agiu anteriormente, e nos encantarmos pela descrição que faz, vendo-a "através dos olhos de seu amante". Que ages de modo contraproducente é evidente, mas somos quase levado a esquecer disto. Até que, como seria de se esperar, chegamos à próxima transição de fase: "Em suma, Wilhelm , o noivo está aqui!" E vemos seu desespero se descortinar. O relato que antes já era envolvente, torna-se ainda mais. Como que a ouvir um amigo em desespero numa mesa de bar a narrar suas aflições e desejos.

"E eu, meu amigo, convenci-me novamente, a partir deste pequeno caso, de que mal-entendidos e indolência talvez produzam mais equívocos no mundo do que a astúcia e a maldade. Estas duas, pelo menos, certamente são mais raras."

"Sei muito bem que não somos nem podemos ser todos iguais. Acredito, entretanto, que todo aquele que julga necessário distanciar-se do assim chamado povão, a fim de manter o devido respeito, é tão condenável quanto o covarde que e esconde do inimigo por medo de ser vencido."

"A espécie humana é sempre igual, não muda nunca. A maioria gasta quase todo o seu tempo para sobreviver, e o pouco que lhe resta de liberdade causa-lhe tanta preocupação que ela busca por todos os meios livrar-se desta carga"

"Estou contente e feliz, portanto sou um péssimo narrador. um anjo! Arre! Todos dizem isso da sua amada, não é mesmo?"

"Como me sinto bem por meu coração poder sentir os prazeres simples e inocentes de um homem que põe em sua mesa o repolho que ele próprio cultivou - e que agora degusta, num único momento, não apenas o repolho, mas todos os dias ensolarados, a bela manhã em que o plantou, a noite tépida em que o regou, e a alegria que sentiu ao vê-lo crescer."

"'O senhor afirmou que o mau humor é um vício; acho isso um exagero.' 'Em absoluto', repliquei, [...]
Aponte-me uma pessoa que, estando de mau humor, seja estóica o suficiente para ocultá-lo e suportar tudo sozinha, sem destruir a alegria dos que estão ao seu redor"

Alan kleber 13/05/2023

Este livro é um mergulho profundo nas complexidades e tormentos emocionais da condição humana.

A obra prima, "Os sofrimentos do jovem Werther", é uma narrativa arrebatadora escrita pelo aclamado autor alemão Johan Wolfgang Von Goethe. Publicado pela primeira vez em 1774, este romance epístolar nos transporta para a mente atormentada de Werther, um jovem sensível consumido por uma paixão avassaladora e uma melancolia irresistível.
A escrita de Goethe transcende a mera descrição de eventos e mergulha profundamente na complexidade da experiência humana. O estilo narrativo em formato de carta permite nos aproximarmos do eu interior do protagonista, testemunhando suas reflexões, angústias e sentimentos em primeira mão. Essa abordagem íntima cria uma conexão visceral durante a leitura, fazendo nos sentir como se estivéssemos compartilhando uma amizade confidencial com Werther. Através de sua prosa rica e emotiva, Goethe retrata com maestria os desafios emocionais enfrentados pelos indivíduos em busca do amor verdadeiro. Werther, em seu fervor apaixonado, torna-se uma personagem intensamente humana e identificável. Sua paixão desesperada e seu conflito interno são expressos com uma sinceridade que é profundamente tocante, capturando a universalidade da experiência do amor não correspondido. Além disso, Goethe explora temas profundos, como a busca pela autenticidade, a fragilidade da existência humana e a inquietação diante das limitações sociais e culturais. Ele questiona as normas da sociedade e desafia a conformidade, revelando a luta de Werther contra as restrições impostas pela classe social e pelas expectativas sociais.
O livro também se destaca por seu exímio uso da natureza como metáfora dos estados de espírito do protagonista. A beleza e a serenidade da paisagem contrasta com a agonia interior de Werther, criando um efeito dramático e simbólico que reflete a dualidade do ser humano e a tensão entre o mundo externo e a tormenta interna.
No entanto, é importante ressaltar que este romance vai além do mero relato romântico. "Os sofrimentos do jovem Werther" é uma obra que nós convida a refletir sobre os desafios emocionais e existências enfrentados por todos nós. É um lembrete poderoso de que as paixões e as dores do coração humano são atemporais e universais.
Marsuelem 27/05/2023minha estante
Demorei para ler, é sofrido demais, porém penso que li quando era muito nova e por razão (sem maturidade) não tenha apreciado a obra. Acho que tentarei novamente...

Alan kleber 27/05/2023minha estante
Acho que agora, ao reler, você vai se surpreender com novas camadas de significado e mergulhar ainda mais fundo nessa história intensa. É incrível como os livros podem nos surpreender e nos mostrar perspectivas diferentes a cada leitura.

Marcello Ramalho 12/05/2023

É um clássico. Precisa ser lido e entendido dentro de um contexto. Mistura de prosa e poesia que as vezes pode cansar a leitura. Leia devagar. Deguste.

marcio772 09/05/2023

O leitor também sofre.
Nessa narrativa, vemos, de fato, os sofrimentos de um jovem apaixonado. Pra mim, chega ao absurdo de o quanto ele sofre por um amor, que pode não ser a sua salvação. Há paralelos com muitos elementos do universo dos romances e a realidade, mas, eu prefiro entender esta obra como um grande absurdo, em se tratando de como o amor não correspondido pode fazer com que todos sofram.

Thiaguinho 05/05/2023

Angustiante
Acho que todo mundo já passou por uma ilusão amorosa. No caso de Wether não dá pra saber se Lotte era apaixonada por ele ou não. Pode-se perceber o desespero de Werther no decorrer do tempo. A angústia desse amor impossível parecia só aumentar.

Graziele20 04/05/2023

O SOFRIMENTO DO JOVEM WERTHER
?="É certo, em todo caso, que neste mundo não há coisa mais necessária ao homem do que o amor."

????= Primeiramente eu quero destacar que ele é um livro escrito em cartas ( ou seja, cada capítulo é uma carta, escrita pelo Werther). O livro ele apresenta um amor muito forte, mas apesar disso ele também trata sobre outros temas que são de enorme relevância ( ódio, suicídio...). Eu particularmente gostei da obra, não foi um livro esplendoroso, tive uma leitura bem lenta, mas ainda assim, eu acho que é uma leitura que vale a pena para quem gosta desse tipo de obra, pois ele é bem emocionante e consegue cativar bem o leitor em certos momentos da obra.

?= "Os sofrimentos do Jovem Werther é definido como um marco na literatura alemã e mundial. Escrito em 1774, foi uma das obras que mais influenciaram os jovens do período. Marcada por uma narração densa, lírica e essencialmente psicológica, a personagem atormentada de Werther tornou-se um modelo de herói pré-romântico. A obra relata a paixão devastadora de Werther pela bela Lotte, com tom confessional e intimista, por meio de cartas, a história é comovente." (AMAZON)

Aldrei1 03/05/2023

ANGUSTIANTE
Criei expectativa pelo enredo famoso

Me decepcionei no início pela melancolia

Na página 70 eu só conseguia pensar ?minha nossa Werther é só uma paixãozinha platônica supera cara?

Mas aconteceu, a história é arrebatadora, dolorosa, o tema é sensível e partiu demais meu coração =(

mariana 03/05/2023

E sofreu mesmo...
Comecei o livro sabendo que era angustiante, porém oque despertou em mim foi um sentimento ruim, talvez isso se deva pelo protagonista sofrer o livro inteiro e ter pensamentos MUITO pesados, então eu digo sério quando falo que se você tem algum tipo de gatilho com suicídio é bom repensar antes de ler, por mais que o livro não tenha nenhuma cena pesada em questão "visual" acaba que ele pesa muito na mente