Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Quincas Borba 24/06/2023

Pobre Werther!
Ah, mas como chorei, como chorei! Três vezes chorei lendo!
É um livro curtinho, apenas umas 170 páginas, mais umas 10 ou menos de um "estudo" sobre o Goethe, mas ainda assim, me transmitiu muitas emoções.
Talvez seja por ter passado por situações assim; não exatamente iguais, claro, Deus me livre! Mas essa história tocante de um homem que ama uma mulher, mas o amor não é recíproco, e isso causa todas as confusões do mundo...
Claro, não me identifico completamente com o Werther, mesmo que eu me considere sensível, não sou tão emotivo quanto ele. Ainda assim, sinto muita pena e simpatia com o pobre coitado.
Qualquer um que já amou deve ler Werther. Leia, leia!
(P.s: não recomendável para menores de 14 anos, tem temas muito sensíveis envolvendo atos de violência)

13marcioricardo 23/06/2023

Amor, Obsessão, Doença, Suicídio.
Romance epistolar do gênio alemão Goethe. Os sofrimentos do Jovem Werther revela a história de um jovem que se apaixona à primeira vista por uma mulher já comprometida.

A escrita do autor é digna de aprendizagem. Um texto limpo, organizado, a roçar a perfeição. Este clássico levou a uma onda de suicídios na Europa. Assim, também a obra é digna de estudo.

E como não há duas sem três, digno de saber devia também ser este cuidado, este amor, este capricho que a editora teve. Para quem ama livros é um bálsamo. Está de parabéns Antofágica, ganhou mais um admirador.
Regis 23/06/2023minha estante
Gostei da resenha, Márcio. ???
Ele está na minha lista há algum tempo.

13marcioricardo 23/06/2023minha estante
Obg Régis ?

Shaira 17/06/2023

É necessário entender o livro para não abandonar o livro
O livro é arrastado, apesar de poucas páginas, você passa semanas ou até meses lendo, como no meu caso. Apesar disso ele é escrito com. uma sensibilidade impressionante e tem uma escrita linda é única.

Não deve ser lido em qualquer momento da vida com qualquer emocional pq você pode ou achar ele chato e abandonar ou o livro te deixar em dias e dias cinzas de melancolia.

Meu conselho é que, se você quer ler, leia! mesmo que seja em um ritmo lento, mesmo que você intercale com outros títulos, nem que seja uma data por dia ou 3 páginas por dia? se você se sentiu atraído pela história entre nela!!

Esse livro é uma experiência literária, vale a pena.

Davi Teixeira 16/06/2023

Puro Romantismo
"Desde esse momento, sol lua, estrelas podem seguir tranquilas a sua órbita, que para mim já não há mais dia nem noite, e o mundo inteiro dissipou-se à minha volta."

Um livro espetacular, definitivamente um marco na literatura mundial. Um livro que deve ser lido, mas vale ressaltar que talvez não seja recomendado para todo mundo, pelo menos não em momentos depressivos ou de uma paixão desesperada, já que pode ocorrer um efeito werther em pessoas psicologicamente abaladas. A partir de um momento do livro, as cartas de Werther são totalmente negativas , sem apego a vida, suicidas. No entanto, é um livro poético, romântico e profundo.

Aline 16/06/2023

Um livro sobre o real efeito do amor, em todas as suas fases
Esse foi um livro que eu já comecei me identificando. Começamos com o Werther poético, que ama as sensações que a natureza trás, que acha significado em cada pequena coisa da vida, em cada sentimento, em cada pessoa. Ele é um homem curioso que explora seu novo local de moradia, que conhece seus vizinhos e simpatiza com seus diferentes e semelhantes. Sentimos nele a empatia e a felicidade de um homem de coração completamente entregue à fé em suas paixões.
E então ele se apaixona, outro momento importante, toda essa alegria chega ao clímax, o amor ao mesmo que tira toda sua imaginação também preenche o seu coração de algo que ele sempre buscava no mundo. A conexão íntima, a ansiedade do encontro, a calmaria da união, tudo aquilo o transforma e nós vemos o Werther tomar a forma de um homem que se vê agora diante da graça de um amor infinito, mas não de Deus.
E esse mesmo amor que lhe jurava a felicidade eterna é seu abismo, ali nós vemos como o amor e o ódio são os dois lados da mesma moeda, como que um ser humano quando chega ao ápice do amor na verdade não continua a amar, mas sim começa a odiar.

Sua dúvida sobre os sentimentos de Lotte por ele começa o consumir e assim ele começa a se perder de toda aquela esperança inocente que nos foi apresentada no início, a corrupção começa a tomar conta do coração dele. Mas Werther é um homem muito sensível e sentimentalista e logo isso começa a recair sobre ele e assustado com sua própria queda ele se deprime. Ele sente falta de seu antigo eu, tão puro e inocente, que ainda não havia caído nas mãos do amor não correspondido. Nós acompanhamos a luta de Werther e seus desesperados pedidos de socorro a Deus, implorando para que ele lhe curasse o coração. Tristeza, angústia e raiva, ele não sabe a quem culpar todos aqueles sentimentos que o afligem, ele odeia Deus, odeia Lotte, ele se odeia.

E então, para ele, o momento de entendimento é quando ele encara tudo aquilo como algo só dele, ninguém mais tinha a ver com seu amor ou seu ódio, apenas ele. Ele se tranquiliza internamente, ele aceita, mas ele ainda se incomoda, é difícil aceitar que nada pode ser feito e ninguém irá o salvar de si. E a aceitação disso é o que lhe dá a certeza, tanta essa que inquietou o coração de Lotte no momento em que ela o viu.

É um livro pesado para pessoas sentimentais como o Werther, é algo que nos enche o coração e logo o esmaga. Consegui sentir em mim os sentimentos que ele descrevia e foi uma leitura difícil porque eram tão sinceros seus relatos que me despertaram lembranças emotivas. Me incomodou um pouco a forma como ele quis marcar sua morte em Lotte como algo feito para ela, mas ao mesmo tempo eu vejo aquilo como a última forma dele de se manter vivo no coração de sua amada, a única forma dele ser amado por ela, sem medo ou restrições.

Um livro íntimo, pessoal, poético, revoltante e melancólico, uma leitura gostosa que pede de você uma real conexão, um livro que deve ser lido de coração aberto, pois julgar um homem que se entregou totalmente ao seu amor sincero é injusto. Eu realmente gostei desse livro e me senti muito imersa durante a leitura, principalmente por ter a maturidade de entender e sentir o lado de cada personagem ali.

Uma escrita sensível que com certeza era ainda mais bela em sua primeira e original edição, me deixou de peito vazio, mas satisfeita. Com certeza lerei mais vezes.

novais.gio 14/06/2023

Efeito Werther.
Os sofrimentos do Jovem Werther conta a história de um homem que vive no século 17 e tem uma paixão insaciável por Charlotre, uma mulher que está preste a se casar com Albert.
No livro, acompanhamos cartas que o protagonista envia para seu caro amigo Wilhelm, onde descreve seus dias e sofrimentos para o mesmo. Acompanhamos ele por mais ou menos um ano, até acontecer a tragédia.
A princípio, não seria um livro que chamaria minha atenção se eu não tivesse ganhado ele. Acredito que seja uma leitura essencial para todos que gostam de livros clássicos.
O livro tem palavras sofisticadas, recomendo ler com calma e ouvindo uma música clássica. Recomendo muito + fav

Isabella.Siqueira 12/06/2023

Querido Werther
Os sofrimentos do jovem Werther é um romance epistolar atemporal, um grande clássico que vale a pena conhecer. Por meio de cartas a Wilhelm, o leitor acompanha a mudança vivida no interior do personagem, que sofre com tamanha intensidade o amor não correspondido e os fracassos no trabalho. Essas questões afetam e mudam a forma como Werther encara o mundo. Infelizmente, encontrei esse livro em um momento vulnerável e me identifiquei muito com Werther, um jovem dramático que sente tudo como se fosse o fim do mundo.

José Carlos 11/06/2023

Um romance profundo e trágico
Trata-se de um romance epistolar, toda a história é contado pelas cartas escritas pelo jovem Werther. É possível perceber a força da paixão sentida pelo jovem, algo típico do Romantismo, há uma idealização da figura de Lotte, a mulher por quem Werther se apaixona, mas já comprometida.
Como qualquer romance escrito em primeira pessoa, o narrador não é inteiramente confiável. Mas mais importante do que os fatos, são os sentimentos arrebatadores que são revelados. Revelam a dor de um amor proibido, de uma paixão que rouba toda a atenção e energia do jovem.

evemm 10/06/2023

Sofredor
O sofrimento da alma diante de sua paixão obsessiva e impossível por Charlotte, ou Lotte, mulher culta da alta sociedade alemã

Lohanna Torres 08/06/2023

E vocês são mais do que isso?
Que loucura, Werther. Penso eu que esse livro é 8 ou 80 e, felizmente, eu fico entre a massa que adorou ler esse clássico da literatura alemã. Mesmo sem nenhuma experiência com escrita epistolar, iniciar nesse modo com uma obra de Goethe com certeza foi um dos grandes acertos que fiz na vida. Em uma narrativa surpreendentemente simples, com personagens muito bem descritos e com passagens de revirar os poucos miolos que ainda tenho, Os Sofrimentos do jovem Werther nos convida a acompanhar da primeira até a última pulsação do coração do narrador: entre momentos grandiosos e tediosos; ilusórios e concretos; loucos e racionais. A edição que tive a oportunidade de ler conta com o posfácio de Erlon José Paschoal, cujas palavras suscitam perfeitamente o que meu coração sentiu após receber quase dois anos de cartas do querido Werther. Portanto, deixo-o em posse de representar a minha pessoa ao escrever que ?O tema do livro é a paixão, mas não a paixão disciplinada, comportada, condizente com os padrões e as regras vigentes até então. É a paixão sofrida até a mais absoluta destruição, até a aniquilação das forças vitais, na qual as barreiras da moral vêm totalmente abaixo. É o arrebatamento quase insano, a impulsividade livre e solta. Ultrapassa-se, portanto, a esfera da consciência clara que tudo controla e domina, aproximando-se assim da loucura e da negação da vida.?

Creio que essa fala do Paschoal dispensa qualquer dúvida ainda existente.
Leia Werther. Leia Goethe.

tella 07/06/2023

Romantismo?
?Desde esse momento, sol, lua, estrelas podem seguir tranquilas a sua órbita, que para mim já não há mais dia nem noite, e o mundo inteiro dissipou-se à minha volta.?

É um livro interessante, mas extremamente romântico - no sentido da escola literária brasileira, em que os escritores eram ?me ame de volta ou me matarei?.

Cheio de drama e melancolia, é perceptível a mudança na personalidade de Werther a partir do momento em que ele começa a amar. No entanto, não curto mt a questão do romantismo, portanto darei somente 2 estrelas e meia ??

Date na Biblioteca 06/06/2023

Dramático e Trágico
Adentrem na cativante obra de Goethe, escrita em 1774, que de imediato encantou os leitores de sua época com sua peculiaridade narrativa e que deu início à prosa moderna na Alemanha. Em "Os Sofrimentos do Jovem Werther", acompanhamos a história dramática e trágica desse jovem protagonista por meio de suas cartas.

Nestas cartas para seu amigo Wilhelm, acompanhamos a intensa jornada de Werther. As palavras escritas com paixão mostram um jovem muito expressivo, que ama a natureza e a vida. Seu amor pelo belo e sua repulsa ao que considera errado são revelados sem restrições, tornando a história mais rica e nos conectando com suas emoções.

Conforme a história avança, conhecemos mais sobre a rotina, amigos e lugares visitados por ele. Entretanto, nuvens escuras começam a surgir no futuro do jovem. ?Tinha que ser assim mesmo? Aquilo que faz o ser humano feliz também pode ser a razão da sua miséria?? As palavras de Werther expressam essa dúvida perturbadora.

Com uma sensibilidade aflorada, testemunhamos suas oscilações emocionais, que se intensificam após conhecer Charlotte, a causa de seus sentimentos mais intensos e contraditórios. Preso em um amor proibido, ele se vê incapaz de se afastar da amada, o que o leva a tomar decisões questionáveis e irracionais, desencadeando uma sequência angustiante e dilacerante de eventos.

Goethe encanta com sua escrita poética e nuances linguísticas da época. Habilmente, retrata o amor e os tormentos de Werther, gerando empatia, compaixão e raiva por ele que sofre por amar demais e desejar o que está além de seu alcance.

Embora haja momentos mais lentos, a emoção e o impacto da narrativa valem a leitura. A abordagem da morte traz uma profundidade melancólica à história, envolvendo-nos em sentimentos contraditórios. é uma obra que vale a pena ser lida e compartilhada, explorando a angústia e a beleza dos sentimentos humanos.

Alicya.Marques 06/06/2023

AJUDA
Adorei a essa versão, tradução...
Estou ansiosa para ler novamente, mas não consigo encontrar com a tradução da editora L&PM, somente da editora: Martin Claret, alguém já leu essa versão? é "fiel" ou perto disso ?
Muito obrigada.

Francielter 05/06/2023

"O Sofrimento do Jovem Werther" foi uma leitura que me cativou profundamente. Esse livro proporcionou uma experiência arrebatadora que me deixou imerso nas emoções intensas e conflituosas do protagonista.