Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

Thais645 04/07/2023

"Tantas vezes sentimos que nos faltam algumas coisas e justamente o que nos falta parece estar de posse de outra pessoa, a quem ainda somamos todas as qualidades que temos, além de certa satisfação idealizada por nós. Assim, a felicidade está completamente pronta no outro, uma criação de nós mesmos".

Kelly.Jesus 03/07/2023

Amooo! Pela segunda vez esse livro me cativou, como Goethe escrevia com maestria e com tanto sentimento envolvido! Werther se apaixona por Lotte, porém a mesma já é prometida em casamento. Mesmo se casando, Lotte não deixa de permear os pensamentos dele, o fazendo sofrer de uma forma viceral e mortal! É uma história linda e triste, mas que vale muito a leitura!

Luhhhh 02/07/2023

O impacto do Jovem Werther
Dificilmente eu escrevo uma resenha assim que finalizo um livro, mas acho que o Werther merece isso.

Recentemente estava conversando sobre eu não ter encontrado ainda um livro que me prendesse esse ano, mas acho que finalmente encontrei o felizardo, obrigada Amazon por disponibilizar essa obra prima no Kindle. Acredito muito em destino e acho que o livro me encontrou no momento que eu precisava dele.

Eu poderia fazer uma resenha e ficar falando sobre a obra e seu impacto na literatura, poderia falar sobre ser um romance epistolar e tudo mais. Mas eu prefiro dizer que se eu pudesse, responderia todas as cartas do Werther?
?Querido Werther, tudo vai ficar bem, espero que você confie em mim e queria dizer que se eu pudesse, eu te abraçaria agora?

Nosso protagonista tão jovem sofreu tanto nas mãos do nosso autor, Goethe, não precisava ter pego tão pesado assim.

De qualquer modo eu mais que recomendo esse clássico alemão? que teve a incrível capacidade de me prender do começo ao fim, e eu não vejo a hora de adquirir a versão física.

Icaro 02/07/2023

Clássico
Romance histórico importante e um dos primeiros clássicos alemães. Com uma história de amor típica do romantismo, amor impossível e tragédia, trata-se de um livro que marcou a literatura mundial.

Não é a leitura mais fluida do mundo, mas vale pela experiência.

maria 02/07/2023

Nunca sei como classificar os livros que leio, por isso sempre dou 5 estrelas (ate pq normalmente se eu nao gosto do livro eu nao termino ele) MAS esse vai ser 4 pq eu demorei séculos p ler

maria 01/07/2023

Esse livro é tão lírico que eu diria que ele transborda poesia em cada página, apesar de trágico. O modo que a natureza é descrita pelo Werther é como se ele estivesse, ao mesmo tempo, desabafando sobre seus sentimentos também, e isso é explorado de um jeito interessantíssimo. Recomendo muito esse livro, ainda mais se você tem interesse pelo romantismo ou pela literatura alemã.

Izzy32 29/06/2023

Não egoísta, mas triste
Werther é tão egoísta quanto qualquer pessoa passando por um momento de fraqueza e tristeza absoluta, seus pensamentos giram em torno de sua condição e apenas isso na maior parte do tempo, até porque é a única coisa que ele sente que restou para ele fora seu amor impossível com Lotte.

Um ponto é interessante é que consegui me afeiçoar mais pelo Werther da segunda parte que da primeira, isso até considerar seu dito amor meio... obsessivo? Mas ai é a visão de um mundo atual contra a de uns bons séculos atrás.

O complicado ponto de ler um clássico como esse é o inconsciente olhar contemporâneo sobre uma obra criada muito antes das ideias de um amor saudável da contemporaneidade. É um livro doloroso de se ler, por vezes meio cansativo, mas uma ótima obra e em uma tradução excelente.

Laura 29/06/2023

Não tenho palavras e acho que nunca terei.
(O livro é escrito em cartas, portanto minha resenha será uma carta para o personagem principal)
Werther, meu querido, problemático, demasiadamente apaixonado, detalhista, romântico, Werther! Lotte, sua amada, o amava, eu sei disso. Mas Lotte amava mais a Albert, e por esses quase 2 anos perto deles você soube disso. E você questionou-se diariamente o porquê ele e não você. Ora, o amor tem segredos, tem histórias, tem desvios, tem o que for preciso para enganar o coração. Você a amou com todo seu ser, com todo seu tempo, com toda a sua alma, com cada mitose de suas células, com cada hematose de suas hemácias. Você amou Lotte, Werther, mas ela não lhe amou. Ela queria um marido responsável, sério, imponente, exatamente como o pai dela havia sido. Você era uma tela em branco, com todas as cores nas mãos, esperando para ser colorido, esperando para ter vida. Fez de Lotte sua vida, e ao perdê-la, morreu.

Victor 28/06/2023

Demorei aproximadamente 5 meses pra finalizar a leitura por uma série de fatores. Gostei bem. Muito poético.

Joyce.Rabello 27/06/2023

Amante não tem lar
"Sim, sou apenas um caminhante, um peregrino na Terra! Mas você é algo além disso?"

nas primeiras páginas eu pensei UAU, foi um dos livros que mais grifei, tem frases avassaladoras, era aquele livro que tudo era poético, tudo era dramático, e o amor fervoroso que ele sentia pela lotte fazia ele transceder e ser um poeta a cada linha, e é aí que tá o problema, a paixão 'proibida' deixou ele tão lele que no meio do livro eu já tava achando ele um chato, tem muitas frases belíssimas mas se parar pra analisar ele MEU DEUS QUE CHATO, egoísta, botou toda a culpa nela pra nada, eu adoro uma melancolia mas ele virou o coringa (não de verdade) e pra mim perdeu a graça, custei pra terminar por isso, mas se eu tirar essa parte é um livrão (no bom sentido)

Maria 25/06/2023

Dolorido
Bem dolorido, mas muito interessante. Gostei da escrita e em como o livro vai nos prendendo na angústia do personagem.