Os sofrimentos do jovem Werther

Os sofrimentos do jovem Werther Goethe

Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther

William LGZ 24/08/2023

Infelizmente esquecível para mim
Esta é uma leitura meio complexa para se resenhar porque, pra ser sincero, faz um mês que a terminei e entre as tantas outras que acompanhei durante o período ela acabou se tornando uma que realmente não me marcou e em primeiro momento foi muito difícil de lembrar do que aconteceu durante sua extensão. Porém, revendo minhas anotações e um resumo sem opiniões pude rememorar grande parte do meu julgamento e o contarei a seguir.

A obra se trata de um clássico da literatura alemã comovente e intimista sobre um homem que troca cartas com um amigo contando sobre a experiência dele recém-chegado em um vilarejo e, em principal e o que vai realmente mover a narrativa, da sua paixão por uma moça já prometida à outro. Recordo que, embora tenha sido fisgado pela abordagem inicialmente e tido ótimas reflexões com os pensamentos do personagem central, do meio pro final quando o mesmo foi se tornando mais melancólico eu me desprendi bastante da história.

Sem estar imerso completamente a essa altura se tornou difícil comprar as ideias de Werther e isto me levou, eu imagino, a descartar o enredo como um todo na memória por achá-lo exagerado, tempestade em copo d'água, não me entregado a sua proposta como deveria para que pudesse realmente entendê-lo e apreciá-lo. Por isso, embora minha avaliação seja apenas "acima da média" e não tenha sido realmente algo memorável, eu ainda o indico e certamente relerei no futuro pois acho que, mais disposto e aberto, pode ainda ser muito válido e instigante.

Angeljica 22/08/2023

O livro que se desenvolve a partir de cartas é realmente uma experiência sem igual. Li o livro após me lembrar do nome do autor um desses dias, encontrei-o em uma biblioteca e o peguei logo de cara.
Não conhecia o fenômeno a qual o livro havia dado início, não conhecia a história de tanto sofrimento que por alguns foi retratada.
Me senti uma amiga próxima enquanto lia e sinceramente ainda acho brutal a forma como a vida do pobre Werther se desenvolveu nesses últimos 1 ano e sete meses de sua existência.

Moblet 20/08/2023

Li por recomendação e não esperava que seria assim. Foi uma leitura boa, a única parte que me incomodou foi a cabeça muito perturbada do Werther, ainda mais pelo Goethe se identificar com o personagem. Gostei bastante da escrita e do desenvolvimento psicológico do personagem, mas o coitado era completamente surtado das ideias e via coisa onde não existia. O desfecho tem um peso enorme não só na vida dele, mas na de Carlota e Alberto. Carlota deve ter carregado um fardo que não era seu pelo sentimento possessivo e objetificador do Werther, incapaz de vê-la como um ser pensante que não estava interessado nele e tinha um compromisso com outro alguém. Pelo contrário, ele a enxerga como um objetivo a ser alcançado e possuído no lugar de Alberto. Pelo lado do desenvolvimento da mente dele, é fascinante, mas grotesco se for entendido.

Luci_books 19/08/2023

Um romance arrebatador.
Publicado em 1774, Goethe traz nessa obra um romance intenso, sensível, arrebatador, assustador e platônico. Todos esses sentimentos interagem com o leitor através de cartas que Werther escreve para o seu amigo Wilhelm.

Uma trama que se inicia com a vida do nosso jovem vivendo da forma que sempre desejava e antes de encontrar a sua amada Lotte, a partir desse dia a vida dele se torna uma desgraçada, pois ela já está prometida para outro homem que em um futuro próximo oficializam o casamento. Neste intervalo que somos presos a esse grandioso sentimento/obsessão que toma Werther por inteiro, ao ponto de agir da maneira que agiu.

É uma escrita densa, possui gatilhos fortíssimos e aconselho uma pesquisa antes de iniciar a leitura por conta destes. Sem sombra de dúvidas uma obra interessantíssima que deveria estar na lista dos leitores assíduos.

Sofia136 19/08/2023

Li para uma atividade da escola e não leria em nenhuma outra circunstância. Achei o Werther incrivelmente chato e detestável, ele não tinha absolutamente mais nada pra fazer além de ficar sofrendo de amor, e tem uma visão horrivelmente machista e idealizada das mulheres, chegando ao ponto de defender um assassino e assediador, o que me fez ter menos simpatia ainda por ele. O livro é bem escrito até onde eu me lembro mas em certo ponto as descrições longas e românticas ficam meio cansativas. Realmente não entendo porque gostam tanto desse livro hoje em dia (já na época que foi escrito é totalmente compreensível devido ao contexto histórico).

Fuzue 17/08/2023

A odisseia do jovem Werther
A odisseia de um jovem indignado pelo comportamento humano e pelas relações sociais enlaçado por um amor impossível.
Werther expõe uma linha de raciocínio nada convencional e soluções exigentes de coragem e audácia para os seus conflitos que, com certeza, atingem o objetivo de conversar com o íntimo do leitor.

Diego.Rates 16/08/2023

Melancolia, filosofia e reflexão
Confesso que essa é uma das obras que não consigo escrever uma resenha muito complexa. O livro me tocou bastante e deixo aqui o convite para ler, e sofrer junto com o incrivelmente bem escrito jovem Werther.

Em alguns momentos, me senti olhando para um espelho no que se diz respeito a mudanças de ânimo e de inspiração, entre outras coisas. Leitura absolutamente excepcional

_olivermih 16/08/2023

Se faltamos a nós mesmos, falta-nos tudo
Comecei o livro sem saber a questão principal do seu final, mas na metade da obra já tinha percebido qual. É uma história que apesar do conteúdo sensível ela é tratada de uma forma romantizada por seu motivo romântico. Bom livro, autor e narrativa.

Nayara 15/08/2023

O erro da humanidade é se alimentar de meras ilusões
Não acho que chega a ser um triângulo amoroso, o Werther ama e sofre sozinho com puras expectativas.
Apesar da escrita ser bonita e poética, foi uma leitura muito difícil, arrisco a dizer que foi a mais difícil pra mim até hoje. Achei que o excesso de melancolia deixou o livro arrastado e cansativo.
O principal sofrimento do Werther nem era não poder estar com Lotte pois a pior solidão é se sentir sozinho estando acompanhado.

Karloz Henrique 10/08/2023

Não sei o que dizer...
É verdade, não sei o que dizer. Quando comecei a ler, não dava nada para o livro. Tive um pouco de dificuldades no início, uma vez que não estou acostumado com leituras classicas.

Mas esse livro falou tanto ao meu coração, me ensinou tanto. Tive dó de Werther. Queria ter sido seu amigo, o conhecido, mesmo sabendo que não mudaria muito. Mas é ruim a sensação de se sentir somente um leitor de uma história que parece ser real. Acho que dá para me entenderem.

O livro transcende as paginas, mostrando como a inocência e falta de prudência podem nos destruir. Depois da bíblia, esse livro foi o primeiro a me arrancar lágrimas. Espero poder lê-lo mais vezes.

mar__ 04/08/2023

Demorei um tempinho pra entrar no ritmo, achei que algumas partes acabaram sendo muito repetitivas no início :( a narração epistolar é ótima e a tradução, notas e introdução da edição ctz fizeram toda a diferença, ajudaram muito a leitura

melmelmelmel 04/08/2023

Minha primeira leitura de Goethe e devo dizer que me deixou completamente encantada. Principalmente na primeira parte do livro, eu consegui enxergar nitidamente os ambientes onde Werther passava, gostei muito da forma como o autor explorou os cenários e as cenas que neles aconteciam. Eu já tinha uma opinião muito positiva da história antes de ler, porque a minha professora de literatura sempre falou muito bem dessa história, e ainda assim superou minhas expectativas!

Essa edição da antofagica é fantástica, e como a própria introdução fala, não se torna uma leitura cansativa ou difícil de entender, é um clássico em sua mais pura essência, se mantendo atual e identificável mesmo com o passar do tempo.

A primeira parte da história é muito mais sobre o início da paixão do jovem Werther, com uma descrição bem mais alegre e detalhada sobre os ambientes por onde ele passava e as pessoas com quem conversou. (Minha parte favorita) Já a segunda é bem mais melancólica e cinza, na maior parte do tempo ele fala sobre a Lotte, moça por quem se apaixonou, a história parece um pouco mais corrida e embaralhada nessa parte, acredito que seja pra expressar o que ele sentia.

Os desenhos que a antofagica coloca nas edições deixam as leituras muito mais imersivas e divertidas. E a tradução também está maravilhosa.

laís 04/08/2023

Um jovem sonhador e sofredor
O título diz tudo. Esse livro acompanha a história de Werther, um jovem rapaz amante da natureza e de crianças, em uma paixão ?impossível?. Uma coisa que acho importante observar nesse livro, é como todos românticos, incluindo Werther, sofrem primordialmente, e encontram no amor um lugar para espelhar esse sofrimento, não o caminho contrário.